Ir para conteúdo

Lentes - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Colaboradores

ColorMundi, muito obrigado pelos esclarecimentos.

Analizando melhor, baseado nos seus comentários, realmente voce tem razão. Eu fui nessa festa de casamento e estava próximo quando foram feitas as fotos. só nao me lembro se o fotógrafo estava usando flash nesse momento... mas pelo que voce disse, provavelmente usou.

 

sobre a fotos , coloquei no rodapé delas as caracteristicas de abertura, exposição, distancia focal e ISO.

 

na foto da noiva, dá pra perceber bem que a distancia focal foi pequena, porque as laterais da foto estao começando a se distorcer.. digamos que ja é um "olhinho de peixinho", concorda?

 

bom, dei mais uma pesquisada, resgatei um livro sobre fotografia que eu tinha e realizei alguns calculos sobre os f dessas lentes e cheguei a seguinte conclusão:

 

- a lente que possui maior área de abertura é a opção 1 (50 mm f/1.4).

- comparando as lentes de 50 mm, a abertura f/1.4 proporciona 60% a mais de abertura em relação a uma f/1.8

- comparando as lentes 30 e 35 mm, a abertura f/1.4 proporciona 82% a mais de abertura em relação a uma f/1.8

 

os calculos que realizei, estao no arquivo em anexo.

se alguem puder analisar e dizer se está certo, seria bom.!!

 

de qualquer forma, obrigado pela atenção e pelas dicas. Marcelo Morais

Calculando a Área da Abertura da Lente.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Respostas 201
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

 

bom, dei mais uma pesquisada, resgatei um livro sobre fotografia que eu tinha e realizei alguns calculos sobre os f dessas lentes e cheguei a seguinte conclusão:

 

- a lente que possui maior área de abertura é a opção 1 (50 mm f/1.4).

- comparando as lentes de 50 mm, a abertura f/1.4 proporciona 60% a mais de abertura em relação a uma f/1.8

- comparando as lentes 30 e 35 mm, a abertura f/1.4 proporciona 82% a mais de abertura em relação a uma f/1.8

 

Marcelo,

As fotos que você mostrou foram feitas com uma 5D que é full-frame enquanto você usa uma D90 que possui um sensor menor, nela as 50 mm vão se comportar como mini-teles reduzindo o campo de visão para o equivalente a uma 75 mm na 5D. Já a 30 e a 35 mm produzirão o equivalente ao campo de visão de uma 45mm e uma 52mm na 5D, que talvez seja mais apropriado para uso geral. Eu li boas avaliações de todas as lentes que você listou, se a luminosidade é crítica para você, eu acho que a 30/1.4 seria a mais adequada, senão a 35/1.8 é a melhor relação custo/benefício, na minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

 

bom, dei mais uma pesquisada, resgatei um livro sobre fotografia que eu tinha e realizei alguns calculos sobre os f dessas lentes e cheguei a seguinte conclusão:

 

- a lente que possui maior área de abertura é a opção 1 (50 mm f/1.4).

- comparando as lentes de 50 mm, a abertura f/1.4 proporciona 60% a mais de abertura em relação a uma f/1.8

- comparando as lentes 30 e 35 mm, a abertura f/1.4 proporciona 82% a mais de abertura em relação a uma f/1.8

 

Marcelo,

As fotos que você mostrou foram feitas com uma 5D que é full-frame enquanto você usa uma D90 que possui um sensor menor, nela as 50 mm vão se comportar como mini-teles reduzindo o campo de visão para o equivalente a uma 75 mm na 5D. Já a 30 e a 35 mm produzirão o equivalente ao campo de visão de uma 45mm e uma 52mm na 5D, que talvez seja mais apropriado para uso geral. Eu li boas avaliações de todas as lentes que você listou, se a luminosidade é crítica para você, eu acho que a 30/1.4 seria a mais adequada, senão a 35/1.8 é a melhor relação custo/benefício, na minha opinião.

 

Concordo, em tudo.

Se grana não é problema, vai de 1.4 e azar. Mas lembre que 1.4 (1.8 também) tem um plano focal estreitíssimo.

Eu acho que pra grande maioria dos caos 1.4 é desnecessário, é pouco ganho luminoso em relação a 1.8, com muita grana a mais. A vantagem vale o custo quando se precisa de altissima qualidade ótica, principalmente no que diz respeito a aberração cromática.

 

 

Faltou eu falar do flash: essas fotos postadas são com flash.

Cara, flash pode ser lindo. O negócio é aprender a usa-lo de maneira que reflita bem o que tu planejou pra imagem. Se quer flash sem cara de flash, não tem grandes mistérios. Tem o caminho de difundir bem a luz, tem o caminho de usar muita luz ambiente e daí o flash ser só preenchimento, contorno, etc. E tem o caminho de usar as duas (ou mais) técnicas.

 

o cara das fotos que tu postou soube fazer ótimo uso, pro meu gosto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Pessoal,

Gostaria de uma ajuda.

Resolvi comprar minha 1 maquina DSLR para depois começar a fazer um curso de fotografia. Nao quero trabalhar com foto, apenas como lazer e fotografar minhas viagens. Por exemplo: agora estou indo para machi pichu e Atacama e no final do ano vou fazer um Safari na africa.

Depois de ler um monte de coisas, resolvi comprar em NY uma canon t3i e uma lente 50mm de 1.8. No kit posso escolher Entre 75-300, uma 55-250 ou uma 18-135, que sai um pouco mais cara.

O que v Cs me recomendam???

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Pessoal,

Gostaria de uma ajuda.

Resolvi comprar minha 1 maquina DSLR para depois começar a fazer um curso de fotografia. Nao quero trabalhar com foto, apenas como lazer e fotografar minhas viagens. Por exemplo: agora estou indo para machi pichu e Atacama e no final do ano vou fazer um Safari na africa.

Depois de ler um monte de coisas, resolvi comprar em NY uma canon t3i e uma lente 50mm de 1.8. No kit posso escolher Entre 75-300, uma 55-250 ou uma 18-135, que sai um pouco mais cara.

O que v Cs me recomendam???

Valeu

 

Opa, a 50 1.8 é um bom investimento sempre. Baixo preço e qualidade exemplar. Com o tempo, já vi ela virar a lente preferida de muita gente.

 

Eu uso Nikon, não vou me arriscar dizer nada sobre a qualidade das lentes Canon.

 

Quanto ao range, a 55-250 seria uma boa lente única por um tempo caso ela venha com estabilizador de imagem. É um ganho que garante imagens mais nítidas e outras possibilidade de usos. Mas como você já vai ter um 50mm, não sei se ainda é um investimento muito bom para "lente única".

 

A 75-300 seria excelente para um Safari, mas te deixaria na mão numa viagem para machu picchu. Você sentiria falta de um angulo mais aberto para fazer fotos da paisagem e/ou em lugares com pouco espaço. Teria que colocar a 50mm. Eu particulamente não uso a 50mm para paisagem, acho que fica fechado demais. Você vai fotografar muito em 24, 35mm, etc.

 

A 18-135 vai ter permitir fotografar em espaços fechados, fazer imagens de paisagens amplas e ainda vai de dar um gostinho quando tentar pegar um detalhe. Depois, seja pra onde seu grau de exigência e gosto por fotografia caminhar, será uma lente fácil de vender. Te indico até os fórum onde sempre tem gente atrás de lentes.

 

Boas fotos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Olá, possuo uma Nikon D3100 e tiro foto de esportes e paisagens, possuo apenas a lente do kit, mas costumo tirar fotos com uma 70-200mm de um amigo, gostaria de comprar uma mas está fora do meu orçamento no momento. Li bastante no forum e fiquei na duvida em 2, a 18-250mm e a 70-300mm. Qual das 2 seria mais interessante?? As 2 estão na msm faixa de preço na BH.

 

Brigadão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...