Ir para conteúdo

Lentes - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Colaboradores
É furada comprar lentes usadas ? O valor é muito atrativo.

 

abraço

 

Rodrigo

 

Rodrigo e Gi,

 

Eu não recomendaria para principiantes comprarem lentes usadas. Mesmo fotógrafos experientes compram apenas de pessoas conhecidas no mercado ou confiáveis. Existem muitos problemas que podem não serem detectados à primeira vista. Quanto a fungos, em tese bastaria montar na máquina e testar, outros problemas não são tão fáceis de verificar, principalmente em lentes que não sejam das mesmas marcas da fabricante do corpo (ex. sigma), existem lentes que teimam em registrar erro 99, outras com problemas de front ou back focusing.

 

Talvez seja o caso de pesquisar o preço das novas. Por falar nisso, está a procura de alguma lente específica? para qual corpo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 201
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Colaboradores

Eu comprei recentemente uma Nikon D-3100 com a lente do kit 18-55mm.

 

Quero mais uma lente com maior distância focal para complementar. Fui fazer umas fotos de animais e foi decepcionante, acabei de voltar do Paraguai, mas não tinha noção nenhuma de fotografia.

 

Uma 70-300mm acho que seria legal.

 

Porém gostaria de uma com estabilizador VR. Tenho medo de não conseguir fazer boas fotos sem o estabilizador.

 

No mercado livre está em torno de R$ 900,00 uma usada (da Nikkor)

 

abraço

 

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Eu comprei recentemente uma Nikon D-3100 com a lente do kit 18-55mm.

 

Quero mais uma lente com maior distância focal para complementar. Fui fazer umas fotos de animais e foi decepcionante, acabei de voltar do Paraguai, mas não tinha noção nenhuma de fotografia.

 

Uma 70-300mm acho que seria legal.

 

Porém gostaria de uma com estabilizador VR. Tenho medo de não conseguir fazer boas fotos sem o estabilizador.

 

No mercado livre está em torno de R$ 900,00 uma usada (da Nikkor)

 

abraço

 

Rodrigo

 

Olha, eu recomendaria a 55-200 que é uma lente barata, lá fora deve custar em torno de 170usd e numa câmera cropada igual a sua vc teria 200mx1,5=300mm, o que já é bem razoável e, tem VR. Poxa, vc deveria ter comprado quando comprou a camera hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
É furada comprar lentes usadas ? O valor é muito atrativo.

 

abraço

 

Rodrigo

 

 

Eu só recomendo comprar equipamento usado de quem você conhece ou se ver pessoalmente. Pela internet sem conhecimento prévio é muito complicado. Tem muita lente judiada por aí, com fungos ou com backfocus... O Dolar agora está muito alto e sei que é tentador, mas é bom verificar a procedencia antes e o motivo da venda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Eu comprei recentemente uma Nikon D-3100 com a lente do kit 18-55mm.

 

Quero mais uma lente com maior distância focal para complementar. Fui fazer umas fotos de animais e foi decepcionante, acabei de voltar do Paraguai, mas não tinha noção nenhuma de fotografia.

 

Uma 70-300mm acho que seria legal.

 

Porém gostaria de uma com estabilizador VR. Tenho medo de não conseguir fazer boas fotos sem o estabilizador.

 

No mercado livre está em torno de R$ 900,00 uma usada (da Nikkor)

 

abraço

 

Rodrigo

 

Olha, pesquisei bastante sobre lentes para fotos de animais, pois irei ao Pantanal em outubro. Há uma certa unanimidade de que 200mm ainda é pouco, especialmente para pássaros. De fato, já possuo uma 18-200 e a aproximação é menor do que a gente pensa que chegaria.

 

Existem duas 70-300. A primeira é sem auto-foco e sem VR, então a chance de você tirar fotos desfocadas é grande. Principalmente pelo VR, pois a 300mm isso se torna quase uma obrigatoriedade. Qualquer trepidação prejudica mais o foco do que a menores distâncias focais.

 

A 70-300mm VRII é uma das melhores lentes DX, sendo praticamente uma unanimidade na faixa de preço. Se puder pagar, vá nela. É possível consegui-la nova e original por 1450 no Rio (www.boadica.com.br - pesquisa de preços). Eu ia nela, mas acabei indo de 18-200 porque no momento minha maior necessidade é andar com o menor número de lentes possível.

 

Um meio termo é a 55-300. Tá +- 1000 reais nova e original no Boadica. Não tem a mesma qualidade da 70-300, mas é superior à 55-200 em qualidade ótica e em alcance. E é ligeiramente mais cara do que essa usada que você está pesquisando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Pensador

 

Desisti de comprar uma usada.

 

Achei que só devesse me preocupar com fungos e riscos aparentes, mas pelo que estou vendo o buraco é BEMMM mais embaixo.

 

Realmente deveria ter comprado no Paraguai ... eu deveria ter pesquisado mais antes de ir.

 

Marcos

 

Engraçado, foi no Pantanal no ano passado que decidi comprar outra câmera, não consegui fazer foto de nenhum animal com minha compacta antigona.

 

Quanto ao foco uso sempre o manual, nunca o auto-foco, achei que seria bom para treinar. Em uma 300mm fica mais difícil fazer foco manual ?

 

Agora o VR deve ser essencial mesmo, deste não abro mão numa 300mm.

 

O que não entendo é a 55-300mm ser mais barata que a 70-300mm considerando que a versatilidade é maior ... por quê ? Ela tem VR e auto-foco ?

 

Obrigado !!

 

abraço

 

 

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Acho que o foco manual nem sempre é fácil de fazer. Em condições de pouca luz por exemplo a chance de errar é grande e para objetos em movimento é quase impossível. Então contar com o auto-foco é sempre bom. A 300mm creio que a dificuldade de focar manualmente seja a mesma, você verá o objeto ampliado. O problema no caso é a trepidação. Sem falar, é claro, no peso e tamanho das teles a 300mm.

 

A 55-300 tem auto-foco mais lento (principal problema, segundo muitos), construção mais frágil e qualidade ótica menor (mas que talvez você nem perceba). E a 70-300 ainda conta com VR-II, enquanto a 55-300 é VR apenas. Eu só iria na 55-300 se só tivesse grana para ela, pois a maior versatilidade é basicamente desprezível nessa faixa. É só chegar um pouco para trás.

 

Ao escolher equipamento, você não deve se basear só nas características técnicas comuns. É bom ler reviews, que apontarão problemas que só nos testes você percebe, como distorção, qualidade do bokeh, nitidez, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Pensador

 

Desisti de comprar uma usada.

 

Achei que só devesse me preocupar com fungos e riscos aparentes, mas pelo que estou vendo o buraco é BEMMM mais embaixo.

 

Realmente deveria ter comprado no Paraguai ... eu deveria ter pesquisado mais antes de ir.

 

Marcos

 

Engraçado, foi no Pantanal no ano passado que decidi comprar outra câmera, não consegui fazer foto de nenhum animal com minha compacta antigona.

 

Quanto ao foco uso sempre o manual, nunca o auto-foco, achei que seria bom para treinar. Em uma 300mm fica mais difícil fazer foco manual ?

 

Agora o VR deve ser essencial mesmo, deste não abro mão numa 300mm.

 

O que não entendo é a 55-300mm ser mais barata que a 70-300mm considerando que a versatilidade é maior ... por quê ? Ela tem VR e auto-foco ?

 

Obrigado !!

 

abraço

 

 

Rodrigo

 

Rodrigo e Gi,

 

Dá uma olhada no que o Marcos falou, não tenho parâmetros para comparar a 55-300 com a 70-300 em termos de qualidade construtiva, ótica, definição da lente etc. Dá uma olhada nos reviews.

 

Quanto a fazer o foco, quanto maior a distância focal, mais difícil de utilizar uma lente sem estabilizador, ainda mais que estas tele são escuras. Como exemplo a 300mm vc precisaria de velocidade de obturador de 1/(300x1,5) que daria 1/450 que não é fácil numa abertura 5.6 não é fácil não e em fotos de animais nem sempre é possível utilizar tripé.

 

Eu tenho uma lente 35-350mm (canon) muito boa da série L que raramente uso (talvez 1 vez por ano), no resto do tempo utilizo primes 28, 50, 100mm (macro), um teleconverter 2x, ou uma super angular 10-22 que tenho e que me é mais útil. Tudo depende daquilo que deseje fotografar.

Sinceramente jamais gostei do resultado de fotos com super teles feitas na mão em situações onde não é possível preparar a foto antes. Point and shot com super tele normalmente não fica legal. Às vezes é melhor tirar uma foto mais bem pensada mesmo que com menor zoon e cropar depois.

 

Outro conselho é que não tenha dó de comprar lentes boas. Lentes te servem para muitos anos e lentes ruins vc acaba encostando depois sem usar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Marcos / Pensador

 

SISTEMA VR

Tem um post de um cara no youtube fazendo um vídeo com e sem o VR nessa 70-300mm.

A diferença é brutal, pelo menos em vídeo deve corrigir uns 80% da trepidação, em foto deve ser até maior, incrível.

 

VALOR

O preço também é praticamente o dobro, mas justifica.

 

DISTÂNCIA FOCAL

Acho que ainda tenho resquícios desse conceito do ZOOM que a mídia nos empurra.

 

Antes de começar a pesquisar via aquela Fujifilm zoom 42x na vitrine do Carrefour e babava, pensava ''nossa, deve ser a melhor câmera do mundo !!!'' rsrsrs.

 

Vou pesquisar mais o que é esse fator de crop, ainda não entendi muito bem. Basicamente o que entendo é que a qualidade da imagem fica tão boa que posso fazer o zoom em um software que no final fica legal, é isso ?

 

Mesmo assim estou inclinado a comprá-la, com um tripé vai ser muito legal fazer umas fotos.

Além de animais sempre quis tirar fotos da Lua.

 

SITES/LOJAS CONFIÁVEIS

 

Na BH de NY está por U$ 526,00 ...

 

Em lojas físicas não achei por menos de R$ 2.300,00

 

Sites conhecidos (americanas / submarino) faixa de R$ 2.800,00 ... tem até por R$ 3.800,00 !!!

 

Mercado livre achei por até R$ 1.850,00 prometendo nota fiscal e tudo, usuário com excelente pontuação. Nunca comprei no mercado livre, fico meio com 3 pés atrás.

 

abraço

 

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Rodrigo e Gi,

 

Realmente, o estabilizador de imagem é muito importante ainda mais para esta distância.

Quanto ao fator de crop, sua máquina tem um fator de 1,5X comparado com sensores full frame então todas as lentes vc multiplica a dist focal por ex. 300mm por 1,5X ai vc tera a dist focal efetiva, pois os sensores apsc são menores.

 

Quanto a cropar uma fotografia, é algo comum na pós edição, porém a foto precisa estar bem tirada, ou os problemas se ampliam com a cropagem, ficando mais evidentes.

 

Por último tenho que te lembrar que não é pq a lente é por exemplo 70-300mm que vc vai conseguir fazer aquelas fotos de insetos gigantes, para aquelas fotos vc precisa de lentes MACRO ou teleconverters.

 

qualquer coisa só falar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...