Ir para conteúdo

Pai Mochileiro......Filho Mala # bate-papo


Posts Recomendados

  • Membros

Aí, pessoal, repassando uma reportagem interessante do Webmotors sobre segurança dos pequenos:id="red">

 

Perigo oculto

 

Tecnologia da Fórmula 1 é aplicada em veículos para aumentar segurança infantil

 

Texto: Fernando Calmon

Fotos: Divulgação

 

Viajar no banco traseiro dos carros pode parecer mais seguro e os ocupantes tendem a relaxar, dispensando o uso dos cintos de segurança. Mas essa não é a realidade. Estudos de acidentologia - nova ciência dedicada a todos os aspectos que envolvem os desastres automobilísticos - concluíram que 70% das mortes e ferimentos graves em rodovias ocorrem com adultos no banco traseiro, em geral sem a proteção dos cintos.

 

Também se observou uma alta incidência de passageiros que deslizam sob o cinto em fortes impactos frontais, fenômeno conhecido como submersão. Automóveis modernos utilizam cintos com pré-tensionadores pirotécnicos (pequena detonação acionadora) e apoio adicional no assento que firmam o passageiro contra o banco para evitar que o corpo escorregue para frente. Além disso, a ancoragem do cinto é estudada para que este se mantenha firmemente sobre as coxas e a pélvis, sem passar pelo abdômen, parte frágil do corpo. Estudos indicam que se todos os carros usassem esse sistema e os passageiros, os cintos, as mortes cairiam 39% e os ferimentos graves, 30%.

 

Cuidado com as crianças

 

Cerca de 30% dos passageiros que viajam no banco de trás, em veículos envolvidos em acidentes rodoviários na Europa, são crianças abaixo de 10 anos. Quando os projetistas desenvolvem sistemas de segurança para os baixinhos, sabem que o corpo de uma criança não é o de um adulto em escala reduzida. A coluna cervical de um bebê, por exemplo, não resiste ao efeito chicote, ou seja, o movimento da cabeça para frente e para trás no processo de impacto. Também a espinha dorsal não está totalmente formada junto à pélvis, uma diferença morfológica que traz vulnerabilidade adicional. Por razões como essas, precisam de bancos especiais adaptados à sua anatomia.

 

Cerca de 60.000 crianças são feridas em acidentes nas estradas todos os anos na Europa, muitas vezes em razão direta da ausência ou má adaptação de sistemas de segurança. Em 22% dos casos, uma proteção adequada já preveniria ferimentos graves. Crianças precisam estar sempre firmemente atadas ao seu banco, utilizando o sistema adaptado à sua idade. O ideal é usar um banco que disponha de fixação Isofix, dispositivo de ancoragem normatizado existente em vários automóveis fabricados nos últimos oito a dez anos. Esse sistema busca evitar uma fixação incorreta e, portanto, minimiza os riscos de ferimentos em colisões.

 

A Isofix proporciona uma interface padronizada entre o banco infantil e o veículo, com dois anéis de encaixe na junção do encosto com o assento e um terceiro para bancos que são fixados na direção contrária ao movimento do carro. Alguns fabricantes incluem um terceiro ponto também para os bancos convencionais, colocados na direção do movimento, a fim de garantir mais firmeza. Como a morfologia da criança muda rápido, o sistema Isofix foi projetado para três faixas de idade: até 2 anos (proteção maior para o pescoço), de 2 a 4 (cuidado especial com a cabeça) e de 4 a 10 anos (prioridade para evitar submersão e danos no ventre).

 

 

Inspiração na Fórmula 1

 

O novo Renault Clio III introduziu um inédito conceito de banco infantil, na posição central traseira, especialmente para crianças entre 6 e 10 anos. A almofada do assento é mais curta para que elas possam se acomodar de modo apropriado. As fivelas estão colocadas mais à frente e abaixo, assegurando o posicionamento correto do cinto junto à pélvis. Uma guia adicional do cinto, acima do encosto, previne o desconforto na região do pescoço.

 

Porém, ainda mais interessante é o sistema opcional de retenção da cabeça da criança, obtido com o rebatimento da parte anterior do encosto de cabeça central do banco traseiro do veículo. Essa proteção extra recebeu inspiração do dispositivo de segurança, batizado de HANS, obrigatório em algumas categorias do automobilismo de competição e que, no caso, se integra ao capacete do piloto. HANS é a sigla em inglês para Head and Neck Support (Apoio para Cabeça e Pescoço). Foi concebido para evitar movimentos bruscos e estiramentos que podem ser fatais em acidentes na pista. É a primeira adaptação aos carros de rua que se tem notícia e sem dúvida pode colaborar essencialmente para reduzir lesões graves em crianças.

 

Fonte: Webmotors (www.webmotors.com.br)

Link para o comentário
  • Respostas 174
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Oi, Gente!

 

Me diverti um bocado lendo as histórias de vocês, também tenho um bebê de 6 meses e meio, a Poliana, que é um amoreco.

Antes, o pai dela e eu, viajávamos pelo Brasil inteiro, de carro, moto, avião, e até de jegue, se fosse preciso, rs.

Quando a Polly nasceu, tínhamos uma pick-up cabine estendida, que teve que ser substituída por uma cabine dupla na mudança da cadeira pequena por outra maior, mês passado, quando ela completou os nove quilos.

Desde o início, mais ou menos com dois meses, ela viaja conosco para o interior e fica na cadeirinha por horas, numa boa. Só que ela dorme, o que é um pouco ruim, por que a cadeira nova, para crianças a partir dos nove quilos, não reclina muito, e conforme o sono vai ficando mais pesado, ela vai ficando toda tortinha, e eu morro de medo dela ficar dolorida. E aí, vocês têm alguma dica pra isso?

A minha dica pra vocês é verificar na próxima viagem o que realmente foi usado pelas crianças (no início, eu carregava muito mais coisas do que ela realmente utilizava) e na próxima viagem, descartar tudo o que foi levado em excesso. Vale também levar toalhas tipo fralda, que ocupam menos espaço e podem ser lavadas depois do banho no próprio banheiro que dá tempo de secar até de manhã.

Aqui em Salvador faz muito calor, e na maior parte do tempo a deixo com apenas a fralda descartável e uma camisetinha sem manga quando o ar condicionado está ligado. Dessa forma, levo poucas roupas e compro fraldas descartáveis por onde passo, pra não ocupar muito espaço.

No carnaval, iremos pra Caruaru, a mais ou menos 800Km daqui, vai ser uma viagem bem mais longa do que as de costume, alguma dica?

Beijos a todos!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Oi Agnes

tua filha dorme o tempo todo? que sorte! he! he! he!

o meu só dorme depois de quase matar a gente de cansaço! kkkkk!

agora compramos a cadeira maior, e ele dorme sentado numa boa....

agora no verão ele tb fica só de fralda, o que é um problema , pois o conto tem uma fivela na altura da barriga.... que deixa marcas na pele se ele vier pra frente.

eu tenho colocado uma fralda para amenizar.

quanto a carregar coisas é sempre o mesmo problema, que nós tb enfrentamos, carregamos várias coisas que não usamos, e sempre esquecemos algo que vamos usar.kkkkkkkk!!!

 

abraço e bem vinda!

Link para o comentário
  • Membros

Oi, Adriano!

 

Olhe pelo lado bom, podia ser pior, ele podia ser dessas crianças que enjoam e vomitam o tempo todo (ninguém merece!), rs...

Neste fim de semana fomos para o interior e levei umas toalhas para calçar a cabeça e o pescoço da Poliana, foi bem melhor do que as inúmeras tentivas anteriores, melhor até do que com travesseiro... Acho que agora que ela está cada vez mais durinha vai ficar mais fácil viajar.

Quanto as "tralhas" que a gente tem que carregar, acho que só tendem a aumentar, agora não está mais dando pra dormir com ela entre nós dois, vamos ter que começar a levar o cercadinho (comprei um de montar e desmontar pra caber no carro).

Mas é assim mesmo, dá um trabalho danado, mas é a melhor coisa do mundo!

 

Obrigada!

Link para o comentário
  • Membros

Olá adriano e a todos.

 

Também temos um filho, que hoje faz 3 anos. Eu e minha mulher somos geógrafos, e havíamos viajado bastante até nascer o Caio, nosso filho. Quando ele tinha 1 ano fomos de São paulo até Vitória (uns 1000km) e preferimos ir a noite para ele ir dormindo. E foi perfeito. Ele dormiu na marginal Tietê e só acordou quando paramos o carro, e Vitória. Em dezembro agora fomos a Salvador (uns 2.200km) e decidimos ir direto, sem parar. Estávamos apreensivos em relação ao comportamento dele, mas foi tudo perfeito novamente: ele dormia, acordava, brincava, conversava, dormia, acordava e chegamos lá depois de umas 28 horas de estrada. Agora acho que todos os limites foram testados. Em julho pretendemos ir à Argentina (Buenos Aires e Peninsula Valdés). Também pretendo direto e acho que vai correr tudo bem. Veremos.

 

Abraço

Marcio

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Oi Márcio

 

Bem vindo e parabéns pelo aniversário da Caio!!!

é esta de viajar à noite parece uma boa tática, eu é que não gosto muito. Na volta da nossa viagem em novembro para SP, tb toquei direto de Campos do Jordão até Floripa, tinha planos de dormir em Registro, mas como o Pedro dormiu, resolvemos aproveitar e viajar masi tranquilos....foi muito cansativo, quase 15h de viagem, mas chegamos bem.

 

Muito legal esta de ir até a Argentina. Estivemos por lá em nov. de 2004. No fim do ano pretendemos fazer o litoral do Uruguai, e em 2008 fazer nossa grande expedição até a Terra do Fogo..espero que de certo!

 

abraço!

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi, Gente!

Desanimaram de escrever?

Chegamos de viagem anteontem, foi muito legal. A Poliana se comportou super bem, dormiu metade do tempo e na outra metade ficou conversando (na língua dela, é claro!). Algumas vezes chorou um pouco pedindo colo, mas procurei planejar a viagem de maneira que pudéssemos parar de vez enquando para descansar.

Levamos o cercadinho desmontável, mas nem chegamos a usá-lo, nos hotéis ficamos em quarto que tinham uma cama de casal e outra de solteiro, juntaávamos as duas e dessa forma era possível dormir com ela no meio.

Foram 880km de ida e quase mil de volta (paramos em algumas cidades no caminho de volta). Não pudemos visitar a feira de Caruaru, que não funcionou no carnaval, mas passamos em outras cidades que tinha feirinhas bem interessantes e baratinhas.

Teve uma cidade chamada Tobias Barreto onde a venda de bordados é enorme e muitíssimo barata. Uma colcha de cama feita e bordada a mão, que em Salvador custa em média 200 reais e no Rio uns 300 e poucos, sai por 60. Tinha cada coisa linda que só vendo... Infelizmente a cidade não tem boa infra-estrutura, não tem hotéis nem camping, tem só umas pousadinhas onde ficar com criança é meio complicado, por isso fomos embora direto para casa. Pegamos uma estrada na tentativa de encurtar caminho, mas nos demos mal, fizemos 39 km em mais de duas horas, tamanha era a buraqueira. E por incrível que pareça, a Poliana dormiu horrores com o balanço do carro, deu para ela ir na frente, no meu colo, pois a velocidade era mínima, e só cruzamos com dois carros durante todo o trajeto...

Foi ótimo, deu pra perceber que a Polly é estradeira feito os pais!

Eu tava pensando no filho do Adriano. Por que você não dá um suquinho de maracujá ou um chazinho de erva cidreira pra ele meia hora antes de viajar? Eles dormem que é uma beleza! Se não funcionar ele tomando diretamente, fale pra sua esposa tomar que é tiro e queda, outro dia, depois do almoço, tomei dois copos de suco de maracujá e a Poliana dormiu o dia todo!

É isso!

Felicidades a todos, Agnes.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Oi Agnes!

 

não é desânimo não, só falta de novidades.....

 

bom viajar no carnaval né?

nós não viajamos, ficamos em floripa aproveitando a praia e o calor...o verão tá acabando né? pelo menos por aqui....

 

hehehehe já tentamos maracujá e erva cidreira, não funcionou...

aí descobrimos a melissa!!!!!!

é o que tem funcionado....funciona tão bem que dá até medo....

ele fica muuuuito calmo, parece chapado...por isso damos só um pouquinho.

agora ele começou a andar...então ficou mais fácil...deixamos ele à vontade, correndo por tudo, aí ele se cansa e tem dormido melhor!

 

abraço

 

Adriano

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Oi Agnes,

 

Bom que vc conheceu Tobias Barreto, é a capital sergipana dos bordados e realmente tem tudo muito barato, vale a pena, mas como vc disse, sem estrutura, nem para adultos quanto mais para ir com crianças!

Caríssimo Adriano, como vai Pedro o Grande? espero que tudo bem!

Estive sumido mas vou voltar a dar meus pitacos de vez em quando.

Abraço forte!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Aê pessoal

 

como estão? tudo OK?

com a gente tudo ótimo!!!!

eu tb estou com pouco tempo...tem que trabalhar pra poder gastar hehehehe!

 

no último final de semana, estivemos na ilha do mel, no litoral do PR.

é um lugar incrível! muito legal mesmo....

fomos no encontro dos mochileiros de SC e PR, o ruim é que roubram nossa máquina digital.....ficamos sem máquina e sem fotos....

 

mas tudo bem...é a vida...

 

a viagem foi ótima, foram 4 horas de carro e uma hora de barco!

O Pedro se comportou suuuuuper bem!!!!!!!

agora ele já anda, então fica mais fácil deixar ele solto...

ele corre o dia todo.....se cansa e depois dorme tranquilo...

Agora sim, está ficando bom viajar com ele!

 

abraços a todos!!

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...