Ir para conteúdo

Nepal - Perguntas e Respostas


rgnovelli

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

tonial, vc já tem previsão de datas?

 

também vamos ao nepal no ano q vem

 

chegaremos (se nao houver mudança) no dia 9 de setembro em kathmandu e lá pro dia 13 ou 14 iremos de onibus à jiri pra começar o trekking...

 

o hendrik postou um monte de mapas do trekking...da uma procurada, se vc nao achar posso te mandar por email...

 

boa sorte no planejamento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 60
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Bem vindo douq ju....realmente eu ainda não tenho data.

acredito que irei em setembro mesmo, porém por motivos laborais eu teria que ir mais no inicio do mês. Também ainda não sei se vou fazer o trekking a partir de Jiri ou Luckla. Não sei quanto tempo terei de férias e se o trekking será meu único objetivo na região...........enfim não sei, não sei. não sei.....vou me planejar até janeiro e fevereiro para emitir o bilhete depois começar a sonhar.

Tem a questão dos Maoistas também... apesar dos puristas que acham que o trekking mesmo começa em Jiri ( o meu já começou rsrsrsrs) vou esperar para ver se a possibilidade de ser mordido em U$ 50,00 , 60, 70 ´(sei lá como vai estar a cotação na época) e de gastar U$ 100,00 e pousar em Luckla e ganhar alguns dias para poder conhecer uma parte da India ou outro lugar.

Seria muito bom ter amigos lá, ainda mais que meu inglês é bem ruim e é outra coisa que tenho que me virar. Quem sabe não acaba dando certo.

Vou dar uma olhada nos mapas do Hendrik e sonhar um pouco.

Um abraço

Tonial

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Tonial,

 

Experimente contatar esse cara:

Ram Pahari

www.alpinejourney.com

himjourney@mail.com.np

rampahadi@yahoo.com

 

Ele e' o dono de uma agencia de trekking no Thamel e pode te ajudar a arranjar tudo, independente do roteiro que voce planejar ou do estilo de trekking que voce optar. Passagens pra ou de Lukla, porters, guias, aluguel de equipamentos...etc.

Da uma olhada no site dele, da pra ver outros roteiros alem do EBC-Gokyo. Pode falar no meu nome (Vinicius Matarazzo) que ele vai lembrar.

No minimo da' para voce ter uma ideia do custo real de um "pacote".

Tudo que ele pode arranjar, voce pode descolar mais barato e por conta propria, mas a diferenca em geral e' pequena e as vezes compensa.

Sobre a questao maoista. Depois do arranca-rabo que rolou no inicio do ano, as coisas melhoraram substancialmente. A um acordo de paz em andamento, ja' que o partido maoista devera ter uma representacao formal no novo governo. Isso deve se refletir nas montanhas. De qualquer forma voce tera duas temporadas para ver se isso procede. Cheque no www.trekinfo.com as informacoes mais atualizadas quanto a existencia de pedagios na trilha. Uma dica e' se fazer passar por russo ou cubano. Eles nao cobram dos "kamaradas".

 

Abracos

 

Vinicius

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Tonial, ótima escolha ir ao Nepal. Um trek acessível à quase todo tipo de gente e à quase todo bolso.

 

Li por alto seus posts, mas me pareceu que ainda está na dúvida se leva carregador (porter) e/ou guia. Minha sugestão é: não esquenta com isso agora. E de jeito nenhum contrate agência internacional, que nem fizerAM O Tramontina e o Luciano Pires. Essa gente vai cobrar uns bons dolares e depois irão simplesmente acertar o trek com alguma agência local. Em Thamel o que não falta são agências. Quando estive lá com meu irmão, um cara propôs 800 USD para os dois para guia, pensão e refeição (café-da-manhã, almoço e jantar). Mas em praticamente toda vila maiorzinha, como Jiri, Shivalaya, Bhandar, etc, etc, etc... é possível você contratar tanto guia quanto porter, então se está na dúvida, comece independente e depois decida se quer os serviços ou não.

 

Mas não decida durante a subida de Deurali ou Sete! nessas subidas eu tava decidindo voltar e não fazer mais nada. Aguenta até Nunthala e então vê se continua independente ou contrata algum serviço.

 

Jiri-Lukla é mais solitário, mas vai sempre cruzar com gente e tem muita vila pelo caminho. De Lukla em diante você vai sonhar com esses dias solitários da primeira etapa.

 

As trilhas são muito óbvias e as pessoas com quem cruzar ou perguntar vão sempre lhe informar sobre direções. Duvido que passe mais de 1 hora perdido, caso se perca. Só se fizer um esforço enorme e proposital para se perder, se metendo nalguma picada. As trilhas, devido ao uso, são MUITO repisadas e usadas.

 

Se eu fosse você, o que não sou, começaria em Jiri porque dessa forma terá uma aclimatização MUITO melhor do que se começar em Lukla. Além disso, é um trek muito bonito e mostra um Nepal menos turístico.

 

Um conselho que lhe dou é que não use seas experiências anteriores com alta altitude para prever como será no Nepal. AMS pode ser diferente em cada vez, além de que 1 ou 2 dias em altitude não quyer dizer muita coisa. Conheci muita gente nos alojamentos sofrendo de AMS porque "queimaram" as paradas de aclimatização porque estavam se sentindo bem à 3000, 3500, 4000 metros e foram subindo. Aí chegaram em Dingboche, Lobuche ou mesmo Gorak Shep, dias depois, e desabaram. Sugiro que tire o máximo possível de férias e faça um trek bem tranquilo, aclimatizando bem. Nesses dias de aclimatização não vai faltar o que fazer. Mesmo sem guias, meu irmão e eu fizemos imensas coisas nesses dias. Até se estiver cansado, é só ficar sentado na rua principal de Namche, vendo a muvuca.

 

Olha, minhas condições físicas quando fui eram péssimas, mas nada que um Jiri-Lukla não resolva. Quando chegar em Namche, Tengboche, Lobuche e acima, irá ver a diferença entre você e os que desceram em Lukla de avião.

 

Agradeço suas palavras sobre meu relato e estou à disposição para qualquer coisa, mesmo minha frequencia aqui não sendo muita.

 

Hendrik

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Grandes Amigos,

 

Poxa agora estou ficando famoso!!!!! Tem gente muito famosa acompanhando o nascimento do meu Projeto Nepal 2007.

Seja muito bem vindo Hendrix, muito legal ter você aqui........ obrigado.

Tenho estado afastado porque estou me dedicando a um fator muito importante nesse projeto (GRANA, TUTO, ARAME, PILA, TROCO, MILRÉIS, ETC) .

Estou fazendo minhas corridinhas e ainda esse mês vou fazer exames médicos para ter uma idéia de como estou. Não que eu seja neurótico com a questão física, nada disso, só não quero sofre muito ( se é que isso é possível lá no Nepal).

Tenho lido e sei que além do ´físico o psicológico é muito importante. Sei que vou ter muitas dificuldades ( frio, falta de higiene, alimentação, cansaço físico, medo, etc etc etc) e vou tentar me preparar para isso. No que diz respeito a alimentação sou meio chato no que diz respeito a cheiros e higiene do local, e como li em muito relatos sei que VOU TER QUE COMER o que estiver no prato e não vai ser isso que vai me derrubar.

Outra preocupação minha é que meu inglês é bem ruim, aliás, muito ruim mesmo, e se fizer o de forma independente vou depender muito da minha forma de me comunicar ( eu sei que vou encontrar pessoas que também falam muito mal inglês), ainda mais de conseguir conversar com outros viajantes que devem ter muitas experiências e aventuras para contar. Prometo cuidar do meu inglês com muito carinho.

Já que o Hendrix falou que "todos os bolsos" podem fazer esse trek eu gostaria de saber de valores mesmo na parte do trek.

Hendrix quanto vc gastou durante o trek? A pergunta vale pra você também Stinkfoot, quanto vc gastou com o porter?

Muito obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Tonial, o MEU inglês era, é, horrível, mas onde faltarem palavras, vem os gestos, o sorriso (ou não), etc.

 

De Jiri até Lukla vai ter essa história de andar o dia todo, mas daí em diante vai ter de andar menos horas por dia, porque sobre-se muito em poucas horas. É aí que os mais afoitos que chegaram fresquinhos de avião em Lukla ou com pouco tempo de férias erram, pois continuam subindo e se ferram em Lobuche, Gorak Shep... mas vi desde adolescentes até cinquentões, "sextões" e uma velhinha lá em Gorak Shep.

 

Achei que tinha posto minha lista de gastos aqui, mas pelos vistos não botei. No www.trekinfo.com eu botei:

 

http://trekinfo.com/forums/showpost.php?p=19430&postcount=120

 

Basicamente deu uns 360 dolares para os 30 dias de trek. Considere um pouco mais por conta de inflação, aumento dos preços, essas coisas. Essa grana é SEM os 10 dias em Kathmandu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Tonial,

 

Eu dei uma referencia de custos um pouco acima. E' por isso mesmo, por volta de cinco doletas pro porter ao dia e uns dez-doze pro guia. Tem extremos para cima e para baixo mas essa e' uma boa media. No www.trekinfo.com voce acha o custo medio atualizado, com quem esta acabando de fazer.

Com oitocentos dolares como o Hendrik falou, voce fecha no Thamel um belo pacote com tudo:hotel em Katmandu, passagem de volta de Lukla, onibus pra Jiri, hospedagem ao longo da trilha, comida tres vezes por dia - tudo que voce puder jogar pra dentro nas refeicoes, alem de guia e porter claro.

Como o Hendrik alertou. Fechar o pacote com uma operadora daqui implica em um gasto bem mais alto. Esse mesmo pacote vai parar na casa dos dois mil e cacetada (doletas). Geralmente envolve um grupo, um guia daqui que vai junto e talz. Mas no fim e' isso mesmo, chegando la' uma outra operadora e' quem vai tocar as coisas.

Mesmo com um ingles tosco, voce consegue negociar daqui com as agencias de la'.

 

Abraco,

 

Vinicius

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Basicamente deu uns 360 dolares para os 30 dias de trek. Considere um pouco mais por conta de inflação, aumento dos preços, essas coisas. Essa grana é SEM os 10 dias em Kathmandu.

 

Hendrix não entendi a tua sitação acima.

Na tua relação dos gastos vc gastou de Jiri a Lukla U$117,00 e de Lukla a Lukla U$ 605,00, então como pode ter gasto U$ 360 no treking?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Hendrix e StinkFoot

 

Eu não sou nenhum magnata, muito longe disso mas tenho me surpreendido com os valores para esta viagem. Já fiz um consulta de preço da passagem para abril/2007 e me passaram que dava uns R$ 3.500,00 por Frankfurt, Doha etc. Eu achei que seria muito mais caro agora o Hendirx me fala de menos de U$400,00 a parte terrestre estou muito surpreso.

É claro que vou ter que comprar equipamento e isso eu tbem vou precisar de ajuda. Já vi que é possível comprar ou alugar tudo por lá e que terei que comprar uma bota aqui no Brasil para ir amaciando, então vamos fazer como o esquartejador e vamos por partes.Que tipo de bota devo comprar? Impermeável? para neve? comum para caminhadas? estou com a impressão que vai me custar quase 1/4 da parte terrestre ( uns R$ 250,00), vocês podem me ajudar informando que equipamento usaram?

Estou relendo o livro do Tramontina e ele escreveu que para "fazer" um cume usou outras botas e sobre-botas e mais uns trecos pra proteger os pés do frio e vocês o que usaram quando tinham uma boa caminhada em neve mais fofa que afundava os pés? Vocês chegaram a usar os grampões ?

Eu acho que o que não vou alugar de jeito nenhum é o saco de dormir ( imagina o cheiro?) e as roupas pessoais. Imagino que os bastões serão muito úteis, como já usei no Caminho de Santiago sei bem como ajuda.

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...