Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Chapada e Litoral da Bahia

Postado
  • Membros

Queridos mochileiros:

Nova integrante do site chegando na área... Já com um monte de dúvidas!

Marquei minhas tão sonhadas férias após longos 4 anos de trabalho direto e pretendo mochilar (pela primeira vez depois de 25 anos) sozinha pela Bahia em janeiro.

Fiz mais ou menos um roteirinho e gostaria que vcs me dissessem se está bom. Pode ser?

Bom, minha idéia é passar a virada do ano na Chapada, mas não sei se aguento passar a virada sozinha (acham muito over?). Então pensei em ir para Salvador passar com uns amigos e seguir adiante.

Seria mais ou menos assim:

SP - Salvador - Chapada - Boipeba - Maraú - Itacaré - Trancoso - Caraíva - Corumbaú - Prado - Porto Seguro (apenas para o aeroporto) - SP.

Estou certa nas idéias?

Muito, muito obrigada!

Abraços

• Respostas 113
  • Visualizações 43.9k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Cara, seguinte, fomos com um guia porque tínhamos medo da veracidade do arquivo de GPS. Foi a melhor opção, com certeza, pois mesmo com GPS, existem certos lugares dentro da região em que ele não capta os sinais, como dentro dos canyons, fendase perto dos paredões, outra, existem muitas trilhas de garimpeiros nessa região, que podem atrapalhar se estiver sem um guia . Com o GPS dá pra fazer, mas ´´e quebrando muita a cabeça e preocupação a todo instante, por várias vezes a trilha corta o leito do rio, fazendo perder a trilha de vista. O négocio é entrar em um acordo com um guia local, fomos com o Cristiano, gente boa , fez um preço camarada pra nós. E o passeio é muito irado! Não sei se sabem , mas existe uma toca próximo a Fumaça, você dorme lá em baixo olhando para ela, em nenhum lugar do mundo você faz isso!Totalmente excelente! Quando ao relato, eu comecei a fazê-lo, mas sabem como é né? Falow, se precisarem de algumas dicas, estamos aí.

Postado
  • Membros

alguém sabe se da pra fazer a pé a caminhada entre prado e caraíva, parando em cumuruxatiba e em barra do caí(será que tem alguma pousada aqui??). Gostaria de muita ajuda pq viajo dia 3 e ainda nao sei se faço esse percurso a pé ou nao???

Abraço

Daniel

Postado
  • Membros

legal khumbu_ seus comentários sobre os problemas em fazer a trilha sem guia. Muita gente não curte a idéia de contratar um guia e acha que dá pra encarar a trilha na boa sem nenhuma experiência e conhecimento do lugar. É muito fácil se perder nesta área do Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Postado
  • Membros

Fala Ever!

Tire-me uma duvida cara.. seguirei viagem para Lencois na proxima segunda dia 9/1 e estou preocupado apenas com alguns aspectos da trilha. Dá pra alugar mesmo tudo por lá (barraca etc)? A noite a temperatura cai muito?

Preciso decidir se levo alguns agasalhos ou não...

Aproveitando o ensejo.. alguem tá indo pra chapada na mesma época (de 09 a 20/01/06)? Se houver alguem entre em contato para formarmos um grupo pra conseguir algum desconto.

Valeu!

Moisés

Postado
  • Membros

Moisés, dá pra alugar tudo em Lençóis sim... o material não é de primeira nem novinho mas dá pro gasto... você pode dispensar a barraca... dá pra dormir na boa só com o saco de dormir e um daqueles colchonetes de espuma. Quando chove a solução é dormir em "tocas" nos cantos dos paredões rochosos. A barraca não vai te proteger muito da chuva e se molhar fica mais pesada para levar.

A noite a temperatura cai um pouco sim mas não chega a ser muito frio. É verão, um agasalho leve, tipo um moleton ou uma blusa dupla face com um lado impermeável e outro forrado te protegem numa boa.

Se estiver tempo chuvoso leve uma capa. Na loja Dois Irmão (http://www.doisirmaos.com.br) você pode encontrar também acessórios , roupas e calçados. Os preços dos artigos de primeira são um pouco mais caros do que em SP e RJ mas tem itens com preços mais acessíveis também. É a melhor loja de Lençóis para artigos de trekking e similares.

Postado
  • Membros

Valeu pelas dicas, Khumbu.

Quando for fazer a Fumaça por baixo, devo contratar algum guia local mesmo, pra poder curtir sem stress.

Valeu!

Postado
  • Membros

ola... MOISES RIO... vc vai ficar na Diamantina ate quando ? estou chegando por ai em 22/01... se puder escrever aqui as dicas :

- lugar para dormir $$

- preços

- preços dos passeios ou pacotes com as agencias dai

- preços do transporte

- tempo de caminhada dos passeios e o que vale a pena fazer em 5 dias

abraços !!

se mais alguem tiver indo por esta data me avise, podemos marcar de fazer passeios juntos por lá..

Postado
  • Membros
quote:- preï¿1/2os dos passeios ou pacotes com as agencias dai id="quote">
id="quote">

Para saber sobre os passeios com as agências dê uma olhada no site da Lentur http://www.lentur.com.br ... lá tem os roteiros detalhados e também algumas trilhas com tempo e distância. Os preços não estão no site, tente escrever para eles e pergunte o preço dos roteiros que mais te interessam. A agências costumam ter os moesmos roteiros e cobram os mesmos preços ... fazendo mais de um passeio é possível negociar algum desconto com algumas agências ... pesquise antes de fechar.

quote:- lugar para dormir $$id="quote">
id="quote">

Um lugar econômico para dormir em Lençóis é a Casa de Radi http://www.geocities.com/eversilva/bahia/casaderadi ... muitos mochileiros aqui do Mochileiros.com já passaram por lá ... é uma casa simples mas confortável.

Postado
  • Membros

Fala Galera,

estou em Lençois hospedado na Casa de Radi (valeu Ever!) uma senhora que aluga quartos em sua casa. Custa 20 reais e é excelente. Os quartos bem simples, mas são muito limpos. Só não incluem nenhuma refeição (também por este preço..). Altamente recomendavel pra quem não quer gastar muito dinheiro em hospedagem.

Os passeios, como disse o Ever têm o preço bem parecido nas agencias. Fiz o chamado roteiro 1 (Pocço do Diabo, Pai Inacio, Pratinha, Azul, Lapa Doce) por 40 reais na Lentur. Vou verificar o preço dos outros roteiros.

Cheguei ontem da trilha da fumaça por baixo (3 dias) e ainda estou quebrado. Mas vale muuuuuuito a pena. Os preços estão girando em torno de 70 por dia, com as refeiçoes incluidas. Parece caro, mas para mim é a unica maneira de fazer o passeio. Jamais conseguiria fazer aquela trilha sem guia.

Vou tentar conseguir mais informações.

Grande abraço a todos

Moisés

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Bão, bão, bão....

Sei que ainda está longe, mas eu gosto de começar a planejar desde cedo. Desde muito cedo, na verdade.

Moro temporariamente na Suíça, sou brasileiro da Paraíba, João Pessoa. Final do ano corrente e iníco do próximo, planejo ir de férias ao Brasil prá tratar dos dentes (dentista e assalto aqui são sinônimos). Devo dedicar dois meses à cadeira do dentista, mas queria fazer um trek depois, só para poder dizer que tirei férias. Como praia não é meu forte e prefiro terrenos acidentados, a Chapada Diamantina me parece uma boa opção. Já tinha pensado nela nas minhas últimas férias ao Brasil, dois anos atrás, mas estava muito em cima da hora e o orçamento já feito e tempo já contado, então não tinha nem grana, nem tempo. Desta vez espero ter os dois, se tudo correr bem nesta temporada de trabalho por aqui.

Inicialmente planejo dedicar 30 dias à Chapada e dedicar boa parte desse tempo ao trek independente, sem guias, mas talvez com um grupo, do qual até o momento meu irmão é o único pré-confirmado (muita coisa pode mudar, mas enfim). Para isso gostaria de saber algumas coisas:

1) É possível o trek longo sem guias? pretendo fazer a Chapada de Norte à Sul ou vice-versa, com possíveis treks secundários à Leste e Oeste. Ainda não escolhi os locais.

2) Há vilas no caminho? Lugares onde podemos reabastecer e pernoitar durante o trek, ou a Chapada é lugar deserto e teremos de levar muita comida nas mochilas?

3) É possível traçar um trajeto mais ou menos linear entre os pontos de maior interesse da Chapada? Gostaria de incluir alguns picos nesse trajeto.

4) Quanto se estima gastar-se num trek desses?

5) Qual a melhor estação? penso que irei em Janeiro de 2007. É satisfatório? é muito seco? ou chove muito?

6) Quais as temperaturas nessa estação? necessitaremos de roupas pesadas e sacos-de-dormir para baixas temperaturas? Quais os locais mais frios?

7) É possível acampar durante o trek?

8) Que incovenientes/perigos devemos esperar da flora/fauna? mosquito? febre amarela? dengue? cobra? onça? tiranossauros? que sugerem como contra-medidas?

9) Onde podemos achar apoio em caso de acidentes?

10) Há muitos casos de roubos NAS trilhas?

11) Os picos do Barbado e das Almas são "escalaminháveis"?

ADICIONADO: 12) É possível fazer todas as trilhas de bike? há aluguel de bikes por lá? mountain bike, claro...

[]'s

Hendrik

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.