Ir para conteúdo

Vivemos o momento dos "experts em viagem"?


Posts Recomendados

  • Membros

Confesso que fiquei muito tempo longe do fórum mas com toda essa decadência das relações  sociais por causa das redes sociais tenho alimentado a vontade de voltar a participar mais, e achei legal ver que esse tópico rendeu muito debate.  Nem preciso dizer que esse sentimento que eu tinha quando criei o tópico em 2016 se multiplicou muito após o uso em massa de redes como instagram, facebook, etc. Eu não tenho nenhuma delas e não me fazem falta. Na minha opinião viajar ficou extremamente banalizado principalmente após o Instagram. Será que seria muito otimista da minha parte pensar que as pessoas vão largar num futuro próximo essas redes sociais ? Vejo tanta gente que fala "tenho facebook mas nem uso" ou "sei que é tudo falso no instagram. O que vocês acham?

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Confesso que fiquei surpreso quando sua  postagem apareceu no meu email. Depois de meu ultimo relato que postei aqui e que nem lembro qual foi, eu confesso que perdi a vontade de postar novos relatos de muitas mas muitas viagens que tenho feito. Com o tempo creio que o Mochileiros.com perdeu seu foco.  Isso aqui ficou muito chato, os Donos do site ficaram cheios de frescura, ninguém podia fazer qualquer comentário ou brincadeira que já vinham com ameaças de bloqueio ou de exclusão. As pessoas postagem perguntas cada vez mais  sem sentido, achando que os colaboradores são "agentes" de viagem. pessoas já pediam zap, zap para te mandar perguntas e nem se davam o trabalho de lerem os relatos e anotarem as dicas. Perguntas to tipo "quanto gasto" para ir a tal lugar ? Porra Sorrente eu respondia na sacanagem mesmo, tipo depende amigo ! se vc dormir na praça gasta nada se dormir em um 5 estrelas gasta pra caralho... face eu até tenho mas Insta...  e  outros estou fora. Odeio gente que faz self da comida que come. Enfim...sinto falta de bater papo com  os verdadeiros viajantes, aqueles que juntam cada centavo para poder realizar o sonho de uma viagem. Se eu tivesse continuado a postar relatos isso aqui tava cheio, mas quem sabe eu me animo  e algum dia continuo de onde parei...Bom saber que tem esse pensamento em relação as redes sociais que servem mais para perder amizades em debates políticos e outras bobagens...abraço amigo viajante e continue na estrada. Essa foto de Foz do Iguaçu foi tirada em Junho de 2020. Mochileiro raiz viaja em plena pandemia...

DSCN4277.JPG

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros
Em 21/03/2016 em 16:23, Sorrent disse:

Já faz algum tempo que venho reparando muito em certas coisas e comecei a pensar: será que sou o único que vê dessa forma?

Não sei como nem quando começou essa onda mas hoje é extremamente comum a figura do "expert em viagem". Não precisa clicar muito por aí e logo você vai achar uma infinidade de blogs com "dicas imperdíveis" ou "tudo que você precisa saber" sobre determinado lugar, etc. Não é incomum ver alguém que fez um mochilão de 30 dias, voltou, dividiu sua viagem em 30 posts e montou um blog, e vai intercalando com listas do "10 melhores isso", "10 melhores aquilo". Tudo com uma nítida ajuda do bom e velho Google.

Pra citar um exemplo (não vou por nomes nem links aqui pois a ideia não é essa), me mandaram um link outro dia de "10 lugares para viajar gastando pouco". Ok, mais do mesmo mas lá fui eu ver. Um dos itens da lista era o pouco conhecido Turcomenistão, seguido de um belo texto exaltando suas qualidades. Aí eu pergunto: sério mesmo que alguém acredita que em tempos de crise, pegar um avião para o Turcomenistão é mais barato do que, sei lá, ir para El Calafate? Enfim fica a questão no ar.

Outro ponto da lista era a nem tão popular Luang Prabang, mais uma vez com um belo texto ressaltando suas belezas naturais e seu custo de vida baixo "apesar de seu toque de recolher à meia noite". Olha, eu já fui para Luang Prabang, me diverti muito com novos amigos até altas horas da madrugada e não vi nenhum toque de recolher.

Aquela velha máxima de "não acredite em tudo o que lê na internet" parece que chegou de vez aos blogs de viagem e seus "experts".

Não quero ser hipócrita, eu mesmo tenho relatos de viagem aqui no fórum e gosto da ideia, mas em nenhum momento os fiz com a intenção de ganhar dinheiro, mendigar cortesias, ser uma referência ou me autoproclamar qualquer coisa. Meus relatos são uma mera narrativa da minha viagem, com todas as suas cagadas e acertos e cada um faz o uso das informações que julgar melhor. E na verdade é esse o ponto central da questão aqui, eu quando viajo gosto de encontrar viajantes e não experts. Gosto de compartilhar experiências e não de saber que lugar X tem a melhor comida (talvez influenciado por uma cortesia), enfim gosto de mochilar com mochileiros.

Dicas são úteis, bastante, e todos sabemos que muita gente sonha em ganhar a vida viajando, só que tem gente que junta isso e deixa tão visível que, pelo menos em mim, acaba criando um efeito inverso. Hoje em dia tem até curso, isso mesmo, curso pra aprender a viajar, ministrado por grandes mochileiros!!!

 

Nem sempre tudo tem que dar 105% certo na viagem pois os contratempos são parte da experiência e a experiência é que me faz viajar.

 

 

Concorda? Concorda em partes? Achou tudo o que eu disse uma grande baboseira? Sem problemas, opine aí.

Discordo, estamos no momento de "mamãe quero ser influenciador digital", vulgo peão do Google/Facebook

Essas pessoas precisam render o bloco, ou seja, postam muito conteúdo (de qualidade ou não) para ter mais visibilidade na plataforma e conseguir mais seguidores e engajamento para, quem sabe um dia, receber uns trocados do Google/Facebook.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Em 11/09/2020 em 09:13, raphok disse:

Discordo, estamos no momento de "mamãe quero ser influenciador digital", vulgo peão do Google/Facebook

Essas pessoas precisam render o bloco, ou seja, postam muito conteúdo (de qualidade ou não) para ter mais visibilidade na plataforma e conseguir mais seguidores e engajamento para, quem sabe um dia, receber uns trocados do Google/Facebook.

Perfeito !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...