Ir para conteúdo

Olha eu na Colômbia - Um relato de viagem sobre um país chamado amor.


Posts Recomendados

  • Membros

Dia 06 - Um dia que valeu por um mês.

 

Depois de uma boa noite de sono acordamos cedo para tentar aproveitar o máximo do único dia que teríamos em Bogotá. Infelizmente o Fabinho piorou durante essa noite e não tinha a menor condição de sair bater perna. Ele e a Cris acharam melhor ficar no hostel e depois do café da manhã (não estava incluso mas pagamos por fora) eu e o Vini saímos em busca de desbravar cidade.

 

Na recepção do hostel nos entregaram um mapinha e nos deram as primeiras coordenadas para chegar a Plaza del Chorro de Quevedo. A praça em si não é o atrativo, mas atrás dela fica a Carrera 2, uma ruela bem estreita cheia de grafites nas paredes. Uma graça! Vale super a pena atravessar.

 

IMG_20161030_093825661.jpg.a334f710a64afecb9288bfdbfd547d5d.jpg

IMG_20161030_094106939_BURST001.jpg.fc96006506c74a73053e2568532ede2c.jpg

 

Seguimos pela Carrera 2 ( e depois pela 3) até o Parque de Los Periodistas – nada mais é do que uma grande praça com uma estátua do tão cultuado Simão Bolivar. Ao lado dessa praça segue um curso de água, subindo na direção dele que se chega até o Monserrate... subimos subimos.. subimos mais um pouco e chegamos ao pé do Monte. Aqui nossa primeira boa surpresa, apesar da fila grande (que andam bastante rápido) nos domingos os preços são mais em conta! Eu realmente não lembro os preços mas nos domingos é mais barato.. então se você passar alguns dias na cidade deixe para fazer o passeio no domingo!

 

SAM_1730.JPG.052d88b9a216ae653062087074c16f9f.JPG

 

Existem três formas de subir/descer o Monserrate. A primeira é a pé, não sei onde fica e qual o comprimento da trilha, mas sei que existe essa opção pois você pode comprar o ticket só de um trecho logo é possível fazer a pé. E os dois meios pagos são o bondinho e o funicular. Na prática um é preso por cabos e outro por trilhos. O preço é o mesmo mas a fila do bondinho é maior. Mesmo assim optamos por subir pelo bondinho. A subida é relativamente rápida, talvez leve uns 5 minutos, não muito mais.. e a vista é um espetáculo. Lá de cima então você não consegue parar de admirar a cidade.

 

IMG_20161030_112636035.jpg.75edb30d77711b367a8f86f00725b05b.jpg

 

Meu pulmão de fumante sofreu um pouquinho, afinal no topo no Monte chega-se ao 3152m de altitude mas nada de mais! Foi a oportunidade de entender o que todo mundo fala aqui nos relatos de falta de ar em lugares bem mais altos do que eu estava haha

 

Dentro da igreja estava tendo missa então não achei educado entrar para fotografar. Em vários momentos da viagem quando passamos por igreja optamos por não entrar em respeito a missa, eu e meu marido não somos praticantes mas qualquer templo (independente da religião) merece ser respeitado.. ao meu ver, MUITO particularmente falando, acho desrespeitoso entrar nos tempos para fotografar enquanto está tendo missa/culto/gira ou qualquer ritual.. mas isso é uma questão muito minha, perco de ver como é dentro, mas por mim.. tudo bem!

 

A infra-estrutura em cima do monte é fantástica, (diria até demais). Lá em cima existe restaurante, um centro de informações turísticas – onde aproveitamos para pegar mais um mapa! - e toda uma estrutura como banheiros e lanchonete. Para a decida optamos por usar o funicular. Assim conhecemos as duas formas e não pegamos toda a fila do bondinho.

 

424.JPG.1a86d0568511efb9f24713d90811e4a2.JPG

 

Saímos e, com o mapa na mão, fomos atrás do Museo do Oro que eu estava desesperada para ir haha Mas, muito perto do pé do Morro há uma casa muito bonita, que até tínhamos reparado na subida e decidimos passar na frente na descida.. no final das contas foi o primeiro Museu do dia... a Casa Museo Quinta De Bolívar. A casa, que hoje é um museu foi uma das residências onde Simon Bolivar morou enquanto viveu na Colômbia e foi transformada em museu contando um pouco da história de seus Ilustre morador. A entrada? Free!

 

433.JPG.d808571131f1cbe702ea86f1157b8c30.JPG

 

Voltamos pela mesmo rua com o riacho e atravessando o Parque de Los Periodistas entramos no Café Juan Valdez. Já tinha visto em um monte de lugares e estava precisando de um café dos bons. Delícia!

 

Mais uma conferida no Mapa e seguimos pela rua lateral do café por duas quadras até o Museo do Oro. Essa era uma parada obrigatória para mim e eu estava radiante! Na fila, não muito longa mas também não muito rápida recebemos uma segunda informação maravilhosa. Domingo a entrada é Free! Os olhos até lacrimejam de amor haha! O museu é enorme e monotemático mas se você não gosta tanto assim de ouro o da história do ouro Colombiano não se preocupe. Existem áreas interativas, áreas com multimídia e o passeio não vai se tornar monótono. Ficamos no museu por um booom tempo, entretanto passar e ler todas as plaquinhas de todas as salas e corredores ocupariam muito de nossas preciosas horas em Bogotá então passamos por todos as galerias mas em um ritmo um pouco mais acelerado do que o ideal.

 

534.jpg.6a9e7fa946d4005583f578ed1ccd0760.jpg

 

Saindo do Museu atravessamos a praça Parque Santander e seguimos em direção ao Banco de La Republica, o banco fica em frente a Iglesia de San Francisco, que é anexa ao Palacio de San Francisco. Nessa região da Candelária você vai ver uma igreja ao lado da outra assim como muitos e muitos museus. Quem me dera ter mais tempo para entrar em todos os lugares! Enfim. a Igreja fica no inicio da Carrera 7 e que aos domingos é fechada para carros e vira uma grande praça pública com apresentações de música e todos os tipos de artistas de ruas + vendedores ambulantes.(DEUS COMO VOCÊ FOI BOM EM ME COLOCAR EM BOGOTÁ EM UM DOMINGO).

 

IMG_20161030_142244787_HDR.jpg.5e71f87737e8f68df4e9360c43c0725f.jpg

 

Seguimos 3 quadras por essa rua e chegamos aos fundos do Palácio da Justiça, aqui vai um dica linda! Entre por esse lado e atravesse o Palácio por dentro para chegar na Plaza de Bolívar. Você ter uma visão maravilhosa da praça e a entrada nessa área é fechada pelo lado da praça. (Não fizemos nada proibido, mas éramos os únicos lá em cima, e o guardinha não deixava as outras pessoas subirem!)

 

IMG_20161030_143236077.jpg.b27ba8a828cbeebfe7b61b02ca9526f5.jpg

IMG_20161030_143723498.jpg.bb249d69bafed8711cfc7827f7322a04.jpg

 

Nessa panorâmica, da esquerda para a direita.. EU haha, a Catedral Primada, Capela del Sagrado, Capela Arcebispal, ao fundo Capitólio e do lado direito a Alcadia Mayor. É muita coisa para absorver em 1 praça só! Haha Ficamos um bom tempo por ali tentando capitar cada detalhe da praça em meio a uma multidão de gente andando para um lado e para o outro.. saímos pelo mesmo lado que entramos (o guarda não deixava subir, mas também não deixava descer haha) e caminhamos pela praça..

 

Terminamos de atravessá-la e seguimos pela Carrera 7 até um dado momento e quem tem uma barreira policial, trata-se da área presidenciável do país, então você precisa abrir a bolsa e se deixar ser revista para seguir pela rua.. não tem fila nem confusão nem absolutamente nada. Super tranqüilo. Ali passamos pelo Senado e pela Casa de Narinõ, a sede administrava do país. Existe um tour guiado e dá para agendar pelo site do governo o passeio (http://visitas.presidencia.gov.co/web/CasaNarino.aspx), mas não estava entre nossas paradas.

 

Ainda seguindo a Carrera 7 fomos até a Igreja San Agustin, essa estava sem missa no momento e que presente foi poder conhece-la por dentro! Um espetáculo! Viramos na Carrera 7 para a Calle 7 e passamos pelo Museo Francisco Caldas e pelo Batalhão do Exército.

 

IMG_20161030_150456128.jpg.fbdbb25266bfe1aa519bf0ea7ce1d5e0.jpg

 

Seguimos pela Carrera 8 no sentido contrário, passando pelo outro lado da Casa de Narinõ, pelo Museo de Artes y Tradicionales Populares, pelo Observatório Astronômico, pelo Museo de Santa Clara.. até chegarmos novamente no Capitolio Nacional na Plaza de Bolivar. Viramos a direita na Calle 10, passando pelo Moseo de Arte Colonial de Bogotá, o Palacio de San Carlos e o Museo Militar de Colômbia..

 

Era tudo muito perto, quase que um do lado do outro, mas nessas horas já deveriam ser perto das 16:00 da tarde e estávamos só com o café da manhã e o café do Valdez no estômago. A fome estava apertando, estávamos levemente perdidos e a gente precisava chegar no Museo del Banco de La República até as 16h30 pois é o ultimo horário para entrada no museu aos domingo. (É onde fica o Museo do Botero e não existia a possibilidade de não irmos.)

 

Paramos dois minutos, olhando o mapa e descobrimos que tínhamos virado 1 rua antes só haha na saída da Plaza Bolivar viramos na Calle 10 ao invés da 11. Demos uma acelerada no passo e chegamos a tempo!

 

O Museo del Banco de La República é na verdade um complexo de exposições incluindo o Museo do Botero que custa exatos ZERO dinheiros para entrar! *-* Lá dentro tem um café, caro e com poucas opções e eu mesmo já fagocitando meu estômago acabei não pedindo nada, só compramos umas bolachinhas de nata/manteiga para enganar a fome e fomos ao museu.

 

IMG_20161030_155627300.jpg.8c6df697c2e10b319b76a1b38a8133b8.jpg

 

São inúmeras salas com 123 obras do Botero, entre pinturas e esculturas e mais 85 obras de outros artistas entre eles: Pierre-Auguste Renoir, Claude Monet, Pablo Picasso, Joan Miró, Salvador Dalí. Para que gosta de arte, é um sonho, para quem não gosta é maravilhoso também. Dá para perder horas e horas ou passar rapidinho.. optamos pela primeira opção e ficamos lá quase duas horas até a fome estar destruidora.

 

IMG_20161030_163335850_BURST000_COVER_TOP.jpg.f59de650aaf0bc92e2d691286db4f465.jpg

IMG_20161030_160644864.jpg.0ea4ccae8aa18df33574b26f92a9cf9c.jpg

IMG_20161030_154838454.jpg.d4e480ebffcbb2dbe386376c652c76d7.jpg

 

Não sei exatamente que horas eram.. mas o café do museu fechava as 18h00 já não estava aberto e o problema é que não tinha NADA para comer na região, nenhum barzinho, um restaurante um boteco um lugar sujo.. nada haha saímos do museu e fomos caminhando em direção ao hostel (que era 3 quadras dali) e encontramos uma salvadora ambulante vendendo Obleas (waffers bem finas recheadas daquilo que você quiser) eu e o Vini, em nossa santa inocência comemos um só porque já iriamos jantar.. nossa idéia era ir pra o hostel, chamar o Fabinho e a Cris para jantar e irmos em algum lugar.

 

 

IMG_20161030_165957586_HDR.jpg.0be69d4eaeac514065016caf5802606e.jpg

 

Acontece que chegamos no hostel e o Fabinho estava ainda bem mal, eles tinha comida a pouco tempo.. então decidimos pedir uma pizza mesmo e comer no hostel afinal passamos o dia todo longe deles e também estávamos cansados.. Pedimos e esperamos.. esperamos.. esperamos e nada, o Vini foi na recepção e pediu ajuda do recepcionista para ver se tínhamos pedido certo, ele ligo lá e disseram que estava a caminho..

Esperamos.. esperamos.. esperamos.. e nada de nada. Já começou a me dar um desespero haha já estava tarde para sair jantar, eu estava morta de cansada do dia todo caminhando, e nada da pizza. Nosso vôo de volta para casa sairia (veja que eu falei SAIRIA) as 4h15 da manhã, a gente precisava comer e dormir para acordar as 2h30 haha enfim a pizza não chegou e dormimos com fome... Na verdade eu dormi, o Vini ficou vendo um jogo de futebol americano na sala disse que as 2h00 tomava um banho e acordava a gente.. e assim o fez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Colaboradores

OPaaaa

Ja salvei esse relato pra me servir de guia :D

Quero fazer um roteiro quase igual ao seu, só devo acrescentar Santa Marta, Tayrona, Guatape e Zipaquirá

Tenho uma duvida qto ao clima, me ajude please ::hãã2:: Uma época que eu andei lendo por aí pra evitar a Colombia é outubro, dizem q chove demais. Tenho possibilidade de ir em agosto, que parece ter um clima bacana, ou então no final de outubro, justamente nos dias q vc foi. Como vc me relata o clima nessa época qto a chuva, parece q nao atrapalhou seus passeios né? Calor e frio a gente dá um jeito de esquivar mas chuva o dia todo é ::vapapu::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oiii!! Que bom que gostou :)

Pretendo fazer relatos melhores (com valores e dados mais concretos, no futuro!)

 

Eu peguei muito calor muito mesmo todos os dias, em Cartagena era calor até demais! Chuvas só em Cartagena em dois momentos, uma só um chuvisco e outra bem estilo chuva de verão, forte e rápida!

Em Bogotá amanheceu com neblina e gelado, mas logo o tempo abriu e fez calor também, não tanto quanto Medellín ou Bogotá.

 

;)

 

Não sei se tive sorte, mas o clima ajudou muito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Boa noite Amanda,

 

Obrigado pelos seus relatos, peguei bastante informações sobre Medellín e Bogotá. A respeito da segurança nessas cidades, o que você achou? Achou as cidades tranquilas e seguras? Outra coisa, esse mapa que você menciona de Bogotá é daqueles turísticos ou mapa "normal" mesmo?  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

@muriloom 

 

Oi Murilo, 

 

Sobre segurança o tempo todo me senti muito bem. O único lugar mais tenso foi quando chegamos a noite em Bogotá, como ficamos na parte antiga da cidade as ruas são estreitas e mal iluminadas, então dava um pouco de receio, mas de dia, vimos que não era nada disso.

Medellin é muito tranquila, Cartagena mais ainda.

O mapa é turistico, metade da cidade tem para distribuir, no hostel/hotel que você ficar com certeza terá.

 

Desculpe a demora pra te responder, espero que ainda dê tempo de ajudar!

 

Boa viagem, aproveite!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...