Ir para conteúdo

Barracas AZTEQ


haole

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Pessoal quanto a montagem eu começo em paralelo ao comprimento pondo o Spec apenas com uma metade enterrada. Na seqüencia vou montando a barraca e no final faço o ajuste abrindo os Specs para tencionar ou ajustar a montagem. Se o lugar é protegido podemos deixa-lo em paralelo para que quase todo o piso toque ao chão e não force as costuras, mas como isso é minoria o mais comum é n o final da montagem terminar entre 120 a 140 graus. Com esses ângulos é comum apenas a parte mais lateral não tocar o chão, mas não atrapalha em nada.

 

Quanto ao cordete uso de de 4mm. Para não ter problema de molhar e ficar pesado ou de danificar, uso os de escalada (Auxiliar) ou de material de náutica. Tinha cerca de 5 metros e vou cortando por demanda. Quando comprei os noves cada vez que precisava já deixo instalado na barraca um pedaço do cordete com o Nove fixo que facilita o ajuste. O nove não é vital, mas é uma mão na roda para não ficar preposicionado Spec e não usar nós difíceis de remover. A questão dos nós me ajudou muito no TDP pois nevou e praticamente levei 1 ou 2 hora para ter sensibilidade plena nos dedos...hehehehehe

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oi pessoal. Diante da ajuda dos colegas aqui, eu acabei me decidindo em comprar a AZTEQ Nepal. Comprei na promoção que voltou no Walmart, por R$449, frete gratis. Ela já chegou e a abri aqui em casa. Ela não é auto portante, já sabia por causa do alerta da galera aqui, mas deu pra minha mãe e eu ficarmos segurando pra tentar ver ela montada. Vi que força muito pra fincar as duas pontas da vareta no fecho. É assim mesmo?

 

Eu não entendi qual o macete pra não esticar tanto as costuras da barraca. Eu sou amadora quanto a montar barracas, quanto mais essa q tem algumas especificidades e macetes. O leduardol disse

Outra dica é ao iniciar a montagem fixa a frente primeiro e não abrir muito as fixaçòes dos dois vértices... Tentar iniciar de forma paralela (No fim faz ajuste fino)...caso contrario o piso se eleva em demasia;
Eu acho q ele explicou bem, mas fui eu q não entendi. :? Será que poderia explicar com mais detalhes, por favor? Estou preocupada com isso.

 

Fora isso vi que ela tem mtos bolsos internos (mais do q eu imaginava, o q é mto bom), e possui aberturas no sobreteto também pra ventilação, o q é ótimo pra mim, já q uma das preocupaçoes q eu tinha era passar mto calor na Chapada Diamantina ou em praias.

 

Janeiro estou indo de novo pra Chapada e vou usá-la, porém, espero testá-la antes em algum lugar aqui pelo Rio.

 

Aguardo resposta! Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Ra_,

 

Essa é uma barraca uma pouco difícil de montar nas primeiras vezes...ou após muito tempo... assim com dobras de forma compacta novamente (Ela é toda Assimétrica!!!)

 

Quanto a montagem da Vareta como a barraca esta nova ainda é meio difícil... Eu monto da seguinte Forma:

 

- Fixo pela metade os A frente da barraca. Os espeques formando um ângulo reto em relação a parte frontal ( |_____|) e não abertos ( \_____/ );

- Depois abra a barraca onde será montada (Portas Fechadas);

- Passar a ferragem já montada pelo passador superior fixando uma das extremidades no olhal. Para facilitar na primeira montagem ponha o ajuste da fita do olhal no máximo. E não fixe o gancho intermediários entre o olhal e o passador;

- Após a primeira fixação de olhal centralize o passador superior aproximadamente na posição final e fixe a outra extremidade no olhal. Essa fixação deve ser feita flexionando a vareta suavemente (Não force apenas a extremidade para não causar deformação). Se tiver difícil pede para alguém suportar o outro lado e ajudar flexionado ambos ao mesmo tempo;

- Em seguida ponha os ganhos intermediários para aliviar as tensões. Só depois prossiga para ajustes finos nas fitas dos olhais. As faces das extremidades da vareta de ficar reta com o piso (Nesse formato |_____| e não \____/ ou /____\). É comum a barraca ficar com as laterais não tocando no piso sem peso (Maior intensidade nos início), esse ajustes devem minimizar isso, caso apenas uma faixa fique muito tencionada na área abaixo da vareta, isso significa erro no ajuste;

- Na seqüencia fixo os espeques traseiros observando sempre o piso para que não fique muito tencionado de forma irregular. O ajuste desses deve garanti a posição final da barraca;

- Fixo então os Espeques laterais da fita do olhal da vareta;

- Em seguida ajusto os da parte frontal de forma definitiva, soltando um de cada vez e ajustando o melhor ângulo e tensão do fundo da barraca;

- Em seguida fixa-se o sobre-teto com as fivelas sem tencionar em demasia para não danificar as costuras. Verificar se a costura central está sobre a vareta, caso contrario há exagero de tencionamento em algum ponto;

- Fixa-se os espeques centrais da parte frontal e traseira do sobre-teto e por último os laterais. Esses laterais apesar de ajustar a vareta têm de ser tencionado sem exagero para não danificar as costuras. Prestar atenção para fixar o espeque na alça onde não há a porta para não perder tempo;

- A fixação extra (alça np meio da face frontal), só é necessária em situação de vento forte ou se o sobre-teto ficar tocando na barraca, pois caso isso aconteças a condensação interna pode migrar por capilaridade para a parte interior;

- As saias de neve, recomendo prende-las para circular ar na barraca. Só deve usar em caso de frio intenso ou se houver vento entrando e com risco de deslocar a barraca. Lembre de montar a barraca com a frente voltada para o vento para aproveitar a aerodinâmica da mesma.

- Por fim fixe o bolso de teto.

 

Atentar que os espeques são em alumínio, evita fixa-los pisando para não fazer alavanca e amassa-los. Prefira inserir batendo e cuidado para não amassar caso ache um pedra no caminho. Os de fabrica são ótimos para quase todas as ocasiões, menos praias.

 

Espero ter ajudado. Como moro em AP nem tenho como montar e fotografar. Abraço.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá, também sou um recente comprador dessa barraca, e experimentando no quintal mesmo,observei que os espeques entram sem dificuldade na terra (pelo menos terra batida), e quando tinha dificuldade com algum (por causa de alguma pedrinha), apenas mudava ele de lugar alguns centímetros e fixava no chão, infelizmente não tive como esticar todo o sobreteto por falta de espaço lateral, ele pega quase meio metro além da lateral da barraca, formando assim o avanço.

 

Estou estudando alguma forma de torna-la autoportante, se tiver progressos, vou passar adiante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Caraca Ra_, pagou barato na Nepal!

Ainda mais com o frete grátis.

 

Agora só pra reforçar pra quem ta pensando em comprar: a Nepal é excelente! Não cheguei a usar em situações extremas, mas no pouco que já usei foi MUITO boa. Se puder ter, tenha!

Só tem a tal desvantagem de não ser auto portante, mas sempre se dá um jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá, também sou um recente comprador dessa barraca, e experimentando no quintal mesmo,observei que os espeques entram sem dificuldade na terra (pelo menos terra batida), e quando tinha dificuldade com algum (por causa de alguma pedrinha), apenas mudava ele de lugar alguns centímetros e fixava no chão, infelizmente não tive como esticar todo o sobreteto por falta de espaço lateral, ele pega quase meio metro além da lateral da barraca, formando assim o avanço.

 

Estou estudando alguma forma de torna-la autoportante, se tiver progressos, vou passar adiante.

 

Oi a todos;

 

Estou há meses tentando resolver a questão do peso da tralha. A impressão que tenho, macaco velho que sou (antigamente era tudo pesado e chão de grama), é que quanto mais opções tecnológicas que temos, mais são os fatores para nos enrolarmos. E às vezes, as soluções são muito simples mesmo.

Enfim..

Coração partido por ter deixado de lado a mochilona Deuter dos sonhos, pelo peso...decidi-me pela alpina 77, da conquista ( calma...não é off-topic ).

Coração desintegrado, deixei a manaslu na gaveta futura, tb por causa de peso.

Noves fora, restam as azteq e a Falcon, ambas Nautikantes:

As aztec não são autoportantes, a Falcon é.

As azteq são técnicas, a Falcon é meio furustreca.

 

Rachando a cabeça em resolver os pepinos, a gente tem dois caminhos: Ou impermeabiliza e aluminiza a Falcon, o que é fácil, ou dá uma força na portabilidade das azteq.

Uma solução pra ambas azteq, é uma armação em fibra ou alumínio no chão, na forma do contorno do chão das barracas, justo nas áreas dos tirantes e espeques.Onde quer que quiséssemos elas teriam apoio. Calculo em mais ou menos de meio a um quilo, o que pra mim justifica pela tranquilidade.

Na Nepal, até pensei em algumas soluções com varinhas de alumínio extras.

Mas a melhor mesmo, e a mais fácil - não as testei, mas aposto que rola - é na minipack.

Pows: Duas varas em diagonal, cruzadas, mesmo que de fibra, poderiam ser acopladas em seus ilhoses extremos, e passarem por baixo da vara de alumínio padrão, longitudinal. Pronto, sem corte nem costura, nem máagica. A minipack, teoricamente se transformaria numa autoportante, e muito mais reforçada que as outras...pois teria as varas em asterisco de seis pontas.

Vou testar isso.

Se der certo, a minipack fica a minha eleita. Com um toldozino bem leve tipo kampa...ainda monto uma cozinha jeitosa pra prosear debaixo dum lampiãozim.

 

Grande abraços a todos. Ao saírem, apague o fogo : )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
condicoes extremas depende o que vc considera ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

 

mas ja peguei tempestade e fortes ventos a 2500 mts de altitude com a mini pack, sem nenhuma protecao, armei a barraca totalmente exposta as condicoes climaticas ::otemo::::otemo::::otemo:: ja tive ela digamos assim congelada tambem ::ahhhh::::ahhhh:::arrow::arrow::arrow::arrow:

 

20110128204549.JPG

 

20110128204731.JPG

 

20110128204849.JPG

 

Show de bola, Rafael....onde foi isso?

Abrazz : )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
condicoes extremas depende o que vc considera ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

 

mas ja peguei tempestade e fortes ventos a 2500 mts de altitude com a mini pack, sem nenhuma protecao, armei a barraca totalmente exposta as condicoes climaticas ::otemo::::otemo::::otemo:: ja tive ela digamos assim congelada tambem ::ahhhh::::ahhhh:::arrow::arrow::arrow::arrow:

 

20110128204549.JPG

 

20110128204731.JPG

 

20110128204849.JPG

 

Show de bola, Rafael....onde foi isso?

Abrazz : )

 

 

po nao entendi ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

esse post é meu, agora vc perguntou pro rafael ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

 

que rafael ? ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

 

a barraca congelada é na pedra da mina,

a primeira foto, visao de dentro pra fora, foi no cume dos marins, com vista para o itaguare, esse dia peguei uma tempestade muito grande, e a barraca ficou totalmente exposta, pois nao armei ela proximo a nenhuma barreira natural ( pedras ) ::otemo::::otemo::::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...