Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 182
- Visualizações 45k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
rodrigopaulo 74 posts
-
marcelapena 9 posts
-
Jéssika Costa 8 posts
-
quel.teixeira 6 posts
Fala galera mochileira!
Cheguei recentemente do meu primeiro (de muitos, eu espero...) mochilão e hoje estou aqui para começar a escrever o meu relato. Eu me sinto na obrigação de dar minha contribuição nesse fórum pois foi daqui que tirei 90% das informações que eu precisei, principalmente lendo o relato de tantos outros mochileiros que já fizeram o mesmo roteiro que o meu. Um salve especial para o rodrigovix e para a polybhh que foram os relatos de onde eu tirei muitas informações úteis para montar o meu roteiro. Quero agradecer também a todos os outros relatos que eu li, mas que dificilmente eu vou lembrar de cabeça agora (malz aê galera
)
Eu não tenho palavras (mas vou tentar ter) para descrever 100% como essa viagem foi magnífica pra mim. Fazia muito tempo que sonhava em fazer um mochilão pela América do Sul, mesmo sem ter informações da maioria dos destinos que eu fui. E essa ideia começou a tomar mais forma na metade do ano passado mais ou menos. Minha namorada, que apesar de não curtir muito a ideia de fazer um mochilão, topou fácil a ideia (com algumas condições
) e embarcou comigo nessa.
Foi aí que comecei a buscar mais informações e comecei a me encantar pouco a pouco com todos os lugares maravilhosos que visitei. E posso dizer, com certeza, que nenhum deles me decepcionou. Mesmo as cidades onde eu passei um perrengue ou outro (afinal sempre passamos), me encantaram de alguma forma. E eu quero compartilhar tudo isso aqui com vocês, caros colegas de mochila.
Uma das coisas que mais me preocupava era o fato da época. Fevereiro, geralmente é um mês de muita chuva em todo o Peru. E esse ano por causa do fenômeno El Niño as coisas tenderiam a se agravar. Mas, milagrosamente, o El Niño inverteu os efeitos esse ano e o Sol reinou durante praticamente toda a nossa viagem. Foi uma sorte danada. Nós arriscamos e não sofremos nem perdemos nada por causa das chuvas. Vivas à Pachamama!
Vou tentar colocar no relato o máximo de informações possíveis, todos os gastos, os lugares que visitei, dicas valiosas e muitas, mas MUITAS fotos. É isso que vocês podem esperar do meu relato. Mas enfim, chega de blá, blá, blá e vamos às informações que interessam.
ÍNDICE DOS POSTS
Capítulo 1 - Lima e o primeiro contato com a imensidão do Oceano Pacífico - 07/02/16
Capítulo 2 - Um mergulho no Centro Histórico de Lima - 08/02/2016
Capítulo 3 - Os encantos do Oásis de Huacachina - 09/02/2016
Capítulo 4 - Pinguins! Pinguins! Islas Ballestas, Paracas e um banho gelado no Pacífico! - 10/02/2016
Capítulo 5 - Arequipa, a apaixonante Ciudad Blanca - 11/02/2016
Capítulo 6 - Uma aula de sociologia, tradição e história. Imersos no fantástico Valle del Colca - 12/02/2016
Capítulo 7 - Yanahuara: uma charmosa face de Arequipa no dia da despedida - 13/02/2016
Capítulo 8 - Cruzando a fronteira da Bolívia: do caos de Copacabana à paz da Isla del Sol - 14/02/2016
Capítulo 9 - De Copacabana a La Paz: Se eu não morri aqui, não morro nunca mais! - 15/02/2016
Capítulo 10 - La Paz: a grande favela do mundo - 16/02/2016
Capítulo 11 - O eletrizante downhill na (literalmente) tenebrosa Carretera de La Muerte - 17/02/2016
Capítulo 12 - Deadpool à la Bolívia! - 18/02/2016
Capítulo 13 - Is this the real life? Is this just fantasy? - A magia do Salar alagado - 19/02/2016
Capítulo 14 - Vulcões, lagunas, flamingos e... neve! O espetacular Deserto de Siloli - 20/02/2016
Capítulo 15 - Chi, chi, chi! Le, le le! San Pedro de Atacama e nosso primeiro passo nas terras chilenas - 21/02/2016
Capítulo 16 - Fugidinha pra Santiago! - 22/02/2016
Capítulo 17- Pernas pra que te quero na belíssima capital Chilena - 23/02/2016
Capítulo 18 - Salúd! Brindando à vida na vinícola da Concha y Toro - 24/02/2016
Capítulo 19 - Valparaíso e Vinã del Mar: de Neruda à Cidade-Jardim - 25/02/2016
Capítulo 20 - 48h de viagem rumo à Cusco - Parte I
- 26/02/2016
Capítulo 21- 48h de viagem rumo à Cusco - Parte II
- 27/02/2016
Capítulo 22 - Finalmente... CUSCO!!! - 28/02/2016
Capítulo 23 - O Vale Sagrado dos Incas - Pisac, Ollantaytambo e Chinchero - 29/02/2016
ROTEIRO
O roteiro que eu fiz é o clássico de Peru, Bolívia e Chile, com algumas pequenas modificações. A chegada foi por Lima (por causa da passagem mais barata) e depois começa a fazer o círculo no sentido horário. Esse sentido é melhor porque você vai se aclimatando aos poucos: Lima no nível do mar, depois Arequipa (ou Cusco), que já é um pouco mais alta, depois La Paz, Uyuni, que é onde você pega as maiores altitudes. Dessa forma é melhor pra evitar o sorochi.
06/02 - Recife / São Paulo / Lima
07/02 - Lima
08/02 - Lima
09/02 - Huacachina
10/02 - Islas Ballestas / Paracas
11/02 - Arequipa
12/02 - Colca Canyon
13/02 - Arequipa / Puno
14/02 - Puno / Copacabana / Isla del Sol
15/02 - Isla del Sol / Copacabana / La Paz
16/02 - La Paz
17/02 - La Paz
18/02 - La Paz / Uyuni
19/02 - Salar de Uyuni
20/02 - Salar de Uyuni
21/02 - Salar de Uyuni / San Pedro de Atacama
22/02 - San Pedro de Atacama / Calama / Santiago
23/02 - Santiago
24/02 - Santiago
25/02 - Valparaíso / Viña del Mar
26/02 - Santiago / Calama / Arica
27/02 - Arica / Tacna / Arequipa / Cusco
28/02 - Cusco
29/02 - Cusco
01/03 - Cusco
02/03 - Cusco / Águas Calientes
03/03 - Machu Picchu / Águas Calientes / Cusco
04/03 - Cusco / Lima / São Paulo / Recife
"Mas Rodrigo, que danado é esse 8 aí no meio do seu roteiro? Explica pra gente!"
Então, normalmente o roteiro clássico, ao sair de Huacachina, passa por Cusco, Puno e vai pra Copacabana, deixando Arequipa pra ir depois de San Pedro do Atacama. Ocorre que em Machu Picchu eu queria muito fazer a Trilha Inca, que no mês de fevereiro está fechada para manutenções. Portanto eu fiz esse malabarismo todo no meu roteiro para poder começar a Trilha Inca no dia 01/03.
Meu roteiro ainda incluía 10 dias em Huaraz, pra fazer o Trekking de Santa Cruz. Minha namorada voltaria ao Brasil e eu continuaria por lá mais um pouco ainda. Mas no fim da viagem várias coisas foram acontecendo e eu fui ficando cansado, também, por isso eu decidi antecipar minha volta ao Brasil e deixar Huaraz para uma outra oportunidade.
PASSAGENS AÉREAS
Bom, pra nós que somos de Recife foi muito difícil encontrarmos uma promoção que realmente valesse a pena, como ocorre pra quem é de São Paulo. Passamos um bom tempo de olho no preço das passagens, e realmente estavam um pouco salgadas. Até que surgiu uma promoção da TAM por 28.000 milhas saindo de Recife. Foi o melhor que conseguimos. Como não tínhamos milhas suficientes, compramos as passagens através do site MaxMilhas e acabou saindo, com todas as taxas, por R$ 1.400, o que foi um preço até que razoável.
CUSTO DA VIAGEM
Essa questão de custos é algo muito particular, depende muito da sua disposição em abrir mão de algumas coisas. Como estava viajando com minha namorada, nós sempre nos hospedamos em hostel mas em quarto de casal, com banheiro privativo, o que acaba saindo um pouco mais caro do que pra quem fica em quarto compartilhado. Nós namoramos à distância (6h de viagem) e nos vemos somente a cada 15 dias (sim, é muito amor
). E essa viagem foi uma oportunidade única para ficarmos mais perto um do outro. Por isso, optamos por um pouco mais de privacidade.
Além do mais, tiveram outras duas coisas que encareceram um pouco a viagem. Uma foi a Trilha Inca para Machu Picchu que custou U$ 325, ou, pra quem se lascou com o dólar nas alturas... R$ 1.300!!! Isso já é um custo significativo. Outra coisa, mas aí eu não tenho nenhum arrependimento, foram os gastos em restaurantes. Nós gostamos muito de comer bem, então em alguns lugares da nossa viagem (Lima e Santiago, principalmente) nós não tivemos pena e reservamos um dinheiro para conhecer alguns restaurantes badalados da cidade.
Mas tirando esses pontos, a nossa viagem foi no estilo mochileiro mesmo, sempre buscando gastar o mínimo possível. Então, antes de você fechar a página do navegador, continue comigo que aqui tem muita informação pra você que está indo no low-cost TOTAL, também!
Estou anexando duas planilhas. Uma que eu fiz ANTES de viajar, com uma estimativa dos custos (que foi uma mão na roda, porque bateu certinho). E outra DURANTE a viagem com todos os custos da viagem. Foi uma planilha que eu baixei no site Viaje Sim! e que me foi muito útil durante a viagem, por isso deixo aqui os créditos ao pessoal do site. Lá inclusive tem um post que explica como usar a planilha. Pra quem é metódico igual a mim, essa planilha é o paraíso!
Controle de Gastos.xlsx
Roteiro.xlsx
Observação: Alguns custos durante a viagem, foram divididos por 2, como hospedagem, táxi, mercado, snacks, etc.
EQUIPAMENTOS E OUTROS
Mochila: Comprei foi uma Quechua Easy-Fit de 60L. Custou R$ 599 na Decathlon. Como eu quero fazer muitos mochilões ainda, eu preferi investir um pouco mais num equipamento um pouco melhor, que dure bastante. Não queria uma mochila que na primeira viagem já estivesse descosturando. E, pelo menos até agora, valeu muito a pena o investimento. A mochila aguentou bastante o tranco dessa viagem. Pena que em uma das esteiras de bagagem em Lima, uma das fitas de regulagem enganchou e acabou cortando uma parte
. Mas tem conserto numa costureira. Eu não levei muita coisa e achei que o tamanho foi suficiente para essa viagem.
Bota: Foi outro investimento pesado que eu decidi fazer. Antes da viagem minha namorada foi pra Curitiba e achou uma bota que eu estava querendo por lá a um preço bem mais barato. A bota foi a The North Face Ultra Extreme GTX. Saiu por R$ 630 na loja física da Canyon Adventure em Curitiba. A bota é FODA! Não descosturou, é extremamente confortável, mantém seus pés secos mesmo na chuva, pois tem membrana Gore-Tex. Enfim, me apaixonei pela bota e foi o único calçado que eu usei na viagem inteira (tirando uma havaiana que usava pra ficar nos hostels). Valeu muito a pena o investimento.
Roupas de Frio: Tudo comprado na Decathlon. Deixei várias dilmas nessa loja pra comprar roupa segunda pele, casaco corta-vento, etc. Esperei pra comprar as coisas na Black Friday mas as promoções do site foram muito ruins e acabou saindo praticamente pelo mesmo preço que estava anteriormente.
Seguro de viagem: Fiz pela Mondial Seguros. Paguei cerca de R$ 200 e graças a Deus não precisei usar. Mas é recomendável ter. Nunca se sabe quando você pode precisar.
Certificado Internacional de Vacina: É necessário para entrar na Bolívia mas não me pediram. De qualquer forma não custa nada fazer. Basta você ir em algum posto médico da sua cidade, tomar a vacina e fazer seu cartão de viajante internacional. Aqui nessa página do Ministério da Saúde tem uma lista com todos os postos do Brasil que emitem o certificado.
O QUE EU LEVEI NA VIAGEM?
MOCHILÃO
7 camisetas
1 camisa segunda pele (1ª camada)
1 calça segunda pele (1ª camada)
1 casaco fleece (2ª camada)
1 casaco impermeável (3ª camada)
1 calça esportiva
1 calça jeans
3 bermudas
7 cuecas
1 sunga
6 pares de meias
1 touca
1 par de luvas
1 toalha microfibra
1 bota impermeável
1 par de sandálias
1 relógio
2 cadeados TSA
Canivete suíço
Lanterna
Óculos de sol
Celular
Carregador
Adaptador universal
T (Benjamim)
Fones de ouvido
Máquina fotográfica
Lente
Disparador remoto
Cartão de memória
Tripé grande
Mini-tripé
Selfie Stick
Kit limpeza para câmera
Caneta
Caderno de anotações
Livro de palavras cruzadas
Capa de chuva para a mochila
Bastões de trekking
Uma dica que eu vou dar aqui e que me foi muito útil: levem aqueles saquinhos à vácuo de viagem. Coloquei cada tipo de roupa em um saco daquele: um para bermudas, outro para cuecas, meias, camisas e roupas de frio. Você bota as roupas dentro, fecha e usa um aspirador para tirar o ar. Fica bem compacto e organizado. Durante a viagem, que, óbvio, eu não tinha aspirador, o que eu fazia era sentar em cima da sacola pra tirar o máximo de ar possível e depois fechava. Dava quase a mesma coisa. Fica a dica!
PASTA PLÁSTICA DE DOCUMENTOS (dentro da mochila de ataque)
Cartões de embarque de voos
Pasta plástica para documentos
Cartão de Crédito Internacional (na doleira, sempre!)
Passaporte
Certificado Internacional de Vacina (ANVISA)
Seguro Saúde
Todo e qualquer comprovante/documento que eu recebesse durante a viagem
Peguei essa dica no relato do rodrigovix e foi de muita utilidade. Valeu, xará!
ITENS DE HIGIENE
2 Sabonetes
Shampoo
Protetor solar (facial e corporal)
Hidratante
Protetor labial
Repelente
Escova de dente
Creme dental
Barbeador
Espuma de barbear
Desodorante roll-on
Perfume
Lenços umedecidos
Papel higiênico
Álcool gel
Escova de cabelo
Talco para os pés
Usei tudo! Mas a principal dica que eu dou é: use protetor solar. Não se esqueça disso. O sol nos Andes não é brinquedo, apesar do frio enganar um pouco. Se proteja se não quiser ficar todo assado.
REMÉDIOS
Hidratante: Bepantol/Derma
Analgésicos e anti-térmicos: Dorflex, Tylenol, Atroveran;
Anti-alérgicos: Polaramine
Anti-inflamatórios: Nimesulida
Garganta: Benalet;
Antiácido: Luftal, Eno, Engov;
Para gripe: Trimedal e Sorine.
Para enjoos: Dramin
Kit curativo: Bandaid, Merthiolate, Gase, esparadrapo
Intestino: Floratil
Relaxante Muscular: Cataflam spray
Complexo Vitamínico: Centrum
Há quem ache frescura levar tantos remédios, mas eu não queria correr o risco de perder 1 dia sequer de viagem por estar mal de saúde, portanto resolvi levar um batalhão de remédios. Graças a Deus não precisei tomar nada disso, mas minha namorada (que tem a saúde mais frágil que a minha) esgotou o estoque de alguns remédios, principalmente de Floratil
. Mas fica a dica. Levem remédios.
Enfim. Por enquanto é isso. Espero que vocês gostem do relato e acompanhem.
PRÓXIMO CAPÍTULO: Lima e o primeiro contato com a imensidão do Oceano Pacífico.
(mais uma ideia roubada do relato do rodrigovix)
Editado por Visitante