Ir para conteúdo

desabafo de um participante.


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Xaliba teu cabelo é diferente. Nada contra. Rabanete He He He, eu acho que mais parece um cipó de cebola. ::lol4::::lol4::

Bem o tópico deu samba mesmo. Começou aparecer um monte de sugestões, se depender da minha opinião. Fica como está. Usuário, colaborador, membro de honra, e editor responde se quiser, caso contrário se omita. O usuário não pode ser maltratado e com paciência ele poderá ser infectado com o vírus do site e ser um grande companheiro. Quem tem o poder na mão não custa orientar onde está o erro e também se não quiser também se omita. E o próprio usuário tem o poder de orientar, basta querer. Temos que ser uma equipe, ninguém manda em nada e é dono de nada, esta é a filosofia do site É assim que eu penso.

As melhorias estão vindo ao natural e aos poucos as arestas serão corrigidas. As cópias da web são necessárias para dar início do processo de informação e que também fazem parte e que também aos poucos serão melhoradas para copy past por outros como já acontece.

Mas mandem bala quero ver o circo pegar fogo.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Respostas 83
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros
Aff....se todos os problemas do fórum se resumissem ao que lemos aqui....rsss...

Tem uma coisa que me irrita muito mais que pergunta repetida ( leio praticamente as mesmas dúvidas desde 2004!)....MEMBRO que pede informação, recebe e DESAPARECE! Isso me deixa em surto! ::grr::::vapapu::

 

Não se pode pedir a toda a gente para ter interesse neste tipo de comunidades. Obviamente que seria mais justo cada utilizador retribuir o que recebeu, mas a verdade é que as pessoas não são assim, ou simplesmente não têm conhecimento para retribuir.

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Quando me referi ao ataque e mudança de nome do tópico com fairplay, foi pela falta de elegância em alguns comentários em relação aos usuários, feito majoritariamente por integrantes do staff do site.Os mesmos que deveriam ditar o tom, o nível da discussão no post...

Mauro, katish, sovesky, rpcline e Constantino teceram seus comentários de forma fidalga, inclusive com sugestões de melhorias.Deveríamos ser menos minimalistas e tentar abordar o assunto, que está em baila agora, como um todo: inclusive adorei a sugestão do sovesky qto à sinalização.

 

Hellloooowwww! Boa tarde, minha cara Gismalsil! Vc acha q é de agora q esse assunto vem 'a baila? Isso ja vem de longe e trocentas sugestoes pra minimizar o babado ja foram ditadas! Estas aqui sao apenas mais algumas, e desde 2003 q ele vem sendo tratado 'a exaustao! Inclusive eu mesmo ja criei um banner do tamanho de um outdoor (sinalizacao!) apontando pras regras do site e pra que? Pra chegar apenas a conclusao q o usuario (brasileiro, principalmente) é simplesmente mal acostumado, folgado e quer td mastigadinho, com minimo esforço possivel pombas! Sendo assim, fica dificil tratar de forma fidalga - pela quinhentessima nona vez - usuarios novatos ou nao q teimam em reincidir no mesmo quesito! E o pior, estes usuarios dao lugar a outros. E ver td empenho do site em minimizar a questao pra apenas ver q ela apenas se torna eternamente ciclica, uma bola de neve! Isso é simplesmente cansativo. Diante disso, a meu ver, a unica solucao possivel é a de tratamento de choque e de puniçao com advertencia/moderacao, infelizmente! No transito, por exemplo, nao precisou a multa pra lei do cinto vingar? Q seja assim aqui tb..

Link para o comentário
  • Membros

Entendo o ponto de vista do Mauro, visto que se os utilizadores forem maltratados, eles deixarão de aparecer e muito possivelmente, o bom ambiente deste fórum deixará de existir porque essa atitude poderia criar uma imagem de inquisição da parte da "mesa administrativa".

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Esse assunto já foi muito discutido entre os editores e administradores, acho interessante ver agora a opinião dos outros membros.

 

A questão é que este não é um problema deste fórum, mas um problema da internet como um todo... O volume de informação é imenso e não há nenhuma espécie de filtro, todo mundo pode escrever o que quiser. Isso gera um banco de informações enorme, e aí o usuário não sabe como selecionar a informação que lhe é útil (a tal preguiça...), e em vez de pesquisar faz uma nova pergunta, o que faz o volume de dados aumentar ainda mais, e a coisa vai crescendo como uma bola de neve.

 

Sinceramente, acho que isso não vai se resolver nunca. Mas é claro que pode melhorar, como já melhorou muito.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Posso dar um pitaco (já deu pra ver que eu sou uma pitaqueira "profissional" quase ahahaha) de quem ja andou por muito forum por ai?

 

Dizia um amigo, frequentador de longa data de diversos foruns sobre diversos assuntos (assim como eu hehehe) que "A verdade está lá fora e a gente tem buscá-la , nem que seja na 25ª página". Essa frase casa ainda mais com o espírito mochileiro, que é o cara em busca de um espírito independente ao pensar em uma viagem. Só que a internet nos tornou, na maioria dos casos, bem preguiçosos. Essa preguiça é um fator complicante em caso de fóruns, onde o conteudo é feito da boa vontade de quem passa por aqui e do staff que organiza a bagaça toda.

 

A samantha citou uma coisa que eu já constatei em outros foruns por ai a fora: vem o cara perdidao lá do google e cai num fórum. Não tem a mínima ideia do que vem a ser um fórum (pô, ficar respondendo perguntinha?), de como ele funciona ou do que é feito. Dá de cara com um bando de informações ou conteudos que vem ao interesse dele. Mas as vezes, nem no google o cara tem coragem de pesquisar até a quarta página pra ver se encontra o que está procurando, quanto mais em um forum onde ele pode abrir um tópico e perguntar sobre isso ao invés de "ir atrás da verdade", como citado.

 

Alguns taxam de radicalismo, eu considero necessidade um limite pra tolerancia. Eu sei da trabalho ficar apagando repost, mesclando tópicos com o mesmo assunto, organizar tudo a fim de que o forum nao vire uma zona. Só que boa parte nao está nem ai pra esse trabalho. Ou mesmo a se dar ao trabalho de voltar pra agradecer, muito menos de lembrar que se um outro cara nao tivesse doado um pouco de seu tempo e disponibilizado várias informações sobre o que ele quer, elas nao estariam ali e que ele pode fazer o mesmo por outros, nem que seja atualizando as informaçoes sobre o mesmo assunto. Isso, como disse a samantha ai em cima, é algo dificil de erradicar, mas dá pra melhorar bastante sem ter que "barrar" acesso a ninguem.

 

Como ja participei tanto em foruns que levantavam a bandeira do 100% democraticos e de foruns em que a adotar a linha dura era filosofia da casa, acho que um pouco de tolerancia zero com algumas dessas questoes nao fariam mal. E trabalhar tambem a cabeça dos participantes ativos (tanto editores/colaboradores quanto os novatos empolgados - eu sou um desses hahaha) pra cortar um pouco as respostas as mesmas perguntas, viria a calhar (reconheco, minha "empolgação" já me fez comer bola em algumas coisas por aqui). Um forum é feito, em suma, pela participação de seus usuários e mesmo entre os usuários, há os "foristas", os "visitantes" e os "folgados". Dá pra converter boa parte em foristas, assim como dá pra filtrar uma parte dos "sangue-sugas". Basta, aos usuarios que participam ativamente, seja lá qual o escalão, ir mudando sua visão e filtrando suas respostas. E a staff continuar discutindo as melhorias, que sempre vem pra bem.

 

(pronto, falei ::lol3:: )

Link para o comentário
  • Membros de Honra
se os utilizadores forem maltratados, eles deixarão de aparecer

 

sovesky, sera q os caras q seriam 'maltratados' e nao voltassem mais fariam falta? Nao seriam esses mesmos os q nao contribuem, q deveriam ir na cvc? Q pegam e nao retribuem? Nao seria bom se esse tipo de perfil nao voltasse mesmo? Quem sabe o site nao funcionaria melhor!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Acabei de ler as 37 mensagens desse tópico e fiquei com vontade de falar também...

 

Acho a idéia dos tópicos de guias de informações excelente, assim como a criação do fórum "Roteiros de viagem para..." onde o usuário tem um espaço que pode discutir exclusivamente o seu roteiro. Pra mim isso resolveu muito, ajuda muito na organização, a maioria dos posts dos usuários podem ser direcionados para um desses, poucos realmente não se encaixam em algum deles.

 

Quanto as perguntas repetidas, são um saco mesmo, mas elas são o termômetro para aprimorarmos nossos guias de informações.

 

Não gostei dessa idéia da gente pesquisar e colocar o link com sinalização pro user folgadão, também acho ruim colocar a mensagem: "veja no tópico/fórum tal" pois daqui a pouco teremos centenas de mensagens com respostas desse tipo ! Quando o usuário abre um tópico novo eu costumo usar dessas mensagens e tranco o tópico. Acho melhor responder ou ignorar, se respondido, depois de um tempo a gente apaga na faxina.

 

Tem uma coisa que já sugeri uma vez e vou fazer de novo: acredito que usuário novo não deveria ter acesso de escrita em determinados fóruns, só depois de algum tempo... ou então ter seus posts moderados no começo... assim poderíamos filtrar melhor o conteúdo deixando mais leve e objetivo.

 

Bom, é isso aqui...

Link para o comentário
  • Membros
Quanto as perguntas repetidas, são um saco mesmo, mas elas são o termômetro para aprimorarmos nossos guias de informações.

::otemo::

Tem uma coisa que já sugeri uma vez e vou fazer de novo: acredito que usuário novo não deveria ter acesso de escrita em determinados fóruns, só depois de algum tempo... ou então ter seus posts moderados no começo... assim poderíamos filtrar melhor o conteúdo deixando mais leve e objetivo.

Acho que isso seria viável mas só se o período de bloqueio fosse de no máximo 3 dias. Tempo suficiente pro novato fuxicar pelo site se houver interesse de verdade, mas não tanto tempo a ponto de fazê-lo esquecer de nós! E claro, teria que haver alguma forma de avisá-lo sobre esta restrição ..

 

Tô editando pra levantar outro ponto, o comercial. Uma restrição ou moderação talvez reduzisse os acessos ao site e isso teria impacto comercial, então há de se considerar qual o propósito final do site.. e balancear isso.

 

Não se pode pedir a toda a gente para ter interesse neste tipo de comunidades. Obviamente que seria mais justo cada utilizador retribuir o que recebeu, mas a verdade é que as pessoas não são assim, ou simplesmente não têm conhecimento para retribuir.

Concordo. Creio que as pessoas voltam e contribuem quando se identificam com o conteúdo. Não dá pra esperar isso de todo mundo. Como disse, temos vários perfil de usuários diferentes. Temos as galeras do "companhia pra viajar" que basicamente usam o fórum como um ponto de encontro, temos o pessoal de "equipamentos" que discutem bastante sobre o assunto, com troca de experiências (e outros que apenas chupinham as informações trocadas rss), temos o pessoal do "roteiros de viagem" que geralmente buscam informações específicas sobre suas dúvidas (acredito que são os que menos voltam) e por aí vai.. Isso faz parte de uma comu tão eclética quanto a nossa.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

 

Tem uma coisa que já sugeri uma vez e vou fazer de novo: acredito que usuário novo não deveria ter acesso de escrita em determinados fóruns, só depois de algum tempo... ou então ter seus posts moderados no começo... assim poderíamos filtrar melhor o conteúdo deixando mais leve e objetivo.

 

 

É vero! Participo de outros foruns q adotaram essa medida c/ intuito de filtrar/instruir os usuarios novatos, e q tem reduzido consideravelmente as msgs sem-nocao ou fora do contexto dos topicos. Tipo, apos 100 msgs ele pode ter acesso a outras sessoes. Dessa forma, aliando isso e punicoes (moderacoes) seriam formas de "estagio" no forum de forma a pessoa se familiarizar no mesmo. E quem tiver afim mesmo de participar permanentemente ou tem algo pra discutir/partilhar nao se importaria desse periodo de molho, q depende exclusivamnte dele. Isso evitaria a permanencia dos usuarios efemeros ou de mera passagem pelo site, e consolidaria de fato a permanencia somente de mochileiros, no sentido pleno da palavra. Estes nao se importam em buscar infos e navegar pelo site.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...