Ir para conteúdo

El Salvador, Nicaragua, Guatemala e México


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal minha primeira contribuição para esse site que já me ajudou bastante. Acabei de voltar dessa viagem e aqui vão as dicas com erros que cometi, aliás só tenho dicas porque errei muito rsrsrsrs.

 

Primeiro queria falar sobre a passagem. Sempre que se procura voos para a América Central eles são bem caros, comparados a voos para a Ásia. No meu caso comprei pela Avianca para El Salvador porque lá é um hub da companhia e se vc pesquisar vai ver que os voos para El Salvador são mais baratos que para toda América Central e México, mas isso foi quando pesquisei, claro que muda muito, mas considere El Salvador como opção para voo mais barato. No meu caso paguei 2.300 mais 180 para o decolar.com de comissão em dezembro, que é alta temporada, e comprando com 3 dias de antecedência se fosse outra época e bem programado poderia ser mais barato. Só mais uma coisa comprei ida e volta por El Salvador e achei que isso foi um erro, deveria ter comprado multiplos destinos com chegada em El Salvador e volta por Cancún ou vice e versa já que iria até o México e não teria que voltar tudo de novo. De qualquer forma dei meu jeito e voltei conhecendo outros lugares.

 

Superada essa parte da passagem, vamos à viagem que é o que importa:

 

Cheguei em El Salvador e tive que pagar 12 USD para entrar no país, o aeroporto é longe da cidade, mas se chegar de dia há ônibus público que te leva até o centro da cidade, ah a moeda local é USD, no centro da cidade fui procurar como chegar noHostal Cumbres del Volcan Flor Blanca. Deu um certo trabalho pergunta aqui e ali e nos trancos e barrancos cheguei de transporte público, mas aconselho pegar um taxi não é longe do centro e por isso não deve sair caro. Passei a primeira noite lá e como minha viagem era bem corrida com muita coisa para conhecer já queria sair no outro dia para a Guatemala, MAS estava cansado e dormi até tarde o que não deu para concluir o plano, sendo assim, fui em um balneário na cidade e depois para a praia de Tucum que fica 40 min da cidade e se pode ir de transporte público. Agora foi engraçado, quando voltei conversei com uma amiga e ela me falou de um vulcão na Nicarágua que se pode ver as larvas, além de ter me falado bem da Nica. Sendo assim, mudei meus planos, viagem totalmente aberta permite isso, inves de ir para Guate, fui primeiro para a Nica ::otemo:: e melhor peguei algumas info de como ir de chicken bus ou transporte público. É simples não ter que pagar shuttle ou ônibus turístico até a Nica. Basta seguir os conselhos deste blog: http://www.alongdustyroads.com/posts/2014/9/25/crossing-borders-el-salvador-to-nicaragua-via-honduras

basicamente é ir para a fronteira até Honduras, pegar um shuttle de uma fronteira de Honduras para a outra 2,5h de van e pegar um outro ônibus da fronteira para Leon.

WP_20161203_066.jpg.28adf1aa3a6f511638280c0011d1edc3.jpg

 

 

Ah só mais uma coisa: Eu fiquei a primeira noite na cidade de Salvador, mas vc também pode passar a primeira noite na praia de Tucum, embora não espere uma praia brasileira. A praia é um pouco feia de areia negra por causa da atividade vulcânica, porém é otima para surf, por isso é um reduto de surfistas, mas não sei como chegar lá do aeroporto, talvez só por taxi que pode custar 30 USD.

 

Leon

continuo ...

Parte 2

WP_20161204_021.jpg.2b16f0c386cbdc530d93584777e62001.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Parte 1 da viagem

Continuando a parte I ...

Enfim, cheguei em Leon e agora veio a parte boa. Leon é uma cidade legal, estilo colonial, esperava apenas passar uma noite lá e depois ir para o parque do vulcão Masaya, mas acabei ficando mais tempo por lá graças a uma festa de La Imaculada Concepcion que iria acontecer e que era uma das mais importantes para eles, pois se não me engano é a padroeira do país e pessoas de todos os lugares da Guatemala estariam lá para celebrar, tanto que no hostel só consegui uma rede exposta ao luar e mais nada rsrsrsrs. Foi ótimo, sai nas ruas, parecendo noite de halloween, todas as casas ficam abertas com altares, festas, música e distribuindo doces para quem pedir, bastava usar uma palavra mágica que esqueci agora, mas ao falar eles respondiam como uma contrasenha e lhe dão doces, muito legal, me senti criança correndo pelas ruas, fantástico tudo muito simples, mas adoro esse negócio de cultura popular, principalmente pulsando na vida das pessoas mais simples.

Tenho algumas fotos de Leon no instagram e irei colocar algumas aqui também. 

instagram: raimundo_junior__

Ah e ainda teve o desfile das Gingantonas que são como os bonecos de Olinda para simbolizar as estrangeiras que erão mais altas que o povo local rsrsrsrs. Feito isso fui para o objetivo da viagem na Nicarágua que era conhecer o Vulcão Masaya e suas larvas, como disse, sou louco em vulcões. AAAAhhhhhhhhhh, mas já estava esquecendo, antes do Masaya tive a grata surpresa de conhecer outro vulcão perto de Leon e esse foi uma aventura para chegar lá porque fui só com Deus acampar do lado dele, ninguém mais. O Masaya é legal, é possível ver larva, mas é um parque nacional, se chega lá de carro e só pode permanecer 15 minutos na cratera, mas em viagens o mais bacana para mim é o inesperado, e nessa viagem tudo estava em aberto e NUNCA tive uma viagem em que todo o roteiro foi construído só viajando, pois não sou como muitos viajantes por aí que tem 6 meses, anos para irem descobrindo o mundo, no meu caso é apenas a viagem de 30 dias das minhas férias e aí tem que ser bem aproveitado, mas na América Central, tudo foi construído na hora e assim veio uma gratíssima surpresa da viagem. Descobri  que tinha um vulcão próximo da cidade e que podia se acampar lá, me deu um certo medo em ir sozinho, mas não pensei duas vezes em procurar um lugar para alugar uma barraca e me mandar para o vulcão. Posso dizer que foi incrível. Sou meio lerdo, mas por um milagre em um dia consegui alugar um equipamento de camping que parecia impossível em Leon, o cara que me alugou era bem legal me deu algumas dicas e no dia seguinte fui embora.

Peguei um ônibus no terminal da cidade, um chicken bus lotadíssimo para variar, mas bem legal ao lado de uma senhora simpática que me contou histórias do vulcão que ainda está ativo e que já destruiu a cidade de uma forma bem catastrófica, segundo ela, e assim cheguei no meio do nada onde tinha pedido para o motorista me deixar. Saltei do ônibus procurei a ponte que tinham me falado e consegui ver o vulcão sem acreditar, rsrsrsrsrs, Era longe pra car*******, teria uma longuíssima jornada pela frente, mas já tava lá né. Peguei a trilha morrendo de medo de me perder, porque eu sempre me perco nas trilhas, caminhei, caminhei, encontrei apenas gado e uns poucos moradores, mas vc só sobe e tem uma hora que não tem mais propriedades, só mata, pois já é parte da área protegida do vulcão. Ah o nome do vulcão é Telica, mas tem um outro nome que eles chamam lá, bem parecido, mas esqueci agora. Tah, então, quando chegando perto do vulcão começa a cair a noite e assim segui pela trilha na mata, no meio da noite, rezando para minha lanterna que tinha alugado, com as pilhas que ela já tinha, para não acabar e ficar no escuro. Passei por algumas placas bem legais do tipo: agora você está entrando em uma zona vulcânica perigosa, que o vulcão está ativo, que dali para frente é por sua conta e risco e etc..., mas era o que eu queria acampar perto do vulcão. Por um milagre, já que sou o maior perdido do mundo em trilhas, dessa vez não me perdi, no outro dia com a luz do dia para voltar peguei vários caminhos errados, foi Deus que me levou certinho para o ponto onde se acampa. Achei o local a noite, montei minha barraca, joguei a mochila para dentro e aí vem aquela sensação: Sem ninguém só vc e Deus, naquele lugar com a sua barraca e uma cratera enorme ali do seu lado soltando fumaça, com placas alertando do risco do vulcão jogar pedras e o céu estrelado, foi massa. 

Segui do ponto onde deixei a barraca numa caminhada que levava de fato para a boca da cratera. Tem que se caminhar por uma trilha de pedras vulcânicas e aí vc sobe mais uns 50 ou cem metros onde está a boca do vulcão, incrível a sensação, quando se aproxima o barulho é de um jato de avião ligado, exatamente igual por causa dos gases, e o melhor dá para ver a larva lá no fundo quando a fumaça não encobre. Fiquei abobado lá.

Sei que muita gente não é religiosa ou me achariam irresponsável, mas naquele momento, sozinho, só com o barulho do vulcão, com toda aquela força da natureza ali bem perto e as luzes das cidades bem longe com o céu estrelado, tive uma experiência muito boa com Deus, uma mistura de medo e agradecimento por estar ali, posso dizer seguramente que foi uma conexão única, uma experiência fantástica. Depois de uma hora ou mais lá em cima resolvi descer e na descida a lua que era cheia e me ajudou na subida foi embora e tudo ficou um breu, não via mais o vulcão e a única coisa que conseguia ver era o que a lanterna iluminava na minha frente, mas era muito pouco, não consegui encontrar a trilha que usei para subir e não consegui mais localizar minha barraca, peguei várias trilhas erradas e mais uma vez rezei bastante pedindo a Deus que me ajudasse a achar a barraca e assim caminhei, caminhei até que encontrei o caminho e minha barraca, sem luz da lua ficava realmente bem difícil, escuridão total, o interessante é que tinha pedido para Deus me ajudar a encontrar a barraca e quando entrei na barraca e tudo já estava tranquilo a luz da lanterna apagou sozinha, a bateria não tinha acabado, mas começou a ter muito maus contatos, graças a Deus já estava na barraca. 

No outro dia vi novamente a cratera durante o dia e desci, errei o caminho, encontrei um senhor local que me perguntou se tinha visto alguma cobra e para minha surpresa ele disse que no local onde acampei tem várias cascáveis, se soubesse nunca teria ido, rsrsrrsrsrsrs. Exausto cheguei a Leon pronto para as festas que mencionei acima, a cronologia ficou invertida nesse post. rsrsrrsrsrrs

Continuo em um próximo post sobre Masaya e o resto das coisas que fiz na Nicarágua, antes de ir para Guatemala e México. 

 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei changed the title to El Salvador, Nicaragua, Guatemala e México

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...