Ir para conteúdo

RELATO AO VIVO SUDESTE ASIATICO - TAILANDIA, MYANMAR, LAOS, VIETNAM E CAMBOJA


Posts Recomendados

  • Membros

Hello Guys 

Quem quiser acompanhar a trip pelo sudeste asiático em tempo real, me add no instagram ok? @helderzitomochileiro

 

Estou dentro de um ônibus que vai me levar de Myanmar até a fronteira com a Tailândia, e isso vai tomar mais algumas horas, sendo assim eu aproveitei que estou viajando com meu Laptop e vou começar a escrever meu relato aqui no Word mesmo (provavelmente vou editar isso depois)

Para começar eu vou criar uma tabela no final com os preços atualizados de tudo, mas se vc está indo agora e precisar saber do preço de alguma coisas nos lugares que já passei, basta perguntar.

Depois de morar um tempo na Austrália eu decidi fazer um mochilão pelo sudeste asiático antes de voltar para o Brasil, minha ideia inicial era passar por Tailândia, Myanmar,Laos,Vietnam e Cambodia, mas vocês irão ver que as coisas vão mudando aos poucos, estou viajando sem passagem de volta para casa, em outras palavras, até quando a grana que reservei para a trip terminar, então não tenho ideia, isso pode ser em julho ou agosto, não sei, se alguém estiver por aqui e quiser entrar em contato me manda uma mensagem.

 

O que pretendia fazer é Tailândia, Myanmar, Tailândia, Laos,Vietnam, Cambodia , Tailândia e Brasil.

Minha viagem começou dia 1/6 e o que já fiz foi o seguinte:

 

Melbourne to Singapore

Singapore to Bangkok

Bangkok to Yangon

Yangon to Golden Rock

Golden Rock to Mandalay

Mandalay to Bagan

Bagan to Chiang Mai ( Estou nesse momento pegando o primeiro bus, dos três que tenho que pegar até cruzar a fronteira e chegar lá)

 

Estou sem roteiro definido então quando chego no lugar, posso conhecer pessoas e tudo mudar, isso é uma coisa boa, não sei hehehe Então tenho uma ideia das cidades que quero ir, mas não sei exatamente a ordem que farei, então vou postando de acordo que vou passando nos lugares e tendo dias só chilling no hostel e tenho tempo para escrever ok? 

 

Viajei com dólar australiano, para entenderem melhor 1AUD é igual 2,50R$, então vou postar os valores na moeda local e alguns em AUD, mas nunca em dólar americano, porem para ajudar eu passo a conversão atual dos países para vocês.

JUNHO 2017

MYANMAR – USD 1 – 1350KYATS

THAILAND – USD 1- 38 BATH

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

1/6 – MELBOURNE TO SINGAPORE

 

Resolvi comprar um voo de Melbourne para Singapore, dormir um dia lá e depois ir para Bangkok, pois ficaria o mesmo preço e eu ouvi maravilhas sobre Singapore.

Então peguei um voo da Scoot, desembarquei no aeroporto internacional e fui logo me informar como poderia chegar no Tree Groove e Gardens Bay.

Singapore é uma cidade estado, assim como é o Vaticano e Mônaco, são só as 3 no mundo, eles possuem 4 idiomas oficiais e sua população é em sua maioria Chineses e Indianos, é um lugar muito moderno e desenvolvido, eles usaram bem o dinheiro por lá, o transporte público funciona muito bem, foi muito fácil pegar o trem e chegar em todas atrações turísticas e em meu hostel, é tudo muito bem sinalizado e fácil de usar, além de barato. Eu achei Singapore em muitas partes, principalmente a da limpeza e do transporte ainda melhores do que a Australia, eu acho que moraria por lá, é um lugar incrível e está ainda em desenvolvimento, vale a pena fazer um Stop Over lá se você puder.

 

2/6 – SINGAPORE TO BANGKOK

Para este dia comprei um voo da Thai Lion Air, empresa Tailandesa de Low Coast e achei de muita qualidade. Chegando no aeroporto fui surpreendido com o primeiro vacilo da viagem, eu no fundo sabia disso, mas eu sei que eles não perguntam para todo mundo, então eu não me preocupei. No balcão do Check In eles me pediram a passagem de volta da Tailândia, eu não tinha essa passagem, porque minha ideia era fazer Bangkok, Chiang Mai e então entrar para Myanmar de bus, enfim, não teve jeito, eu falei com todas pessoas possíveis e não liberaram eu embarcar para Tailândia sem a passagem de volta, assim eu tive que pensar rápido em um plano B e comprei no balcão da empresa uma passagem saindo de Bangkok para Yangon (Myanmar) para o dia 7/6, fiquei muito chateado mas no começo deu tudo certo, e paguei só 47AUD na passagem.

Cheguei em Bangkok, troquei um pouco de grana no aeroporto e fui procurar uma forma barata de chegar do aeroporto até o centro, meu hostel era pertinho da Khao San Road, então era só sair perguntando quanto até lá, pois todos conhecem essa avenida, é a mais famosa de Bangkok. Os taxistas diziam de 200bath para cima, e eu achei que não teria jeito, já era por volta das 22pm e não tinha muito movimento por lá, não encontrei ninguém para dividir o taxi e já ia me ferrar, quando.....Vejo um busão caindo aos pedaços com uma placa enorme de 50BATH e um senhor gritando Khao San Road, achei estranho porque nunca li sobre este bus nas minhas pesquisas, mas eu encarei, gastei só 50BATH e ele me deixou coladinho no hostel, o número da linha é A4, eu cheguei pelo aeroporto Don Mueang que é o antigo aeroporto, essa linha começou a funcionar em Maio, por isso eu não tinha achado nada, fiquei sabendo que no outro aeroporto também tem uma linha similar, pode pegar sem medo e já começar a economizar, Bangkok é uma cidade tranquila, andei vários dias sozinho de madrugada na rua e nunca me senti ameaçado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

3 – 7/6 BANGKOK

Bangkok é uma cidade como eu já imaginava, transito caótico, cheia de motos, barracas e loucuras de todos os tipos por todos os lados, inclua ai o famoso ping pong, ladyboys em todo lugar (cuidado rapaziada) rs e muito mas muito calor, eu estou viajando no período das monções e até agora a chuva praticamente não me atrapalhou, mas Bangkok é uma cidade que não venta, parece uma sauna andar pela cidade e eu adoro andar, então devo ter perdido uns 4kgs por lá.

Eu fiz todos os famosos passeios como day tour para Ayuthuaya, Flooting Market e fui em vários templos nos arredores, coisas que dá para fazer a pé como o templo do Buda deitado e do Gran Palace, eu entrei no Gran Palace mas estava muito cheio, e eles queriam 500bath para ir dentro do templo, eu não paguei e não entrei lá dentro, além de muito caro estava um absurdo a quantidade de turistas naquele dia. Ahh, não esqueça de levar algo para cobrir as pernas e braços, caso contrário você não entra nos templos.

A noite a melhor pedida é ir para Khao San Road, tomar um drink no Balde e deixar a paquera rolar solta, fica sozinho quem quiser hehe

 

7/6 – BANGKOK TO YANGON

Confesso que gosto de uma bagunça, de festas e etc, mas eu tive isso muito tempo na Australia, então eu não podia mais esperar a hora da parte espiritual da viagem começar, e é isso que me fez incluir Myanmar em meu roteiro, um local que muitos dos meus amigos e familiares nunca ouviram falar, local que causa espanto e um sinal de interrogação quando você conta para as pessoas que está indo para lá, afinal não é todo mundo que vai certo? E é exatamente por isso que eu fiz questão, porque é diferente, é mágico, é a melhor escolha que fiz em relação a viagens em toda minha vida. Myanmar, assim como já foi Birmânia, Burma, chame como quiser, se abriu para o turismo apenas em 2012, e eu só lamento não ter ido antes, a sua essência continua linda, mas é claro que algumas coisas já mudaram por lá e ainda vão continuar mudando, por isso se você pretende ir, corra antes que os preços subam ainda mais e fique também cheio de turistas.

Cheguei no aeroporto que fica uns 15km da City e fiz amizades com um casal da Holanda, combinamos de dividir o taxi até o centro, não consegui trocar dólar australiano lá, para minha sorte eu tinha um pouco na conta e consegui sacar no ATM, mas não era esse meu plano. O motorista do taxi já nos recebeu com um enorme sorriso e ensinando como falar obrigado e olá, o transito é caótico na capital de Myanmar e demoramos mais de 1h para chegar no Hostel.

Fiquei no hostel Dengba, um dos mais baratos que encontrei, mas com ótima localização e era só isso que eu precisava.

Comecei aqui a ver em Yangon o que é diferente em Myanmar, as pessoas, desde os staffs até as pessoas trabalhando na rua, todos querem falar com você, saber da onde você é, tirar fotos, te falar sobre os lugares da cidade e etc, muitas crianças e adolescente já estão falando um bom Inglês, e isso facilita muito essa interação. Já tinha ouvido falar antes sobre o povo de Myanmar, mas minha ligação com eles foi algo tão legal, intenso e gratificante que eu não consigo explicar. Myanmar é um lugar que predominam muitos costumes que na Ásia você não vai encontrar, como os meninos vestindo um tipo especifico de saia, o povo pintando o rosto com Tanaka (não sei se escrevi certo), todas as pessoas vestindo chinelos simples e etc...Você não vai encontrar grandes exposições de marcas, a não ser da Samsung, que chegou chegando.

 

Enfim, depois de conhecer a maioria dos templos de Yangon e de andar para todos os lados, em uma tarde fiz meu ritual da minhas outras tardes por lá, sentar ao pé do Obelisco da Independencia na praça central, observar o povo, e esperar algum local vir conversar com você.

Foi então ali que eu conhecia Feli, minha primeira paixão da viagem hehe Feli é uma Alemã que mora a 4 meses em Myanmar sendo que em 2 meses ensinou Ingles para crianças em um Monastério, um trabalho voluntário lindo e uma experiência de vida enorme. Ela me perguntou se eu tinha planos para depois e eu não tinha, decidimos então ir tomar uma cerveja, ela conhecia uma rua onde tem uns 2 ou 3 bares, fomos caminhando até lá e conversamos a noite toda. Eu disse que estava indo para Golden Rock no próximo dia, e ela para minha surpresa disse que não tinha ido lá ainda, que já estava na estrada a 11 meses, e que estava cansada para viajar sozinha, que os amigos em Myanmar estavam sempre muito busy e que ela iria voltar para casa em 2 semanas...Então eu insisti para que ela fosse comigo, ela pensou, pensou, pensou....fez umas ligações e para minha alegria decidiu ir.

Combinamos de nos encontrar na BUS STATION no próximo dia....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

9 – 10/6 –GOLDEN ROCK

Cheguei e ela já estava me esperando, com aqueles olhos e sorriso lindos : )

Perguntamos pelo próximo bus que nos deixasse o mais perto possível de Golden Rock e logo achamos um partindo em 10 minutos, o universo conspirando e tudo saindo perfeito mais uma vez...

Ficamos na vila que você pode ir andando até a Golden Rock ou pode pegar um Truck,se chama Kyaiktiyo, você deve pegar o ônibus até lá, li relatos que era caro se hospedar lá, e posso dizer que tem acomodação para todos os bolsos.... Logo que chegamos mais um amigável jovem como sempre nos ofereceu um lugar para dormir, quarto duplo pelo custo de 6USD com café da manha, o preço estava ótimo e então aceitamos, era um lugar simples mas ela assim como eu não liga muito para conforto quando o assunto é viajar, então nem tentamos ver outro quarto ou outro lugar, esse já serviria...

Deixamos nossas coisas no quarto e fomos caminhar na vila, encontramos um restaurante com uma criança linda na porta, comecei a brincar com ela e logo seu pai apareceu, senhor muito gente boa, ótima pessoa, que nos tratou igual família, decidimos jantar ali...Aprendi várias palavras novas com esse senhor e com a Feli, além dessa criança incrível nos fazer a honra da sua presença e sua energia e alegria, foi um momento muito lindo, e novamente fui surpreendido pelo povo de Myanmar.

Saindo de lá fui com a Feli caminhar, conversamos sobre muitas viagens, coisas da vida, sobre o Brasil , sobre a Alemanha....entramos dentro de muitas vilas e já nem sabíamos mais onde estávamos hehe Decidimos voltar para o hostel porque no outro dia tínhamos que acordem bem cedo para ir para Golden Rock, Feli foi tomar banho e eu fiquei um pouco sozinho pensando...

Incrivel como você encontra pessoas que te encantam em uma viagem, incrível como sentar numa praça por minutos pode mudar todos os seus planos, incrível como uma pessoa que cresceu em um local totalmente diferente do seu, tem tudo haver contigo e uma conexão linda se cria, estava muito agradecido por ela ter entrado no meu caminho, e eu podia sentir que ela também estava feliz. Quando ela retornou eu dei um grande abraço nela, longo como um brasileiro deve abraçar uma gringa haha mas sincero como deve ser, ela então me olhou e disse “ Seja sempre como você é hoje”, não tinha como não se apaixonar tinha? Rsrs

Acordamos cedo e fomos pegar o Truck para subir a montanhar até o Golden Rock, nosso truck estava cheio de pequenos monges, todos muito simpáticos querendo fazer amizades e querendo tirar fotos, o dia começo muito bem, mas estava chovendo muito e eu pude ver a Golden Rock ao meio de nuvens, mas mesmo assim foi uma experiência divida.

Ninguem explica como essa pedra continua por séculos pendurada nessa montanha e não rola para baixo, é o mais local de peregrinação dos budistas de Myanmar, e eles acreditam que a pedra esta sendo segurada por um fio de cabelo do buda.

Voltamos de lá e fomos almoçar no mesmo restaurante do dia anterior, vimos nossos amigos novamente e nos despedimos calorosamente.

Eu estava em meio a mil pensamentos, pois meu plano era ir para Mandalay, local onde Feli fez seu trabalho voluntário, e ela queria ir para outra cidade que eu esqueci agora o nome, mas que sei que não estava nos meus planos pois eu nunca ouvi falar, ela me chamou para ir junto com ela, o grande problema é que deveríamos voltar para Yangon, e só iriamos depois de 2 dias, e eu não queria ficar mais 2 dias em Yangon, por outro lado meu desejo de estar mais com ela era enorme, se fossemos direto de Golden Rock até lá, seria perfeito e com certeza eu iria...Mas sendo assim, eu decidi não ir, era tempo de seguir minha trip sozinho e deixar o destino decidir....De qualquer maneira pegamos o bus juntos da Yangon, de lá eu iria para Mandalay ...

Chegou então a hora de se despedir, é muito triste dar tchau para alguém que você sabe que tem tudo haver com você, mas que por outro lado mora muito longe e ambos possuem planos de vida um pouco diferentes, mas eu não sei, eu acho que ainda a verei novamente.

Peguei então o bus noturno até Mandalay, para minha surpresa os ônibus em Myanmar tem uma qualidade legal, peguei o mais barato, mas se você quiser gastar uns 4 dolares a mais, pode pegar o VIP e ir com mais conforto.

11,12,13/6 MANDALAY

Em Mandalay me hospedei no 4 Rivers Hostel, ótima localização e me senti em um hotel, a área comum é muito grande e o café da manha é servido no rooftop, valeu muito a pena ficar lá.

Em Mandalay você pode alugar uma moto, o que eu acho bem perigoso pois o transito de motos é bem complicado e ninguém respeita o sinal, então preferi não arriscar e aluguei uma bicicleta o que foi bem mais divertido. Alias, eu esqueci de dizer mas em Yangon estão proibidas as motocicletas pelo governo, deve ser por isso que o transito é um Caos.

No primeiro dia eu devo ter andado uns 15km, sim, eu gosto de andar, e Em Yangon e Mandalay é muito fácil andar, porque as ruas são em ordem 1º Street, 2º Street e etc, então é bem fácil se achar no mapa e no maps.me, no primeiro dia fui andando para explorar a cidade e fazer contato com o povo, logo achei uma senhora que me vendeu uma melancia e passou Tanaka no meu hostel, fui andando até o Royal Palace que é muito lindo, também fui em todos os templos e pagodas nos arredores e até o Mandalay Hill que tem uma vista linda da cidade inteira e é um ótimo lugar para ver o por do sol.

No segundo dia eu peguei a bike e fui cedo para Mingun, da uns 7 km do hostel, mas o percurso é muito engraçado no meio das motos e dos locais sorrindo para você, é uma boa aventura descobrir a cidade de bike, porém cheguei lá e o Ferry para o outro lado parte as 9am, e só tem um...ele volta 12:30, então eu não quis pagar um particular e fiquei sem conhecer Mingun, porém vale a pena, vocês podem conhecer. Então fiquei de rolê na cidade visitando templos e pagodas, queria ver o por do sol do U being Bridge e foi o que fiz, era mais longe, mais ou menos 10km do hostel e a pedalada foi pesada devido ao tanto que eu já havia pedalado de manhã, mas valeu muito a pena.

Para o próximo dia eu comprei um ticket de bus para Bagan no próprio hostel, e eles me pegariam no 4 Rivers e me deixariam no meu hostel em Bagan, para minha surpresa foi um micro ônibus que fez o caminho, a parte chata é que eles param em várias vilas para pegar passageiros e isso atrasa muito a viagem que já é lenta devido a estrada, sendo assim cheguei em Bagan de noite e vi um lindo por do sol de dentro do bus.

 

13,14,15,16 – BAGAN A CIDADE DOS TEMPLOS

Quando eu vi as primeiras fotos de Bagan, que é aquela famosa no nascer do sol e com vários balões no céu e vários templos abaixo, eu não fazia ideia de onde era esse lugar, não fazia ideia nem mesmo do continente, mas para minha felicidade eu descobri, pois a partir dali se tornou um lugar para minha lista de lugares para visitar, e eu consegue riscar mais um hehe

Em Bagan compensa muito alugar a E-bike, uma moto chinesa, a bateria e automática, ela dura o dia todo, eu aluguei para dois por 10.000K, mas depois vi pessoas alugando por 3000, e eu achei que estava pagando barato ainda rs fica a dica, procure e procure...A moto é muito fácil de pilotar e ela vai de levar para todos os templos que ficam em sua maioria no caminho de New Bagan até Old Bagan, eu acho que não faz muita diferença onde você vai se hospedar, porque Bagan é ficar o dia todo na estrada e depois do dentro do hostel, sair e comer e voltar pro hostel, essa é a vida do viajante em Bagan rs

 

Eu fiquei no Crown Prince, que na verdade é um hotel, e foi a hospedagem mais barata que achei por lá, fiquei em um quarto com 6 camas, mas eram camas enormes praticamente de casal, serviço de quarto todos os dias trocamos minhas toalhas, deixavam uma nova escova de dentes, sabonetes e uma garrafa de agua, sem falar que o café da manha foi o melhor até agora nessa viagem, eu só não gostei muito do chuveiro, que confesso que ainda não entendi direito rs, eu devia ter tirado uma foto, eu estava me achando burro até que um italiano que tava no quarto me perguntou se alguém uma forma de usar o chuveiro hehe Ufaaaa

Paguei 14.000K ou 10 USD

Galera, meus dias em Bagan foram percorrendo templos e mais templos, não adianta que falar os mais bonitos ou mais famosos, porque quando você passar na estrada você vai ver os maiores e vai querer entrar, então o segredo é esse, alugue uma moto que é fácil e bem seguro e vai que vai, saia explorando o dia inteiro....Infelizmente a temporada de balões só acontece de Outubro até Março, no período das monções não acontece, então eu perdi isso.

Em um dos templos eu conheci uma espanhola linda que se chama Lucia, ela estava viajando com sua mãe e logo fiz amizade com as duas, ficamos percorrendo os templos juntos e descobrimos que temos uma amiga em comum em Madrid, realmente o mundo é muito pequeno né? Foi a deixa que eu precisava para já rolar uma breja mais tarde haha e rolou, ou se rolou haha Enfim, menina de uma vibe incrível, que agora esta morando em Manchester trabalhando em um local de escalada indoor, achei animal o trampo dela, e é claro que já virou meu segundo amor dessa viagem né? Haha Combinamos de nos encontrar no mesmo templo que nos conhecemos para ver o Sunrise e por sorte sua mãe não foi dessa vez heehe passamos o dia juntos explorando templos e mais templos, e encerramos a noite tomando mais algumas brejas.

Na minha ultima noite estava voltando para casa e encontrei alguns locais jogando futebol, eu parei por 1 minuto e é claro que eles me chamaram para jogar, e é claro que eu aceitei, e é claro que eu tive que mostrar talento porque sou brasileiro e eles esperavam que eu jogasse igual o Neymar haha não fiz feio, marquei alguns gols e foi acima de tudo uma experiência animal estar lá com eles, jogando futebol em um campo de terra, descalço e sem se preocupar com nada, lembrou muito minha infância e quando eu jogava nos campinhos perto de casa, chegava em casa cheio de barro e minha mãe queria me matar hahaha dessa vez cheguei cheio de barro no hotel, mas eles acharam legal que eu joguei bola em Myanmar haha

Bom galera essa é a história até aqui, estou no ultimo dos três buses que tive que pegar de Bagan até chegar em Chiang Mai, abaixo estou deixando o mesmo texto que postei no meu instagram, quando deixei Myanmar ontem, vocês precisam incluir esse lugar no roteiro de vocês.

 

helderzitomochileiroMais um vez faço minha mochila se preparando para deixar um lugar mágico e histórico, um lugar que preciso abrir e fechar meus olhos inumeras vezes para saber se estou sonhando ou acordado. As vezes parece um livro, e como um bom livro, uma boa leitura passa rápida e é intensa, ele te prende do começo ao fim e quando voce ve ja acabou a história, assim, só te resta escrever um novo capitulo ou abrir um novo livro. Hoje fecho meu capitulo em Myanmar, mas espero começar um novo algum dia, prosseguindo a história que vivenciei aqui. Engracado que neste livros eu posso escrever as mais belas palavras, e postar as mais lindas fotos, mas no fundo o que ficam são as pessoas, são sempre elas, que por mais humildes que sejam te ensinam a cada dia. Quando eu cheguei aqui eu fui surpreendido pois eles sempre queriam tirar fotos, porque nós do ocidente somos diferentes fisicamente e isso é novo para eles, sao como os indios vendo homens brancos pela primeira vez, eles pensam que talvez somos melhores,mais ricos, desenvolvidos ou até mesmo mais felizes, eu nao sei exatamente, mas entao eu comecei a retribuir a gentileza e tambem tirei algumas fotos com eles no meu celular, e foi ai que percebi o grande dilema dessa história, afinal somos nós que temos que ter a honra de sairmos nessas fotos, pois eles sao muito melhores do que nós, mais ricos culturalmente, sorridentes e felizes, mas eles ainda nao sabem disso.... eles sao mais completos sendo humildes e simples, usando sempre saias e chinelos, eles nao precisam do 'status quo' ou que uma midía sensacionalista diga a eles o que é certo ou errado para sobreviver, eles só precisam seguir o que acreditam e continuar sempre sorrindo. Que o povo de Myanmar nunca seja corrompido com o turismo em massa , pois vao tentar...que essa essencia nunca pare de brilhar e que o grande Buddha possa iluminar e guiar suas vidas. Gratidao Myanmar ❤ See u soon

 

È isso, em breve eu volto...agora é explorar Chiang Mai e pegar o Boat até o Laos depois...

 

Fui

Acompanha no instagram @helderzitomochileiro

Bons ventos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

17,18,19,20,21 – CHIANG MAI

Detalhando a viagem...

 

Peguei um ônibus de Bagan até Yangon, esperei uma hora em Yangon e peguei o próximo até Myawaddy sendo o ônibus noturno, essa é a ultima cidade de Myanmar até a fronteira. Quando cheguei em Myawaddy olhei no maps.me e eu estava a apenas 2km da fronteira, então fui andando, mas uma moto até lá custa uns 1000k, demorei mais ou menos 5 minutos para carimbar o passaporte com a saída de Myanmar, depois disso é só atravessar andando a ponte e você já poderá ver a imigração da entrada da Tailandia e a cidade de Mae Sot, demorou uns 15 minutos para eu preencher toda papelada e entrar na Tailandia, a missão depois disso foi chegar na estação e pegar o primeiro ônibus para Chiang Mai, peguei um transporte no truck que é o caminhão que leva quantas pessoas couberem atrás, paguei 20Bath e ele me deixou em 10 minutos na frente da estação. Na parte da manhã os ônibus para Chiang Mai são as 6 ou 10 am, como já era quase 8 eu tive que esperar lá, eles até que possuem uma rodoviária legal e eu consegui descansar bem em um banco por lá, esse ônibus custou 280bath e só uma empresa estava fazendo.

Se precisarem trocar dinheiro, tem diversos ATM’s nos dois lados da fronteira de Myanmar e Tailandia.

Bom, cheguei em Chiang Mai por volta das 16:30, peguei novamente o transporte do truck e paguei 20bath, ele me deixou na região central onde eu sabia que tinha diversos hostels, andei por lá e encontrei o Me U Hostel, paguei 130bath no quarto com ar, só com ventilador era 100bath, sai para comer e beber uma breja e capotei na cama depois heheh

 

O total da viagem foi de 32hrs, na real o que ficou cansativo é que eu sai de Bagan, o certo é vc fazer isso quando já estiver em Yangon, então esse tempo vai cair muito...claro que é muito mais fácil pegar o avião, mas eu adoro a sensação de atravessar a fronteira andando.

Nos demais dias eu fiquei no Champion Hostel, paguei só 99bath por noite e foi incrível, o dono é espanhol e muito gente boa, o hostel tem capacidade para umas 10 pessoas, então todos acabando ficando amigos e saindo juntos, quase não fiquei sozinho durante meus dias lá, dei sorte de encontrar umas pessoas bem legais também, mas o melhor do hostel é o dono que é muito prestativo, ele te ajuda em tudo e realmente faz vc se sentir em casa e querer ficar mais lá...Eu fiquei 4 noites em Chiang Mai, estava pensando em ficar 2 antes, e achei que 4 foram pouco, porque a cidade é maravilhosa, é o centro cultural da Tailandia, nas montanhas e muito bem estruturada, sendo assim ela tem muita coisa para fazer, gostei mais do que Bangkok, o problema é que acabei gastando mais do que imaginei, mas com certeza em nenhum outro lugar vou gastar como gastei por lá.

 

ELEFANTES

Eu pesquisei muito na internet sobre os lugares, eu sou vegetariano, mas mesmo antes de ser eu já não apoiava esse tipo de turismo, então se você gosta de montar no elefante pode parar de ler agora para não ficar bravo comigo rsrs

O lugar mais famoso de todos é o Elephant Nature Park, eu realmente acredito que eles salvam e ajudam muito esses animais, buscando eles de circos, lugares que fazem serviço de taxi e etc, li muitos comentário de quem foi até lá e vi muitas coisas boas, porém hoje é o lugar mais caro de todos, por half day você paga 2500bath, e existem outros programas bem mais caros, junto com a fama veio a elevação dos preços e a grande procura, por isso acabam indo grupos enormes e você acaba tendo que disputar os elefantes com as pesssoas, acredito que eles realmente devem ficar incomodados quando muitas pessoas estão com eles , tirando fotos , brincando e etc....voce não ficaria?

Então eu resolvi escolher um lugar menor, com apenas 2 elefantes, onde o dono do hostel me indicou, paguei 1500 por um dia inteiro e foi a melhor escolha, combinei com as duas francesas do hostel e nos juntamos com uma argentina de outro hostel, então fomos em 4 para ver 2 elefantes, não em 20 para 6 como em outros locais, o local se chama Baan Elephant Home. O motorista fala bem inglês e nos explicou toda a vida dos elefantes, eles são um casal, um estava no circo e o outro era taxi, antes eles tinham 4 elefantes, mas como o local é novo eles não tiveram grana para manter eles lá, e esses elefantes foram levados por outras pessoas que provavelmente estão os explorando. O pacote inclui tudo, dar comida pra eles, fazem medicina, tomar banho no rio e etc....Voce também ganha um almoço e depois para em uma cachoeira, foi um dia bem legal.

No fundo eu acho que os animais não gostam de ver pessoas diferentes lá todos os dias, mas eles precisam encontrar uma forma para ganhar grana e cuidar dos elefantes, e esse é um dos caminhos, nesse lugar eu senti eles bem felizes e o elefante man, que é criador, fala com eles e eles obedecem tudo, é incrível.

Para quem não sabe o elefante é sagrado na Tailandia e em muitos lugares da Asia, mas mesmo assim eles são explorados pelo turismo, muitos lugares deixam você montar neles e ficar passeando, como se ele fosse uma bicicleta, eles não foram feitos para isso, a sua coluna vertebral é super frágil apesar de ele ser bem forte, quando peso excessivo pode causar fraturas irreversíveis, por isso pessoal não seja idiota, não ache que montar em um elefante é bonito, porque não é e nunca vai ser, faça o turismo correto.

 

MULHERES GIRAFA? NÃO, TRIBO KAREN, PLEASE!

Não muito longe de Chiang, 21km para ser exato, você vai encontrar a tribo das mulhres girafas que foi a maneira estupida que encontram no Brasil de chamar esses mulheres nas reportagens, o termo que usam na Tailandia é longneck, ou seja pescoço longo, uma maneira respeitadora de chamar elas.

Em sua maioria são refugiadas de Myanmar de quando o local vivia conflitos étnicos, elas usam sua aldeia para vender artesanatos muito bonitos e para atrair turistas, essa foi a forma que elas encontraram de sobreviver, e elas nunca saem da aldeia.

As crianças a partir dos 5 anos já começam a colocar as joias, e na verdade não é o pescoço que aumenta, ele só afina, é o tronco que abaixa e com isso da a sensação do pescoço grande mas não é, elas também podem tirar isso quando quiser que não morrem. Na tradição deles é também um item de beleza, e quem tem os maiores acaba sendo a mulher mais cobiçada.

Conversei ou tentei rs com algumas mulheres e crianças, achei eles muito felizes e acho que estão vivendo em paz neste local, conseguem seguir os costumes e estar de bem com a vida, então valorizei muito isso.

 

ALUGAR MOTO

Voce pode alugar uma scooter por 200 bath, é o jeito mais fácil e barato de conhecer os templos pertos e lugares como a Tribo Karen, todos alugueis são de 24hrs, então você pode fazer muita coisa, é importante ter a carteira internacional, mas se vc não tiver lá tb tem o jeitinho que existe no Brasil, pagar algo para os policias deixaram vc seguir. Eu aluguei por um dia e não fui parado, mas andei sempre certo com capacete e devagar, me ajudou muito para ir nos lugares que eu queria, pois Tuk Tuk ou taxi sairiam caros demais.

SAK YANT – A tatuagem abençoada pelos monges

Esse foi um dos momentos que mais esperava nessa viagem, eu já tinha ouvido falar muito das tatuagens de bambu na Tailandia e Asia, mas eu não sabia como funcionava realmente, comecei a me aprofundar no assunto quando li um relato aqui de um cara que fez, e desde então eu tenho colhido informações e mergulhei profundamente na cultura Tailandesa da Sak Yant, eu tinha que fazer isso.

Voce pode ver vários estúdios de tatuagem que fazem a de bambu pelas ruas, a Sak Yant não é feita com bambu, mas é um processo parecido...Você pode até encontrar um local em Chiang Mai onde você pode fazer com um monge, ele indo até o estudio ou você indo ate o templo com a orientação de um tipo de agencia, ou seja você vai ter que pagar por isso, mais ou menos 3000bath.

Eu queria fazer da maneira tradicional, tudo por minha conta, gostaria de correr atrás por mim mesmo e se eu conseguisse achar o monge eu seria merecedor....Mas não foi fácil....

Conversei com o Daniel, dono do hostel, no primeiro dia sobre a minha vontade, ele tem 2 e então ele me indicou o templo que eu deveria ir, e me falou como eu deveria fazer...

No dia escolhido então eu fui com ele ao mercado de manhã, comprei algumas bananas, flores e incensos, essa seria a oferenda para o Monge, peguei uma moto porque o templo ficava mais ou menos 40km de distância e chamei uma das francesas para ir comigo, pois ela entendia o significado disso tudo para mim e seria legal ter uma companhia.

Coloquei o templo no maps.me e fui tentando me localizar na rodovia, me perdi algumas vezes e quando me achei saí da rodovia para uma entrada bem estreita, bem estreita mesmo, do tipo que só da para passar um carro por vez, a estrada era no meio de plantações de arroz, estava meio nublado e o verde das plantações estava lindo demais, parecia que eu estava flutuando com a moto acima das plantações, depois disso cheguei em um vilarejo que é dos trabalhadores da plantação, estava em duvida se eu estava no caminho correto, encontrei uma senhora e perguntei do templo e ela só dizia (no monks, no monks), não quis acreditar que não teria monges por lá, então fomos verificar. O templo é bem bonito, com altares lindos e com muitas cores bonitas, é também um monastério, mas realmente parecia um lugar deserto, afinal onde estariam os monges? O portão estava aberto, mas la dentro todas as portas estavam fechadas, chamamos em uma casinha que fica la dentro e ninguém saiu....Entao já estávamos indo embora frustrados quando eu vi um incenso acesso, ou seja, alguém provavelmente estava por lá pouco tempo antes, então eu voltei na casa e bati na porta e chamei mais uma vez, até que alguém respondeu, meus olhos logo se encheram de emoção e expectativas.

Logo, um monge do corpo todo tatuado com Sak Yant abriu a porta, expliquei o motivo da minha visita, mas ele não falava muito inglês, porém ele aceitou me tatuar sem negar em nenhum momento.

Ele disse para eu preparar minha oferenda em uma cesta, então ele pegou um caderno e começou a desenhar e dizer algumas palavras em outro idioma, logo ele aceitou minha oferenda, disse para eu me sentar, se dirigiu até o altar e começou a rezar ofertando a cesta para o Buda, nesse momento meus olhos já estavam cheios de lágrimas e um filme já estava passando pela minha cabeça ...Então pediu para eu tirasse minha camiseta pois a tatuagem seria feita nas minhas costas, foi ele também quem escolheu o desenho que é para me proteger e dar boa sorte no meu caminho já que sou um viajante.

Fiquei de joelhos e ele começou a emanar palavras, rezando por aquele momento lindo, então eu sentei no chão de costas para ele que estava na cadeira, e a tatuagem enfim começou....Toda a vez que a agulha tocava a minha pele, era como se todos os meus chacras entrassem em sincronismo ao mesmo tempo, me senti tão bem que a dor foi apenas um detalhe, pois ela estava sendo prazerosa...Comecei a ver então amigos e familiares, pessoas especiais que cruzaram meu caminho começaram a vir na minha mente, não era mais do que eu sentia, era prazer, como se toda a energia boa de todas as pessoas que querem o meu bem estivesse lá presente naquele local....Tudo o que aconteceu deve ter demorado no máximo 30 minutos, mas a experiência valeu por uma vida, foi lindo e emocionante e assim como eu a minha amiga francesa também deixou cair algumas lágrimas...

A Sak Yant é uma tutuagem sagrada e espiritual dos monges, ela atravessa os séculos e a tradição continua, são formas geométricas que representam o Buda e vários outros caminhos, não é para a pele, é para a alma, até mesmo por isso ela não é e nunca vai ser bonita igual em um estúdio, ela é diferente, na real não penso que é uma tutuagem, isso é um presente que me sinto honrado de ter recebido...Eles acreditam que ela tem poderes mágicos mas que só serão desenvolvidos se você seguir as regras do budismo....Porque não acreditar nisso também, não é mesmo?

Acredito que tudo acontece por um motivo, se não tivesse lido o relato nesse site eu não saberia da tatuagem, e se eu não tivesse me hospedado nesse hostel eu não saberia o melhor lugar para ir e provavelmente faria tudo do jeito turístico e não tradicional....

Bom, antes que me perguntem...A higiene é um mistério, não sei dizer...mas eu faria tudo de novo.

 

Agora estou dentro de uma Van que vai me deixar em uma cidade, onde durmo hoje e amanha cedo pego o Slow boat até o Laos, depois eu explico direito como essa travessia de fronteira funciona.

 

Bons ventos galera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

21/22/23 – SLOW BOAT – A travessa da fronteira da Tailândia com o Laos

 

Bom, existem algumas formas de chegar ao Laos saindo de Chiang Mai, sendo que a mais fácil certamente é avião, você também pode pegar ônibus e táxis para chegar e sair da fronteira, até o local que deseja, a minha escolha vai mais longa, o famoso Slow Boat, percurso que demora 3 dias para serem percorridos até chegarmos em Luang Prabang, calma gente, não são 3 dias inteiros dentro do boat...

No primeiro uma van me buscou as 9am no hostel, eu fui o primeiro passageiro, logo ele buscou mais duas alemãs com quem eu rapidamente fiz amizade, e logo em seguida ele buscou mais pessoas...no primeiro dia ele faz uma parada de 30 minutos no famoso Wat Rongkhun (White Templo), acredite você não precisa mais tempo do que isso lá, apesar de ser bem bonito, eu não vi nada de sagrado, só um lugar turístico e com várias pinturas de super heróis nas paredes...não entendi nada hahah você pagar 50bath para entrar.

Nesse dia dormimos na cidade de ChiangkHong, é de lá que sai o primeiro boat, já esta incluso no pacote que paguei, o hostel dessa cidade, jantar, café de manha e um almoço para levar para o boat, assim como todos os transportes.

No meu hostel estavam mais 3 alemãs e uma americana, então rapidamente fizemos amizade e formamos um grupo legal para prosseguir essa trip...

As 8am a van nos buscou no hostel e nos levou até a fronteira, carimbamos nossa saída da Tailandia em menos de 1 minuto e pegamos um ônibus que nos levou até a entrada do Laos, nesse ponto você tem só que preencher os papéis de sempre e pagar 30USD, tem que ser em espécie, eles não aceitam outra moeda ou cartão, como estava viajando com dólar australiano, eu troquei meu Thai Money por USD no hostel, mas a conversão não foi das melhores...Enfim, foram apenas 10minutos e eu já estava dentro do Laos, ou seja, você não precisa tirar visto antecipado do Laos, ele é no Arrival ok?

Saíndo de lá tinha um truck nos esperando, o veículo que finalmente nos levaria para o pear onde sairia o primeiro Boat.

O primeiro boat saiu por volta das 11am, e as 18pm nos deixou em Pagbang, pequeno vilarejo onde tivemos que dormir aquela noite.

No boat estavam mais ou menos umas 60 pessoas, não sei ao certo, e fiz algumas amizades, entre elas um Australiano que falava um pouco de português.

Quando você chega em Pagbeng você não precisa se preocupar com hospedagem, porque os donos das acomodações estarão esperando por você no pear, então não reserve antes, deixe para barganhar o preço na hora, já que com certeza você vai pagar bem menos do que imaginou.

Peguei um quarto duplo com o Australiano e as alemãs um quarto triplo, pagamos 20.000Kip cada um, 1AUD é mais ou menos 6.000Kip, o restante da galera foi para outro hostel.

Tomamos banho e combinamos de sair para comer algo e beber a primeira BeerLao, achamos um barzinho com os preços bem atraentes e ele estava oferecendo Banana Whisky for free, então com certeza escolhemos esse hehe A cerveja foi 12.000 sendo a large, como foi a primeira, ainda não sei se o preço estava legal ...rs

Voltamos para o hostel e ficamos tocando violão e cantando na calçada, foi uma vibe bem incrível para finalizar um dia incrível, por volta das 23pm os donos do hostel mandaram a gente entrar haha

Hoje as 9am o boat partiu novamente, estou nesse momento cruzando o rio Mekong, com as paisagens incríveis de um rio que se destaca ao meio das incríveis montanhas do Laos, das aldeias que podemos ver ao redor, dos inúmeros pescadores que nos acenam quando passamos, das crianças nadando peladas no rio e do sorriso contagiante desse povo que aos meus olhos, vive bem feliz...Bom a idéia é chegar por volta da 17pm e procurar um hostel para dormir em Luang Prabang...depois conto como foi...

Galera lembrando que to tentando escrever em tempo real, mas nem sempre consigo postar, então pode ser que antes de eu postar eu já tenha escrito mais coisas...só para não ficar confuso hehe

Bons ventos..

 

23,24,25 Luang Prabang

Chegamos finalmente em Luang Prabang, depois da experiência incrível no Boat, era por volta das 18hrs, o boat não vai até a city como eu havia imaginado, ele te deixa aproximadamente 9km de lá, onde você precisa pegar um tuk tuk pagando 20.000, nesse lugar você vai ver diversas pessoas oferecendo hospedagem e o transporte até la, mas pelos mesmos 20000kip, então não tem como escapar de pagar isso... Escolhemos a guesthouse Sokdee, o grupo cresceu pois conhecemos mais pessoas no boat, sendo assim ficamos em 14 pessoas nessa guesthouse pagando 30.000kip por noite, com free lao whisky e dinner(noodles) toda a noite.

Confesso que Luang Prabang me surpreendeu em todos os sentidos, ela mais parece uma cidade europeia do que uma cidade asiática, é tudo realmente muito lindo, ela é também é uma cidade protegida pela UNESCO, cercada por lindas montanhas é um destino incrível para esportes de aventura, você também pode encontrar santuários de elefantes lá, provavelmente mais baratos que na Tailandia...Enfim, é muito gostoso andar pelas ruas, na Main Street eles tem um Night Market todo dia, não tem como deixar de ir.

No mesmo dia que chegamos fomos todos para o Utopia bar que tem uma vibe incrível, uma decoração foda para relaxar, mas a musica é horrível, então corta um pouco o clima...acaba cedo, então a moda é ir para o boliche, você vai ver vários motoristas de tuk tuk oferecendo carona até la, eu não esperava por isso hehe como estávamos em uma boa galera foi muito legal, não esperava jogar boliche na asia hhahao boliche fecha umas 3am...

Segundo dia fomos de tuk tuk até a cachoeira Kuang Si, provavelmente o lugar mais bonito que vi por aqui até agora, aguas realmente azuis, muito espaço para nadar, e no caminho para chegar você ainda pode ver um parque com diversos ursos que foram resgatados de maus tratos ou que estavam doentes.. ou seja, não pode faltar em qualquer roteiro para lá.

No domingo eu decidi ir para Vang Vieng, porque queria aplicar meu visto para o Vietnam por lá, já na segunda feira de manhã.

Peguei uma van pelo preço de 100.000kip, estava chovendo bastante e demorou mais ou menos 7hrs, é muito desconfortável ficar esse tempo todo em uma van, então foi horrível, se puder pegue um ônibus, porque é o mesmo preço , só demora mais...

Fui junto com o australiano, 2 ingleses e 2 francesas... Chegando lá estava chovendo muito, então a primeira guesthouse que vimos entramos e pegamos 3 quartos duplos com banheiro dentro, pagamos só 30.000, dividi o quarto com o australiano novamente.

25,26,27,28,29 Vang Vieng

Nós comemos alguma coisa estragada em Luang Prabang, porque eu e os demais estávamos meio doentes e como posso dizer, ficando muito tempo no banheiro por alguns dias hehe Então acabamos ficando nesse lugar uns 2 dias antes de mudar para um Party Hostel, porque era bem confortável e quieto para descansar.

Vang Vieng é uma cidade com ruas bem feias, mas é totalmente backpacker, ela não é uma cidade para ver templos, monges e etc, ela é uma cidade para curtir as montanhas, os lagos e o famoso tubing, além é claro dos bares que você pode encontrar baseado, happy pizza, happy baloons...é só perguntar pro garçon se ele não te oferecer... Se você não estiver afim de festa, bagunça, gente bêbada para todo lado, não vá para Vang Vieng.

No primeiro dia alugamos uma moto cada um e fomos os 6 para o Blue Lagoon, você pode ir de tuk tuk mas de moto é mais barato, além de você poder ir para mais lugares e ficar quanto tempo desejar....Eu não sei quantos blue lagoon eles tem, mas eu vi até o numero7...Acabei indo só no 1 que não gostei muito mas que tem uma caverna bonita....e no 3 que adorei, esse é bem mais longe , 5 km na estrada de terra com pedras , é só ir devagar com a moto, tome seu tempo a paisagem é bonita...os ingleses estavam com pressa e os dois caíram, mas nada aconteceu...quem foi devagar saiu de lá sem acidentes, simples.... em todos você vai ter que pagar 10.000kip para entrar...e a moto automática foi 35.000kip pelo dia todo, coloquei 2 litros de gasolina por 12000 e até sobrou....eu nunca tinha pilotado moto na vida e agora to até querendo comprar uma haha

Nesse mesmo dia de noite, o restante dos nossos amigos chegaram em Vang Vieng, eles ficaram no Chillao, é guesthouse mas na verdade é mais um hostel, é demais tem mesa de bilhar,pinbolin, free whisky todo dia das 7 as 10pm...é o lugar que que a galera acaba se reunindo, porque qualquer um pode chegar de fora e ficar la também....jogamos diversos drink games por lá..

No outro dia reunimos a galera e fomos fazer o famoso tubing, que é a descida do rio usando boias de pneu de caminhão, eu já fiz isso algumas vezes no Vale do Paraiba em SP, eles tem uma data que chama ecobóia e acontece uma vez por ano...Enfim, voltando ao Laos hehe

Voce aluga a boia por 55.000kip e vai no rio se divertir, você vai encontrar alguns bares no caminho e você tem que parar, porque todo mundo para , e é lá que o pessoal passa dos limites, fica bêbado e volta pro rio e etc...é realmente perigoso se você beber, se não beber mesmo que não saiba nadar é só ficar na boia....Com a nossa galera não teve freio, paramos em todos os bares que na real são 3 agora, mas 10 anos atrás eram mais de 20 no caminho..com isso chegamos no final depois de umas 5hrs...experiencia bem diferente...

Nos outros dias aluguei moto de novo, fui com a galera que não tinha ido para o Blue Lagoon, fiquei só Chilling e saindo a noite para beber e dançar com a galera, ahhh também mudei pro Chillao com certeza....

Agora estou em uma van, no pior assento possível, indo para Vientiane onde vou pegar o sleep bus para Hanoi no Vietnam, disseram que tudo vai durar 22hrs, mas to estimando 30...vamos ver... paguei 230.000kip nesse bus.

 

Sobre o Visto do Vietnam

Você pode fazer o visto online, na verdade você tem que contratar uma empresa que faz para você, mas no google você encontra muitas, porém com o e-visa você tem que chegar lá de avião, não sei porque, mas isso atrapalha todo mundo. Caso você atravessa a fronteira de bus igual eu, você vai ter que aplicar o visto em alguma embaixada ou fazer com alguma agencia...Voce pode encontrar embaixadas em Bangkok, Luang Prabang, Vientiane e outras cidades, então não se preocupe muito....Eu apliquei na segunda feira com uma agencia em Vang Vieng, porque achei mais fácil do que estar mais dias em Luang Prabang ou ir para Vientiane só para aplicar na embaixada, eu paguei 70USD por 2 dias de serviço, para 3 dias é 60usd, eu não sei exatamente quanto custa na embaixada, não encontrei na internet, mas vai ser quase a mesma coisa, além do trabalho de ir até lá...enfim, na quarta feira a noite já estava pronto, e por isso na quinta de manha (hoje) já peguei o ônibus para Hanoi...

 

Agora é ver o que acontece no Vietnam...ansioso demais 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

30 Junho, 1,2,3 Julho – Hanoi – Vietna

Galera foi uma loucura, se você quiser curtir a experiência de viajar em um sleep bus eu recomendo, mas é cansativo, eu curti minha viagem mas muitas pessoas só reclamavam, acho isso muito chato, todos sabem que a viagem é longa antes de embarcar. O ônibus tem assentos cama, como se fossem beliches todas individuais, eu acabei tendo que dividir as únicas camas compartilhadas com mais 2 pessoas, mas acabei me dando bem porque depois vi que o espaço é muito maior, então fiquei muito mais confortável...

A viagem começou as 10am, quando sai de van de Vang Vieng até Vientiane, a van nos deixou no meio da city por volta das 15hrs, e nos disseram para estar la as 16:30 que um tuk tuk iria nos buscar e levar para rodoviária, esse tuk tuk apareceu só as 17...Chegando na rodoviária , eles não tem nenhum controle, eles só vão colocando as pessoas nos ônibus e quando enche ele sai, simples assim...Então acabamos saindo apenas por volta das 19hrs...A viagem foi tranquila, paramos umas 4 ou 5 vezes e o ônibus tinha banheiro...Quando você chega na fronteira, tem que descer do ônibus carimbar a saída do Laos e pegar o ônibus de novo para que ele te deixe na entrada do Vietnam, nesse local já troquei minhas ultimas notas do Laos pela grana do Vietnam....Eu achei que não pagaria mais nada, mas os oficiais cobraram 1 dólar só para carimbar o passaporte, absurdo...Essa é a fronteira mais bagunçada que já atravessei na minha curta historia de vida hehe

Bom, chegamos por volta das 20pm em Hanoi, então a jornada inteira durou 34hrs...Eu faria tudo de novo, mas provavelmente dormiria um dia em Vientiane porque todos os ônibus vao sair de la de qualquer jeito, então ficaria muito mais fácil a viagem...A experiência de viajar em um ônibus cama foi incrível, espero fazer isso novamente.

 

Sobre Hanoi

Cheguei em uma sexta a noite, de final de semana muitas ruas são fechadas, e você ve a população por todos os lados, as crianças e adultos brincando na rua com diferentes games, street food por todos os lados, ahhh como é incrível comer na rua na asia, como a culinária asiática é incrível...se sobrar grana farei um curso de culinária aqui, vamos ver..

A maioria dos hostels e muitos bares possui happy hour, onde você bebe cerveja de graça porá 1 hr ou mais...Eu fiquei no primeiro dia no Central Backpackers Hanoi, paguei 115.000Dong com café da manha, o hostel é muito animado, é party hostel, mas os quartos e banheiros são excelentes...eles também possui um walk tour todos os dias de graça, eu fui e recomendo, a guia é irlandesa e nos levou até para tomar um café com ovo, eu gostei muito haha Só fiquei la porque eu não havia reservado, e conheci uma Croata no busao muito gente boa e ela tinha reservado....Depois mudei para o Funky Jungle Hostel, pelo booking era 80.000 e na porta 110.000, então reservei duas noites lá, também inclui café da manha, free beer e mesa de bilhar, a localização é bem melhor e eu recomendo com certeza.

Hanoi em si não tem muita coisa para fazer, é descansar, andar pelas ruas e visitar os museus e a partir daqui escolher onde ir, eu cortei o cabelo, comprei um celular porque o mel molhou e já era, e sai todos os dias, 3 noites aqui e já tenho muita historia para contar...haha Mas fica em sigilo...

È de Hanoi que a galera compra uma moto e vão até o Sul de moto e chegando lá vendem, eu queria fazer isso mas preciso economizar grana e tempo, mas seria incrível, conheci muita gente fazendo, só é difícil vender a moto depois, então muitos acabando pagando 200USD e vendendo por 50USD, isso mesmo 50USD....

 

Aliás, qualquer roteiro no Vietnam tem que começar pelo sul ou pelo norte, porque o pais é estreito mas comprido, então você tem que ir subindo ou descendo...E agora eu sei porque um mês aqui é pouco, tem muita coisa para ver, muito lugar bonito ...é demais...

Saindo de Hanoi você pode fazer alguns tours de bate volta, como trekking em Sapa, o cruzeira na famosa Halong Bay ou ir até Tam Coc em Ninh Bin...Como gosto de fazer tudo por conta para salvar dinheiro...Estou agora indo de Minibus até Cat Ba, é de lá que saem os cruzeiros e boats para o Halong bay, como não farei cruzeiro, vou comprar algum passeio por lá, exatamente como sei que fazem no cruzeiro...e aposto que pagarei menos, mas muito muito menos haha Para chegar lá paguei 15usd em ônibus já incluso a travessa do ferry porque Cat ba é uma ilha, eu fiquei barganhando e ele me deu uma noite de graça no hotel deles, comprei direto no hostel... Aqui muitos preços eles dizem em dólar, então convertem com a cotação do dia, e esse foi um deles, pesquisei em mais lugares e o preço ta bem tabelado.

Chegando la vou decidir onde ir depois, ainda não faço idéia, mas provavelmente Ninh Bin.

È isso galera...

 

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala Helderzito!

 

Poderia me ajudar a montar um roteiro de 20 dias pela Tailândia e algum outro pais da Ásia? Como o tempo é curto, não vou arriscar a fazer mais de 2 países. Qual na sua opinião vale mais a pena. Estou pensando em ir em Fev 18. Adoro os templos budistas e as praias paradisíacas. Estarei saindo do Brasil, perdi a oportunidade de fazer este passeio quando morava em Sydney... mas nada é por acaso!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

33,34,35 – Cat Ba & Halong Bay

Bom galera, agora o relato esta ficando um pouco mais famoso ( O mochileiros acabou de publicar no facebook deles, vou fazer questão de caprichar mais haha)

 

Cheguei em Cat Ba por volta das 14pm, o ônibus te leva até o local da saída do boat, a travessia é rápida porém o que demora é para você entrar nele, esperei praticamente 1 hora, e só quando toda população local entraram, podemos entrar.

Chegando em Cat Ba não tem como ir andando até o centro, é bem distante, tinha um ônibus esperando, já incluso no que paguei em Hanoi que me deixou exatamente no Full Moon Party Hotel, ou seja, paguei em Hanoi pelos 2 buses, boat e me deram o hotel free, valeu a pena, principalmente pela localização que é na frente da praia.

Chegando no hostel conheci um argentino, quem me deu as primeiras dicas sobre Cat Ba, ele me falou que tinha umas praias que eu poderia chegar andando, então eu coloquei no maps.me e fui procurar....São 3 praias, distantes no máximo 10 minutos do centro, porém são lotadas, realmente cheias, parece a praia grande em SP no novo haha apesar de serem praias bonitas, não dava para ficar ali, só tomei uma breja e voltei pro hotel, aliás a breja mais famosa aqui é a BIA, acho que ainda não mencionei, não sei porque esse nome, mas é provavelmente porque tem quase o mesmo som de dizer BEER hahaha.

 

Então fui nas agências ver o preço dos passeios para o próximo dia, como disse antes, no Vietnã eles dizem o preço das coisas em dólar e convertem no dia, eu encontrei o mesmo tipo de passeio pelos valores de 13 até 20 USD, acabei fechando no mais barato, estava incluso o boat que me levaria para Halong Bay, passeio de kaiak por lá, parada em uma praia e depois na Monkey Island, além do almoço. Achei o preço razoável, tendo em vista que eu poderia fazer as mesmas coisas que um cruzeiro inclui, claro que sem o mesmo luxo, mas com a mesma vista...Aliás quem quiser fazer o cruzeiro, com certeza vai sair mais barato fechar em Cat Ba do que em Hanoi, Cat Ba é uma ilha grande e bem estruturada, bom lugar pra ficar alguns dias se você tiver tempo.

No dia seguinte então foi dia de acordar cedo e chegar 8am na porta da agencia, logo já fiz amizade com 3 meninas e um casal da Austria, e que meninas...ai ai meu coração... nos demos muito bem desde o começo, então sentamos juntos no ônibus e ficamos juntos em todo o passeio e almoço.

 

O barco tem poltronas como de ônibus e vc pode ir confortável lá dentro, mas como somos aventureiros nós gostamos de ir no teto fazendo bagunça certo? Então levei meus novos amigos pro teto do barco também, é sempre o melhor lugar e a melhor visão haha fica a dica

O barco rapidamente entra no meio da região que se denomina Halong Bay, são enormes montanhas verdes e ilhas no meio do oceano, e você vai com o barco no meio disso tudo, é realmente um paraíso, infelizmente o dia estava meio nublado, e eu li diversos relatos de pessoas que foram em diferentes meses e também estava nublado, afinal quando faz sol por lá? Vai muito da sua sorte, mas deve ser muito mais bonito em um dia limpo.

Quando paramos para fazer o passeio de kaiak eu reparei na quantidade de lixo que estava na agua, você pode entrar no meio de cavernas e remar quase que até o mar aberto, e em todo lugar você vai encontrar lixo e mais lixo, garrafa, sacolas, comidas e etc...è muito triste.

Eu pensei que a culpa era dos turistas, mas você vão saber mais tarde que não é bem assim...

Voltamos para o barco e tivemos nosso almoço, pratos bem fartos com tofu, ovos, legumes, peixes e arroz, claro que almoçamos no teto do barco haha

 

Quando terminamos eu vi os staffs do barco recolhendo todo o lixo, colocando em sacolas e simplesmente jogando tudo no mar, minha vontade era de jogar eles no mar junto com o saco, mas eu me contive, eu simplesmente não consigo entender como o ser humano chega a um nível tão extremo de estupidez, afinal é o seu ganha pão levar pessoas para passear naquela região, como eles podem não cuidar disso? È revoltante...depois vi alguns peixes mortos flutuando...porque será né?

A ultima parada foi na ilha dos macacos, onde escalamos, isso mesmo escalamos uma montanha muito difícil ( leve tênis para fazer isso) descalço foi foda...mas eu e duas das austríacas fizemos numa boa, a vista é incrível, basicamente existem diversas rochas na montanha e você tem que ir encontrando um caminho para chegar no topo, mas vale a pena.

Foi ai que comecei a me aproximar de uma delas, afinal sou cavalheiro e fiz questão de ajudar a subir e descer das pedras e ela achou incrível haha po, já tava me apaixonando pela terceira vez na viagem.... ( Só para ficar uma observação, nas cidades grandes e mais famosas é party pra todo lado e pegação geral na Asia, mas to dando sorte de encontrar “algo mais” as vezes, quando não rola, vai só pegação mesmo, mas essas nem vou contar senão daria um livro, fica pros amigos no brasa haha)

Por volta das 17hrs chegamos em Cat Ba, trocamos contato e decidimos todos tomar umas brejas de noite.

Fomos para o Oasis bar bebemos algumas e a noite foi parar em um bar que não sei o nome, onde jogamos bilhar, beer pong, e escrevemos Brasil & Austria na parede hahah foi uma noite incrível... Ambos iriamos coincidentemente para Tam Coc no próximo dia de manhã, então compramos o mesmo ônibus que custou 200.000.

 

35,36 – Ninh Binh & Tam Coc

As 9:30 partiu nosso ônibus de Cat Ba, até o porto onde pegamos o ferry e fomos para Tam Coc, chegamos lá por volta das 15hrs, o ônibus apesar de você comprar para Ninh Binh ele vai deixar você em Tam Coc, bem no centro, e é exatamente lá que você deve ficar hospedado, não se preocupe em reservar com antecedência.

Para minha surpresa assim que desci do ônibus me ofereceram um hotel gratuito pois eu estava chegando naquele ônibus, quarto com 4 camas, café da manha, centro da cidade...Nada mal haha minhas 3 amigas toparam ficar lá, e o casal estava indo para outra cidade, eles não foram para Tam Coc.

 

Esse dia estávamos quebrados com ressaca do dia anterior, então a ordem foi só tomar umas brejas de leve e ver o que fazer no próximo dia, incrível como me dei bem com essas meninas.

Tam Coc é uma cidade no meio das montanhas e plantações de arroz, é conhecida como a Halong Bay na terra, é realmente parecida, ela tem duas ruas principais onde se concentram quase todos restaurantes e hostels, mas é bem calma, então não tem balada e etc, no máximo bares.

 

Aqui você tem algumas opções, sair andando fazendo trekking por sua conta pelas montanhas, alugar uma bicicleta, moto ou um boat tour.

Como eu só tinha um dia eu aluguei uma moto, me custou 80.000 e coloquei 20.000 de gasolina. Valeu a pena, basicamente não faço muitos planos, eu uso o maps.me e vou parando em tudo que aparece estrela, e quando vejo uma estrada que parece me levar para um caminho legal eu simplesmente entro para ver onde vou parar...

As meninas também alugaram motos, mas elas queriam sair 7am para em ir em templos primeiro, como eu já vi bastante templos e sei que teria que pagar, eu acabei indo fazer esse role sozinho as 9am. Foi a melhor coisa que fiz, porque eu posso entrar onde quiser, parar quando quiser e etc, sem perguntar pra ninguém...

 

Meu foco era pilotar a moto no meio das plantações de arroz, perto do rio e ir o mais perto possível das montanhas, foi isso que fiz, eu não anotei nome de nada, mas tem muitos templos nas montanhas que vc não paga, cavernas e muito verde....A paisagem e maravilhosa, seus olhos se encantam...Sem falar que você passa no meio dos vilarejos dos plantadores de arroz, e eles são lindos, sempre acenam e sorriem para você, eu parei algumas vezes para fazer amizades, mas eles praticamente não falam inglês, é difícil rs

Em um dos caminhos conheci uma Francesa de Lyon, ela estava sozinha fazendo trekking, já estava andando tinha 3 horas, então chamei ela pra ir comigo e ela topou....Foi muito boa essa companhia, ela tem lindas histórias, já escalou até o Everest, você olha para ela e nem imagina....finalizamos o dia tomando uma breja na rua principal, e foi quando encontramos as Austriacas novamente, foi muito bom para a Sah ficar com um pouco de ciúmes hahah a Francesa namora e vai encontrar ele aqui, mas a Sah não precisava saber haha

Bom, nesse dia pegamos o Sleep Bus para Hoi An, e é aqui que estou agora escrevendo, é dia 7/7, 9:30am, estou deitado na minha “cama no bus”, e as Austriacas logo atrás de mim, é logico que convenci a ir comigo rsrs Enfim, o Bus sai as 21pm de Tam Coc, custou 300.000, nos deixou em uma cidade que não sei onde é, onde esperamos 1 hora para trocar de ônibus e espero chegar lá por volta do 12pm. Descobrimos que hoje vai rolar o festival das luzes, só acontece algumas vezes no ano, então estamos com muita sorte. Vamo que vamo que é sexta-feira....

 

Para não se perderem, até agora meu roteiro foi:

Melbourne,Singapore,Bangkok,Yangon,Golden Rock, Mandalay, Bagan,Chiang Mai, Luang Prabang, Vang Vieng,Hanoi,Cat Ba, Tam Coc, Hoi Na

 

Namaste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...