Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Roteiros e Meios de Transportes

Postado
  • Membros

Olá pessoal, moro em Cxs do Sul e posso dizer a vcs que desde ontem ta fazendo frio por essas bandas, ontem a tarde tava 8º, hj ainda não vi a temperatura.

Qto a Dicas acho que a Junia já disse quase tudo sobre Gramado/Canela.

Em Canela além do teleférico tem o mundo a vapor, ótima pedida.

Outra dica é tomar um café Colonial em Gramado ou canela.

Em Nova Petrópolis não deixe de dar uma passadinha no labirinto na praça central. Qto aos albergues um amigo ficou em gramado e disse que é bom e fora da temporada é R$22,00 com carteira.

Em Bento Gonçalves tem a Rota do Vinho e o Passeio da Maria Fumaça que sai de Bento e vai até Carlos Barbosa como disse a Gabi, o passeio é ótimo e muito divertido.

Ah o caminho de pedra é muito bom, quem vier não pode deixar de conhecer.

Caxias do sul é uma cidade mais industrial, mas tem seus pontos turísticos que vale a pena conhecer, como a casa de pedra, o monumento ao imigrante, Igreja de São Pelegrino com obras de locatelli, Chateau lacave que agora conta com um bom restaurante, réplica de Caxias do Sul com espetáculo Som & Luz, Pavilhões da festa da uva (ótima vista da cidade) e o caminho das colônias no interior da cidade.

Cambará do Sul fica próximo, tanto de Caxias como Gramado e, agora tem albergue.

Em Cambará tem os famosos cânions Itaimbézinho e fortaleza.

Agora se alguém procura muito frio, tem que ir pra São José dos Ausentes pra chegar até lá a estradas é de chão batido. A cidade é pequena bucólica e pitoresca, mas é aí que ta o seu encanto.

• Respostas 223
  • Visualizações 44.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Olá Bruno....moro em Blumenau e gostaria que vc me desse um toque qdo chegasse aqui.

O lance é o seguinte....o mais lindo de Sc ( além da cultura) são as praias...e praias por praias, as da sua região não deixam nada a desejar.

eu faria o seguinte: Aqui em Blu, alugava um carro e iria conheçer algumas cidadezinhas charmosas da região...tipo Pomerode ( 30 KM de Blu), Brusque ( 36 km de Blu).....depois, desceria o litoral até Florianópolis, 180 km de Blu ( que é MARAVILHOSA!!!!!!!!!!) e seguiria viagem até Gramado, Canela , Caxias...que é uma região TOTALMENTE diferente de onde vc vive. Daqui de Blu até Gramado dá em torno de 700 km/ 8 horas, mas como vc vai parando no caminho....na volta....subiria a Serra do Rio do Rastro ( São Joaquim) e voltaria pra Blumenau pra devolver o carro (lembrando que o trajeto da volta é diferente do da ida!).

[]s.Júnia

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Sara,

acho q 4 dias da p/ fazer Gramado, Canela, Nova Petropolis e Ma Fumaça, 1 dia p/ cada cidade.

Se nao me engano o passeio d Ma Fumaça nao sai todo dia ...

qdo eu fui saia na 4.a e no sabado.

entao seria melhor ligar entrar em contato antes e verificar.

http://www.mfumaca.com.br/passeio.htm

estabelecido o dia desse passeio, vc pode deixar Nova Petropolis, Canela e Gramado p/ os outros dias.

P/ andar d Ma Fumaça vc pode sair d Bento Goncalves ou Carlos Barbosa. Qdo eu fui, eu fiz esse passeio atraves d agencia, foi caro, mas valeu a pena. fiz o passeio TOUR UVA E VINHO/MARIA FUMAÇA, pela agencia Rota Sul. Fomos direto para Carlos Barbosa, passamos pela Loja da Tramontina, e pela Fetina de Formaio, uma loja de queijos e salames. Entretanto, nosso destino era a Maria Fumaça. Tiramos muitas fotos durante o trajeto, tanto das apresentações que ocorriam dentro do vagão, como das paisagens avistadas pela janela. O trem passa por Garibaldi e vai até Bento Gonçalves. Durante as paradas nas estações ocorre degustação de vinhos, suco de uva, queijos e salames. Em Bento Gonçalves, fizemos uma visitação à Vinícola da Aurora. Almoçamos no Parque da Fenachamp, é um lugar muito bonito, mas não tiramos muitas fotos, pois estava chovendo. Passamos pelo centro de Caxias do Sul e visitamos a Igreja de São Pelegrino, com os afrescos de Aldo Locatelli. Belíssima igreja. Depois fizemos uma visitação a mais uma vinícola, porém artesanal, a Zanrozzo, na qual fomos muito bem recebidos pelo proprietário. Fizemos mais uma degustação de produtos. Em seguida, fomos para Nova Petrópolis e paramos na Praça da República, onde fica o famoso Labirinto Verde, mas já estava escurecendo. Na verdade, estava programado mais coisas nesse passeio, mas a chuva atrapalhou. Escolhi o passeio dessa agencia por ser o + completo q eu encontrei, inclui o transporte, o ingresso da Ma Fumaça, o almoco, entao se contar tudo isso acho q compensa. Num dia deu p/ fazer um mini tour por Carlos Barbosa, Garibaldi, Bento Goncalves, Caxias do Sul e nova Petropolis. Fui d Van, c/ o motorista/guia Altivo, um barato, ele colocou um CD p/ a gente c/ musicas e piadas d um humorista do sul, nao lembro o nome, mas foi mto bom. Dica: se for d Van, va na frente, pois vc tem uma vista mto melhor e conversa c/ o motorista q vai te contando as historias da regiao.

Numa das msgs anteriores eu coloquei uma lista d links d agencias, se vc quiser pode dar uma olhada e mandar mail q eles respondem dizendo valor, itinerario dos passeios.

Eu fiquei hospedada em Gramado e saí d la p/ as outras cidades.

Eu voltei em Nova Petropolis num outro dia e fui no labirinto verde d novo e tb fui no pq aldeia do imigrante.

Detalhe: algumas coisas nao funcionam na 2.a feira. Outras so abrem a tarde

Qto ao frio, alguns dias antes da viagem, eu ficava entrando nos sites d previsao d tempo e ficava checando a temperatura :)

Leve blusa msm q a previsao seja d calor, nunca se sabe qdo chega uma frente fria, a menos q vc queira comprar roupas ...

• 3 meses depois...
Postado
  • Membros

em agosto acho que vou viajar para esses lados, naum sei ainda qual o roteiro que irei fazer, mais é certeza que se eu for terei que tomar uns vinho.

• 1 mês depois...
  • 3 meses depois...
Postado
  • Membros

Amigos,

Irei de Curitiba a Punta del Este (depois até Buenos Aires).

Gostaria de ajuda sobre qual o melhor trajeto para atravessar o RS.

Pensei em fazer Curitiba - POA pela BR116 ou pela BR101. Depois POA - Chui, ou então de Torres direto Chui. Quais rodovias irei usar? Quais as distâncias?

Preciso dicas!

Obrigado,

Ney

Postado
  • Membros

QueirozAzevedo

Olha eu aqui de novo...hehehe

Minha sugestão é a BR 101, mas tenha cuidado no trecho entre Floripa e Torres que é muito movimentado nessa época do ano.

De Torres à Osório venha pela Estrada do Mar (RS 389) que vai costeando o litoral gaúcho, estrada muito boa e sem transito e ônibus e caminhões.

Em Osório vc entra direto da "Free-Way" (BR 290) até Porto Alegre pegando a partir daí a BR 116 até Pelotas. Em Pelota pegue a RS 392 até a localidade de Quinta, próximo a Rio Grande, vire à direita e pegue RS 471 até o Chui.

Distâncias:

Torres - Porto Alegre +/- 200 KM

Porto Alegre - Chui +/- 530 km

Nesse endereço tem o mapar rodoviário do RS

http://www.daer.rs.gov.br/daer_maparodoviario_4590_3638.jpg

Postado
  • Membros

Valeu Beier

Pelo que estou vendo, o pior trecho da viagem será entre Floripa e Torres, mesmo.

Em julho estive em Floripa e fui até a Serra do Rio do Rastro; experimentei um pouco desse trecho, com muitas obras e caminhões.

Ah...estou planejando com antecedência...só devo ir no final do ano...

Obrigado pelas dicas e vamos conversando.

Abs.

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Gente, alguém poderia me informar quais empresas fazem o transporte interestadual em poa?

eu sou de vitória, preciso ir pra cidade agora em março, mas não consegui achar uma empresa que fizesse a linha Vitória Porto Alegre.

Alguém faz idéia de qual e´a empresa, e de qual é mais ou menos a o preço da passagem?

• 3 meses depois...
Postado
  • Membros

Olá pessoal!!!

Estive em Gramado e Canela nesse mês de junho e achei tudo muito bonito.

Antes de viajar, pesquisei muito aqui no fórum e isto me ajudou demais. Quando cheguei lá já sabia o que fazer, quando e como fazer.

Como fui ajudado, por vcs, gostaria de compartilhar algumas informações da minha viagem. Creio que também será útil, para aqueles que ainda não foram e que querem conhecer esta região maravilhosa.

Uma dica que prá mim foi muito útil, foi alugar um carro no aeroporto em POA e subir a serra de carro.

Eu cheguei na capital as 13:30, peguei o carro e passando por Novo Hamburgo resolvemos entrar para conhecer a cidade e comer algo. Paramos em uma lanchonete muito bacana, onde os salgados eram uma delicia e as funcionárias muito legais, nos trataram muito bem.

Um pouco depois que passa Novo Hamburgo, a estrada começa a ficar muito interessante. Cheia de curvas, subidas e muitas, mais muitas flores ao longo do caminho. Paramos várias vezes ao longo da estrada para admirar a paisagem e tirar fotos.

Em Morro Heuter(que é no caminho), tem um mirante muito alto, de onde se pode ver uma paisagem muito bacana. Mas prá chegar neste mirante(aproximadamente 2,5km da rodovia), tem uma subida muito íngreme e curvas onde é possível ver a traseira do seu carro. Neste percurso até o mirante, passamos por algumas casas com muitos pés de mexirica(como é conhecida aqui em goiás) e resolvemos pedir a dona de uma das casas, algumas. O curioso foi que ela não sabia o que era mexirica; mas como? Olha o tanto aqui, disse um amigo meu, ela disse: Ah!!! Bergamota??? Lá a mexirica chama-se bergamota. Achamos muito engraçado. A Sr.ª foi muito gentil e ficou batendo papo conosco, além de nos dar a tal bergamota.

Enfim, perceberam o quanto foi bom termos alugado um carro. Sem contar que em Canela(que foi onde ficamos) e Gramado, eu praticamente não vi ônibus. Outra coisa, lá andamos prá todos os lados e não precisávamos ficar esperando a excursão. A noite podíamos escolher melhor onde queríamos comer.

As cidades:

Canela: Foi onde nós ficamos, ou melhor, onde dormimos. Apesar de ser uma cidade mais tranqüila, é muito bonita também. Além de ser onde tem os melhores passeios, como:

- Mundo a Vapor – pensei que era chato, mas gostei;

- Alpen Park – Onde tem um carrinho, que parece um trenó e desce, “voando”, por uns trilhos um morro bem alto. Também tem tirolesa e arborismo. Muito bom;

- Parque do Caracol – Onde fica a cachoeira do Caracol. É um dos lugares mais bonitos que eu vi na viagem, juntamente com o Parque da Ferradura. Para chegar a base da cachoeira vc tem que descer 927 degraus e depois, consequentemente subí-los. Não é para qualquer pessoa. Duas moças que estavam comigo sentiram muita dificuldade, muita mesmo. Mas vale a pena.

Antes de descer e subir os degraus faz muito frio, mas depois desta “ginástica” toda o frio acaba;

- Teleférico do Caracol – Alguns metros após o parque do caracol. Esse é o “bicho”. A vista é linda, sem contar a emoção de estar naquela cadeirinha que balança um pouco, a alguns metros do chão. Também tem tirolesa. Um detalhe. Lá venta muito, portanto se tiver frio prepare-se;

- Parque da Ferradura – À + ou - 6km do teleférico. Lá vc tem uma visão maravilhosa de um “canion”, de um rio lá embaixo e de uma cachoeira também. Com toda certeza recomendo. Não venta muito, venta demais;

Tem também a Catedral de Pedra(legal), o Models Circus(esse eu não fui) e uns morros(ex:morro do dedão).

Gramado: Com certeza é a mais charmosa das cidades da serra gaúcha. Lá é onde as coisas acontecem. Durante o dia, muitas pessoas, elegantes, andando pelas charmosas ruas da cidade e fazendo compras(chocolate, roupas e etc.). A noite, as pessoas ficam mais chiques ainda e saem para passear e comer uma boa comida.

Em Gramado tem:

- Lago Joaquina Bier – uma praça com um bonito lago e que fica mais bonito ainda no natal;

- Lago Negro – Um lugar cheio de árvores e flores. Onde pode-se apreciar a beleza da natureza no local e até passear de pedalinho no lago. Muito bonito;

- Mini Mundo – Como o próprio nome diz, é um pedaço do mundo em miniatura. Bacana;

Tem também várias lojas de chocolate e algumas fábricas também. Eu visitei e degustei, praticamente de todas e cheguei a seguinte conclusão:

QUASE todos os chocolates são deliciosos, mas os melhores são o da Caracol, da Prawer e da Lugano. O chocolate quente da Caracol é de arrebentar. Agora o chocolate da Lugano, prá mim, é imbatível, principalmente as barras, e um tal de medalhão. Sem contar o preço que é bem, mais, bem melhor que o da Prawer e da Caracol. Mas não se iludam. Nestas cidades não tem nada barato.

Nova Petrópolis: É uma cidade muito bonitinha também. Lá tem o Labirinto Verde que é legal(turista acha tudo lindo. hehehe) e tem uma aldeia de imigrantes, com tradições germânicas. As roupas lá são mais baratas do que em Gramado e Canela.

A comida

Em Canela: comi um rodízio de bife(local: Bifão), com, senão me engano, 23 tipos de bife, muito bom mesmo. Eu acho que foi R$ 18,90 por pessoa. Comi também uma seqüência de fondue(queijo, carnes e chocolate), muito chique. Dentro do restaurante tem uma lareira que o deixa muito aconchegante. Só que eu não gostei muito do atendimento. Eu tinha que pedir a mesma coisa umas 3 vezes.(local: na saída de Canela p/ Gramado do lado esquerdo, não me lembro o nome). Comer uma seqüência de fondue, é praticamente impossível por menos de R$ 65,00 o casal, com refri.

Em Gramado: comi massas duas vezes, em restaurantes diferentes, mas ambos perto da rua coberta. Muito boa as massas. Comi também um café colonial no Café Colonial Bela Vista(muito bacana o lugar. Tem uma vista linda), na saída para Canela, que é o bicho. Sem dúvida a melhor refeição que eu fiz lá. Ir nesta região e não comer um café colonial é uma falha muito grande. Tem um lombo de porco a milanesa, uma lingüiça grelhada e um galeto ao primo canto, que eu fiquei doido. E os bolos e tortas, coisa de louco. O preço é R$ 27,00 + 10%, por pessoa, mas eu dei uma choradinha e saiu por R$ 25,00 sem 10% por pessoa.

Durante o dia nós comiamos uma comida mais barata e simples, mas muito boas também. Tem um restaurante entre a prefeitura e a rua coberta, que eu não me lembro o nome, mais tem uma fachada azul e parece uma padaria, que a comida além de ser muita, é uma delícia e os donos são muito gentis e atenciosos. Valor R$ 10,90 por pessoa e vc come até não agüentar mais.

As refeições mais baratas, são encontradas no centro, perto da rua coberta e da prefeitura(na periferia pode até ter mais barata mais eu não cheguei a ir lá). Os valores estão entre R$ 10,90 e 12,90.

Em Nova Petrópolis: Tem um restaurante na parte de cima de um shopping que fica na av. principal, que tem uma comida deliciosa e um pastel excelente. A refeição é por volta de 6,90 e o pastel 3,00.

Na volta, comi um tradicional churrasco gaúcho, na churrascaria Galpão Crioulo em Porto Alegre, muito bom mesmo. O valor R$ 23,00 por pessoa.

Observações finais:

O povo de lá é muito educado e gentil. Onde vc for, vai ser bem tratado.

Só para vcs verem. Não sabiamos andar por Porto Alegre e em duas, das vezes que nós pedimos informações, a pessoa foi nos escoltando até a porta do lugar onde queríamos ir.

Os gaúchos estão de parabéns. Não vou mais fazer, nem escutar piadas de gaúchos.

Pessoal espero ter ajudado.

Qualquer coisa estou a disposição.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.