Ir para conteúdo

Usar bastões de trekking ou não usar?


peter tofte

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Pessoal, muito interessante este tópico.

Estive recentemente em Monte Verde-MG e ao subir o Chapéu do Bispo e o Platô, encontrei um galho caído e um bambu, os quais serviram de bastões para mim e para minha esposa, gostei muito de usá-lo pois fez uma diferença grande tanto na subida como na descida da trilha. Percebi a diferença quando no mesmo dia fui fazer a Pedra Redonda e a Pedra Partida e esqueci o galho na pousada e não encontrei outro no início da trilha, sofri bem mais e meu joelho esquerdo que foi operado do LCA a 5 meses reclamou bastante depois.

Agora estou pensando em comprar um bastão para levar em todas as caminhadas, mas como ainda sou inexperiente no assunto, peço ajuda dos colegas aqui do fórum sobre como escolher um bom bastão. O que deve ser verificado durante a compra? Onde encontrar informações sobre o ajuste ideal do bastão?

São várias perguntas, mas como temos muitos colegas experientes aqui, espero saná-las o mais breve possível.

Grande abraço a todos e boas caminhadas com ou sem bastão. ::Ksimno::::Ksimno::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 80
  • Criado
  • Última resposta
  • 2 meses depois...
  • Membros

Como pratico hiking em montanha não costumo usar não, muitas vezes mais atrapalha do que ajuda e dependendo da ocasião tbm parece cansar mais. No começo usava nas descidas, e agora só na neve mesmo sendo apenas 1 bastão, não consigo me acostumar com 2,me sinto mais seguro com uma mão livre. Aqui no Japão a maioria das pessoas tbm não usa, porém como o número de montanhistas da terceira idade é enorme, esses sempre costumam usar, mas os mais jovens apenas em montanhas com mais de 3000 metros. Acho o assunto muito pessoal e ocasional, como em montanha já queimamos muita caloria, 20% a mais pode fazer falta, já cheguei a perder mais de 2kg em 1 dia, mas tenho uma companheira de escalada que não dispensa o uso.

Quando a qualidade das travas aqueles modelos externos como black diamond são melhores, já vi até bastão da leki travar na subida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Como pratico hiking em montanha não costumo usar não, muitas vezes mais atrapalha do que ajuda e dependendo da ocasião tbm parece cansar mais. No começo usava nas descidas, e agora só na neve mesmo sendo apenas 1 bastão, não consigo me acostumar com 2,me sinto mais seguro com uma mão livre. Aqui no Japão a maioria das pessoas tbm não usa, porém como o número de montanhistas da terceira idade é enorme, esses sempre costumam usar, mas os mais jovens apenas em montanhas com mais de 3000 metros. Acho o assunto muito pessoal e ocasional, como em montanha já queimamos muita caloria, 20% a mais pode fazer falta, já cheguei a perder mais de 2kg em 1 dia, mas tenho uma companheira de escalada que não dispensa o uso.

Quando a qualidade das travas aqueles modelos externos como black diamond são melhores, já vi até bastão da leki travar na subida.

 

Nando, é questão pessoal mesmo ! Mas vou corrigir um ponto, que eu mesmo estava enganado: " Nâo gastamos 20% mais de caloria !! explico. Na natureza nada se cria, nada se perde. Então para fazer o mesmo trabalho, se uso 20% da força dos braços, para impulsionar e apoiar, eu poupo 20% mais das pernas, para a mesma função !!!! POR ISSO é que protege os joelhos e um pouco as articulações coxo-femoral e pés !! ::putz::

 

COM MOCHILA PESADA, é inquestionável o benefício na tração, no apoio! quando se está leve, sem mochila, também sinto que o bastão às vezes atrapalha na corrida. Mas "salva" nas horas de escorregadas não intencional, etc...

beleza? ::otemo::::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Então foi apenas um desencontro de informação André, vivendo e aprendendo, realmente com mochila cargueira o ideal é optar pelo uso, porém no Japão usamos mochilas de ataque quase que 90% do tempo, uma vez que temos montanhas até no quintal de casa!!

 

Aqui o bastão nem serve pra espantar cachorro, porque não tem cachorro solto como aí, mas se aparecerem uns macacos pode servir pra intimidar, já se forem ursos ou javalis é melhor correr mesmo!! ::hahaha::

 

Valew

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • Membros
andreantunes

começei a treinar com personal e ja agendei medico para ver se seria possível o trekking e uma nutricionista para ver a questão dos liofilizados!!

Essas suas dicas me ajudaram muiito mesmo ::otemo:: ....

outra coisa que gostaria de saber era qual bastão seria a melhor opção custo X beneficio? gostaria de um bom produto, pois tenho problema na coluna e creio que os bastões vão quebrar meu galho ::hãã2:: , por isso prefiro pagar mais em um produto de ótima qualidade do que correr algum risco, mas também tens que ser levado em conta o custo ::hahaha:: porque aindei vendo equipamento para fazer trekkings longos e o investimento inicial é grande haha, mochila, bastões, fogareiro, barracas, sacos de dormir, roupas e etc... estou optando pelos melhores produtos, mas também não posso me dar ao luxo de gastar uma verdadeira fortuna comprando sempre o top de linha haha

e a ultima duvida:

qual seria o preço medio dos 2 bastões?

::sos:: ....

obrigado

Olá Lucas,

Quanto à preparação, não sei sua idade, mas TDP dá pra fazer sim. Preparei para fazer 10 dias do circuito completo, mas devido o incêndio este ano, mudei para El Chaltén, e foi muito bom. Para proteger os joelhos, peça exercícios para a parte Posterior da Coxa e perna. Peça para FORTALECER os Ísquio-tibiais. Normalmente no trecking, nós fortalecemos muito os músculos da frente, "subindo", e quando chega a "descida", só ESTARIA FORTALECENDO SE você descer DEVAGAR. Descer depressa não treina tanto estes músculos.

Quanto à coluna, peça para fortalecer os músculos também. Os abdominais, glúteos, etc.

 

E não vejo muita diferença nos bastões. Explico: Para mim a maior diferença seria PESO. Mas os mais leves, de carbono, amortecem menos ( questão de vibração da própria estrutura ), e podem quebrar "teoricamente mais facilmente", apesar de mais rígidos ( ou por isso mesmo ). Li isto em muitos sites... E às vezes não são tão leves, devido "amortecimento mais pesado, etc".

 

Outra diferença é o ENCURTAMENTO PARA GUARDAR no avião: Então aqui não temos dúvida: o que tem 3 seções é o que mais encurta...

Também importante o sistema de AMORTECIMENTO, anti-shock : A maioria basicamente tem.

A EMPUNHADURA é importante também, pois é o "descanso" para a mão, para os dedos, uma boa Ergonomia. Não gostei da empunhadura do Aztek, feita de cortiça. É lisa... Evite esta.

 

Fica talvez a diferença que vai NORTEAR alguns ( ou não ), que é o SISTEMA DE TRAVAS. NÃO conheço o de travas externas. Pelo lido, teria melhor manutenção e durabilidade. Os que tenho são de rosquear (aperta ou afrouxa rodando), e SE TIVER uma VERDADEIRA limpeza, IRÃO durar muito. Mas realmente com o tempo querem ficar "meio" duros, etc. ( preguiça de limpar imediatamente após a trilha, etc...)

 

Os preços no BRASIL oscilam de R$80,oo para mais.

No Chile vc tem lojas ótimas. Olhe na internet: http://www.lacumbreonline.cl/" onclick="window.open(this.href);return false; em Santiago, Punta Arenas, Puerto Natalles, e outras cidades. Estão variando de 45 65 mil pesos chilenos. (marca Leki, olhe peso, etc...). Na Lacumbre, se comprar acima de 500 doláres americanos, eles já preechem para vc a papelada de 20% de desconto de imposto. Vale a pena compra o "grosso" do material lá, pegando os 20%. E comprar fora apenas o que for de marca que não acha, coisa diferente da deles, pois os preços são praticamente iguais...

As lojas Andesgear também tem muitas opções. http://www.andesgear.cl/" onclick="window.open(this.href);return false; Outra loja boa é a Tatoo: http://cl.tatoo.ws/" onclick="window.open(this.href);return false;

Se vc for comprar lá, faça um email, ou ligação pelo skipe, e veja se tem o produto NA loja, e RESERVE. Frequentemente o produto tem só no site da internet, e falta o que vc quer...

 

Resumindo: Se vc comprar um bastão brasileiro (discutimos alguns, nesta página acima, e na anterior), estará bem servido.

Mais importante do que a qualidade do Bastão, é saber usá-lo, e isto vem com a prática. E vem facilmente sabendo da teoria (dicas). E segundo lugar, saber que eles não substituem os músculos. Treine bem. E se possível simule caminhar com mais PESO NA MOCHILA, com garrafas de água. Quando cansar, joque fora, ou beba. ::lol3::

::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

 

 

ola! Em dois dos sites chilenos que vc informou nao encontri os bastoes e no site onde vi os batoes o mais barato custa cerca de 160 REAIS um único bastao...Cade o preco BARATO??? Eu vou subir o vulcao Lascar em Atacama , mas nao costumo fazer atividades que exigem a necessidade de ter um bastao, e portanto nao quero investir muito neste equipamento, apenas um que possa me ajudar nesta empreitada pois tenho problema em um dos joelhos.... Eu irei a Buenos Aires e ao Chile e há bastoes por lá mais baratos que 80 reais que sejam de qualidade melhor que os encontrado aqui? Eu vi um bastao da GUEPARDO por cerca de 50 reais com frete incluso no mercado livre....O que vcs acham????? Ele parece ser bom...nao sei...O que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Qual destes dois bastoes é o melhor para esta faixa de preco??

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-524401014-basto-caminhada-trekking-duraluminium-3-estagios-guepardo-_JM

 

ou este

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-524501480-basto-de-caminhada-trekking-4-estagios-com-amortecedor-_JM

 

 

Se conhecerem outro link com bastoes melhores e preco similar no Brasil, Chile ou Buenos Aires por favor postem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Quando estiver na trilha procure um galho de árvore com uma espessura razoável e corte-o no tamanho mais apropriado para você! Não custa nada, você não precisar carregá-lo na viagem de ida e de volta e funciona muito bem! ::otemo::

 

Abraço

 

 

Adorei a ideia, mas nao tenho habilidade para isso e nao sei se tera uma arvore com galhos de arvores ideais na base do vulcao......Posso arcar com 50 reais, mas nao quero pagar 150 reais ou mais.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.


×
×
  • Criar Novo...