Ir para conteúdo

Visa Travel Money - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros de Honra
LeoRJ,

tudo bem? Vim discordar de você, com a intenção de ser convencido do contrário, pois sei muito pouco ainda sobre dinheiro, conversões, viagens, etc. Mas vamos lá, eu só acho que compense dinheiro vivo se você tem um contato aqui no Brasil que vende a moeda estrangeira, nesse caso não pode ser tomado como regra geral, por exemplo, um japonês me vendeu uns euros por 2,18 euros, eu paguei (com tarifas) 2,41 reais no euro para o VTM e moeda viva no banco custava 20 centavos a mais que isso.

Quando vc se utiliza do cartão de crédito, apesar dos 6,38%, não chega ao valor que vc paga na moeda viva, pois o valor cobrado é o Dólar comercial, no exato momento da compra no estrangeiro, seu débito é convertido em dólar e vc vai pagar quando a fatura chegar, o valor do dólar comercial do dia, esse valor do dólar/euro comercial é bem abaixo do valor praticado pelas casas de câmbio na moeda viva, mais de 6,38% a menos.

 

Não se necessita ter um contato, mas isso realmente depende da cidade em que mora. No Rio de Janeiro eu tenho sim um contato, mas que foi firmado com base em muita pesquisa e hoje em dia tenho regalias, mas ninguém começa assim.

 

Cambio exige pesquisa e saber negociar. Mas se uma pessoa mora numa cidade pequena, onde não existem muitas casas de cambio, com certeza isso se tornará um problema.

 

 

Esqueça o TVM, se fosse vantagem ao consumidor, ele não existiria. Já usei VTM mais de 100 vezes, pois movimentava meu dinheiro por ele no Brasil. Vc perde muito, não tanto quanto remessa ao exterior, mas perde. Eu gosto de utilizá-lo somente para remessa. Ele sempre te passará um falsa percepção que é vantajoso, mas deverá estudá-lo depois do uso ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

 

 

Quanto ao cartão... Nada disso !! São raros os cartões que trabalham com dólar comercial. A grande maioria faz um mix de cotações e divide, dando uma média para utilizar como cobrança. O valor também não é cobrado com a cotação do ato de compra, mas na cotação da data do fechamento da fatura. Se da data do fechamento a data do pagamento houver variação, o cliente paga ou é restituído por essa variação na próxima fatura.

 

Cara... Eu vivo no exterior e viajo várias vezes ao ano pra outros países. Uso cartão de 4 bancos brasileiros diferentes, e sei bem o quanto eles metem a mão no meu dinheiro. Quando o IOF era baixo, tinha vezes que até valia a pena comprar neles, mas agora... Está bem difícil..

 

 

Cambio não existe receita, vc tem que pesquisar exatamente sobre o país de sua viagem e ver no momento da compra, o que vai ser melhor e qual melhor moeda a comprar.

 

E discorde mesmo !! Fórum não serve pra um ficar concordando com o outro e sim para debater assuntos ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Grande Abraço,

Leo

Link para o comentário
  • Respostas 614
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Colaboradores

Olá, Leo,

 

Comecei a ler este tópico há uns meses atrás e me convenci de que a melhor opção era o VTM. Fui lá, fiz uma aplicação inicial e estou esperando o Euro baixar para comprar mais.

Agora lendo as suas mensagens, fico realmente confusa qual a melhor opção para mim, já que o meu cartão não pode ser usado como débito no exterior.

Teria apenas as opções de dinheiro vivo e cartão de crédito, excluindo o VTM.

 

Neste caso, o que você me sugere?

 

Obrigada.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Grande Leo, essa é uma boa discussão heim =D

rs, é engraçado mas vc tem muita razão, se fosse maravilhoso não existiriam, kkkk, acho que no fim das contas estamos concordando em tudo, certamente o mais vantajoso é o papel-moeda se vc consegue comprar a cotações interessantes, mas no meu caso por exemplo, moro numa cidade de 1 milhão de habitantes mas que só tem uma única casa de câmibo: FITTA e o próprio Banco do Brasil, nesse caso, não mais te respondendo, mas como colocação geral, vou comentar minha impressão sobre as opções alternativas ao papel-moeda em 31 de maio de 2011 às 10h00 (supondo que o fechamento da fatura é agora), claro que é via de regra, pode sim haver exceções:

*Pagamento com cartão de débito: tarifa de 2,50% (ou diferente) + 0,38% de IOF = 2,88% sobre o valor da compra. => Descartado para mim.

*Saque no cartão da conta de banco brasileiro => Descarto também.

Essa duas opções para mim são inviáveis, pois usando as palavras do Leo, eles metem mão sem pena. E estão "no direito deles", podem cobrar "O que quiser" pois essas operações dizem respeito ao banco e não ao VISA, então eles abusam mesmo.

Vamos as únicas opções que acho viável (lembrando q é diante do panorama acima citado sobre a dificuldade e alto custo do papel moeda):

*VTM: Liguei no Fitta Cãmbio e Banco Rendimento: 1 Euro = R$ 2,45 + 0,38% IOF = (R$ 2,46 / Euro)

*CARTÃO DE CRÉD: 1 Euro = R$ 2,2778 + 6,38% = (R$ 2,4231 / Euro)

Comparativo, para cada 1.000 Euros comprados hoje você livraria R$ 37,00 (1,5% do total), mas não perdi de vista o risco de uma variação cambial no caso concreto (real), pois pode haver um aumento na cotação ao longo do mês, mas é fato que HOJE e dois meses atrás quando fiz esse cálculo, o cartão também apresentava ligeira vantagem sobre o VTM. Para ratificar a superioridade do CC, vale lembrar que você vai acumular pontos de fidelidade (milhas) com ele, o que pode fazer com que ele vala a pena mesmo se vc tivesse que pagar um pouco a mais que ele, imagine enquanto tiver pagando menos e ainda somando milhas: SHOW.

----

Agora perguntem: Se pensa assim Daniel, vc certamente não usa VTM e sim o CC, ok? NÃO, rs, optei pelo VTM, pelo simples motivo de já querer viajar com todas as contas pagas, só por isso.

 

Valeu Galera.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros de Honra
Esqueça o VTM, se fosse vantagem ao consumidor, ele não existiria.

Nesse ponto eu discordo, em transações comerciais nem sempre um tem que perder para o outro ganhar, existem relações "ganha-ganha". Houve época em que a cotação do VTM era melhor que a cotação de câmbio em cash (pelo menos a que eu tinha acesso). Ou seja, era vantagem para mim (se eu sempre o usasse como cartão de débito) e c certeza era vantagem para eles tb.

 

A situação parece ter mudado, pra pior, mas eu acho errado usar esse raciocínio (de que sempre estão te explorando), melhor sempre ficar de olho em qual a opção mais interesse no momento da viagem.

 

Abs

Link para o comentário
  • Membros

Olá pessoal.

 

Esse está sendo o meu primeiro posto. Mas já dei uma boa mochilada pela Asia desde dezembro de 2010.

 

Sobre o VTM, algumas pessoas estão dizendo que não tem taxa alguma. Peço que confiram novamente essa informação, pois eu estou pagando USD2,50 por cada saque.

Além disso tem o IOF que é incluído na hora de fazer a conversão do Real para o Dólar.

 

Abraços,

Rafael Nunes.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Rafael, que essa taxa de 2,50 por saque existe não é tão novidade, quando dizemos que não tem taxas é nos referindo a pagamentos com o VTM e se vc sacar de muita grana, nem vai sentir esses 2,50. Os 0,38% são insignificantes.

-----

André, você disse que fez no banco do Brasil a esse valor de 2,35, mas vc já diluiu nele os 20 dólares que o BB cobra por recarga??? Só dá para ter a noção real se vc tiver feito isso, nessa minha simulação coloquei 2,45 do Banco Rendimento e da Fitta Cambio pq eles não cobram taxa de recarga, então já é o valor real.

-----

Sandman, concordo tb, não é preciso que um se dê mal para outro se dá bem. Acho o VTM uma boa alternativa, mas se é boa para nós, é excelente para eles, apenas alguns ganham bem mais que outros, o que acho justíssimo, o dinheiro é deles e só adquire quem quer, não é uma exploração, como vc mesmo tb disse.

Link para o comentário
  • Membros de Honra
A situação parece ter mudado, pra pior, mas eu acho errado usar esse raciocínio (de que sempre estão te explorando), melhor sempre ficar de olho em qual a opção mais interesse no momento da viagem.

 

Yuri

 

Vc ainda está morando no Brasil ou se mudou ?? ::lol4::::lol4::::lol4::

 

 

belsweety

 

Se vc mora em uma cidade com várias casas de câmbio, negocie com eles uma boa cotação e compre euros em espécie ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

 

 

Abraço,

Leo

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Kkkk não to com planos de me mudar tão cedo =D

Leo, eu concordo que é de certa forma injusto ter que pagar simplesmente para fazer o câmbio, mas isso vale para qualquer câmbio e não só para o VTM. O VTM já teve suas vantagens, mas não posso falar para hoje em dia.

O que eu fico puto é não ter VTM Real, se você viaja para vários países acaba tendo que pagar cotação dupla (o câmbio para dólar/euro e dps para a moeda local). Mas isso acontece com cartão de crédito/débito tb, eles fazem o câmbio para dólar no momento da compra e dps vc paga o câmbio dólar/real. Isso que quebra.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Com certeza o VTM já teve seus bons tempos para seus usuários. Hoje em dia tudo mudou, como a grande maioria dos produtos e serviços brasileiros, que começam bem e depois que fazem sua carta de clientes, botam na bunda de todos eles.

 

Seria bem legal poder carregar reais sim, assim não se pagaria mais de uma conversão de moedas.

 

Mas como isso gera um lucro gigante a eles, duvido que mude ::hãã2::

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...