Ir para conteúdo

Vistos e passaportes - Dúvidas e dicas


Posts Recomendados

  • Respostas 199
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Bernardo,blz?

como disseram aacima cada caso eh um caso,mas na mairia das vezes na imigracao carimbam seu passaporte e te dao um prazo para ficar no pais de no maximo 6 meses,em alguns casos dao apenas 3 meses,minha irma acabou de ir para Philadelphia,ela nao fala absolutamente nada de ingles,o agente imigratorio apenas fez mimicas com ela para que tirasse as digitais e a foto.geralmente te chamam um tradutor,mas se vc der sorte de chegar qdo estao chegando voos de todas as partes,eles ficam mais flexiveis.

depois se vc precisar mais tempo no pais,vc pode solicitar uma extensao de seu visto,oque nao eh dificil de se conseguir,mas muito cuidado pois se vc optar por esta extensao,na proxima viagem aos USA,o agente imigratorio com certeza vai te criar caso,pois mesmo que vc tenha ficado legal,vc teria ficado todo um ano no pais e isto nao se vc com bons olhos aa imigracao.

Link para o comentário
  • Membros

Boa tarde....pessoal meu passaporte está com uma rasura na assinatura porque quando eu fui assinar a caneta falhou em 02 letras e eu passei por cima. Em Fevereiro vou para a Australia e estou com medo de dar algum problema por causa da Rasura. Já fui até a Polícia Federal e eles disseram que para ao ver deles não tem problema, mas pediram que se possível eu encaminhe a cópia do Passaporte pra Embaixada e solicite uma avaliação. Falei com a agnecia que esta providenciando o visto e eles disseram que se na policia ta tudo ok não tem problema. Alguém sabe me dizer se realmente não corro nenhum risco? Obrigada!

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá pessoal!

 

 

Não sei se aqui é o local do site mais adequado, mas lá vai. Trago dicas para quem está com pressa

em tirar o passaporte, mas não se enquadra na categoria "passaporte de emergência".

Antes leia as orientações para emissão de passaporte no site da PF, para se situar melhor na leitura deste post.

 

 

Eu e meu companheiro estamos numa grande correria para ajeitar toda a documentação

para participarmos de um festival de cinema na Índia, no início de fevereiro próximo.

 

Como o convite chegou faz uma semana, realmente estamos tendo que correr para tentar

o passaporte brasileiro (ambos estavam vencidos) e o visto do consulado indiano dentro do prazo da nossa saída do Brasil.

 

Inicialmente nós tentamos o "passaporte de emergência" (http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/passaporte-de-emergencia).

Chegamos logo no início do atendimento (7h) no posto da PF no Galeão (quem estiver no Rio deve ir no posto do Galeão, onde o atendimento é mais rápido,

e o único que emite passaporte de emergência no RJ). Explicamos nossa situação, mostramos o convite do festival (com nossos dois nomes como convidados). Eles explicaram

que pela data da viagem (faltavam cerca de 3 semanas) não nos enquadrávamos num caso de passaporte de emergência. Este tipo de passaporte é emitido

em situação de morte, doença ou trabalho geralmente quando a pessoa necessita voar em 1 ou 2 dias.

 

Por sorte, alguém devia ter desmarcado um atendimento, e havíamos conseguido uns 3 dias antes agendar o atendimento do meu companheiro para a mesma semana.

Explicando a situação para o agente da PF que fica na porta fazendo a triagem dos atendimentos (super gentil por sinal), ele disse que autorizava que eu também fosse atendida no mesmo dia, já que éramos casados (meu atendimento ainda levaria mais dias) e o convite era endereçado aos dois, desde que chegássemos bem cedo.

 

No dia agendado pro meu companheiro, chegamos bem cedo, entregamos toda a documentação. A PF dá um prazo geral de 6 dias úteis para emissão do passaporte.

 

No dia seguinte comecei a acompanhar o andamento da emissão do passaporte (pelo endereço https://www7.dpf.gov.br/sinpa/jsp/consultarSituacao/consultaSituacaoSolicitacao.jsp).

 

No 2º dia útil após a entrega da documentação, quando consultei o andamento apareceu uma mensagem de que o passaporte já havia sido confeccionado, e que deveria-se aguardar

contato via email para retirada do mesmo no local, ou a data informada para entrega pela PF quando da entrada dos documentos (ou seja, 6 dias úteis).

 

Telefonei no 3º dia útil para a PF, e pela informação que eu repassei (mencionando o status do acompanhamento da emissão) a atendente não soube informar se os passaportes estariam prontos. Que apenas presencialmente eu poderia ter essa informação.

 

Como estamos com muita pressa, resolvemos ir lá ainda no 3º dia útil verificar. A moça que estava fazendo a triagem mencionou que achava pouco provável

que o passaporte estaria pronto, mas que poderíamos entrar na fila de retirada para tentar.

 

Depois de uns 15 minutos na fila, uma grata surpresa: ambos os passaporte estavam prontos, e em 3 dias úteis ::mmm:

 

Só alegria!

 

Bom, então ficam as duas dicas para os apressados e atrasados como nós :)

 

1) Verifique todo dia na internet a disponibilidade de agendamentos para entrega de documentos, especialmente no posto do Galeão. É comum a PF abrir horários extras aos sábados e até aos domingos (semana passada eles abriram 700 horários extras!). Vale tentar todo dia MESMO, pois por algum motivo às vezes alguns horários são liberados para poucos dias depois (acredito que sejam pessoas remarcando)

 

2) Depois de entregar os documentos, verifique diariamente o andamento da emissão do passaporte, e se aparecer algum aviso que ele já confeccionado, dê uma incerta lá.

 

 

Namastê!

 

Karine

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • Membros

pessoal eu vou tirar o passaporte e não tenho o "Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União - GRU" e agora já era?? ::grr::::grr::::grr::

eu paguei o boleto online e como eu troquei de banco eu não tenho como imprimir os comprovantes da conta anterior que já foi cancelada

eu fui naquela "ah depois eu imprimo" e acabei esquecendo ::putz::::putz::::putz::

já aconteceu algo do tipo com alguém???

o meu desespero maior é que decidir viajar de ultima hora e se eu não conseguir tirar até marcar de novo já passou o dia da viagem

por um acaso eles pedem isso para efeito de que se não deu baixa no sistema deles serve como segurança sua pra dizer q foi paga???

 

t+

::prestessao::

como fui burro

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...