Ir para conteúdo

Sabores do Nordeste


Posts Recomendados

  • Respostas 61
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Heiter, nem fale... Imagino que se morasse fora a primeira coisa que sentiria falta (depois das pessoas, claro) seria da comida. Viajamos 15 dias e já sentimos logo falta da nossa comida. E a comida conta tanto a história de um povo...

Só uma coisinha que eu esqueci: em Fortaleza tem um tal de baião de dois que é muito bom. Baião de dois é feijão verde sem caldo misturado com arroz e cebola (alguns colocam também lascas de queijo). O melhor que eu comi lá foi em um restaurante próximo à praia de Iracema, não lembro do nome do restaurante, uma pena porque era bom, o atendimento ótimo (o garçom bateu o maior papo conosco) e o preço melhor ainda.

Outra coisinha :) : Ainda em Fortaleza, no Dragão do Mar tem um restaurante com uma tal de paçoca de carne (jabá com farofa e cebola) de dar água na boca.

Terceira coisinha e última :D : Aproveitando que o Heiter é do Recôncavo... Você conhece uma comida feita com aipim (mandioca), carne moída e azeite de dendê? Comi uma vez e amei, mas ninguém conhece e eu queria muito a receita. Essa comida tem cara de gororoba porque é tudo misturado, mas é muito boa. E falando em mistura... cozido só presta se desfiada ou cortada as carnes, amassadas as verduras, depois joga o arroz por cima e o pirão e mistura tudo (tipo prato de pião). É falta de educação segundo as normas da etiqueta burguesa, mas, infelizmente, só é bom assim.

Agora acabou mesmo.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Oi Lycia,

 

Realmente faz muuuita falta! Tive que dar adeus a meu café com um aipim cozido em que eu enchia de manteiga, um cuscuz de tapioca com leite de coco!!! Depois da comida, ou empatando com ela, ficar sem ir à praia em pleno mês de Janeiro eh dose!!! rs

 

Ha, sobre cozido essa eh a mais pura verdade!! ::otemo:: O único jeito eh machucar tudo mesmo e misturar com o pirão. E então, depois de bater um rango desse, ficar morgado sem fazer nada até altas horas! ::lol4::

 

Mas esse prato que vc falou, vc comeu aonde? Me veio a mente não! O aipim, é o pirão a que vc se refere?

Lembraria o escondidinho??

 

Abraços.

Link para o comentário
  • Membros

Não. Passa longe do escondidinho ou do pirão. Uma moça veio trabalhar aqui em casa certa vez e fez esse prato para ela comer, quando eu vi perguntei: Léa, que mistureba é essa? Ai ela disse que era um prato que se comia muito no lugar de onde ela vinha (sei que era do Recôncavo, mas não me lembro a cidade) e perguntou se eu queria experimentar. Rpz, quando eu comi....... Muito bom! Só na semana que eu experimentei eu pedi para ela fazer mais duas vezes, só eu e ela comíamos aqui em casa, a aparência não é nada bonita. Eu cheguei a perguntar o nome e como fazia. Ela não me explicou direito, só disse isso: que levava aipim, azeite de dendê e carne moída, se eu não me engano acho que ela botava farinha também. Todo mundo que eu tenho a oportunidade de perguntar sobre essa comida eu pergunto, mas ninguém conhece. Tou começando a acreditar que era invenção da cabeça dela (uma invenção que deu muito certo por sinal).

Aipim com manteiga é tudo de bom. Minha mãe come com manteiga e açúcar.

Sobre o cuscuz de tapioca, por esses dias fui a uma festa e comi um doce que era assim: uma bolinha desse cuscuz dentro (só que bem seca) e por fora enrolada num brigadeiro passado no coco seco. Muito, muito bom.

Uma pergunta: como vc faz para matar a saudade da comida?

Link para o comentário
  • Colaboradores

Nossa...que delícia esse tópico!

 

Morei em Recife por dois anos e claro adorava as comidas regionais, umas mais do que as outras...

 

Uma sobremesa, que eu gosto muito é a CARTOLA. ::otemo::

 

Feita com duas bananas fritas na manteiga e uma fatia grossa de queijo de coalho por cima. Sobre o queijo coloque um pouco de açucar e canela. Tudo isso ainda no fogo.

Quando o queijo começar a derreter, está pronto! Imperdível!

 

:wink:

Link para o comentário
  • Colaboradores

então lycia, respondendo a sua pergunta, como se faz pra matar a saudade? O pior eh que não mata!!! ::lol4:: É díficil encontrar a maioria destes produtos regionais, em comunidades onde há bastante brasileiros até que rola feiras e produtos deste tipo! Mas mesmo assim...

O próximo que eu chego eh quando almoço em um restaurante que tem aqui - praticamente todos que trabalham lá são brasileiros. Lá rola uma picanha e um feijão massa! Até um molho de pimenta tem!! ::otemo::

Mas logo, logo eu estarei de volta e então retornar aos meus antigos hábitos alimentares! :lol:

Link para o comentário
  • Colaboradores

Lembrei de um prato que sempre rolava lá em casa! Tinha umas banana fritas do jeito que a Carol citou, junto com carne de sol, um pirão de aipim e uma farofa - tudo em camadas, sei lá! Muito bom, era um tapa quando rolava... Qualquer coisa pego a receita com o povo lá em casa e passo pra vc's!!! Eu enrolo aqui na cozinha, mas cozinhar mesmo ainda estou longe disso!!! :D

Agora, se esse tópico engatar desse jeito, daqui a pouco o mochileiros.com vai virar um site de receitas!!! :lol:

Link para o comentário
  • Membros

Tomara que engate mesmo, eu amo falar em comida...

Eu também adoro carne do sol com banana da terra (mas sempre comi cozida e não frita), com um pirão de aipim ou de leite e alface. Mas aqui em casa é uma porção de cada mesmo e não em camada. Acho que sei qual é o de camada que vc tá falando, o nome não é fricasse não? Se for, leva queijo também.

E para acompanhar esse prato? Suco de mangaba ou cupuaçu.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...