Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

EUROPA em 41 DIAS - 11 PAÍSES - AGO/SET 2014 (C/ FOTOS)

Postado
  • Membros

Planejamento

Meu planejamento começou com 5 meses de antecedência, quando descobri que teria bastante tempo de férias. Decidi, então, que faria uma viagem longa, pois oportunidades como essa são raras. Minha intenção era ir pro sudeste da Ásia, mas devido a alguns contratempos optei pela Europa. Como não é fácil conseguir pessoas para uma viagem longa nessa época do ano, acabei indo sozinho mesmo.

Decisão feita, era hora de escolher os locais. Queria muito conhecer Praga, Viena e Budapeste, e sabia que iria para essas três de qualquer jeito. O restante do roteiro foi formulado pensando na logística e vontade de conhecer, e ficou assim:

10/08 - Voo Florianópolis/Paris

11/08 - Chegada em Paris

12/08 - Paris

13/08 - Paris

14/08 - Paris

15/08 - Paris

16/08 - Paris (ônibus noturno para Colônia)

17/08 - Colônia

18/08 - Colônia

19/08 - Berlim

20/08 - Berlim

21/08 - Berlim

22/08 - Berlim (ônibus noturno para Varsóvia)

23/08 - Varsóvia

24/08 - Varsóvia

25/08 - Ônibus Varsóvia/Cracóvia

26/08 - Cracóvia

27/08 - Cracóvia (trem noturno para Budapeste)

28/08 - Budapeste

29/08 - Budapeste

30/08 - Budapeste

31/08 - Ônibus Budapeste/Bratislava

01/09 - Ônibus Bratislava/Viena

02/09 - Viena

03/09 - Viena

04/09 - Viena

05/09 - Ônibus Viena/Praga

06/09 - Praga

07/09 - Praga

08/09 - Voo Praga/Amsterdam

09/09 - Amsterdam

10/09 - Amsterdam

11/09 - Amsterdam

12/09 - Ônibus Amsterdam/Ghent

13/09 - Trem Ghent/Bruxelas

14/09 - Trem Bruxelas/Luxemburgo

15/09 - Luxemburgo

16/09 - Voo Luxemburgo/Lisboa

17/09 - Lisboa

18/09 - Lisboa

19/09 - Voo Lisboa/Florianópolis

Passagens

Acabei comprando pela TAP Portugal, paguei R$2800 por três trechos: Florianópolis - Paris (conexões em Porto Alegre e Lisboa), Luxemburgo - Lisboa (direto) e Lisboa - Florianópolis (conexão no RJ). Não foi um preço excelente, mas considerando que são três trechos, também não foi caro.

Os deslocamentos internos comprei perto da viagem, mas deixei para comprar alguns durante. Dois trechos de avião foram comprados com 1 mês de antecedência e consegui bons preços, enquanto que o restante foi ônibus e alguns poucos trens.

Gastos

Antes de viajar sempre ouvia falar que 41 dias na Europa é extremamente caro, que dificilmente conseguiria fazer por menos de 11, 12 mil reais. Pois bem, não apenas consegui, como fiz por muito menos! Os gastos pré-viagem foram:

Passagens aéreas Florianópolis - Paris, Luxemburgo - Lisboa e Lisboa - Florianópolis: R$2850 pela TAP.

Seguro de viagem: R$400.

Passagem aérea Colônia - Berlim: R$170 pela Air Berlin.

Passagem aérea Praga - Amsterdan: R$205 pela EasyJet.

Deslocamentos de ônibus (Paris - Colônia, Berlim - Varsóvia, Varsóvia - Cracóvia, Budapeste - Bratislava, Bratislava - Viena, Viena - Praga, Amsterdan - Gent): R$500 aprox. pela Eurolines, e os dois trechos envolvendo a Polônia pela PolskiBus.

Os gastos pré-viagem totalizaram R$4125 aproximadamente.

Levei comigo o cartão Cash Passport com 1350 euros (1 euro = 3,4 reais com o IOF), mais 850 euros em espécie (1 euro = 3,2 reais), totalizando 2200 euros, que convertidos com as taxas totalizaram 7310 reais. Esse dinheiro seria para todos os gastos do dia-a-dia e mais três deslocamentos de trem que deixei para comprar na hora. Também usei para pagar hospedagens, mas como consegui casa em 5 cidades, apenas tive esse gasto em 9 delas.

Anotei minuciosamente todos os gastos que tive, e ao final da viagem consegui a incrível média de 37 euros por dia, incluindo absolutamente tudo que não estava nos gastos pré-viagem. Convertendo isso para real com as taxas que comprei euros, totalizou 4950 reais.

Então o gasto total da minha viagem foi de 9075 reais! Não passei fome, não deixei de fazer nada que quisesse, não deixei de comer fora (inclusive com algumas refeições caras, como comida japonesa e churrascaria). Tudo isso graças a um planejamento cuidadoso, evitando gastos inúteis, como táxi ao invés de ônibus/metrô. Peguei táxi apenas três vezes na viagem inteira, e em situações nas quais não tinha opção.

Ouvi algumas vezes que não seria possível ficar 41 dias na Europa com 10.000 reais, mas é sim! Mesmo que tivesse que ficar em hostel nas 5 cidades em que consegui hospedagem, ainda assim não chegaria aos 10.000. Como tinha guardado 12.000 reais para essa viagem, tenho agora 3.000 para um futuro mochilão ::otemo::.

Hospedagens

Das 14 cidades, consegui casa em 5 (Colônia, Berlim, Budapeste, Amsterdan e Lisboa), e ainda consegui uma cama em Paris por 20 euros/noite (muito barato para a cidade) e outra em Bruxelas por 15 euros. Nas demais cidades os hostels escolhidos foram esses:

Varsóvia - Fest Hostel: hostel bem simples, à primeira vista assusta um pouco, pois fica no quarto andar de um prédio abandonado. Por dentro ele é pequeno, mas os quartos são bons, assim como o banheiro. Longe de estar entre os melhores que fiquei, mas é ok.

Cracóvia - One World Hostel: melhor hostel de toda a viagem. Barato, limpo, organizado, café bom, bem localizado. Fácil para conhecer pessoas, o que foi ótimo para mim que viajava sozinho.

Bratislava - Art Taurus Hostel: o hostel em si é muito bom, mas é meio vazio, pouco movimento. Dá um clima meio bizarro, pois parece que nunca se vê gente. No mais, por dentro ele é impecável.

Viena - Wombats Naschmarkt: o Wombats é talvez a rede mais famosa de hostels da Europa, e os quartos, banheiros, área comum, etc. são impecáveis. Tudo nele é muito bem cuidado, e por 3,90 você compra um mega café da manhã. O problema é que ele é ridiculamente grande, o que o torna meio impessoal, parece difícil conhecer novas pessoas. Apesar disso, recomendo, pois o hostel é ótimo e muito bem localizado.

Praga - Old Prague Hostel: esse é o famoso arroz com feijão bem feito. Nada de especial, nada a reclamar. Localização é o forte, muito boa, mas o resto é o basicão bem feito. O preço é bom também.

Ghent - HI DE Hostel Ghent: pior hostel de toda a viagem. Caro (mas em Gent todos são), sujo e no geral muito estranho. A localização é excelente, mas como Gent é pequena, dificilmente vai ser ruim.

Luxembourg City - Luxembourg City Hostel: é o único hostel da capital de Luxemburgo, e por isso ele é enorme. Muito bom no geral, mas também muito caro (tudo naquela cidade é caro). O café da manhã é excelente e a localização é ok. Os banheiros deixam a desejar, são muito sujos e mal cuidados, mas de resto não tive maiores reclamações.

Sem mais enrolação, vamos pro relato!

Editado por Visitante

• Respostas 101
  • Visualizações 23.6k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• João Rosenthal
    João Rosenthal

Amigos, relato finalizado e fotos adicionadas. Espero de verdade que possa ser útil aos demais mochileiros, pois é pra isso que existe esse site.   Sei que um relato não inclui tudo, até porque são

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

João, muito obrigado mesmo pelo seu relato!

Estou lendo alguns nos últimos dias e o seu é sem duvidas o melhor: claro, detalhado, organizado e nada maçante.

Vou fazer meu primeiro mochilão em maio/2016 e ficar por 50 dias, seus relatos me ajudaram MUITO.

Só uma pergunta, qual câmera vc usou?

Valeu!

Postado
  • Autor
  • Membros
João, muito obrigado mesmo pelo seu relato!

Estou lendo alguns nos últimos dias e o seu é sem duvidas o melhor: claro, detalhado, organizado e nada maçante.

Vou fazer meu primeiro mochilão em maio/2016 e ficar por 50 dias, seus relatos me ajudaram MUITO.

Só uma pergunta, qual câmera vc usou?

Valeu!

Valeu pelo elogio amigo! Fazia tanto tempo que alguém não comentava nesse post que tinha esquecido dele, reli minha viagem inteira e bateu a saudade aqui. Que viagem sensacional!

Então, usei a câmera do cel mesmo, qualidade muito boa e por ser algo que dá pra levar no bolso, fica muito prático. No caso era um Moto X da Motorolla, câmeria de 16MP.

Abraço.

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

João, só passei aqui pra agradecer... Fui pra Europa em março, deu tudo muito certo e o seu relato me ajudou pra caramba... Wombats e One World realmente são muito bons, e Cracóvia é uma cidade animal!

E agora, bora programar a trip de 2016 pq também bateu a saudade de viajar...rs

Postado
  • Autor
  • Membros
João, só passei aqui pra agradecer... Fui pra Europa em março, deu tudo muito certo e o seu relato me ajudou pra caramba... Wombats e One World realmente são muito bons, e Cracóvia é uma cidade animal!

E agora, bora programar a trip de 2016 pq também bateu a saudade de viajar...rs

Valeu Cleber! Muito bom ouvir elogios, mais ainda sabendo que o relato foi útil pra alguém.

Concordo totalmente, Wombats e One World são muito bons, cada um no seu estilo. O Wombats é aquele mega hostel com uma mega estrutura e serviços impecáveis, e o One World é aquele hostel mais familiar, mas ao mesmo tempo muito fácil de conhecer pessoas e fazer amizades.

Eu também to planejando a mochilada de 2016, vamos ver no que vai dar ::otemo::

Abraço!

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros

Lembrando que para entrar em Auschwitz não precisa ser em tour guiado!

Entrando até às 8h30 da manhã e após às 15h é gratuito e não guiado (melhor, na minha opinião).

Os horários estão disponíveis no site.

Postado
  • Autor
  • Membros

Entrando até às 8h30 da manhã e após às 15h é gratuito e não guiado (melhor, na minha opinião).

Confesso que não sabia disso, Jane. Valeu pela contribuição!

Normalmente não sou muito fã de tour guiado, mas o de Auchwitz eu gostei porque é muita informação, e acho que iria me perder lá dentro e não saber quais locais já tinha ido e quais não, pois há muita coisa parecida.

Postado
  • Membros

Confesso que não sabia disso, Jane. Valeu pela contribuição!

Normalmente não sou muito fã de tour guiado, mas o de Auchwitz eu gostei porque é muita informação, e acho que iria me perder lá dentro e não saber quais locais já tinha ido e quais não, pois há muita coisa parecida.

Também não sou fã de tour guiado, e andar com aquela quantidade grande de pessoas, com tempo determinado para tudo, me sufoca!

Fica aí mais uma opção para os visitantes!

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Oi João, adorei seu relato, vou fazer um mochilao entre dezembro e janeiro e estou com dificuldades de como ir da Cracóvia para Budapeste, você comprou as passagens com antecedência ou na hora? Vi que tem pela poilrail e de ônibus pela polkisbus, mas as passagens eles enviam por e-mail?

Se puder me ajudar

Obrigada

Postado
  • Autor
  • Membros
Oi João, adorei seu relato, vou fazer um mochilao entre dezembro e janeiro e estou com dificuldades de como ir da Cracóvia para Budapeste, você comprou as passagens com antecedência ou na hora? Vi que tem pela poilrail e de ônibus pela polkisbus, mas as passagens eles enviam por e-mail?

Se puder me ajudar

Obrigada

Oi Natalia, obrigado pelo elogio!

Eu cheguei em Cracóvia e iria para Budapeste dois dias depois, então logo que cheguei já comprei e tinha disponibilidade tranquilo, inclusive para o mesmo dia. Sugiro fazer isso, comprar logo no primeiro dia em Cracóvia.

Quanto à PolskiBus mandam a confirmação por e-mail sim, aí imprime e leva.

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Nossa! Ainda não consegui ler tudo mas estou mto feliz com o que estou lendo.

Vou fazer meu mochilão pela Europa no final de setembro, serão 42 dias. Tenho hospedagem free em Hamburgo e vou tentar Couchsurfing nos outros lugares. Ainda estou meio perdida em relação a roteiro. Acho que vou ter que diminuir os lugares que eu quero ir. hehe

Vou deixar salvo aqui pra terminar de ler e vou postando minhas duvidas pra tentar resolver de vez meu roteiro.

Valeu demais pelo relato!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.