Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Postado
  • Membros

CAIAPÔNIA, GO

À primeira vista, é só uma pacata cidade agropecuária do Planalto Central. Mas Caiapônia esconde, entre as serras vizinhas, cerca de 100 cachoeiras e rios caudalosos: é o mais recente paraíso dos aventureiros de Goiás. A maior parte das quedas d'água ficam nas fazendas de gado e são de difícil acesso, prato cheio para jipeiros. Dentre as cachoeiras mais bonitas estão a de São Domingos, a da Abóbora e a do Pantano. Aproveite ainda para conhecer as cores e os cheiros do cerrado: a caminhada até o morro do Gigante Adormecido também presenteia com as belíssimas vistas da Serra Azul e das Torres do Rio Bonito.

Como Chegar

De Goiânia, pegar a GO-060 em direção a Trindade e seguir 200 quilômetros até Iporá. De lá, siga mais 120 quilômetros até Caiapônia pela GO-221.

O que fazer

Banhar-se nas piscinas naturais das cachoeiras, como a da Jalapa, a do Campo Belo e a do Salomão, é a recompensa para a caminhada sob o sol quente. A cachoeira da Abóbora convida para a prática do "cascading" (descida com corda, debaixo d'água). E os mais atirados podem fazer rapel nos 85 metros de paredão da cachoeira São Domingos.

Onde Ficar

Em Caiapônia, acampar é a melhor opção: as áreas mais procuradas são a da cachoeira São Domingos e a do Sereno (fale com os gerentes da fazenda antes de armar a barraca). Se preferir, fique na cidade - Hotel Camargo (62/663-1654).

O que comer

Aproveite as caminhadas no meio do mato para experimentar o pequi(fruta típica da região) e o marmelo. Na cidade, defenda-se no restaurante Comida Caseira ou na padaria Pão da Vida.

Pacotes e guias

Para contratar guias, entre em contato com a Águias - Associação de Guias Turísticos da Caiapônia (62/663-1187). Eles também tem mapa e informações

Featured Replies

Postado
  • Membros

São Domingos não fica em Piranhas?

Se tem São Domingos em Caiapônia, tem outra em Piranhas tbém!

Ia muito pra lá uns anos atrás, ajudando uma tia q ficou viúva e tinha uma fazenda no município.

Postado
  • Membros
São Domingos não fica em Piranhas?

Se tem São Domingos em Caiapônia, tem outra em Piranhas tbém!

Ia muito pra lá uns anos atrás, ajudando uma tia q ficou viúva e tinha uma fazenda no município.

O Rio São Domingos corre da divisa dos municipios... de um lado é Pirinhas e do outro é o município de Caiapônia... Mais o municipio que tem a autorização do proprietário da fazenda onde fica a Cachoeira São Domingos é Caiapônia!

• 11 meses depois...
Postado
  • Membros

Pessoal, alguem mais além de mim vai passar o carnaval em caiapônia? Eu tô levando uma turma boa daqui!! o Carna lá é muiiito legal!!

abraçs ::otemo::::otemo::

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros

Na realidade é uma região, que abrange Caiaponia, Piranhas, Doverlandia, Baliza e Bom Jardim de Goiás, onde forma toda uma bacia, (Serra Negra e Serra Verde) são Rios, Ribeirões, Corregos e pequenas Vertentes que desaguam, na maior parte para o Rio Araguaia, eu chamo esta região (grifo meu) Rota Águas do Araguaia. Tudo muito lindo, conheço muitos lugares, cachoeiras, águas límpidas e alguns lugares a natureza está intocada. Nesta rota existe cachoeiras de águas claras, límpidas, e uma destas que conheci deve estar entre as 05 mais bonitas do Brasil, localizado no municipio de Baliza, todos os locais de fácil acesso, alguns lugares de acesso mais restrito para carros mas de motocicleta se chega em qualquer local que queira visitar. Se precisarem de mais informações me envie email para: belezasencantos@gmail.com e posso tirar algumas dúvidas. Com o tempo vou detalhando aqui no mochileiros os percursos e o que encontra por lá!

• 3 anos depois...
Postado
  • Membros
Na realidade é uma região, que abrange Caiaponia, Piranhas, Doverlandia, Baliza e Bom Jardim de Goiás, onde forma toda uma bacia, (Serra Negra e Serra Verde) são Rios, Ribeirões, Corregos e pequenas Vertentes que desaguam, na maior parte para o Rio Araguaia, eu chamo esta região (grifo meu) Rota Águas do Araguaia. Tudo muito lindo, conheço muitos lugares, cachoeiras, águas límpidas e alguns lugares a natureza está intocada. Nesta rota existe cachoeiras de águas claras, límpidas, e uma destas que conheci deve estar entre as 05 mais bonitas do Brasil, localizado no municipio de Baliza, todos os locais de fácil acesso, alguns lugares de acesso mais restrito para carros mas de motocicleta se chega em qualquer local que queira visitar. Se precisarem de mais informações me envie email para: belezasencantos@gmail.com e posso tirar algumas dúvidas. Com o tempo vou detalhando aqui no mochileiros os percursos e o que encontra por lá!

Fala, irmão!

Estarei por lá mês que vem em ida a Rio Verde. A intenção é passar alguns dias em Caiapônia antes de retornar à Brasília.

Não tenho encontrado muitos relatos de trilheiros nessa região, o que tem dificultado a montagem de um roteiro.

Inicialmente, gostaria de ir ao Morro do Gigante Adormecido, às cachoeiras mais legais da região e às águas límpidas.

Havendo trilha ou travessia, me interessaria ainda mais rs. Mas não gostaria de contratar guia, se assim for possível.

Poderia contribuir com algum relato envolvendo informações quanto a distâncias, tempo de caminhada etc?

Valeu, irmão!

Abraço!

• 2 anos depois...
Postado
  • Membros

Opa bom dia, estou programando ir a Caiapônia no réveillon para fazer travessia, não sei exatamente onde.. tem quantas cachoeiras próximas da São domingos? Pretendo ficar 4 dias caminhando.. queria saber se tem alguém que já fez algo prós lados de lá na caminhada? No pouco que pesquisei tbm vi que subindo ou descendo o rio apartir da cachoeira são domingos tem uma outra queda que chama 3tombos, procede? Alguém sabe quanto que dá de um ponto ao outro ? Consigo conhecer mais cachoeiras nesse percurso?

Alguém tem alguma outra sugestão ou opinião ?

Alguém que já teve alguma experiência tem alguma tracklog na região ?

Grato qualquer informação vai me ajudar..

Obrigado 

Lorenzzo Rodart

Screenshot_20171005-120732.jpg

• Silnei changed the title to Caiapônia

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.