Ir para conteúdo

GPS - Dúvidas Gerais


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Procurei em outros lugares e não achei a resposta, então vou postar minha dúvida por aqui mesmo...

Baixei os mapas topográficos do Mogeo 5m, e tentei jogá-los no GPS (um Etrex Vista HCX).

Na hora do upload é informado que o arquivo já existe, e pede pra gravar em cima (ou não, etc...).

Como eu já tinha lido que não dá pra lançar mais de um mapa no GPS, e tentando "burlar" essa regrinha renomeei o arquivo e salvei-o... mas ele não aparece no GPS... :?

Então, realmente eu não conseguirei colocar os mapas do Mogeo sem tirar/apagar/sobreescrever os que vieram com o aparelho? E outra, pretendia colocar DOIS mapas do Mogeo, PR e SC, pois vou para uma região bem na divisa dos estados, como fazer?

E se preparem, que provavelmente virão muitas outras dúvidas por aí... :mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Procurei em outros lugares e não achei a resposta, então vou postar minha dúvida por aqui mesmo...

Baixei os mapas topográficos do Mogeo 5m, e tentei jogá-los no GPS (um Etrex Vista HCX).

Na hora do upload é informado que o arquivo já existe, e pede pra gravar em cima (ou não, etc...).

Como eu já tinha lido que não dá pra lançar mais de um mapa no GPS, e tentando "burlar" essa regrinha renomeei o arquivo e salvei-o... mas ele não aparece no GPS... :?

Então, realmente eu não conseguirei colocar os mapas do Mogeo sem tirar/apagar/sobreescrever os que vieram com o aparelho? E outra, pretendia colocar DOIS mapas do Mogeo, PR e SC, pois vou para uma região bem na divisa dos estados, como fazer?

E se preparem, que provavelmente virão muitas outras dúvidas por aí... :mrgreen:

 

 

Ola Otavio

 

Tem sim como fazer, eu tenho um Etrex Vista HCX tambem.

 

Vamos por partes...

 

1) de tudo faça backup dos mapas que estão no cartao em eu seu computador.

 

2) baixe um programa chamado gmaptool ,com esse programa vc consegue unir em um unico arquivo .img varios mapas

 

exemplo

 

eu uso no meu GPS o CN Brasil, o TRC Brasil , Auto guia e o Mo geo 5m.

 

Só que vc nao pode ter 4, 5 arquivos IMG , no cartao SD , ele só aceita um GMAPSUPP.IMG

Qual é a sacada então, vc usa esse programa para unir todos os mapas

 

Cara entra nesse site que tem tudo, desde os mapas até as dicas

baixe nesse site http://infogps.110mb.com/

 

(procure no google que tem um video em PT ensinando a usar o gmaptool)

 

cara o mapa topografico é mt pesado, só uso qd realmente necessario, só nao esqueça de desabilitar os mapas de cidade, por exemplo, vc nao pode usar ao mesmo tempo o TRC junto com o auto guia e o CNBrasil, se nao da pau deixa um mapa só ativado + o topografico.

 

Espero ter ajudado.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Valeu Daniel, vou tentar e depois conto como foi.

Baixei o gpsbabel e converti os arquivos kml em gpx, mas agora não consigo carregar do Mapsource p/ o GPS... ::grr::

Ou talvez até tenha conseguido... ::hein: ... depois e jogar o tracklog do Mapsource p/ o GPS, procuro o trajeto e ele não está nos trajetos gravados, mas se eu entrar em definições e depois em conf. carta de dados aparece uns trajetos p/ carta de dados, mas não consigo usá-los, a única opção p/ estes é apagá-los.

Será que só poderei usar o tracklog (se realmente for ele) numa carta de dados e não no TRC? Ou seja, no TRC só aparece os trajetos que eu gravei no próprio GPS (minhas andanças pela cidade p/ testar o aparelho), e o tracklog que me interessa de verdade (da travessia que farei e que me foi enviado por um colega) só quando baixar o Mogeo?

Obrigado galera pela ajuda!!! ::otemo::::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Valeu Daniel, vou tentar e depois conto como foi.

Baixei o gpsbabel e converti os arquivos kml em gpx, mas agora não consigo carregar do Mapsource p/ o GPS... ::grr::

Ou talvez até tenha conseguido... ::hein: ... depois e jogar o tracklog do Mapsource p/ o GPS, procuro o trajeto e ele não está nos trajetos gravados, mas se eu entrar em definições e depois em conf. carta de dados aparece uns trajetos p/ carta de dados, mas não consigo usá-los, a única opção p/ estes é apagá-los.

Será que só poderei usar o tracklog (se realmente for ele) numa carta de dados e não no TRC? Ou seja, no TRC só aparece os trajetos que eu gravei no próprio GPS (minhas andanças pela cidade p/ testar o aparelho), e o tracklog que me interessa de verdade (da travessia que farei e que me foi enviado por um colega) só quando baixar o Mogeo?

Obrigado galera pela ajuda!!! ::otemo::::otemo::

 

 

 

cara, nao entendi muito bem o que vc disse, mas independentemente de vc ter ou nao mapa tem que aparecer o trajeto, fiz um teste aqui....

 

eu tinha feito um role de bike, dexei o GPS "marcar" o caminho que eu fiz, cheguei em casa salvei o trajeto no map source em gdb.

 

apaguei do SD....hj abri esse arquivo GDB no mapsource e cliquei em"enviar para dispositivo" (o gps ja tem q estar na USB) desmarquei somente a opçao mapas e enviei o resto....entrei no GPS e a rota estava lá, na tela do mapa eu digo.......realmente no menus trajeto ela nao estava , mas eu cliquei em salvar trajeto e ele salvou (nao sei se da algum problema fz isso)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Lendo o manual do Vista descobri que os trajetos salvos no cartão SD não podem ser utilizados pelo GPS, podendo apenas transferir p/ o Mapsource. O problema é que toda vez que transfiro o trajeto do Mapsource p/ o GPS ele grava o mesmo no SD. Ele fica lá, posso vê-lo mas não posso usá-lo, e nem aparece no mapa... ::grr::

AH! Tntei mandar o arquivo pro GPS sem o cartão SD também, mas não dá certo...

 

.....................................eu tinha feito um role de bike, dexei o GPS "marcar" o caminho que eu fiz, cheguei em casa salvei o trajeto no map source em gdb.

 

apaguei do SD....hj abri esse arquivo GDB no mapsource e cliquei em"enviar para dispositivo" (o gps ja tem q estar na USB) desmarquei somente a opçao mapas e enviei o resto....entrei no GPS e a rota estava lá, na tela do mapa eu digo.......realmente no menus trajeto ela nao estava , mas eu cliquei em salvar trajeto e ele salvou (nao sei se da algum problema fz isso)

 

Estou achando que este é o "pulo do gato", vou tentar novamente apagando todos os trajetos do GPS e fazer o upload do Mapsource...

Ainda não tive tempo de baixar o gmaptool, depois conto com foi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Otávio Luiz, quanto ao mapsource eu não posso dizer porque não uso, o meu sistema não é Windows, é Linux.

Eu uso outro programa para editar e transferir os tracklogs, chamado QLandkarteGT. Mas com o próprio gpsbabel também dá para transferir.

 

Esse tracklog que eu transfiro com o gpsbabel ou com o QLandkarteGT não vai para o cartão de memória não, vai para a memória interna do aparelho.

Então eu posso usá-las, selecionando-as e "clicando" em "Trackback", se for o caso. Ou clicando em "Map" para ver a trilha no mapa.

 

As trilhas "salvas" que vc vê em "Tracks" (teu GPS é o Etrex Vista HXC?) não estão no cartão de memória, estão na memória interna do GPS.

Vc não esta fazendo confusão com isto não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Erasmo, acontece que não consigo transferir o trajeto p/ a memória interna do aparelho, só p/ o cartão SD. E pelo manual do Vista HCX (sim, esse é o meu aparelho) não é possível usar um trajeto gravado no cartão.

Já tentei tirando o cartão do aparelho, mas aí não transfere nada, dá erro.

Acredito que o meu problema está em gravar o trajeto no lugar errado, mas eu não consigo gravá-lo em outro lugar que não seja no cartão SD... ::grr::::putz::::grr::::putz::

PS: Vou tentar transferir do gpsbabel direto pro aparelho e ver se funciona.

Obrigado!!! ::cool:::'>

PS2: Apaguei todos os trajetos do GPS e transferi o trajeto do Mapsource... e gravou no cartão do mesmo jeito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...