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10 Dias Cidade do México + Nevado de Toluca - Viagem Econômica-


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Olá Mochileiros e Mochileiras,

 

Recentemente voltei de uma viagem de 10 dias com minha noiva para Cidade do México, uma viagem sem igual.

Acompanho o mochileiros.com a alguns anos, sempre lendo os mais variados roteiros de viagem, já montei alguns roteiros através do site que ainda não realizei, e nesta vigem par o México não poderia ser diferente, pesquisei algumas coisas aqui que me ajudaram muito. Através deste relato pretendo ajudar com o máximo de informações quem pretende ir futuramente para este país incrível.

Vou começar fazendo algumas considerações gerais da viagem, e logo depois um relato dia a dia de tudo que aconteceu.

 

Por que o México? Na verdade tanto eu como minha noiva pouco conhecíamos sobre o país, a vontade veio depois de ver uma promoção de passagem e surgir a oportunidade de realizar um trabalho fotográfico lá, juntamos isso com uma pesquisa mais a fundo do país e decidimos ir para ver e viver tudo que havíamos pesquisado, alem disso tem o fato da Sara ser estudante de moda e nós dois termos uma marca de roupas, e o México se mostrou um ótimo campo de pesquisa.

 

Passagens Aéreas: A decisão de viajar já vinha a tempos, mas quando vimos as passagens para o México acabamos definindo nossos destino. A muito tempo que acompanho o http://www.passagensimperdiveis.com.br e um belo dia eles postaram a promoção de passagens para CDMX (Cidade do México), promoções não são novidades mas geralmente os melhores preços são saindo das grandes cidades, e nesta pesquisa encontrei as passagens por R$ 1.070,00 (cada) com todas as taxas incluídas, saindo de Navegantes-SC (NVT), cidade vizinha a minha, o valor normal desse voo NVT-MEX é entre R$ 2.500 e R$ 3.100. Comprei uma passagem pela Decolar.com e outra pela Submarino Viagens, preferi o serviço da decolar.com. Resumindo as duas passagens custaram R$ 2,140,00.

 

Vôo: No Final meu vôo ficou assim NVT(Navegantes)> GRU(Guarulhos)> BOG(Bogota) > MEX (Cidade do México), Foram 24h de ida e 21h de volta, o vôo de ida de NVT a GRU foi operado pela Gol em parceria com a Avianca, e o de volta CGH a NVT novamente operado pela Gol, na volta tive mudança de aeroporto, pousamos em GRU e sairíamos para o ultimo vôo de CGH, o translado foi feito gratuitamente com ônibus da Gol apresentando o ticket de embarque, se não me engano o ônibus sai de hora em hora, é bom chegar cedo no local de embarque pois os lugares são contados, fomos os últimos a conseguir embarcar no ônibus. Voltando a ordem dos fatos, a partir de GRU os vôos passaram a ser operados pela Avianca, já tinha voado antes de Avianca e recomendo sem duvidas!! Neste caso o vôo era operado pela Avianca Colombiana, ótimo serviço de bordo. entretenimento, atendimento da equipe de bordo e aviões em ótimo estado!

 

Hospedagem: Na hora de montar o roteiro acabamos decidindo ficar os 10 dias de viagem na Cidade do México para explorar de ponta a ponta a cidade, alem do que perderíamos 1 dia em função do trabalho fotográfico. Então optamos pelo Airbnb, o que se mostrou uma ótima escolha, nós hospedamos no centro histórico, em um apartamento muito bom, perto de restaurantes, farmácias, a 50 Metros do Metro, loja de conveniências e afins. Além de tudo o apartamento era super seguro, estávamos com todo dinheiro em especie e os equipamentos fotográficos, ficaria meio preocupado de deixar tudo isso em um quarto de hostel! Alem de todas as vantagens do apartamento tem a comodidade de pagar tudo pelo cartão ainda no Brasil e parcelar em até 3X, nos hospedamos neste apartamento: https://www.airbnb.com.br/rooms/7651362 Ana nossa anfitriã sempre muito prestativa e atenciosa, dando dica de lugares, restaurantes, lojas e sempre tirava um tempo para conversar com nós sobre os mais variados assuntos, recomendo! Para quem não é cadastrado ainda pode se cadastrar por este link: http://www.airbnb.com.br/c/brayanl3?s=8 assim você ganha um bônus para a próxima viagem e eu também!

 

Moeda: A moeda corrente no México é o peso mexicano $MXN, preferi levar todo o valor em moeda local, separei cerca de $1.000MXN para gastar por dia, logo level $10.500MXN em especie, não levei travel money e levei apenas um cartão de credito internacional para emergencias, já que o limite do mesmo era baixo, no final acabei usando só para uber (através do app, não necessita ter o cartão em mãos), e também para comprar uma lembrancinha no aeroporto. O câmbio eu fiz ainda no Brasil através da Confidence Câmbio, casa de câmbio presente em todo país, apenas necessário reservar com uns 4 dias de antecedencia. Quando fiz a troca na segunda semana de fevereiro consegui quase o valor de R$1,00 X $4,00MXN, se não me engano R$1,00 comprou $3,87MXN. Uma dica é que pagando mais R$19,90 na hora do câmbio com a confidence você garante que eles comprem a moeda de volta pelo mesmo valor que você pagou, acabei não pagando e gastei até o ultimo peso no México ::otemo::

Outra coisa que vi é que muita gente leva em dólares e no destino final faz a troca para a moeda local, fiz essa simulação e no meu caso não foi vantagem iria perder cerca de R$200,00. Caso você opte por fazer assim, na cidade do México o melhor lugar para fazer a troca dos dólares é na bolsa de valores (https://goo.gl/IQgW5E) fica na Avenida Paseo de la Reforma, uma das mais importantes da cidade, no link tem a localização certinho, é na salinha com a placa CI Banco.

Para a configuração de viagem que fizemos, $1.000MXN por dia é suficiente é possível fazer até com menos. Todos as atrações que fomos fizemos por conta propria, em agencia sairia pelo menos 5X mais, ao longo dos relatos vou colocando a questão de valores e como chegar em determinados lugares. Na questão de transporte sempre utilizamos transporte público, e nos alimentamos bem, hora na rua, hora em restaurantes típicos, e poucas vezes em 'bons' restaurantes.

 

Transporte: Durante os 10 dias tudo que fizemos na Cidade do México foi 95% através do transporte público e caminhando. Nosso meio de transporte mais utilizado foi sem duvida o metro, chegamos a utilizar mais de 6 vezes por dia, em termos de cobertura o sistema é ótima, são mais de 200KM distribuidos em 12 linhas e 195 estações, você consegue ir para quase todos os cantos da cidade de metro é ótimo, aqui tem algumas informações interessantes (http://goo.gl/mWd1t6), mas num geral o sistema é muito bom, tem uma ampla cobertura é barato $5MXN o bilhete, e é seguro em cada estação ha vários policiais. Todo sistema é muito antigo, foi inaugurado em 1969 e desde então não passou por grandes melhorias, os trens são antigos e tudo mais, porem tudo funciona muito bem. Mais de 5 milhões de pessoas utilizam por dia o sistema, de todas as vezes que utilizamos apenas uma ou duas vezes conseguimos pegar o trem vazio a ponto de conseguir sentar, 80% das vezes estava cheio, você conseguia entrar numa boa e ficava em pé apertadinho, e duas vezes foi um parto para conseguir entrar, depois de deixar passar mais de 3 trens e muito empurra empurra conseguimos entrar, depois é só risadas, essas duas situações ocorreram entre 17:30 e 20h fora esses horarios é tranquilo. Quanto a segurança mochila sempre na frente com pertences pessoais, passaporte e dinheiro na doleira por baixo da roupa, tudo tranquilo sempre esperto sem dar bobeira. Nos horários de pico o primeiro vagão da composição é exclusivo para mulheres, apenas uma vez eu e minha noiva nos separamos pois era mais seguro para ela por conta do empurra empurra dos homens, todas as outras vezes fomos juntos no vagão geral e nunca tivemos problemas por conta de outros homens, com vagões cheios se via muitas mulheres em meio aos homens, mas nessas situações de empurra empurra não vi nenhuma, e o vagão de mulheres ia igualmente cheio. Minha opinião geral sobre o sistema, é que é super tranquilo de usar, muitos brasileiros evitam porem achei super tranquilo, é seguro, limpo e barato, fomos em todos lugares que queríamos apenas com o metro, recomendo.

Alem do metro por 3 vezes utilizamos os famosos e temidos táxis de ruas, utilizamos em trajetos de no máximo 2km por pura preguiça de caminhar. O fato é que existe uma lenda urbana (verídica) que principalmente a noite taxistas sequestram e extorquem turistas, conversando com um amigo mexicano ele me confirmou essas historias e contou que inclusive um hospede seu de nacionalidade suíça sofreu um sequestro que durou 2 dias, os sequestradores o doparam dentro do táxi então faziam saques do seu cartão de credito, depois de 2 dias ele foi liberado. Mas conversando com os mexicanos a orientação para fugir desse tipo de risco é: Se sair a noite para um restaurante ou balada, ao voltar para o hotel peça que alguém do local que você está chame um táxi de confiança, evite pegar táxi nas ruas. Se possível utilize o UBER ou aplicativos como Easy Taxi. Se for pegar táxi na rua durante o dia, tente pegar nos pontos, que são os TAXIS de Sitio, se não encontrar nenhum escolhas os táxis branco e rosa e de preferencia para carros mais novos, segundo um taxistas executiva que fez nosso transfer do aeroporto os táxis branco e rosa seguem a ultima regulamentação. No nosso caso pegamos 3 táxis na rua durante o dia, desses 2 eram carros muito velhos, o que era melhor também era registrado no Easy Taxi, motorista muito simpático e atencioso.

Utilizamos o Uber por 2 vezes, serviço muito bom. Para o transfer do ultimo dia para o aeroporto foi a melhor opção, muito mais barato que um táxi velho de rua.
Se você ainda não se cadastrou no Uber, use esse link aqui e tenha desconto na primeira viagem: https://www.uber.com/invite/9sdkheezue

Ônibus coletivos não utilizamos nenhum, tem também os peseros que são micro-ônibus e não é muito aconselhável por ser um sistema confuso e sem linhas fixas.

Outra boa opção é o Metrobus, semelhante ao sistema de Curitiba, com linhas fixas estações fechadas e bons ônibus, o valor é o mesmo do metro, nas estações de metrobus você só entra através de cartão, na entrada da estação é possível comprar um cartão recarregável por $10MXN esse mesmo cartão pode ser utilizado no metro.

 

Alimentação: Uma coisa você pode ter certeza, a comida mexicana que comemos nos restaurantes do Brasil nada tem haver com a verdadeira comida mexicana, tanto pelo sabor quanto pelo preço. Comer no México, mais precisamente na região central é barato comparado ao Brasil. Sabe aquela dica que todo mundo dá, não coma comida de rua? Esqueça, como na rua, nas barraquinhas, nos mercadões, no metro, é muito tranquilo pelo menos uma vez por dia comíamos em barraquinhas na rua, assim como no Brasil é claro que você deve prezar pela higiene do local, e quanto a isso todos os locais que comemos eram muito limpo e organizados, então COMA COMIDA DE RUA! Só assim da pra aproveitar bem a tipica comida mexicana na sua essência.

Para quem sem preocupa com a comida apimentada relaxa, nem tudo é pimenta no México, a maioria dos pratos vem sem pimenta, a pimenta vem em um recipiente separado e você coloca ao seu gosto, mas para prevenir peça sempre: Sin Chile, por favor. Assim os atendentes sempre te indicam um prato menos apimentado, e no final você acaba se acostumando e sentindo falta da pimenta.

Quanto ao valor por exemplo um bom café da manhã (Desayuno Completo) Custa cerca de $36MXN por pessoa, vem com Café ou Chá + Suco de Laranja + Cesta de Pães + prato escolhido ::hãã:: ou seja muito barato. Na rua se compra 5 Tacos por $30MXN e por ai vai, nossa refeição mais cara foi $320,00MXN o casal, mas foi um verdadeiro banquete em um bom restaurante. Nos bairros como Condesa e Polanco existem restaurantes bem chiques ali a conta pode passar dos $1.000MXN Facilmente. No mais outra boa maneira de economizar são as conveniências, são duas grandes redes e tem em todo lugar OXXO e 7eleven, praticamente uma em cada esquina.

 

Segurança: Bom a CDMX se mostrou muito mais seguro do que esperávamos, quando se pesquisa sobre se acha muitas comparações entre CDMX e SP. Gosto muito de SP e até moraria lá sem problemas nenhum, mas CDMX se mostrou uma cidade muito mais limpa e seguro para mim, andamos os 4 cantos da cidade desde bairros ricos a periferia e tudo de transporte publico e a pé, o que vimos foi uma cidade limpa, sem moradores de rua, sem ocupações, sem pontos de droga a céu aberto, enfim se existe nós não vimos.

Os cuidados para andar na rua são os mesmos que tomo em minha cidade, sem ostentar objetos de valor, sempre de olho quando se esta no meio de muita gente, no metro objetos de valor sempre na mochila e a mochila na frente do corpo, ou em bolsos com ziper. Em nenhum momento nos sentimos ameaçados na rua e tal, li recentemente uma matéria que falava que o índice de furtos no metro da CDMX era inferior ao do metro de Londres :shock:.

Também há muito policiamento nas ruas, muito mesmo principalmente na região central, é so andar com o mesmo cuidado que você anda aqui que não há problema algum.

Bom essas são minhas primeiras dicas e impressões gerais, em seguida vou relatando dia a dia a viagem, com dicas especificas de lugares e tudo mais.

Deixo aqui um vídeo com um resumo de tudo que vimos e vivemos, em breve continuo as postagens.

Antes de ver nosso vídeo da uma passadinha e nos segue lá no Instagram: https://www.instagram.com/mundodequintal/

Se você gostou do nosso vídeo, entra lá no canal e se inscreve, sempre tem coisa legal saindo :)

Segue Planilha com os custos, lembrando que da para ser BEM mais econômico que isto, por exemplo só de presentes e coisas pessoais foram 20% do orçamento total.

Todos os valores são para duas pessoas:

Custos Cidade Do México.pdf

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Continuando...

 

1º Dia:

 

Bom pousamos na CDMX por volta das 14h, durante a aproximação minha noiva acabou tendo uma queda de pressão e passou um pouco mal, logo que aterrissamos a comissária já chamou auxilio médico e rapidamente uma cadeira de rodas foi colocada a disposição, infelizmente esse foi o único apoio que tivemos por parte do Aeroporto, que diferente dos outros que passamos contavam com equipe de enfermeiros e afins... Talvez tivemos azar no dia, rodamos quase uma hora e nada, passamos pela imigração ficamos esperando e nada, enquanto isso recebíamos visitas constantes do pessoal da Avianca que ofereciam a Sara água e doces para ver se ajudava no mal estar, no final acabou ajudando e ela foi melhorando, nota 100 para Avianca ::otemo:: .

No meio dessa confusão tive que fazer a imigração minha e da sara, foi uma verdadeira sessão de terror, por momentos achei que o visto temporário não seria concedido, o processo durou quase 10 minutos, enquanto nos guichês ao lado o processo durava segundos, era só entregar e carimbar o passaporte sem nenhuma pergunta. A funcionaria da imigração me fez um questionário completo, e por varias vezes fazia sinal de negativo a cada resposta minha, no fim de tudo ela nos concedeu exatos 10 dias de permanência ::grr::

Passado o terror procuramos um Taxi autorizado dentro do aeroporto, íamos de metro mas como a Sara não estava muito bem decidimos pelo taxi. Os preços são meio tabelados, fomos na empresa mais barata, o valor é fechado quando você fala para onde vai, no nosso caso íamos para o centro histórico o valor ficou em $215MXN, valeu muito a pena motorista muito legal, deu varias dicas, carro novíssimo, serviço de primeira, a empresa é SITIO 300, o motorista que nos atendeu também faz passeios particulares, caso interesse alguém ele falou que cobra $1000MXN por um dia inteiro e te leva onde quiser, contato: Fernando Tarinda Flores; Cel: 044 55 45908135.

Chegamos ao local da hospedagem por volta das 16:30h, pretendíamos descansar mas já pegamos uma roupa quente e saímos sem rumo nenhum pelas ruas do centro histórico. A primeira impressão foi ótima, ruas coloridas, povo simpático, uma cidade muito viva, era final de tarde e as docerias estavam lotadas, não fazíamos a mínima ideia de como o mexicano era fanático por doces. Paramos para comer uma tortilha ($45MXN as Duas + Suco) em uma dessas docerias que também vendiam salgados, logo de cara já notamos a grande diferença entra a comida mexicana e a nossa, no começo se percebe um gosto mais 'cru' da carne e realmente se ve que a pimenta da um gostinho especial, nesta primeira refeição aprendi a diferença de suco, água e água de garrafa, pedi um suco me referindo ao produto artesanal que estava em um recipiente ao lado do fogão e a moça me pegou uma latinha de suco do refrigerador, falei que não era a latinha que queria e apontei para o recipiente com o suco natural, na verdade o suco natural era água com sabor, a água pura se pede por água engarrafada e o suco é o de latinha ::dãã2::ãã2::'>

Seguimos pelo centro até chegar no Zócalo que é a praça da constituição da CDMX, onde fica também a enorme bandeira mexicana, o palácio nacional e também a catedral da cidade. Chegamos próximo as 18h então estavam realizando a cerimonia de abaixar a bandeira nacional, uma cerimonia bem legal de se assistir, tem banda do exercito, marcha de soldados pela praça um espetáculo bem legal!

Como estávamos muito cansados depois das 24h de viagem quase que sem dormir começamos a voltar a hospedagem, comemos no Pirates Burger ($92MXN Dois Hambúrgueres com refrigerante) uma franquia com bastante hambúrguerias lá, escolhamos o hambúrguer por ser mais econômico mesmo, mas não vale muito a pena, é melhor achar um restaurante desses mais simples mesmo.

Nossa hospedagem ficava na Calle Isabel La Católica uma rua bem movimentada cheia de barraquinhas de comida, dormíamos e acordávamos com cheiro da massa de tortilha. Nossa janela dava para a rua e ficávamos no 2º andar, logo na primeira noite acordamos com barulho de uma briga de rua, rojão estourando e tal, durou uns 15 minutos e parou, nas noites seguintes foi tudo tranquilo. Deixo aqui umas fotos do primeiro dia, nos dias seguintes voltamos ao Zócalo com mais tempo, rendeu fotos melhores e mais detalhes. Em seguida continuo a aventura ;)

 

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2º Dia: Centro Histórico e Luta Livre

 

Saímos cedo para aproveitar o dia, estávamos em março no final do inverno e pela manhã faziam agradáveis 12º ::otemo:: Andando pelas ruas achamos um Café bem legal (Bertico Café), ficava na Calle Regina bem perto do Hostel Regina, não era um Café tipico mexicano, e sim o melhor café italiano da cidade, como eles mesmo se intitulavam, era muito bom mesmo e relativamente barato, pedimos dois cappuccinos, 4 torradas com manteiga e geleia de goiaba, muito boa por sinal, a conta ficou em $76MXN, valor padrão para o café na CDMX para duas pessoas, a diferença que em um restaurante típico se come o dobro, mas valeu a pena.

Caminhando pelo centro histórico se vê muitos prédios preservados, um dos primeiros que nos chamou a atenção foi a Igreja Jesus Nazareno e Inmaculada Concepcion, fica na frente do Museo de la Ciudad del México a poucas quadras do Zócalo. Quando você ve a igreja de frente percebe o quanto ela é torta :shock: e realmente quando se entra da uma certa tontura pelo desnível do chão.

Fomos direto para o Palácio Nacional, onde fica a sede do poder executivo federal do México, para visitação a entrada é gratuita, mas você precisa apresentar um documento original com foto, no nosso caso o passaporte, o mesmo fica retido e pode ser retirado no final da visita, um passaporte vale pelo casal e entrar de mochila, óculos escuro e touca é proibido.

Se não me engano o palácio abre para visita as 10:00, dentro do palácio você encontra murais dos mais consagrados artistas mexicanos, como Diego Riveira, realmente é uma visita impressionante. Além dos murais existem exposições ao ar livre e algumas salas com exposições itinerantes, quando fomos havia uma coleção de máscaras típicas mexicanas. A entrada do palácio fica na Calle Emiliano Zapata que possui mais dois ou três museos, visitamos o museo Jose Luis Cuevas, a entrada custa $10MXN por pessoa, o museo conta com um grande acervo de Jose Cuevas.

O centro histórico se faz geralmente em um dia, mas como queríamos garantir a entrada para a Luta livre que aconteceria a noite, deixamos para voltar a região central outro dia e fomos atrás de um ponto da Ticket Master, empresa que vende os Boletospara o espetáculo, existem vários pontos pela cidade, escolhemos ir no que ficava na plaza de la tecnologia (https://goo.gl/IIexPu), uma experiência bem curiosa, é uma espécie de shopping popular que trabalha só com eletrônicos, é tudo muito apertado e bagunçado e a cabine da ticket master fica lá no fundo de tudo, por todo caminho tem vendedores te empurrando cabos USB, carregadores, celulares, adaptadores... Compramos os ingressos para Martes Populares de lucha libre, são os eventos de Terça-feira, o ingresso pode ser comprado tranquilamente na bilheteria do evento, a arena devia estar com metade da ocupação, os eventos mais concorridos são os de sábado. Escolhemos os lugares mais perto do ringue, os dois ingressos custaram

$346MXN.

Comprado os ingressos continuamos a caminhada, resolvemos almoçar no Mc Donald`s para ver se valia a pena, mais uma vez não valeu pois acaba saindo o mesmo preço de comer em um restaurante, dois lanches completos saíram $96MXN.

A tarde o tempo fechou ameaçando chuva, decidimos ir para La Ciudadela feirinha de artesanato e produtos locais, creio que seja o lugar com mais opções de compra de artesanato e lembrancinhas, por várias vezes vimos pessoas confeccionando a mão os produtos, cerâmicas, quadros e outros... Para chegar com mais facilidade desça na estação Balderas (Linha 1) que fica a uns 500 metros da Ciudadela, a maioria das lembrancinhas fica em torno de $25MXN a $45MXN (caveirinhas, mini tequila, chaveiros).

Saímos da Ciudadela e fomos para a Arena México onde ocorrem os espetáculos de Lucha Libre, a arena fica a cerca de 1km da ciudadela e é super tranquilo de ir a pé. Arena México é um predio grande porem bem velho, o que da um charme a mais ao espetáculo, do lado de fora da arena é possível comprar as mascaras dos lutadores, paguei $80MXN na mascara do Professor Valdez ::hahaha::

Para quem preferir é possível comprar as entradas direto na bilheteria, como mencionei nas terças feiras não enche a casa, para entrar é proibido qualquer tipo de câmera, eles confiscam e você retira na saída, tudo bem organizado, o celular é permitido ::cool:::'> Logo quando entramos um senhor se ofereceu para nos acompanhar até nosso assento, e pela primeira vez na viagem ouvimos o pedido da tão famosa "propina" que seria a gorjeta pelo serviço, muita gente relata isso com frequência, para nós só aconteceu está vez, mas dizem que é de bom grado sempre deixar as gorjetas para os atendentes.

A luta tem duração de 1:30h aproximadamente, não vimos muitos turistas havia bastante mexicanos, eles são fanáticos, gritam a toda hora e fazem barulho acreditando que tudo aquilo é verdade. Mesmo sabendo que é coreografado a precisão e dificuldade dos golpes impressiona, por mais que seja combinado alguns golpes são de impacto, realmente vale muito a pena ver, eles fazem confrontos de dupla, trio, quarteto, 1x1 e por ai vai quando você ve já não entende mais nada, o evento é gravado e passa na TV local, existe também uma liga nacional da luta livre e no dia que fomos era a disputa do cinturão nacional ::lol4::

Para quem quiser comer e beber um copo de Cerveza Corona custa $70MXN deve ter umas 600mlm, já uma porção de nachos com queijo custa $30MXN.

No meio da luta um lutador foi retirado do ringue de maca por enfermeiros, até hoje não sabemos se era verdade ou fazia parte do show, o fato é que deve machucar de verdade, vimos um lutador com a roupa com bastante sangue também, em 2015 infelizmente aconteceu uma morte http://goo.gl/sFzCYa. Por isso considero um espetáculo muito bem pago, e no final todos se levantam e jogam moedas no ringue para os lutadores.

Para chegar ou sair da arena tem duas opções de metro, o Cuauhtémoc ou Balderas Sur.

 

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Parabéns pelo relato. Tá ficando muito legal! Estou embarcando daqui pouco mais de uma semana, então não estou perdendo nenhum detalhe da tua escrita para acrescentar à minha viagem. Espero que termines antes de eu partir! Valeu!!! ::otemo::::otemo::

 

Valeu meu amigo, as coisas estão corridas por aqui para conseguir terminar, mas me mande um e-mail brayanb2@gmail.com, tenho um resumão de tudo que posso te mandar ;)

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Depois de alguns dias voltamos ao relato:

 

3º Dia: Bairro Polanco, Aquário Inbursa, Mercado San Juan.

 

O Terceiro dia começou de uma forma triste, pois a chuva caia e não dava trégua, e sinceramente em todo nosso planejamento de meses não contamos nenhuma vez com a possibilidade de chuva ::putz:: .

Como chovia e estava bem frio aproveitamos para dormir um pouco mais que o habitual, acordamos as 8h em vez das 6:50h, passado o primeiro contato triste com o dia chuvoso nos animamos para começar nossa jornada.

Saímos sem café da manhã, disposto a encontrar algo bom e barato para comer pelo caminho, como não parava de chover escolhemos fazer coisas em locais fechados então resolvemos ir para o bairro Polanco que estava reservado para os ultimos dias de viagem. Polanco é um dos bairros mais ricos da cidade, ruas arborizadas e tranquilas, shoppings centers com marcas famosas, joalheirias, restaurantes caros e por ai vai, para chegar até Polanco é simples existe uma estação de metro com seu nome que para no coração do bairro, pegamos a linha 1 e fizemos a baldeação na estação de Tacubaya, e depois descemos na estação Polanco (linha 7). Tomamos nosso café da manhã (desayuno) na estação Tacubaya, tinha um senhor vendendo Tortas (sanduiches) em uma banca dentro da estação, haviam dois ou 3 sabores, escolhemos o de Jámon (presunto) que de fato estava muito bom de quebra vinha com pimenta :oops: só no café da manhã ja foi meio litro de água (depois descobrimos que para cortar o efeito da pimenta era só comer pão, a água não ajuva muito) ::mmm: Las tortas de Jámon nos custaram $30MXN (duas), e todo dia pela manhã comprávamos uma garrafa de água de 1 litro e levávamos na mochila, 1 litro de água $10MXN.

Enquanto comíamos um jovem chegou até nós para pedir informação, não me recordo seu nome mas ele era Espanhol e morava a 2 anos em Puebla, cidade vizinha a CDMX, ele nos pediu informações para chegar até Polanco e como estávamos indo para lá falei para ele nos acompanhar. Ele precisava ir até o consulado da Espanhã, rapaz muito legal nos ofereceu sua companhia caso fossemos a puebla, no final deixamos ele na rua do consulado e infelizmente não mantivemos mais contato.

Saindo da estação debaixo de chuva a primeira coisa que fomos fazer foi procurar algum lugar que vendesse guarda chuvas, por incrível que parece foi a coisa mais difícil para encontrar lá, acabamos ficando sem e fomos caminhando na chuva pelo bairro (Jaqueta impermeável faz toda a diferença, as que usamos: http://goo.gl/kCJLbd e http://goo.gl/nhwo9Z ::otemo:: ). Perto da estação as ruas são bem movimentadas, existem vários consulados pela região mas a medida que nos afastamos as ruas foram ficando praticamente desertas, alguns minutos de caminhada e chegamos até a igreja San Agustin uma construção imponente com a faixada muito bem preservada, ao entrar tinha um grupo de operários trabalhando no seu restauro, para quem é religioso ao lado da entrada tem uma salinha que vende vários artigos religiosos, ganhamos um postal bem legal da igreja, para quem quer chegar lá não tem erro fica na Avenida Horácio em frente ao Parque América uma pracinha no meio da avenida. Visitada a igreja seguimos para nosso objetivo, o aquário Inbursa, para economizar tempo e sair um pouco da chuva pegamos um Taxi na rua, tentamos ao máximo escolher um bom taxi mas por incrível que parece pegamos o pior possível ::putz:: ele nos cobrou $35MXN para um trajeto de uns 2 ou 3km. Chegando na rua do Aquário Inbursa(https://goo.gl/wuvHBh) quando se vê por fora não se da muita credibilidade para ele não, parece pequeno e pouco movimentado, quando na verdade é imenso e incrível.

Ao entrarmos, ganhamos caixinhas de água de coco para beber enquanto conhecíamos as atrações do aquário.

Por azar, pegamos o dia que tinha excursão de colégio para visitação, o que dificultou um pouco nosso passeio dentro do aquário, tinham muitas crianças enlouquecidas e felizes vendo todos aqueles aquários gigantes com raias, águas vivas, cavalos marinhos, tubarões e até crocodilos. O aquário é dividido em várias sessões temáticas, uma delas era a sessão com os peixes da Amazônia, outra era destinada somente aos pinguins, e assim por diante. Logo no começo você literalmente entra no aquário, através de um túnel de acrílico se pode caminhar por dentro do tanque e ver os peixes e tubarões passando pro cima de você. Existe a opção de visita guiada (como a das crianças da escola), mas em cada aquário há um memorial descritivo das espécies que lá habitam. Na parte interna tem uma lanchonete e loja de lembrancinhas (um pouco bastante absurdamente caras ::ahhhh:: ). Recomendamos a visita ao Aquário Inbursa e sugerimos que reserve um dia chuvoso como pegamos para visitá-lo ou em dia de semana para fugir do movimento (que na verdade tinha muito movimento por conta da excursão hahaha). Bom, as entradas para o aquário podem ser compradas na bilheteria do mesmo, ou através da ticketmaster, na bilheteria duas entradas para o aquário Inbursa custaram $270MXN.

Saímos do aquário e aproveitamos para fazer uma visita no museo Soumaya que fica bem em frente ao aquário, a arquitetura do prédio realmente impressiona (https://goo.gl/8ERp1E) tanto na parte externa quanto interna. Como não estávamos com muito tempo acabamos visitando apenas 1 andar do museu, que tinha um grande acervo de moedas, joias e roupas que datavam antes de 1.800. Se for explorar o museu com calma pode separar pelo menos umas 4 horas, a entrada é gratuita e é necessário apresentação de documento original.

Já se passava das 12h e fomos em busca de um restaurante pelas ruas, como estávamos em um bairro rico ficamos com medo dos preços ::ahhhh::. Chegamos a entrar por engano em um shopping center enorme que só tinha relojoarias, muitos seguranças armados, quando percebemos onde estávamos não saímos nem do elevador. Continuamos a busca, e a toda esquina tinha alguma barraquinha com vários homens engravatados comendo de pé ao redor da barraquinha (que na verdade eram carros bem velhos com porta malas aberto), a ideia de comer na rua era tentadora, porem já estávamos há horas caminhando na chuva, faziam 13º e queríamos um lugar quente para descansar um pouco. Acabamos achando um restaurante que parecia ter um bom preço e uma boa comida, Los Bisquets (https://goo.gl/B3cMNR) restaurante típico e aconchegante com bom atendimento, a comida não deixava a desejar, e eu pedi uma sopa de Tortilla e a Sara Enchiladas de frango, para companhar um jarra de limonada e de cortesia uma cesta de pães e uma tijela de condimentos (pimenta, picles, batatas) o almoço completão + um donuts saiu por $167MXN :D A melhor coisa na hora de comer para mim era o suco, sempre em jarras de 1 ou 2 litros, limonada, laranjada, com gás, sem gás, com gelo, de morango, de flor, de maracuja, de frutas misturadas, interminaveis variações de sucos.

Depois de uma boa descansada partimos em direção a estação de polanco, aproveitamos a tregua da chuva e fomos explorando as ruas do bairro. Pegamos o metro de volta e decidimos aproveitar o restante do dia no mercado San Juan, um mercadão típico a onde é possível encontra, frutas, carnes, manicure, brinquedos, picolés, meias e por ai vai, tem de tudo um pouc. Ótimo para comprar frutas, uma mais linda que a outra e um lugar perfeito para comer a típica comida Mexicana. Para chegar no mercado San Juan (https://goo.gl/rX469T) desça na estação Salto del Agua (linha 1) é na frente do mercado. Quando você chega na frente do mercado quase não o vê, a frente é tomada por barraquinhas de vendedores ambulantes onde encontramos o tão sonhado guarda chuvas $40MXN, lá se encontra também CDs e DVDs, meias, cuecas, lanternas, pendrive, caneta de choque, e toda bugiganga da china.

O mercado fica em um prédio meio velho, mas quando se entra é "lindo" muita cor, aromas e uma profusão cultural imensa, aproveitamos e compramos bananas $15MXN, maçãs $10MXN e duas frutas locais que não lembro o nome $30MXN (segue fotos). Também comprei uma Paleta Mexicana o tal do picolé mexicano que virou moda no Brasil, pelo menos aqui no sul, era bem bom 100% fruta $11MXN. Dentro do mercadão tem muitas bancas que vendem carnes e percebi que lá não se tem o mesmo cuidado que aqui, as carnes são literalmente batidas contra uma espécie de tacho de madeira,feito de um pedaço enorme de tronco de arvore, depois de batidas as carnes ficam empilhadas ou penduradas.

Saímos do mercado e fomos na rua lateral atras dos chapulines (grilos fritos) infelizmente quem vendia não estava, e acabamos comprando um Taco de Pollo por $9MXN (Equivalente a uns R$ 3,00 só de lembrar que na minha cidade pago R$25,00 ::lol4:: ).

O mercado ficava a uns 2km da nossa hospedagem, fizemos o caminho caminhando e conhecendo mais o bairro, chegamos tão cansado que aproveitamos o clima frio e chuvoso e fomos dormir umas 19h, saímos de casa de manhã com a sensação que o dia seria uma M* mas foi muito proveitoso.

 

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