Colaboradores Iberê Matos Postado Novembro 27, 2009 Colaboradores Postado Novembro 27, 2009 Procurei aqui no site mas não achei nada sobre o distrito de Aldeia Velha, situado na cidade de Silva Jardim. Aldeia Velha é um lugar com muitas cachoeiras, que não fica tão longe do RJ, são apenas 180km da capital. Essa região localiza-se entre os municípios de Silva Jardim e Casemiro de Abreu, é um lugar tranquilo e aconchegante cercado de Mata Atlântica que abriga o raro mico-leão-dourado. Em Aldeia Velha encontra-se a maior concentração de RPPN's(Reservas Privadas do Patrimônio Natural)do Brasil, que recebem os turistas e são um exemplo de como é possível desenvolver uma atividade econômica que seja ecologicamente sustentável. As trilhas e estradas de terra da região são propícias tanto para caminhadas quanto para cavalgadas. Pagando uma entrada nas propriedades particulares que abrigam as cachoeiras é possível ter acesso a trilhas bem demarcadas que recebem manutenção permanente, algumas das reservas da região oferecem trilhas com guias por até R$5,00. A segurança é outro fator que deve ser destacado, você deixa seu carro estacionado dentro da propriedade e a vila é dos locais mais tranquilos do estado do Rio de Janeiro no que se refere a segurança. Os proprietários ou funcionários das RPPN's acompanham o grupo e apresentam com entusiasmo seus projetos de proteção e recuperação da Natureza local. isso sem falar da beleza e dos tons de verde cristalino das cahoeiras que impressionam qualquer um. De noite rola no barzinho do centro shows com música ao vivo, como forró, reggae, e mpb. Se fosse fazer uma comparação, compararia ao Sana, é o mesmo clima roots, com muito artesanato e natureza. Na estrada de Silva Jardim, quase chegando à Casimiro de Abreu, o viajante enxerga um portal grande à esquerda, e pronto! Chegou a Aldeia Velha. Então galera, fica ae essas dicas pra quem quiser ir conhecer! um abraço e mta paz a todos! Citar
Membros sandro_ventania Postado Janeiro 12, 2010 Membros Postado Janeiro 12, 2010 Olá Iberê, Já fui duas vezes a Aldeia Velha com espaço de 4 anos entre uma e outra...a ultima foi em novembro 2009. Gosto muito de lá, é muito bonito, tranquilo e tem boas cachoeiras. Agora existem dois campings, com banheiro e cozinha...R$15,00 por pessoa. Pra quem está indo do Rio para o Sana ou Lumiar, vale a pena entrar antes em Aldeia velha e conhecer o lugar...aproveita e almoça na pensão da dona Cotinha. Citar
Colaboradores lucianosousa Postado Janeiro 12, 2010 Colaboradores Postado Janeiro 12, 2010 Já fui também... a coisa mais inusitada que fiz foi descer pelo rio abaixo quando choveu muito durante minha estadia, é loucura, mas, eu tinha pouco menos de 15 anos na época e não me importava com isso! Existe uma queda d' água subindo (muito mesmo) o rio que é uma das coisas mais lindas que eu vi na vida... Recomendadíssimo. Citar
Membros MAURO GOULART Postado Março 23, 2010 Membros Postado Março 23, 2010 Prezados Amigos Viajantes, Aldeia Velha é realmente um lugar espetacular, e precisa de mais divulgação, mas também controle das autoridades, como acontece com outros paraísos bem preservados, tais como Visconde de Mauá. Tente o link http://www.fazendashangri.com.br/galeriadefotos.html e veja algumas fotos das cachoeiras da Fazenda Shangri-lá. Caso deseje conhecer Aldeia velha de uma forma diferente, a EDITADO oferece cavalgadas saindo de Casimiro de Abreu, por uma trilha equestre de 16 km até aquela localidade, atravessando rios, córregos e trechos de mata. O passeio é feito com acompanhamento de guia certificado pela ABRATURR-RJ, com duração média de 3 horas (ida) e mais 3 horas de volta. O agendamento deve ser feito com 1 semana de antecedência, para grupos mínimos de 5 pessoas. Caso haja interesse, podemos agendar sua estadia em Aldeia, para retorno no dia seguinte! Além desta trilha, operamos outros percursos, com maiores ou menores graus de dificuldade, e variadas extensões. Contatos: EDITADO Citar
Membros Dragum Postado Março 27, 2010 Membros Postado Março 27, 2010 esou indo para lá amanha. Você sabe me dizer qual a baldiação para se chegar ai do Rio de Janeiro? estou tentando me informar, pois 28 Reais no onibus é um absurdo. Citar
Colaboradores lucianosousa Postado Março 29, 2010 Colaboradores Postado Março 29, 2010 esou indo para lá amanha. Você sabe me dizer qual a baldiação para se chegar ai do Rio de Janeiro? estou tentando me informar, pois 28 Reais no onibus é um absurdo. Dradum, deve demorar um pouco, mas... sai em conta... tenta: Rio/Niterói/Rio Bonito/Silva Jardim/Aldeia Velha... entre niterói e rio bonito, tu pode ir pra itaboraí, mas, de lá eu não tenho certeza se tem pra silva jardim direto, ou casimiro de abreu... são essas duas alternativas... nem é difícil chegar... abs. Citar
Membros Nanda Heringer Postado Agosto 25, 2010 Membros Postado Agosto 25, 2010 E aí galera, To aqui para informar vcs de um evento que tem em Aldeia todos os anos, o Festival do Rock, costuma ser na semana Santa e fica bem animado, é uma apresentação de bandas locais selecionadas por votação. Eles costumam liberar o ingresso para os shows junto com o ingresso do camping. O site é www.aldeiarockfestival.com.br, mas eu acho que ele só fica liberado próximo ao evento Entao ta ai, quem puder ir para Aldeia nessa época é uma boa escolha. Abraços Citar
Membros Analima198422 Postado Dezembro 18, 2010 Membros Postado Dezembro 18, 2010 Aldeia Velha é muito show! Passei o reveillon de 2007/2008 e foi muito legal. Chegamos em cima da hora, mas ainda tinha lugar no camping (não ficamos lá, e sim no quintal de um senhor que conhecemos), a cidade fica cheia, mas não superlotada, os rios são ótimos (não fui, mas lembro que uns conhecidos tiveram que pagar para acessarem uma cachoeira). Fomos de baldiação:Niterói> Rio Bonito> Aldeia Velha; voltamos de carona com um desconhecido, pois havíamos perdido o horário do ônibus. Tenho mais fotos, mas depois postarei. Abraços! Citar
Membros leandro_mathias Postado Fevereiro 4, 2011 Membros Postado Fevereiro 4, 2011 Fala Galera!! Já estive em Aldeia Velha e achei o lugar show! Indico a todos o camping Aldeia do Bambu, acho que o dono se chama Thiago. O cara faz vários artesanatos com bambu! Lá no camping rola um barzinho com cerveja gelada e mta animação, sem contar que rolaram alguns showzinhos qdo estava por lá! Boas trips! Citar
Membros lordbenhard Postado Julho 6, 2011 Membros Postado Julho 6, 2011 lgl como se chega la que onibus devo pegar fiquei afim d conhecer o local alguem vai alguem dia denovo? Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.