Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Informações relevantes de extrema impotancia atualizadas e detalhadas para fazer suas Trilhas e Travessias na região de Paranapiacaba. 

 

Não se baseie em informações antigas para fazer suas aventuras.

 

Consulte previsão do tempo....mesmo sendo local propenso a mudança de clima. E se prepare pois se está ruim, pode piorar caso não tenha as habilidades necessárias...

 

Essas informações a seguir servem apenas para ressaltar alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração. Apesar de conter informações atualizadas e precisas não o considere como um guia oficial.

 

Travessia Raiz da Serra Paranapiacaba ate Cubatão

 

Não se arrisque caso não tenha experiência....o risco é real...não é como acampar no quintal da vovó....

 

Já fizemos diversas investidas na região de Paranapiacaba e arredores......trilhas, travessias.....Até alguns circuitos que atravessa o vale todo, ja descemos pirambeiras e subimos no mesmo dia isso entrando na trilha logo ao amanhecer....pausas em lugares fantásticos....Não consegui colocar fotos nesse primeiro momento pelo celular não carregou......estarei colocando fotos e detalhando...

Devido aos deslizamentos e outras erosões as trilhas estão em níveis acima do moderado....pesado de dificuldade superior mesmo com falta de chuva...

Vivendo e aprendendo....estamos aqui para trocar experiências e aberto a aprender sempre.....

Trilha Poço Formoso

Acesso restrito, está em condições acima do moderado.....

Um amigo e eu descemos ao Poço na sexta-feira 28/07/2017 decidimos descer um pouco mais tarde e a trilha está ruim bastante esburacada, pedras soltas, troncos e locais com certo perigo devido aos deslizamentos e erosões mas possível a descida...

 

Em certo ponto ja tem até uma trilha opcional para cortar um ponto de deslizamento....Até da pra passar ainda mas com cuidado para não cair.....

A vista e sensacional grande vista geral de grande parte do Vale, da pra ver algumas pontes e túneis do antigo e desativado sistema funicular......em certos pontos abertos e possível ver torres de transmissão que seguem vale abaixo....

 

Em um ponto da trilha tem um buraco com deslizamento onde o Matheus Camaleão caiu na volta do Poço...por fim a dor veio só depois pq estava com sangue quente mas sem novidades.....nada mais grave por sorte ele se segurou e não caiu barranco abaixo....

 

Percebemos que o Poço Formoso esta com fluxo muito abaixo do nivel de agua....inclusive no meio da trilha existe pontos de passagem de água....o primeiro ainda tem água descendo.....porém o segundo está seco só nas rochas....

 

Certo ponto da trilha tambem tem bastante água descendo...

 

Praticamente dentro da trilha na Mata fechada meu irmão o Nê ligou achei muito estranho ter sinal e o celular tocar......Mas não consegui atender e retornei a ligação via vídeo....

Para nossa surpresa funcionou e começamos a descer a trilha por uns 300 metros ou mais ate a segunda torre onde perdemos o contato após a tentativa de mostrar o trem subindo a serra.....porém qualidade e movimentos não ajudaram muito.....

 

Seguindo trilha abaixo.......

 

Na chegada ao Poço Formoso encontramos um tipo de roedor de tamanho razoável na Mata a direita, mas acabou se afastando...na volta sentimos um cheiro forte provavelmente de algum animal muito próximo e tratamos de andar logo nesse ponto.....

Chegamos no final do dia tranquilo e prontos para próxima....

 

Vamos ver se nas próximas o Luis Nê e o Caio Jacaré tomam coragem e participam da aventura...ou vai virar lenda!?!?!

 

O meu primo Renato Gordo e o Bruno Supla talvez entrarão nas próximas barcas...De repente o João irmão do Jacaré também topa a trekking...Não queria falar no pezinho do Jacaré que está com uma torção duvidosa......mas tudo bem!!!!!ele ate comentou depois de fazer uma travessia ate o litoral....!!!!

------------------------------------------------------------------

obs...essa parte abaixo inseri depois 13 de agosto.

Infelizmente muitas trilhas e tal na regiao que não tem fiscalização e muito menos segurança alguma aos trilheiros..... Muitos vao na sorte e risco.....e outra a prefeitura de Santo André que deve ser responsável pela região não investe....Local muito abandonado principalmente em  dias de semana.....mesmo indo algumas excursões......tipo alguns poucos ônibus....tem uns que dizem "MORAR" na região e aparenta índole e perfil duvidoso  devido vícios em drogas e postura não apropriada.....Não digo pessoas humildes de baixo poder aquisitivo e roupas mais usadas..Mas tb....em que lugar não tem??.......por outro lado existe sim pessoas trabalhadoras e corretas que merecem tudo respeito....Não se pode generalizar por causa de meia dúzia.....

(o paraíso pode virar um inverno)

Digo...pode ser que pela condiçao do tempo....por se perder na mata ou até pior ser assaltado....Até o pior pode acontecer....se é que me entende....em qualquer lugar estamos sujeitos a tudo......então não dá pra dar bombeira.......Até pq já fiquei sabendo de assaltos na região de Cubatão na trilha para lagoa azul.....Um local que tenho vontade de visitar........vai saber um monte de doido por aí.....ouvi dizer ate história de um cara que mora na região que bateu na mãe.....imagina vc encontrar um desse.....pensa ae o cara bate na mãe.....o que ele pode fazer com "alguém" que ele não conhece?

NÃO ESTOU FALANDO DENTRO DA VILA DE PARANAPIACABA E SIM DE SUAS MATAS AOS ARREDORES QUE PODE SER PERIGOSO.......ISSO DEVIDO ALGUMAS VEZES QUE ME METI NA MATA NA MAIORIA DAS VEZES SOZINHO....Ate porque adoro ir à Vila e ficar de bombeira andando por todo lado e conhecendo cada vez mais..a culinária não é das melhores...mas encontra coisa boa......é um lugar que vale muito a pena ir.....Estou direito na região e conheço bastante.....recomendo visita no museu ferroviário e até passeio de trem...fique atento nos detalhes......Bom passeio....

Não aconteceu nada comigo e só um desabafo.....Um desconforto....que bateu.......uma maneira de ver as coisas......Pode ser que depois eu vejo por outro ângulo e edito....escrevo mais ou até apago tudo isso.......

------------------------------------------------------------------

Falando um pouco sobre outras trilhas na região....

A Trilha para cachoeira escondida está boa em nível moderado....mes passado fizemos 2 vezes lembro também que na segunda vez choveu no dia e estava tendo convenção das bruxas e magos....porém trilha com acesso restrito...

 

Pedra Lisa acesso proibido...nem é bom ir.

Local de perigo...As pessoas têm escorregado da pedra e aí já era porque é muito alto não tem como sobreviver....

 

Poço das Moças acesso proibido...

 

Cachoeira da fumaça acesso proibido..não tenho certeza de como está a situação.

 

Cachoeira da barragem....

Pedra Furada...

 

Acesso restrito não significa proibido....

 

Ainda assim alguns aventureiros não autorizados fazem essas trilhas atualmente proibidas tornando-se um passeio clandestino...

Para chegar em algumas trilhas é preciso passar por guaritas sendo mais restrito o acesso. Por outro lado existem trilhas opcionais que podem ser percorridas tranquilamente..

 

Semana Passada fomos ao festival de inverno.....o estacionamento estava em um espaço a 5 km da entrada da vila na parte de cima.....o valor do estacionamento estava em 40 reais e você descia de ônibus tipo fretado....Mais a fila era grande tipo mais 800 pessoas em fila única.....Na volta do festival mais uma vez o Camaleão e eu não tivemos coragem de esperar e fomos na pernada até o estacionamento.....5 km pra fechar até o estacionamento.....sorte que sempre estou preparado e usamos as lanternas de cabeça.....Mas valeu a pena a aventura...Não tem jeito ou vai e racha....ou senta e chora!!!

 

E é isso!!!!

Agradeço ao Camaleão pela coragem, disposição e bravura em nossa expedição!!!

 

Preparação/ equipamentos.....autorização de acesso em locais restritos e melhores épocas...

 

o que levar na mochila?

Mochila adequada (carqueira ou mochila estanque impermeável)

Documentos de identidade

Barraca/ saco de dormir/ abrigo

Manta térmica...

Cantil de água. (2 litros por pessoa...mesmo sendo possível encher o cantil.....recomendado clorin para purificação da água coletada)

Pederneira/ fósforo/ isqueiro

facão/ canivete suíço inox (pode ser muito útil)

GPS/ rádio comunicador/ celular.

Bússola (sabe usa-la?)

Repelente de insetos/ Protetor solar.

Alimentos

Roupas reservas e bota impermeável

Sacos plásticos extras

Capa de chuva

Lanternas bastão e de cabeça (pilhas reserva e extras)

Equipamento de rapel

Remédios de uso particular

Kit de primeiros socorros  

Claro que vai depender da dimensão da sua aventura.

 

Lembre-se de fazer o descarte consciente do lixo produzido em local apropriado. Muitas vezes recolhemos o lixo dos outros em preservação do meio ambiente....pense nisso e ajude a preservar a natureza.....

 

Será ressaltado e abordados assuntos relacionados.

 

O intuito é orientar para não entrar em furada...Até pq ninguém quer dormir no meio da mata atlântica sem prévio aviso e passar a noite perdido despreparado sem equipamentos apropriados..

 

o que levar no kit de primeiros socorros?

descritivo do kit...e seus níveis...

Editado por Trilhas e Mares
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Caros amigos.......

Estou aqui para dizer sobre Paranapiacaba cidade fantástica ótimo ambiente clima com bastante neblina lugar típico de Serra.....

Muito parecido com lugares ingleses não é à toa feito por ingleses está vila tem seu misticismo.....Conheci a Vila no festival de inverno e já voltamos na semana seguinte para fazer a trilha....

Sou músico e meu preferencial e rock digo isso porque quem curte um pico louco do metal.....Vai lá capaz de vc encontrar o dracula...Lugar típico para vampiros huúu haaaa kķkķkkk

Depois coloco sobre relato da trilha....

Até a próxima....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • Membros

Olá Rosa Cha.....

Desculpa demorar na resposta....

Conseguiu ir à Paranapiacaba ??Caso não tenha ido ......

...Vai sim conhecer....acho que em grupo é perfeito....

Recomendo conhecer a História da Ferrovia...e bater perna....

Agora caso tenha interesse em fazer alguma trilha, circuito ou travessia é necessário um guia para sua segurança é de seu grupo....

O valor da multa para quem arrisca entrar em area restrita é de aproximadamente 3000 mil reais e em caso de necessidade de resgate na Mata pode chegar até 10000 mil reais.....

Fora o risco de animais pessomhentos....Não esquece do repelente....pois no verão quanto chega o final de tarde os borrachudos fazem a festa.....

Enfim busque pesquisar e aproveite!!!

um abraço....

Trilhas e Mares

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...