Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Construindo uma Espiriteira (Fogareiro a Álcool)

Postado
  • Membros

Comprei uma Espiriteira simples da marca ROA e esta esta me saindo melhor que a encomenda. É simples e não tem erro. Coloca o Alcool, acende, e pronto. Faço feijão, Macarrão. Não tenho do que reclamar.

É compacta e quase não pesa nada.

É ótima para quem está começando...[:D]

Editado por Visitante

• Respostas 844
  • Visualizações 294.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• oi Raquel blz. tambem comprei uma espiriteira ROA muito boa e o alcool de carro tem o poder calorifico muito bom.custou 9,90 é encontrada nas lojas que vendem artigos para pesca..ok abraços

• helo,   em http://www.mochileiros.com/topic.asp?TOPIC_ID=10042 o crissauro explica como fazer uma espiriteira (ele chama de fogareiro) com uma lata de leite e duas de molho de tomate. detalhe, const

• Fernando Paolini
    Fernando Paolini

Ola amigos do mochileiros.com É a primeira vez que posto por aqui Gosto de acampar de moto por ai e segue a dica de uma ótima espiriteira de álcool muito leve, durável e de graça... Feita com du

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Então, estou usando alcool combustível mesmo...

O problema aparentemente está na construção mesmo... Não sabia essa da moeda, vou tentar com ela.

Negrabela, a sua pelo menos funciona!!! A minha nem isso.. hehehehe

Mãos a obra de novo...

Postado
  • Membros

Se vc montou direito, tá usando álcool combustível.... ::sos::

Hehehe.. não sei não! É praga de ex-sogra? Se bem que sogra é pra sempre... ::ahhhh::

Tenta novamente, Edubisan! Não esmoreça, que este tipo de espiriteira funciona sempre! Ah, não acho que vai resolver com a moeda não... É mais fácil uma pressurizada funcionar aberta do que uma aberta "acertar" com um pouco de pressão...

Postado
  • Membros
Então, estou usando alcool combustível mesmo...

O problema aparentemente está na construção mesmo... Não sabia essa da moeda, vou tentar com ela.

Negrabela, a sua pelo menos funciona!!! A minha nem isso.. hehehehe

Mãos a obra de novo...

Entao, edu...com a moeda nao funcionou.

Teste com um tampa ou pratinho embaixo da espiriteira com uma tampinha de alcool que dá a ignição perfeita (como eu disse, meu para-vento é uma lata de nescau que esburaquei as laterais, entao eu acendo uma tampinha de alcool dentro da lata de nescau e ela mesma ja dá ignição na espiriteira - alem de ser um excelente porta panela e perfeito protetor pra guardar a espiriteira na mochila)

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros

pessoal, ultimo feriado fui pro baú com a minha espiriteira novinha, super feliz, q eu costumava jogar o alcool numa latinha de atum, colocar umas pedras de suporte e ja era.

Me aparece um cara com uma lata de nescal furada, dentro uma outra lata menor pra por o alcool.. esse o de posto...

meu a agua dele ferveu muito rapido. tao rapido q depois ele me emprestou pq o meu tava la,........

o lance do alcool eh ssem duvida muito melhor

e acho q esse esquema q ele fez vale muito mais a pena, fora q o peso eh tipo 1/4 da minha espiriteira.

as vezes o DIY funciona melhor...

Postado
  • Membros

Pois é, Ariel.. se vc tivesse conhecido Mochileiros.com antes, já conheceria esta dica (manjada, até) da lata-suporte. ::tchann::

Mas seja bem vindo, viu? Compartilhe estas e outras coisa que vc aprendeu! Aprenda e ensine! Abraço!

Postado
  • Membros
pessoal, ultimo feriado fui pro baú com a minha espiriteira novinha, super feliz, q eu costumava jogar o alcool numa latinha de atum, colocar umas pedras de suporte e ja era.

Me aparece um cara com uma lata de nescal furada, dentro uma outra lata menor pra por o alcool.. esse o de posto...

meu a agua dele ferveu muito rapido. tao rapido q depois ele me emprestou pq o meu tava la,........

o lance do alcool eh ssem duvida muito melhor

e acho q esse esquema q ele fez vale muito mais a pena, fora q o peso eh tipo 1/4 da minha espiriteira.

as vezes o DIY funciona melhor...

Ariel qual a marca da sua espiriteira?

Sds,

BT

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Criei uma com lata de ervilha... tipo Simmer Cat. Então fiz só os furos na borda, não cheguei a fazer a segunda fileira abaixo e usei álcool de cereais, a água só ferveu com 10 minutos. Parece que foi tudo nos conformes pelo que diz este link: http://jwbasecamp.com/Articles/SuperCat/index.html

Pergunta meio óbvia massss... Será que se fizer a fileira adicional abaixo consigo mesmo diminuir pra uns 5 min?

Abraços

Postado
  • Membros
Criei uma com lata de ervilha... tipo Simmer Cat. Então fiz só os furos na borda, não cheguei a fazer a segunda fileira abaixo e usei álcool de cereais, a água só ferveu com 10 minutos. Parece que foi tudo nos conformes pelo que diz este link: http://jwbasecamp.com/Articles/SuperCat/index.html

Pergunta meio óbvia massss... Será que se fizer a fileira adicional abaixo consigo mesmo diminuir pra uns 5 min?

Abraços

não. não conseguirá. ferver um litro de água em 10 minutos até foi rápido. num teste que o beck fez com espiriteiras do mercado, ferveram um litro de água em 15 minutos em média.

a questão é: vc precisa pra cozinhar de um litro de água? eu fervo em média 500 ml. daí baixa radicalmente pra 4, 5 minutos apenas. em 7 minutos em média tenho um miojão que entupo de outras coisas calóricas e tenho um arefeição de mais de 1000 calorias....

Postado
  • Membros

não... não foi 1 litro, foi 500 ml mais ou menos. creio que não deixei isto claro... então nem vale o esforço de fazer uma fileira abaixo com aproximadamente metade dos furos da de cima?

fiz a coisa bem no olhômetro mesmo, só para ver se funcionava para depois fazer uma melhor baseada nos aprendizados da primeira...

Postado
  • Membros

Não tenho base técnica alguma, mas não consigo ver como o dobro de furos vai significar a metade do tempo de fervura.... pra mim isso não significa o dobro de calor, além das variáveis de perda calórica para o ambiente, vento, etc...

Nunca usei este tipo de espiriteira para saber se o tempo de fervura tá ok... mas como diz o Ogum, ferver 1 litro d'água é só parâmetro, pq ninguém faz isso em trilha.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.