Ir para conteúdo

Viajar Sozinho(a)


cissa29

Posts Recomendados

  • Membros

Alan, a resposta você mesmo deu. Ir à polícia e fazer B.O. Com um desses, você consegue ir à sua embaixada e fazer outro passaporte. E se tiver seguro (normalmente a gente não tem, é caríssimo), consegue parte da grana de volta.

 

Mas como você é um mochileiro esperto, vai viajar com uma doleira e sempre ter a sua grana dividida. O seu cartão vai ficar no locker do hostel (se ele for confiável) ou mocado na sua mochila de forma que, na pior das hipóteses, você possa sacar mais dinheiro. Normalmente o Brasil é pior do que os outros países em termos de violência, mas viajante sempre está exposto a perigos. Então, previna-se para o pior que tudo rola direitinho =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Respostas 30
  • Criado
  • Última resposta
  • Colaboradores

A regra de ouro, principalmente para quem viaja ao exterior, é : não tenha medo de falar !! É recomendável também, se você não domina o idioma do país que vai visitar, que saiba um básico de inglês, que é a língua dos albergues...mesmo que seja para falar como o Anderson do Manchester ou o Joel Santana. A cozinha dos albergues é o melhor local para novas amizades...enquanto você faz aquele miojo com salsicha, dá para conhecer gente do mundo inteiro e filar muita bóia melhor que a sua...Já arrumei muita hospedagem de graça mundo afora graças ao meu miojo!!

Não caia também no vício que os brasileiros e israelenses adoram, que é o de formar "panelinhas". Brasileiro quando vê outros conterrâneos no exterior parece que foi salvo da forca!! Já se tornam os melhores amigos e fazem tudo juntos, e perdem a graça da viagem que é conhecer gente de outros cantos e treinar outras línguas. Tente se misturar, vai aprender muita coisa!!

Não seja fechado , do tipo que chega na cozinha, faz o lanche, entra mudo e sai calado...que sai do quarto, vai para a internet, volta para o quarto...não entra nas baladas dos hostels...Vai se enturmar!!

 

Bom acho que é isso...

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Para quem viaja sozinho gostava de saber se, a sua primeira vez foi algo impulsivo à ultima da hora, ou pensado com alguma antecedência. Pergunto isto porque todas as minhas viagens foram feitas com amigos e nunca fiz nenhuma sozinho. Ultimamente tenho tido uma enorme curiosidade em fazê-lo, mas sempre que começo a pensar no assunto a minha cabeça é assaltada de dúvidas no que diz respeito a segurança e capacidade mental para resolver os problemas que venham a aparecer.

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Sovesky,

 

Tem tanto tempo que não me lembro se a primeira vez (expressão muito sugestiva :mrgreen: ) foi por impulso ou planejada, nem me lembro para onde fui. Mas te digo que essa insegurança não tem razão, na hora de algum aperto a única coisa que é necessária é calma! Você resolve qualquer pepino se estiver tranquilo.

 

Viajar sozinho tem uma série de vantagens, e você só fica sozinho durante a viagem se quiser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Já tive várias viagens em que me vi aflito por diversas razões (segurança principalmente) e sempre tive mente fria e agi bastante racionalmente, no entanto creio que tal possa dever-se ao facto de estar acompanhado nessas situações.

 

Tenho o desejo de no final do meu curso fazer uma grande viagem pela Ásia e só depois, atirar-me para o mundo empresarial, no entanto como já disse anteriormente, tenho muitas dúvidas.

Aliás, fico com ideia que a fonte dessas dúvidas advém da grande quantidade de informação que tenho entre mãos devido a tudo o que já li e ouvi. Talvez há uns anos atrás as coisas seriam diferentes (no internet 8) )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Se vc já passou por situações complicadas e se deu bem, pode saber que mesmo se estivesse sozinho também agiria com racionalidade.

 

Já morei fora do BR por um bom tempo, estudando e depois de mochila viajando (inclusive na Ásia, que vc citou). Fui sozinho, sem nada fechado sobre o estudo e viagens, e nunca tinha feito nada parecido. Passei por algumas situações bem ruins, fora o estresse do momento elas foram fantásticas para meu amadurecimento pessoal. São nos momentos mais difíceis que mais aprendemos.

 

Talvez vc tenha razão, pode ser que com tantas informações buscamos o planejamento em excesso das coisas. Por isto te digo, depois de um ponto, não pense, faça!

 

Obs. tem alguns depoimentos "legais" de perrengues aqui no fórum, dá uma lida que vc vai sacar que com cabeça fria tudo acaba bem. Eu mesmo vou contar um que passei há pouco tempo (ainda não coloquei esta parte), depois dá uma olhada no relato: chile-torres-del-paine-mar-abr-2009-t34973.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

O grande "Q" de marcar viajem com os outros, eh q aparacem imprevistos com eles, as vezes falta grana :roll: , da ultima vez, q fui viajar de carro ( natal- fortaleza, são luiz- voltando por dentro ate a chapada diamantina- salvador-aracaju-recife-natal) tava quase tudo pronto, ai meu amigo resolve ser pai ...pode?

pois eh, viajem cancelada, e parte da grana foi gasta.

 

Agora, n faço mais plano de viajem em conjunto n, faço O MEU e se tu quiser arrume o teu p ir comigo.

 

Se bem q viajar sozinho, pode ser REALMENTE angustiante em certos momentos para pessoas q n sabem ficar sozinhas. Para essas.... bem, o negocio eh marcar nhe? :?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membros

Galera, estar sozinho é tudo de bom. Eu tenho 21 anos e moro sozinha em São Paulo há quase um ano e meio, e tem sido maravilhoso. Posso conhecer minha cidade em paz sem ninguém para me importunar :D

 

Agora, em outubro do ano passado resolvi que eu iria pela primeira vez para a Europa. Eu percebi que fazer os amigos se animarem para isso seria praticamente impossível. E, pior ainda, mesmo que eles se animassem, nós teríamos que fazer o roteiro em conjunto. Oras, ir para a Europa é um sonho meu. Então essa viagem teria que ser do jeito que eu quero, sem tirar nem por. O único jeito de fazer isso é fazendo tudo sozinha! Poxa, todo mundo quer ir para Paris, Londres. Eu não, prefiro Espanha e Portugal \o/. Sei que 90% das pessoas jamais abririam mão de ver a torre eiffel para visitar Lisboa!

 

Acho que não tem preço você fazer o roteiro exatamente como vc quer. E, além disso, visitar as coisas que você quiser, na hora que você quiser, sem ter que esperar seu amigo mala levar 3 horas para tomar banho. Ou ficar que nem idiota até o meio-dia esperando ele acordar e você doido para fazer aquele passeio massa.

 

Acho que a única pessoa que eu levaria nesse passeio comigo é meu namorado, mas porque nós temos gostos muito parecidos. Mas infelizmente ele não pode ir, então eu to indo sozinha, e até "fugindo" de companhia para fazer essa trip. É meu sonho realizado, e não quero ninguém interferindo nele! Acho que ninguém tem que ter medo de fazer coisa alguma sozinho. Vão em frente, a vida é curta demais para se ter medo!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membros

Não li o tópico. Na verdade, li antes do meu primeiro mochilão, em Setembro de 2012. Sozinho.

 

Vou ser sincero: PESQUISAR é a melhor coisa a se fazer.

 

Decida o que você quer fazer de viagem (uma viagem de museus, uma viagem de noitadas, uma viagem específica - como conhecer estádios de futebol pela europa - o que quiser) e pesquise a fundo sobre isso.

Pesquise sobre as cidades, vida de dia, vida de noite, transporte, segurança, possíveis scams, receptividade do povo, línguas BEM faladas etc.

Monte um planejamento (não a ponto de restringir sua viagem, mas a ponto de você estar preparado para alguns pontos importantes: logística - deve ser horrível você ir sem estudar a logística de movimentação, do tipo que você pode acabar cruzando a cidade diversas vezes todos os dias, enquanto, se estudasse, poderia economizar tempo e esforço, visitando atrações próximas e nas mesmas áreas; financeira - um bom planejamento na ponta do papel evita surpresas desagradáveis e, no meu caso, pelo contrário, ainda me deu uma surpresa positiva, 280 Euros sobrando no final das contas - ok que eu sempre faço a conta com "mais", mas mesmo assim...)

Mesmo que você queira fazer uma viagem mais "livre", não precisa reservar hostel, mas tenha pesquisado 3-4 opções de hostels em cada cidade, para você não correr risco de pegar algum lotado ou ter que se submeter a um quarto de "100" pessoas.

Pra você que gosta do turismo noturno (passar nas partes obscuras, onde existe prostituição etc), pesquisar continua sendo a alma do negócio. Quando viajei, fiz questão de conhecer tanto o turismo "clássico", de dia, quanto as noitadas e esse lado "obscuro". Claro, um pouco de cuidado não faz mal a ninguém. Informação na cabeça, olhar atento e algumas medidas básicas (pra alguém do RJ, é mole estar ligado nisso) e você não será assaltado/sequestrado. Lembrete: procure sobre scams nas cidades.

 

Enfim, essas são as dicas que eu acho mais importante.

Viajar sozinho é demais, é uma oportunidade de ficar mais próximo ainda de você mesmo e de conhecer muita gente nova e interessante, além de mergulhar na cultura do local, evitando querer "montar um mini-Brasil fora dele".

 

Claro, isso é um homem falando. Pra mulher, pode ser mais perigoso, mas ainda assim é possível e bem possível.

 

Estou preparando meu do leste "de verdade" e vou seguir o mesmo roteiro. Pesquisar. Muito. E isso vale pra todos os lugares. Vou pra Argentina agora em Maio e fiz a mesma coisa: pesquisei adoidado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...
  • Membros
Em ‎23‎/‎02‎/‎2005 em 15:43, cissa29 disse:

Atualmente eu só viajo sozinha.

 

Custa mais caro, mas essa é a única pequena dor de cabeça.

Entre os meus amigos sou a única que tem emprego estável, ganha uma grana legal e que gosta de se enfiar nos fins de mundo da vida, total sem frescura.

 

Eu não deixo de ir ou fazer qualquer coisa por falta de companhia, porque vc SEMPRE acaba conhecendo muita gente no caminho. Mesmo em lugares inóspitos vc encontra outros viajantes.

 

Mas realmente não é pra qualquer um. Tem que GOSTAR de ficar sozinho, porque em muitos momentos, principalmente nos lugares menos visitados por outros viajentes, é como se existisse só vc e o planeta. E pra quem sabe aproveitar isso é maravilhoso!!

Também, até então só viajei sozinho.. kkk através aqui do fórum que estou pensando em buscar companhia para esses destinos mais delicados

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.


×
×
  • Criar Novo...