Ir para conteúdo

É possível viver mochileiro?


Posts Recomendados

  • Colaboradores

natss

 

nao entendo ::putz::::putz::::putz::

 

vc me deu uma chicotada, por nao ter certos bens e tal ,

mas depois me positivou ::putz:: me dizendo assim;

 

Sempre quis me livrar dos meus sofás e estantes. Fica limpo o ambiente.

 

caso eu entendi errado, peço desculpas pelo meu engano, mas pelo ver, vc nao gostou muito da ideia no inicio, de eu nao possuir os bens citados e tal !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Acho que ela estava sendo irônica... assim o espero pelo menos.

 

Na minha concepção viajar é conhecer o novo, é se auto-descobrir e muito mais. O mundo é algo que tem muito a ser descoberto e nascemos sendo ditado pela maioria que viajar é conhecer algum ponto turístico aqui, outro lá. Mas não é isso, não é viajar, é conhecer, conhecer o novo, ter e trocar experiências. Conhecer alegrias, mas também sofrimento. Viajar evolui, nos liberta, com toda certeza. Eu não digo que é isso, que é largar tudo e sair por ai, é claro que não é assim, e eu nesse momento não conseguiria fazer isso. Mas acredito sim, que quem anda por ai, fazendo o seu dinheiro a cada dia e sobrevivendo a isso, é quem vive da forma correta. Não falo de ser um mendigo, passar fome, frio. Não é isso, e ser liberto e fazer isso feliz, ser feliz com essa forma de viver, não sentir falta das coisas. Acredito que isso tudo seja um processo, e como já disse, não da para largar tudo de uma vez só, felizmente estou conseguindo fazer isso aos poucos!

 

George, concordo com sua opinião. Estava apenas analisando sobre uma perspectiva budista. Sendo muito simplistas: segundo o budismo, você é apegado a algo quando você tem a ilusão de que precisa desse algo para ser feliz. Pode ser uma pessoa, bens materiais ou até ações ou idéias. Nesse sentido, a necessidade de viajar é também um apego.

 

Mas não é porque é um apego que é algo ruim... não existe nada intrinsecamente ruim ou bom... só penso que uma pessoa mais sábia não precisa viajar para ser feliz nem para se conhecer. Mas é claro que a jornada para a sabedoria é diferente para cada um, e como eu disse, você pode perceber que não encontra próximo de si os meios para se tornar uma pessoa melhor, e daí viaja para procurar.

 

E sim, é necessário que aconteça aos poucos. Por mais que uma pessoa tenha a noção intelectual de que não precisa de bens materiais, abandonar de imediato todos os bens materiais dela não a fará mais feliz (muito pelo contrário). Um paralelo a isso: todos nós sabemos que iremos morrer e que podemos morrer a qualquer momento, mas apesar de todos nós sabermos disso, nós não vivemos como se isso fosse um fato (sempre vai demorar). Geralmente a pessoa só atinge essa sabedoria depois de muito tempo, presenciando morte de familiares e amigos ou mesmo chegando perto da sua própria morte. Da mesma forma, é necessário experiência de vida e reflexões para começar a se desapegar de bens materiais.

 

Mas isso são divagações baseadas nas minhas crenças e é diferente para cada pessoa. Se não fosse diferente, não haveriam tantas filosofias e religiões.

 

Sandman,

Esse é o esquema, o desejo das pessoas em serem bem vistas pelos demais, é isso que é imposto a nós, é o "correto" da sociedade.

 

Acho que muita coisa se resume a isso:

 

"Vitorioso, já não se preocupava mais em ser um vencedor ao olhos dos outros, sabia que era mais difícil dominar a si próprio, pois tudo nos é dado só nos falta fé"

 

Acho que cada um tem que viver da sua maneira, e tentar ser feliz da sua maneira. O problema é que muita gente segue o padrão social, não para para pensar, não para para refletir sobre a vida e sobre o que realmente quer, e o que realmente lhe trará felicidade. É muita futilidade, muita alienação. Eu sei que não posso julgar ninguém, é difícil criar um senso crítico no meio em que nascemos hoje, mas é isso o que falta ao meu ver!

 

Exato. Daí vem a maioria do consumismo e necessidades materiais. A maioria das pessoas acredita que possuindo coisas será mais respeitado ou mais aceito... quando na verdade estão tentando comprar um pouco da auto estima que os falta naturalmente.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

deixo aqui, uma breve reflexao minha !!!

 

No cume de uma montanha, certa vez eu repousava, meditava sobre a vida e recordava a palavra do Senhor, minha barraca já estava montada, os saches de chá de camomila estavam em infusão na água quente, o silêncio só era quebrado pelo vento. Quando meu chá ficou pronto, sentei em uma pedra para saborear a camomila, mas logo que me sentei, um homem apareceu, pois o mesmo caminhava um certo tempo atrás de mim.  Levantei-me e o cumprimentei, ofereci-lhe um copo com chá, ele sentou-se ao meu lado e conversamos enquanto apreciávamos aquela bela paisagem acompanhada pelo sabor da camomila.

 

- Diga me, peregrino, onde fica sua casa?

- Hoje eu moro aqui.

- Peregrino, onde estão as tuas coisas ?

- Dentro da minha mochila.

- Peregrino, onde estão seus amigos ?

- No meu peito.

- Peregrino, cadê sua família ?

- Espalhada pelo mundo, e a partir de hoje você é meu irmão.

 

Indignado, o homem começa a me olhar, suas sobrancelhas se levantam e logo começa a sorrir com um ar sarcástico, bebo um gole de chá e respiro profundamente.

 

- Peregrino, você é louco ? Você não tem nada ?

- Na verdade te digo, pelo visto tenho bem mais do que você.

- Peregrino, não se engane, pois tenho muito, moro em uma bela casa cobiçada por muitos, meus pertences são de grande valor e em grande número, meus amigos estão sempre presentes em minhas festas e reuniões, tenho uma bela família e todos vivem muito bem, são felizes assim como eu, pois temos tudo do bom e do melhor.

 

- Diga-me, irmão, vocês são felizes com seus bens ?

- Peregrino, lógico, qual ser humano não ficaria feliz em ter tudo o que deseja?

- Irmão, infelizmente muitas pessoas buscam sua felicidade naquilo que se pode ver e não no que se pode sentir.

- Mas peregrino, diga-me o que desejas ?

- Hoje só peço a Deus que me ensine a amar e que Ele perdoe meus irmãos e irmãs, assim como peço que me perdoe também, porque na verdade maiores são meus erros dos que meus acertos.

- Peregrino, se maiores são seus erros como pode querer você falar de amor à vida.

- Irmão, por que com os meus erros aprendi a viver, minha busca é eterna.

- Peregrino, se acredita tanto em Deus, porque não pede a Ele condições melhores de viver, pelo menos uma casa para morar.

- Irmão, todos os dias da minha vida peço a Deus uma nova casa e condições de continuar minha busca pelo o que tanto quero.

- Peregrino, está vendo, acabou de confessar que até mesmo você quer ter condições assim como eu tenho, pois dizem que dinheiro não traz felicidade e de fato até concordo, mas se não tivermos dinheiro como iremos conquistar o que desejamos ? Agora responda:  Deus te ouve  quando você pede a Ele uma casa todos os dias? Pois pelo jeito não, porque, se não, já teria parado de pedir, ou deve ter muitas casas ao redor do mundo. E que condições Deus te deu para seguir sua busca pelo o que procura, sendo que você não tem condições nem ao menos de ter o que deseja?

- Irmão, já lhe disse, infelizmente muitas pessoas buscam sua felicidade naquilo que se pode ver e não no que se pode sentir. E respondendo tua pergunta, estás enganado, Deus atendeu tudo que lhe pedi, pois tenho ido a muitos lugares e feito de cada lugar a minha casa, e tenho condições hoje o suficiente para continuar minha busca, pois o que busco é crescer espiritualmente, aprender cada vez mais a amar, perdoar, compreender. Minha família são todos seres humanos independente de quem sejam ou do que façam, Deus me ensinou a amar, perdoar, não importa o que aconteça. Diga me, irmão, se de você fossem tirados todos seus bens, se todos se voltassem contra você, se estivesse nu no meio do nada, o que faria você ser feliz nessas condições? Talvez nada, porque não buscou alimentar sua alma e sim seus prazeres da vida, mas se um dia tudo você perder e nada sobrar onde buscará sua felicidade?

- Peregrino, eu não sei te responder.

- Irmão, a felicidade é um sentimento de amor à vida, pela felicidade de seu próximo, quando aprendermos isso seremos felizes e nossa felicidade será eterna.

- Peregrino, você deve ser um homem muito especial para ser assim.

- Irmão, na verdade sou sim, assim como você é e todos nós somos, pois todos seres humanos são especiais aos olhos de Deus, não existe um homem capaz de amar mais do que o outro, há apenas aqueles que querem amar, sem o amor nada prevalecerá, tudo será destruído.

Irmão,

Eu sou aquele que perdeu o medo de se perder;

Sou um caminhante a descobrir novos caminhos;

Não tenho nada porque quero ter tudo;

Me chamam de louco,

Não importa !

Me fazem perguntas,

Não entendem as respostas;

Minha única certeza é Deus, é a vida;

Que sempre serei um aluno, um eterno aprendiz;

Deus é meu mestre; a natureza, uma bela sala de aula.

 

Logo veio o pôr-do-sol e nos despedimos.

 

 

 

 

 

*atencao, este texto eh parte do meu diario pessoal, que em breve espero publicar e compartilhar com todos.

a reproducao do mesmo nao esta autorizada, sem minha autorizacao ou sem citar a fonte e autor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Eu falo por mim, não por todos. Não consigo ver (hoje em dia) algum jeito de viver mochileiro. Não posso simplesmente me disvincular do trabalho, pq sei que quando voltar não encontrarei outro fácil. Além disso, não conseguiria trabalhar, juntar uma grana e ficar mêses, anos viajando, pq sei que a grana acabaria rápido.

Eu to mais do que feliz trabalhando e conseguindo manter a média de uma viagem por ano, mas viver mochileiro? Isso é uma realidade muito, mas muito distante de mim. E por mais que alguns reclamem da vida cotidiana, viver viajando deve ser muito menos legal do que muitos pensam. Primeiro, pq é necessário ter um local fixo, um "lar doce lar", onde vc tenha seus amigos, faça sua vida, e não precise estar se mudando toda hora. Segundo, pq não teria a mesma emoção conhecer novos lugares se comparado a alguém que trabalha duro e faz no final do ano seu mochilão feliz da vida.

É minha opinião, mas eu não gostaria de viver viajando. Gostaria sim de ganhar melhor e aumentar o número de viagens para 2, 3 por ano. Aí sim estaria realizado!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

joao

 

Primeiro, pq é necessário ter um local fixo, um "lar doce lar", onde vc tenha seus amigos, faça sua vida, e não precise estar se mudando toda hora.

 

isso que vc falou eh verdade, nao sao todas pessoas que conseguiriam viver sem um "lar doce lar ", uma coisa eh vc ficar um tempo longe, outra eh vc tomar a decisao de nao ter esse "lar doce lar" que vc se refere, familia e tal !!!

 

falo isso pq nao vejo mnh familia a mais de 3 anos, mas isso foi um caminho escolhido por mim, devido a circunstancias vividas por mim no passado !

 

para vc abrir mao de "algo" vc tem que realmente se avaliar, e nao tomar uma decisao antecipada por um gosto pessoal !!!

 

ja notaram que qd "alguem" fala que vai sair por ai mundo a fora e tal, largando tudo, antes ela apresenta seu problema ou desgosto?

quando se esta de bem com a vida, "ninguem" pensa em largar tudo e sai por ai, por que?

acredito que muitas decisoes que tomamos na vida devemos avaliar se fariamos isso se estivessemos de boa, de bem com si mesmo !!!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Mochileiro Perigrino,

 

Não concordo com essa última parte. Eu não tenho absolutamente nada de ruim na minha vida, tenho tudo o que sempre quis e desejei. Não tenho nenhum problema ou desgosto. E mesmo assim gostaria muito de largar tudo e viajar por ai! hahahaha, vai entender!

 

 

irmao, por isso coloquei ninguem entre aspas, entendeu ???

 

quando se esta de bem com a vida, "ninguem" pensa em largar tudo e sai por ai, por que?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Eu acho que nesses casos o interesse maior do cidadão é a fuga da realidade...

Viajar para longe tem a vantagem de que você adquire outra perspectiva, mas não se resolve os problemas fugindo deles, cedo ou tarde o cara vai ter que voltar e encarar a realidade.

 

Quanto aos problemas levantados pelo João, eu acho que mesmo as pessoas que decidem viver viajando, ainda sim voltam para a terra natal para visitar os velhos amigos e a família. Fora isso, eles acabam fazendo amigos por muitos lugares do mundo e devem acabar revendo alguns deles. Além disso, eles viajam com um passo BEM mais lento do que a gente quando viaja 1 ou 2 meses... as vezes param meses no mesmo local, é uma viagem completamente diferente.

 

Mas concordo que não é para todo mundo, eu mesmo não tenho esse objetivo. Pretendo fazer uma viagem bem longa quando possível mas depois fazer viagens menores.

 

Abraços

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...