Ir para conteúdo

ITÁLIA 13 dias + 4 dias em Paris. Início de Janeiro/2018. Dicas de roteiro.


Posts Recomendados

  • Membros

Bom dia, pessoal.

Já comentei em alguns tópicos, mas ainda não tenho o meu.

Comprei minhas passagens em abril para a Itália, chego por Roma e retorno ao Brasil por Paris. Vou de Latam/Vueling e volto de Royal Air Maroc. Paguei R$4500,00 nas passagens, ida e volta para duas pessoas. Achei o preço bom.

Saio de São Paulo dia 30/12/2017 as 22h35 e chego em Roma dia 01/01/2018 às 08 da manhã. Farei uma conexão em Paris de 17 horas.

Sei que cada pessoa curte uma coisa, então peço ajuda para vocês em tudo o que puderem, principalmente para quem já foi e para quem mora nesses países.

Já antecipo que eu AMO esportes. Vou conhecer alguns estádios (Juventus Stadium, Giuseppe Meaza, Olímpico de Roma) conhecer o autódromo de Monza e Maranello. Gosto de praças e lugares naturais. Museus não é meu forte, mas claro que irei em alguns, mas nada de ficar o dia todo.
E a famosa pergunta de quanto gastarei?

A hospedagem que já reservei (com cancelamento grátis até 24h) ficou em R$4.000.

Passagens de avião Brasil/Europa/Brasil + Firenze/Paris + trens na Itália + metros ficará em R$5.600 (já começo a comprar as passagens de trens em outubro).

Passeios: não faço muita ideia! Vaticano, Coliseo, Forum Romano, Museu egípcio, Jogo Milan x Crotone (100 euros p/ 2 pessoas), gôndola em Veneza (80 euros?), dirigir Ferrari em Maranello (80 euros), Museu do Luvre, Torre Eiffel... Uns 500 euros?

Alimentação: ? para 2 pessoas? Terei café da manhã em todos os hotéis. Será que com 40 euros faço refeição bacana para 2 pessoas?

Aceito todas as dicas... Obrigado desde já. Abaixo, o que preparei até o momento. Em Paris, deixei tudo aberto ainda.

Dia 30/12/2017 - (1º dia) Sábado

 

22h35 – Embarque em São Paulo para Paris – Latam.

 

Dia 31/12/2017 - (2º dia) Domingo

 

13h00 – Desembarque em Paris (conexão).

15h00 – Saída do aeroporto para algum lugar.

20h00 – Chegar ao aeroporto de Orly – posar no aeroporto.

 

Dia 01/01/2018 - (3º dia) Segunda-feira

 

06h20 – Embarque em Paris para Roma – Vueling.

08h30 – Desembarque em Roma.

10h30 – Saída do aeroporto – Trem até estação Roma Termini

11h20 – Chegada a estação Roma Termini.

12h00 – Chegada ao Hotel – Delle Province (próximo à estação Bologna).

13h00 – Almoçar no hotel – deixar as coisas.

14h00 – Sair do Hotel a pé.

14h50 – Piazza de La Republica.

15h30 – Fontana de Trevi – Piazza de Trevi.

16h30 – Panteon – Piazza Navona.

18h00 – Monumento Vittorio Emanuelle II.

18h30 – Metro Coliseu.

19h30 – Hotel Delle Province (jantar e desmaiar/dormir por volta das 21h00)

 

Dia 02/01/2018 - (4º dia) Terça-feira

 

08h00 – Metro Estação Bolgna/Colosseo.

08h30 – Coliseu

11h00 – Forum Romano.

14h00 – Palatino

 

Dia 03/01/2018 – (5º dia) Quarta-feira

 

08h00 – Metro Estação Bolgna/Ottaviano.

09h00 - Museu do Vaticano

13h00 – Basílica de São Pedro.

16h00 – Arredores do Vaticano.

 

Dia 04/01/2018 – (6º dia) Quinta-feira

 

08h00 – Manhã livre.

11h00 – Deixar Hotel.

13h00 – Roma Termini – Milão

16h00 – Milano Centrale.

17h00 – Hotel da Vinci.

Dia 05/01/2018 (7º dia) Sexta-feira

08h00 – Deixar o hotel.

10h00 – Chegar ao autódromo de Monza. 

14h00 – Castelo Sforzesco. 

15h00 – Duomo di Milano (passar a frente tarde e noite)

Dia 06/01/2018 (8º dia) Sábado

09h00 – Casa Milan (Museu do Milan)

11h00 – Estádio Giuzeppe Meaza – San Siro.

15h00 – Milan x Crotone.

Dia 07/01/2018 (9º dia) Domingo

07h30 – Milano Centrale – Turin Porta Nuova

09h30 – Turin.

10h00 – Museu da e estádio da Juventus.

13h00 – Museu egípcio.

19h10 – Turin Porta Nuova

20h10 – Milano Centrale.

Dia 08/01/2018 (10º dia) Segunda-feira.

08h15 – Milano Centrale – Veneza S. Lucia

11h10 – Veneza

12h00 – Chegar ao hotel.

14h00 – Passeios.

Dia 09/01/2018 (11º dia) Terça-feira.

08h00 – Basílica San Simeone Piccolo.

08h40 – Ponte di Calatrava

09h30 – Basílica Dei Frari

11h00 – Piazza San Marco – Basílica San Marco.

14h00 – Passeio de gôndola.

Dia 10/01/2018 (12º dia) Quarta-feira.

07h00 – pegar o carro na locadora.

Sair de Veneza as 08h00

Chegada em Maranello às 10h00.

12h00 – Conhecer o Museu da Ferrari

15h00 – Fazer o teste drive na Ferrari

16h00 – Ir para Florença.

18h00 – Chegar em Florença.

Dia 11/01/2018 (13º dia) Quinta-feira

09h00 – Galleria Dell’accademia Firenze.

11h00 - Duomo de Firenze

13h00 – Piazza Santa Maria Novella

14h00 – Palazzo Vecchio

15h00 – Ponte Vecchio

17h00 – Monte Alle Croci

Dia 12/01/2018 (14º dia) Sexta-feira.

08h10 – Firenze Santa Maria Novella.

09h25 – Pisa Centrale.

10h00 – Torre de Pisa

11h00 – Campo dei Miracoli – Camposanto.

14h00 – Pisa Centrale.

15h30 – Firenze Santa Maria Novella.

16h00 – Passear por Firenze.

Dia 13/01/2018 (15º dia) Sábado.

07h00 – Aeroporto di Firenze.

09h55 embarque para Paris.

11h30 – Paris -

Dia 14/01/2018 (16º dia) Domingo.

Paris.

Dia 15/01/2018 (15º dia) Segunda-feira.

Paris

Dia 16/01/2018 (16º dia) Terça-feira.

Paris

 

Dia 17/01/2018 (17º dia) Quarta-feira.

Saída de Paris às 09h30.

Link para o comentário
  • Membros

 Não é a toa que as passagens estavam baratas!. Que horários horríveis estes da ida!!!

Você já vai passar a noite em claro na ida até Paris, ou dormindo muito mal, já vai chegar lá cansado e com sono, ai na segunda noite, vai passar outra noite em claro ou dormindo muito mal num banco lá no aeroporto de Orly, as chances de o dia 01/01 ser um dia horrível para vocês é imensa, com vocês caindo de sono pelos cantos...

Eu não programaria nada no dia 01, pois tenho quase certeza que vocês não vão querer fazer outra coisa a não ser cair na cama na hora que fizerem check-in no hotel...

Eu pensaria na possibilidade de pegar um quarto no ibis budget Paris Orly Aeroport para a noite da virada e dormir cedo acordando as 04:00 para ir ao aeroporto. Ou a intenção de vocês é passar a virada de ano no centro e só ir para o aeroporto lá pelas 2:00 da manhã?

Outro detalhe, você conferiu se a locadora de automóveis lá de Veneza vai estar aberta as 07:00 da manhã para você retirar o carro? Geralmente só as  locadoras do aeroporto costumam estar abertas neste horário, mas ai para pegar o carro as 07:00 da manhã, você teria que acordar as 05:00 da manhã para conseguir chegar no aeroporto as 07:00

Editado por adrianolb
Link para o comentário
  • Membros

Não faço a mínima ideia de quanto que cuta dar uma volta de Ferrari, mas um passeio de gondola em Veneza custa mesmo uns 80 euros... Então se o passeio de Ferrari realmente custar uns 80 Euros, na minha opinião, uns 500 Euros para os dois gastarem com passeios acho que seria suficiente.

Não vai dar para ficar entrando em tudo que é local, mas se escolher os principais, dá para fazer bastante coisa com 500 Euros. O problema mesmo seria se vocês tiverem azar e pegarem muitos dias de chuva, ai nestes dias de chuva e frio fica bem complicado fazer algo na rua, e você acaba fazendo muito mais passeios indoor, o que acaba gastando mais dinheiro...

Alimentação é um negócio complicado, algumas pessoas vão falar que com 6 ou 7 Euros por pessoa você faz uma boa refeição em Roma, outras já vão falar que você vai gastar pelo menos uns 30 Euros por refeição em Paris...

O problema é que nem sempre você acha aquele restaurante de 6 ou 7 euros que fica meio escondido numa rua paralela lá longe das atrações turísticas, e você acaba comendo num restaurante mais caro, próximo do circuito turístico.

Consultando algumas anotações de viagens passadas, eu anotei os seguinte gastos com refeição:

- Prato de Pasta (macarrão) + 1 taça de vinho em Roma, Florença e Veneza: 15 Euros por pessoa.

- Bistecca alla fiorentina + 1 taça de vinho em Florença: 19 Euros por pessoa.

- Prato de risoto + algo para beber na Itália: 15 Euros

- Prato feito do dia em Paris + algo para beber: 20 Euros

- Pedaço de pizza na Itália: 2 Euros (você escolhe o tamanho e eles cobram por peso)

- Panini ou outro lanche similar na Itália: 3 Euros

- Café na Itália: 2 ou 4 euros dependendo do local e tamanho do café.

- Lanche de rua em Paris: 3 ou 4 Euros dependendo do que for pegar

- Cafe em Paris: 2 ou 4 euros dependendo do local e tamanho do café.

Link para o comentário
  • Membros

Adriano, eu que escolhi  voo da conexão. Prefiro ter tempo entre as conexões do que se fosse apertado o tempo.
Eu ainda não decide o que fazer entre chegar em Paris dia 31 e ir para Roma. Provavelmente vou entrar em contato com aquele pessoa d França entre amigos e já conhecer um pouco de Paris, na tarde do dia 31 (se eles trabalharem, claro). Pensei na possibilidade mesmo de passar a noite em um hotel colado no aeroporto de Orly, mas como não falo bulhufas de francês, não acho nada ruim ficar pelo aeroporto também, até pq o chek-in será a partir das 05h00. 5h30 já estarei dentro do avião e como estarei morto, vou conseguir descansar.

Por isso falei de bater perna na tarde, para cansar mais ainda e desmaiar na cama bem cedo nesse dia 01, onde tudo será fechado quase. Felizmente eu não tenho problema algum sono. Isso não é ruim.

Me conte mais sobre o clima na Itália em janeiro, pelo que vi, são mais ou menos 5 a 7 dias de chuvas no mês (em média) nas cidades...

Sim, o passeio de Ferrari são 80 euros. A empresa é de um brasileiro em Maranello.

Pelo que você colocou de alimentação, um casal come tranquilo com 40 euros por refeição então, certo?

Obrigado desde já.

Link para o comentário
  • Membros

Me desculpe, mas então você escolheu muito mal os horários dos voos.

É muito melhor um voo com 1 hora de intervalo para conexão, do que um voo com 10 horas de intervalo para conexão, mas este intervalo ser durante a noite e o outro voo sair de madrugada, pois ai você tem que achar um hotel para dormir, geralmente por sua conta, ou então ter uma noite horrível pernoitando num banco de aeroporto para chegar a tempo de pegar aquele voo das 06:00 da manhã...

Mas se já tiver comprado as passagens, fazer o que... Agora o jeito é encarrar e da próxima vez escolher um horário melhor...

Clima é algo que sempre é imprevisível, pode chover em média só 5 ou 6 dias, mas se eles caírem justo nos dias que você está lá, ferrou...  Por exemplo, Madri fica praticamente no meio do deserto, onde não chove quase nunca,  mês passado, fomos passar o final de semana lá aproveitando uma promoção da Ryanair, choveu os final de semana todo...

O centro da Itália tem um clima parecido com Madri, costuma  ser muito seco e chover pouco, mas o norte da Itália já fica mais perto dos Alpes e costuma chover mais.

Quando eu fui para lá no inverno, lembro que peguei um dia de chuvas torrenciais em Roma, neste dia não consegui fazer quase nada, e mesmo assim fiquei molhado e congelado até os ossos.

Depois foram uns 5 dias de sol, e no final da viagem, em Veneza, peguei novamente um dia chuvoso, não foi uma chuva torrencial como em Roma, mas sim aquela chuva fina chata, que para por 30 minutos,  chove mais 30 minutos, para de novo por 30 minutos, e  ai quando você finalmente acha que parou de chover e se anima a sair, ela lhe pega no meio do caminho, e lhe deixa todo molhado e congelado igual a chuva torrencial... rsss

Sobre a alimentação, em alguns dias você vai gastar mais em outros menos, mas pessoalmente eu acho que um casal consegue almoçar e jantar com 40 euros em média. Sendo fiéis aos costumes alemães, que não jantam a noite, eles almoçam bem e a noite só costumam fazer um lanche frio leve, ao menos eu e minha esposa costumamos conseguir passar com esta média.

Nós não temos o costume de jantar comida quente, então durante as viagens geralmente almoçamos num restaurante, até por que almoço costuma ser um pouco mais barato que jantar, e a noite, comemos algum lanche comprado no supermercado ou na rua...

Mas se você for almoçar e jantar fora todo dia, 40 euros não chegam para um casal, você vai ter que escolher entre um ou outro, e nós também nunca vamos com o dinheiro contadinho, sempre tem uma folga...

Por exemplo, neste final de semana frustrado em Madri, como sempre estava chovendo, acabamos gastando muito mais dinheiro que o previsto com comida, pois como não dava para fazer muita coisa na rua, acabamos indo almoçar e jantar fora em algum restaurante todos os dias, e acabamos gastando cada um uns 50 Euros por dia de comida...

 

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Adriano (e demais amigos), você(s) conhece(m) bem a Itália, como é andar a noite por lá? Inicialmente eu ficaria em um Hotel afastado da cidade que está com preços ótimos, e café da manhã (rede accor), mas o Ibis (accor tb) está com uma oferta de 35% de desconto na Itália, então, o preço do Ibis Centro ficou igual, e economizo com transporte e principalmente tempo....

Para ganhar um dia a mais em Roma e não perder um dia na região de Milão, vou acatar uma dica que você deu em outro tópico, dizendo para fazer o deslocamento noturno de Roma a MIlão.

Por exemplo, vou ficar no Íbis MIlano Centro, é próximo a Milano Centrale, pelo que vi, 12 minutos a pé, pensei em pegar um trem em torno das 17h ou 18h. Inicialmente eu sairia de Roma na hora do almoço. Assim, nesse dia, eu teria tempo para fazer o passeio daquele primeiro dia (caso eu não aguente o cansaço do voo).

Aí, em Milão, eu teria 3 dias.

Dia 05/01/2018 (7º dia) Sexta-feira

Parque de Monza e o autodrómo. Estou achando melhor ficar o dia todo neste local, vi vídeos fascinantes na internet deste local.

Na volta passar pelo Castelo Sforzesco e Duomo.

Dia 06/01/2018 (8º dia) Sábado

Conhecer o San Siro, Casa MIlan e assistir o jogo do italiano: Milan x Crotone.

Não tem o horário do jogo ainda, acredito que dê para fazer mais coisas, mas como todos dizem e você também, Milano não tem muito o que fazer.

Dia 07/01/2018 (9º dia) Domingo

Ir para Torino de manhãzinha, conhecer o estádio da Juventus e o museu egípcio.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Assim, sobraria a segunda a tarde/noite, terça e quarta o dia todo, e até as 15h00 da quinta para planejar Roma. 3 dias inteiros. É pouco para Roma?

Para segunda (que você disse que vou ter que descansar o a tarde/noite toda), terça e quarta eu tenho a programação (início do tópico), para quinta não tenho nada.

Obrigado desde já, novamente.

Link para o comentário
  • Membros

A região das estações de trem sempre é meio esquisita e sempre tem um povo estranho, mas comparado ao que você vê no centro de qualquer cidade grande brasileira, é super tranquilo.

Claro que você não vai ficar lá dando bobeira cheio de malas e bolsas, é chegar e ir rapidinho para o hotel, mas no geral eu não vejo grandes problemas, já cheguei umas 2 ou 3 vezes no Estação Termini de Roma lá pela meia-noite ou pouco depois e nunca tive problemas. Milão eu nunca cheguei tarde da noite, mas acho durante o dia, achei bem parecido com a região de Termini.

Em Roma tem muita coisa para ver e fazer, já fui 3 vezes para lá, totalizando uns 8 ou 10 dias, e ainda não consegui ver tudo o que eu gostaria de ver lá, mas em 3 dias, se você focar nos locais mais importantes para você, se acordar cedo e não tiver azar de pegar dias chuvosos, dá para visitar bastante coisa.

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...