Ir para conteúdo

GPS - Dúvidas Gerais


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

isso ocorre em alguns gps quando os mapas são instalados diretamente no microsd, é tipo uma forma da garmin querer impedir a instalação de mapas ''''piratas''''. Enfim, tem como ativá-los mas o processo eu não me recordo, pois precisei fazer uma vez, no forum portal gps podes achar a resposta.

Contudo tem um outro caminho mais fácil:

 

Baixas o trc brasil 10.04 que é o mais atual, ( o que tens é desatualizado já)

Lá tem o aeronautico também e tudo mais.

Se desejares uns topográficos: http://www.mogeo.com.br/mapas/

 

Tais conjuntos de mapas são arquivos do tipo .exe que vão instalar automaticamente os mapas no programa mapsource, depois é só selecionar que conjuntos de mapas queres mandar para o gps, conectá-lo na porta usb, e enviar através do programa usando a ferramenta >send to gps( ou sendo to device), que tá na ferramenta de trabalhos do lado superior da tela do programa.

 

Outro detalhe, tu ja desativaste o basemap de teu gps? Se não, desative ele, (indo em mapa de definicões), pois ele estando ativo pode gerar alguns bugs no aparelho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Eita ! rs

 

Só vou pegar no aparelho no domingo a noite (estou indo viajar), vou apagar tudo que ter no cartão de memória e executar esse trc Brasil novamente.

 

Depois vou ver o esquema do basemap tambem.

 

Qualquer problema venho aqui pedir um help novamente

 

Obrigado e pela paciencia tambem:8):

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

ram,

 

Já deletei o arquivo .img que estava salvo dentro do cartão de memória.

Instalei no meu micro a versão mais atualizada do mapsource, do trc brasil e o mogeo de SP e MG

 

Agora só selecionar a cidade de SP e regiao de Itatiba que estou morando e a de MG que vou depois de amanhã: Alto do Caparao.

 

Ontem estava com pressa,acabei selecionando varias cidades. Hoje fui testar (estou na Marginal Pinheiros) as ruas de SP não estavam com nome e nao aparecia o Rio Pinheiros. será isso um BUG que voces citaram ? Ou tenho que desabilitar essa basemap que voce falou. Não achei isso.

 

Abraços e obrigado novamente.

 

 

 

 

Eita ! rs

 

Só vou pegar no aparelho no domingo a noite (estou indo viajar), vou apagar tudo que ter no cartão de memória e executar esse trc Brasil novamente.

 

Depois vou ver o esquema do basemap tambem.

 

Qualquer problema venho aqui pedir um help novamente

 

Obrigado e pela paciencia tambem:8):

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Na verdade eu acho que estás esquecendo de selecionar os mapas da cidade para mandar para o GPS, como tais mapas podem aparecer pequenos use um zoom maior e selecione vários mapas clicando na ferramenta de selecionar mapas e apertando a tecla ctrl se quiser para marcar vários mapas ao mesmo tempo. Verdade que o projeto tracksource está em contrunstrução ainda, e em determinadas cidades ou estados n terás um bom nível de detalhamento. Contudo, estados e cidades da região sudestes, sul, centro-oeste são muito bem detalhados( principalmente São Paulo)

 

Selecione os Mapas que irás mandar para o GPS com o Mapsource. Quando estiver no TRC 10.04 do mapsource, use a ferramente de selecionar mapas( em grifo na imagem abaixo), e selecione o as cidades( de um zoom para ver o contorno do mapa das cidades) e depois se desejar, selecione o estado(assim aparecem os mapas da rodovia). Depois só enviar o conjunto para o aparelho( ferramenta de enviar também está em grifo na imagem abaixo).

 

20100531181122.jpg

 

Quanto ao basemap é este que está na figura abaixo( para chegar a este menu basta ir no mapa de definições)

 

20100531180154.jpg

 

 

Ah, outro detalhe, alguns detalhes do mapa só aparecem no GPS quando em maior nível de zoom( como nome de algumas ruas, detalhes como rios, trilhas de terra, etc) ::hãã2::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Bom dia.

 

Ram

 

Quem falou isso no portal GPS? Não foi o Wallace não né? rs

 

O WGS 84 é padrão do GPS, mas devemos "apontar" o equipamento para o Datum mais adequado.

 

Você está correto quanto ao uso no Brasil do Sirgas 2000 ou SAD 69. Como ainda está em transição, optei, sob orientação dos topografos da loja que comprei meu GPS em utilizar o SAD 69´.

 

 

Em tempo. Você deu uma aula pratica ao Rafa. Parabéns.

 

 

Abração

 

 

 

 

Piacitelli, agora fiquei confuso, por que sugeriste especificamente o Datum Sth Amrcn 69? É sabido que este era o datum oficial do Brasil até pouco tempo ( atuamente o datum oficial é o SIRGAS - 2000 que é praticamente igual ao South Amecica 69) conforme o IBGE. Contudo, já li no Portal GPS que se recomenda ( se n estiver usando o GPS conjuntamente com cartas topográficas) que o Datum padrão do sistema GPS a ser utilizado é o WGS 84.

:?:

::mmm:

 

http://www.portalgps.com.br/viewtopic.php?f=10&t=136&sid=19d267c5580d6e4a9edcbea06841841b

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Então Piacitteli

Tal recomendação foi dada pelo Alex Rodrigues. Na verdade, acredito que tanto faz o Datum ( desde que seja do brasil), quando não estiver usando o GPS conjuntamente com alguma carta topográfica pré carregada, ou em mãos. Somente nestes casos mesmo é que é importante configurar o GPS para o Datum da carta/ Estive lendo mais, e acho que o pessoal recomenda usar o WGS 84 mais por ser o padrão GPS mesmo e também por ele ser muito semelhante ao Corrego Alegre e e a S.A. 69. Além de que o projeto tracksource recomenda enviar quaisquer dados como contribuição para os colaboradores, todos configurados no WGS 84. Então, deve ser isso o porqê do pessoal fazer tal recomendação.

 

É ... é isso, tanto faz mesmo, ::hãã2::::mmm:

 

E ah, valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ram

 

Tanto faz o SAD 69' e o SIRGA 2000. A migração para o SIRGA deve ser concluída até 2015. A diferença é na terceira casa depois da vírgula. Já entre esses dois e o WGS84 a diferença é muito grande. Por isso não é recomendável utiliza-lo.

 

Pode ser que lá no portal, como tem muita gente falando em função dos automotivos e terem mapas de diversas regiões do planeta, tenham dado essa orientação. Mas o que não é muito correta tbm, mesmo para esse caso. No mínimo não é a mais apropriada.

 

Estudar isso deixa qualquer um muito louco . rs

 

Boa discussão, todos aprendemos muito mais com isso

 

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fala Piacitelli

 

Fiz o update através do mapsource mesmo (programa). Ate verifiquei aqui no aparelho e consta 3.30

 

Ram, usei o gps no Pico do Bandeira e deu tudo certo. agora vou ler o manual com mais calma, outras duvidas posto aqui mais pra frente.

 

Obrigado

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Prezado,

todos os GPS lhe darão a altitude baseado nas informações dos satélites, porém os que possuem a função altímetro barométrico lhe dará a altitude e ainda tem a função de lhe indicar as condições do tempo, pois se baseia nas leituras das pressões atmosféricas. Esta é maior vantagem em relação a um GPS que não tenha esta função.

 

Alex.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...