Ir para conteúdo

Usar bastões de trekking ou não usar?


peter tofte

Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Olá Otávio Luiz, pelo que já vi, estes "pezinhos" são usados mais para a "caminhada Nórdica", muito em moda em alguns países da Europa. Porque trabalha mais o corpo, consome mais caloria. A postura de usar é diferente da trilha um pouco.

Vou colocar abaixo um texto com desenhos, sobre uso em trilhas.

A ponteira é a de metal. A ponta de borracha é mais para guardar dentro de malas, mochilas, e não furar.

Na lama coloca-se aquele acessório (basket) parecendo um chapeu de aba. Na neve coloca o mais aberto. A ponteira não muda.

abç

Esta dúvida eu tinha antes de comprar os bastões, pois vi um colega usando estas "botinhas".

Mas acho bem melhor usar a ponteira própria de metal, e uso também os baskets pra lama. Esses eu nem tiro do bastão...

AH! E parabéns pelo post, gostei dos desenhos... ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 80
  • Criado
  • Última resposta
  • Membros de Honra

Muito bem Andre!

 

Excelente artigo, muito bem ilustrado!

 

O macete do silver tape já uso há algum tempo e já me salvou alguns trekkings, quando a sola soltou da bota!

 

Esta do material luminescente é uma boa tb. Só não aconselho em lugar com risco de roubo durante a noite no acampamento, em algumas trilhas do Peru por exemplo. Fica fácil para o ladrão localizar o bastão se estiver fora da barraca!

 

Acho que vc sofreu o rompimento devido a descida "radical". Os bastões permitiram vc fazer manobras que afetaram o joelho.

 

Abs, peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Obrigado Otávio, juntos aqui no fórum, vamos mais longe.

 

e Obrigado Peter.

A dica de bastão "dando sopa" é boa, importante em alguns lugares.

E vc está certo, lesionei pela descida radical, associada à vários fatores, como mal uso dos bastões (postura desequilibrada), pisada errada, e principalmente DESTREINO da musculatura que sustenta os joelhos.

 

Depois disso estudei melhor e gradualmente sobre joelhos e ligamentos, e algum dia coloco "tudo sobre joelhos" aqui no Mochileiros.com. Reforcei a musculatura posterior da coxa, evito pisada que força o ligamento frouxo, e estou bem, sem "radicalismo". Postura adequada, mais equilibrada, e descida mais lenta. Melhor prevenir do que uma cirurgia futura.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Boa noite!

Lendo todas as informações aqui postadas e em outros tópicos sobre bastões de caminhada pode-se perceber que o uso dele faz a diferença numa caminhada.

Então pergunto: qual o bastão ou bastões que têm avaliações positivas pelos seus usuários? Em termos de custoxbenefício, qual o mais recomendado?

Em outros tópicos cita-se alguns, mas são tópicos antigos, então, acho necessário uma atualização.

Aguardo uma contribuição de vcs para adquirir meu primeiro bastão.

Abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Marte,

Eu recomendo os bastões da Black Diamond, tanto a Série Contour Elliptic quanto a Série Trail.

Cada uma delas tem várias versões, com ou sem sistema de amortecimento, diferentes empunhaduras e uma versão mais curta.

 

Eu uso o modelo Contour Elliptic Shock e gosto muito. O sitema de amortecimento é bem discreto e vc quase não se dá conta de seu funcionamento.

Na verdade é preciso uma grande carga sobre o bastão para que o sistema seja acionado, então ele só será acionado mesmo quando for realmente necessário (em alguns tropeções e desequilíbrios, por exemplo).

 

O sistema de travas usado pela Black Diamond (FlickLock) é o melhor que eu conheço. Tenho os bastões que citei há mais de 2 anos sob uso intenso, e nunca tive qualquer problema. As travas não falham e não agarram.

 

No Brasil os únicos bastões que eu acho que valem a pena comprar são os da Quechua, modelo WP Forclaz 500 Light, vendidos nas lojas da Decathlon.

Estes bastões são bem leves e muito resistentes. Valem muito a pena, principalmente pelo preço que custam.

A minha única crítica a estes bastões da Quechua é quanto ao sistema de travas, que é antiquado. Se vc não tiver cuidado na hora de guardá-los, como falou o andre antunes na mensagem acima, vai passar raiva. A empunhadura não é das melhores, mas não é ruim, apenas pode não ser tão confortável para quem tem mãos muito grandes.

 

Comprar bastões de marca nacional é jogar dinheiro fora. Fuja das marcas nacionais, como Azteq ou similares. Já vi alguns desses bastões durarem 15 minutos na trilha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Mineirim, agradeço sua resposta.

Realmente os bastões da Black Diamond parecem-me superiores aos demais.

Vi o modelo trail back e o modelo syncline. O modelo que vc usa, o Contour Elliptic Shock, não encontrei em loja física, mas pelo que li, é bem interessante por ser mais forte.

Entre esses dois primeiros, qual vcs consideram melhor? Ou valeria a pena eu procurar um pouco mais o Contour Elliptic Shock?

Algum endereço de loja online confiável e com bons preços para indicarem?

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Marte,

 

Com qualquer um dos dois vc ficará muito bem servido.

 

Apenas atente para o seguinte:

A diferença entre o trail e o trail back é praticamente só a empunhadura, que no trail back é mais tradicional e não tem a extensão, similar à do bastão da Quechua que eu citei. No trail ela é mais ergonômica e tem uma extensão.

 

A principal característica do syncline que vc deve considerar para saber se ele serve para vc é que ele tem apenas 2 seções, ao contrário dos outros modelos que tem 3 seções. Desta forma ele fica bem maior quando fechado, medindo 96,5 cm (muito chato para transportar). Os modelos Trail e Trail back medem 63,5 e 63 cm respectivamente, quando fechados.

 

 

Outra coisa a considerar é comprar diretamente do fabricante:

http://www.blackdiamondequipment.com/en-us/shop/mountain/trekking-poles/

 

Faça as contas para ver se não fica mais caro que comprar aqui. Na maioria das vezes fica mais barato ou quase a mesma coisa.

Para saber o custo final some o valor do bastão com o frete, converta para reais e adicione 60%, que é o imposto de importação simplificada pela internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom dia, Mineirim!!!

Novamente agradeço sua COLABORAÇÃO.

Acho que vou ficar com o trail back, pois foi o que encontrei em loja física, apesar de achar a empunhadura do trail bem melhor. Mas como não o encontrei e sendo o trail back bom também, preferi comprar na loja.

Olhei o link que vc me passou. Quanta variedade - para todos os tipos. Mas acho que não compensa trazer de lá (EUA), considerando o frete, o adicinal de 60% e o tempo de entrega.

Vou comprar nessa loja - http://www.capitaomalagueta.com.br/detalheProduto.asp?id=10846 - que tb é loja física.

Depois posto aqui minhas impressões sobre o bastão e o uso dele.

Abraço!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.


×
×
  • Criar Novo...