Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Colômbia - 15 dias - SOZINHA - Cartagena, Bogotá, Medellin e San Andrés - Setembro/17

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Antes tarde do que nunca resolvi me debruçar para escrever meu relato aqui no fórum. Este é o principal instrumento para o planejamento dos meus mochilões. Como gratidão só posso compartilhar a minha experiência.

A Colômbia tem sido muito procurada pelos brasileiros ultimamente. Graças a Deus a quantidade de relatos aqui é enoooorme!

E mais uma vez quero encorajar as pessoas a viajarem sozinhas, em especial, a mulherada!

Vá... Vá porque a vida é muito curta para ficar esperando alguém para fazer alguma coisa por você. O mundo é legal, vai por mim. E a maior arma contra a insegurança é o planejamento e o estudo.

Tanto aqui no fórum, quanto no grupo do face, como na internet inteira, a quantidade de material para subsidiar viagens para qualquer lugar do mundo é enorme.

Então não espere ter dinheiro, companhia e tempo ideais para fazer seu sonho de viajar acontecer... Condições ideais geralmente não existem. Apenas VÁ. Se estiver com medo também vá assim mesmo. O medo é real, mas a satisfação de conseguir completar a sua saga é impagável.

Pois bem, essa viagem para a Colômbia foi concebida em cima da hora (não sou de fazer isso, mas como macaca velha no ramo, me permiti).

Fiquei esperando meu namorado decidir se poderia ou não viajar comigo nas férias. Enquanto isso namorava (relacionamento aberto rs) uma passagem a um preço muito bom para a Colômbia (pela copa airlines). Quando ele resolveu que não poderia ir, comprei a passagem só para mim. PS 1 - O preço se manteve o mesmo durante todo o tempo e comprei a passagem 20 dias antes de viajar. PS 2 - O consentimento e o apoio que meu namorado me dá para que eu viaje só me faz amá-lo cada vez mais.

Comprei ida e volta, Brasília - Cartagena, por 1200 mangos. Escolhi conexões longas no Panamá, na ida e na volta, propositalmente para dar um rolé por lá.

Para efeitos de organização, escrevi sobre minha parada no Panamá no tópico do próprio país, porque tive MUITA dificuldade de achar como circular no Panamá de forma econômica DE VERDADE, principalmente em como sair do aeroporto (e não tentem me convencer que pagar 100 dólares para um taxista circular com você pela cidade é o modo econômico, porque viajei com 700 dólares, então 100 dólares representava parcela significativa do meu orçamento).

Para ler mais sobre, o link é:

https://www.mochileiros.com/topic/66761-conexão-no-panamá-aproveitando-o-tempo/

Passado isso, escolhi as cidades que gostaria de ir com base em um globo repórter da Colômbia que passou este ano e por curiosidade de conhecer alguns lugares, por exemplo Medellin.

Selecionadas Cartagena, Bogotá, Medellin e San Andrés, hora de resolver como viajar dentro do país na maior barateza possível.

Quando é assim, faço um super rascunho com as cidades, mudando-as de ordem, e faço a cotação das passagens para cada conjunto de cidade em ordens diferentes (ficou meio confuso, né, mas é tipo raciocínio lógico para pessoas de humanas, escrevendo todas as sequências de cidades possíveis no papel...) o que der o total mais barato é a minha escolha.

A passagem de avião de Bogotá para Medellin estava muito cara e optei fazer esse trecho de busão.

Ficou assim:

Cartagena: 3 dias

Cartegena - Bogotá  - Wingo - 73.000 COP (sem bagagem despachada, bagagem de mão inclusa -  1 volume de até 10 Kg e 1 volume de 6 Kg) - Distribui minhas coisas em uma mochila de 60L não muito cheia e uma de 18 L cheia e foi sossegado.

Bogotá - 3 dias

Bogotá - Medellin - Expreso bolivariano - 65.000 COP Empresa topíssima, foi recomendada pela staff do hostel. Dá pra comprar por outras empresas por menos. Inclui sala vip na rodoviária com água, TV, wifi e tomadas pra carregar o telefone. O ônibus tinha TV individual, tomada para dividir com o vizinho e era confortável. 10 horas de viagem, conforme o prometido.

Medellin - 2 dias (o planejado era 3, mas tive um problemão que me comeu 1 dia)

Medellin - San Andrés - Avianca (inicialmente) 140.000 COP com bagagem despachada. Meu BO foi aqui... Os pilotos da avianca entraram em greve e meu voo foi remarcado para o dia em que voltaria para o Brasil. Fui ao aeroporto, dei um show e consegui uma passagem pela Viva Colômbia. Nessa, perdi 1 dia em Medellin.

San Andrés - 5 dias

San Andrés - Cartagena - Wingo - 68.000 COP

Cartagena e San Andrés parecem o inferno de tão quente. Medellin tem clima ameno e Bogotá é fria. Então precisei levar roupa de verão e inverno e consegui fazer isso muito bem, obrigada, em 8Kg de bagagem, propositalmente despachada em Brasília para que eu pudesse passear pelo Panamá sem gastar com guarda volumes (5 dólares dá um lanche, gente!)

Já tinha o cartão da vacinação de febre amarela e ele foi solicitado tanto no Panamá, quanto na Colômbia. Na verdade, no check in em Brasília já me pediram ele. Creio que não seja possível embarcar sem ele (a empresa não quer ter problemas com ingresso negado de passageiros).

• Respostas 37
  • Visualizações 29.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• brunasscarvalho
    brunasscarvalho

San Andrés - Dia 4 e 5, Cartagena e a volta Tirei os últimos dois dias para descansar. A gripe me derrubou muito. Senti muitas saudades de casa e de um pouco de conforto. Confesso que entrei

• brunasscarvalho
    brunasscarvalho

Cartagena - Dia 2 Dia de visitar o Vulcão O passeio do vulcão é beeeeem turistão... O ônibus demora 2 horas para pegar todo mundo em todos os hotéis e eu sou sempre a primeira a embarca

• brunasscarvalho
    brunasscarvalho

Medellín - Dia 2 Me permiti dormir mais um pouquinho. A idade vai chegando (kkkkkk) e durante as viagens a necessidade de descanso aumenta. Levei algumas roupas para a lavanderia (geralmente

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

San Andrés - Dia 1

O voo Medellin - San Andrés pela Viva Colômbia foi tranquilo.

Tinha lido em alguns relatos que havia a possibilidade de pagar a taxa de entrada na ilha no cartão de crédito. Para minha tristeza, não consegui. Foram 105.000 COP  no cash!

Dessa forma, tenham cuidado ao comprar passagem para a Colômbia. Se o intuito é ir a mais de uma cidade durante a viagem, não compensa comprar a passagem ida/volta para San Andrés. Caso isso seja feito, a pessoa terá de pagar a taxa duas vezes, já que ela é paga por ingresso e não por permanência.

Ouuuuutra recomendação para os mais aventurescos. Antes de embarcar foi solicitado meu bilhete de volta. Acredito que se não o tivesse teria tido problemas para embarcar (ou mesmo não embarcaria).

O aeroporto de San Andrés é minúsculo, mas o procedimento de entrada foi rápido (acredito que tenha sido por eu estar sentada na frente e desembarcado logo)

Os taxistas cobram 20.000 COP para te levarem ao centro. Se estiver com pouca bagagem, não cometa esse pecado. Dá pra ir a pé sossegado. Demora uns 20 minutos de caminhada lenta mesmo com o sol rachando no coco.

Fiquei hospedada no polêmico El Viajero

Sobre o hostel

Li muitas avaliações ruins sobre o hostel o que me fez ter bastante receio de fazer minha reserva lá.

Mas prezei pela localização, custo/benefício e pela possibilidade de encontrar pessoas para dividirem comigo o carrinho pra dar a volta na ilha.

Me surpreendi positivamente. Achei os quartos limpos e não tive problemas com bed bugs (nem ouvi relatos disso). O banheiro realmente não se mantém limpo, mesmo tendo eu presenciado a limpeza duas vezes por dia.

As funcionárias foram super amáveis (faço questão de ser amável com todos também, desde o povo da recepção, até o da cozinha, da limpeza...). Consegui até imprimir meu cartão de embarque de graça (aliás, consegui isso em todos os hostels.

No padrão Colômbia (que é bem diferente do padrão brasileiro) o café da manhã é muito bom.

O hostel fica bem localizado, a uns 10 minutos de caminhada lenta até a praia do centro.

A cidade é muito quente. Manaus e Cuiabá são fresquinhas. Então se prepare para comprar galões de água.

Nesse dia me contentei em dar uma volta e descansar. Além de fazer um social no hostel para encontrar possíveis parceiros para o passeio do carrinho.

22007977_1479111325518503_225777636098300439_n.jpg.e304fc8a316608826a0d36ec2889a4d6.jpg

Postado
  • Membros

Está otimo pelo tempo que ficou por lá, Bruna!

Teleférico sai do metro,deve ter ouvido falar,é passa por sobre favela.Foi o único lugar da cidade que tive medo.Depois vai ao Parque Arvi,aonde é caro fazer trilha,pois é obrigatório a presença de um guia.

Não foi ao planetário? É ciência pura e fica atrás do parque explora.

Postado
  • Autor
  • Membros

San Andrés - Dia 2

No dia anterior tinha combinado com uma moça e dois rapazes de dar a volta na ilha com eles. Mas acho que o divertimento a noite foi bom e 9h da manhã ninguém estava acordado ou pronto para isso (mil perdões, sou diurna). No hostel tem muito brasileiro, então a possibilidade de encontrar gente para os passeios aumenta. Arrumei duas moças para o passeio. Fomos até as lojas de carro e alugamos uma mula, com gasolina, por 175.000 COP (a mula é mais veloz que o carrinho de golfe... bem mais veloz rs). Tinha cotado o carrinho de golfe no dia anterior a 120.000 COP (para mim, os dois valores ficariam pesados para pagar sozinha, portanto se estiver na mesma situação, faça um social no hostel).

Esse passeio é o melhor! Façam. A paisagem é surpreendente. E dirigir o carrinho é muito legal (dividi a direção com uma das moças)

Paramos em la piscinita (bom lugar para observar os peixes e saltar do trampolim, maaaaas não concordo muito com essa história de ficar enchendo o bucho dos peixes de pão). Também achei cheio.

Paramos em west view que tinha outro ponto de mergulho mais vazio.

Fomos ao hoyo soplador, mas não tinha nada de mais.

Ai começou a chover muuuuuuuito. Mas ainda assim paramos em algumas das praias e entramos nas ruas onde as pessoas de fato moram, no centro da ilha. Concluímos uma volta e como a gente tinha muito tempo e gasolina (haha) resolvemos dar uma volta no sentido inverso. Nessa hora o tempo tinha melhorado. Paramos em um deck aberto para mergulhar, entre la piscinita e o hoyo soplador e acreditem, foi o melhor mergulho que demos, sem pagar e sem dar comida aos peixes. Passamos hooooras lá, estava vazio, só tinha uma família, então foi o ponto alto do passeio.

Carrinho devolvido, combinei com uma das meninas de ir ao Peru Wok, restaurante famoso na cidade.

A comida é muito bonita, o lugar é legal, mas já comi ceviches muito melhores por bem menos. Paguei 48.000 COP em uma entrada de mandioca frita com uns molhos, um ceviche clássico e um refri.

San Andrés - Dia 3

Tinha combinado com as meninas do dia anterior de irmos juntas a acuário e jhonny cay.

Compramos os ingressos na cooperativa e eu juro que não lembro quanto foi... mas foi o preço que todo mundo pagou nos relatos!

Enchi a cara de dramin pra suportar tanto barco.

Sobre Acuário:

É lindo, lindo, lindo. Mas achei muito cheio. E em um sol infeliz não encontrei sombra pra ficar, foi meio complicado. Inclusive nesse dia, muitos gringos estavam passando mal de desmaiar por conta do calor.

22050902_1480780118684957_1952556356501530846_o.thumb.jpg.bec1d959493ba2b0ec6c012b397eaf7c.jpg

Sobre Jhonny Cay

Também é lindo, lindo, lindo. Mas também achei muito cheio. Alugamos uma barraca chorando por 30.000 COP para as 3. A água era morninha delícia, mas o calor não estava colaborando. Cheguei à conclusão de que não estava chata, mas que estava doente. Não dei conta de dar a volta na ilha e depois de voltar pro hostel reconheci que estava doente e precisava descansar. Creio que pelo choque de temperatura (ar condicionado a -1°C, rua 50° C) e pelo próprio sistema imunológico que não estava muito bom (tinha saído de uma pneumonia um mês antes da viagem) gripei e por motivos óbvios fiquei preocupada. Me mediquei e resolvi ficar quieta.

22045812_1480780028684966_1504270259405862182_n.thumb.jpg.fccb80c8e5dc3a4a666b768f4b5f72ed.jpg

Postado
  • Autor
  • Membros
49 minutos atrás, D FABIANO disse:

Está otimo pelo tempo que ficou por lá, Bruna!

Teleférico sai do metro,deve ter ouvido falar,é passa por sobre favela.Foi o único lugar da cidade que tive medo.Depois vai ao Parque Arvi,aonde é caro fazer trilha,pois é obrigatório a presença de um guia.

Não foi ao planetário? É ciência pura e fica atrás do parque explora.

Ain... Saí com vontade de ter passado mais tempo!

Gosto de cidades grandes, da vida que elas têm, de observar as pessoas.

Saí do parque explora tarde e estava bem cansada. Passei pelo planetário, mas acabei sem conhecê-lo

Postado
  • Autor
  • Membros

San Andrés - Dia 4 e 5, Cartagena e a volta

Tirei os últimos dois dias para descansar. A gripe me derrubou muito. Senti muitas saudades de casa e de um pouco de conforto.

Confesso que entrei em crise com a questão de mochilar... Teria eu envelhecido? Seria uma fase ou definitivo? Porque essa necessidade de conforto que eu nunca tive? Nesses dias tive esse conflito... Achei que seria o fim do meu hobby de mochilar... Graças a Deus passou e estou ansiosa pelo próximo mochilão.

Aprendi a parar quando for necessário. Não fui  a todos os lugares que queria, mas me contentei em fazer o melhor por mim e pela minha saúde. A viagem não pode ser uma escravidão de que se você não esteve em lugar X não compensou ter ido.

22047970_1482511085178527_2275266969984273135_o.thumb.jpg.7d8de009caf7ad135da720e46cf4d4d4.jpg

Andei bastante pela cidade nas horas que me sentia mais disposta. Tomei toda a limonada de coco que podia. Comprei estoque de melatonina para dois anos.

Não sou muito chegada à compras, mas para quem gosta, a cidade é excelente para isso. É possível comprar perfumes, maquiagem e chocolates a preços realmente muito bons. Eu já tinha quebrado de um tanto que troquei os reais que são meu plano B nas viagens. Ao contrário dos itens acima, comer bem não é tão barato. Não experimentei o restaurante caseiro que fica próximo ao hostel porque estava sempre muito cheio. Gastei sempre mais de 30.000 COP com comida.

Até que chegou a hora de ir e fui.

Voo da Wingo (novamente), mas acompanhada com um time de alguma coisa da cidade e seus acompanhantes. Foi o voo mais insano desta vida. Nunca vi tanta gente mal educada em um avião. Batiam nas pessoas para olhar pela janela, cantavam como se estivessem na excursão da quinta série, se estapeavam na fila do banheiro. Foi assustador.

Sobrou um dinheirinho de San Andrés e tinha que tomar algumas decisões sobre o que faria com ele. Estava na dúvida se dormiria no aeroporto ou não, já que meu voo sairia as 5h da manhã. Uma das meninas voltou no mesmo voo que eu, então:

Peguei um táxi com ela - Me hospedei no mesmo hostel que ela (assim poderia tomar um banho e dormir, antes de iniciar uma saga de 20h até chegar em casa) - Passeei mais um pouco por Cartagena - Lanchei - Peguei um táxi para o aeroporto -  E ainda tomei um cappuccino do Juan Valdez Café com o resto! (eita 80.000 COP que renderam).

22008362_1482511018511867_610907862684078943_n.thumb.jpg.d13f74137850b6fecb7e52c72106501d.jpg

Saí da Colômbia, mas não antes de ser questionada pela polícia sobre o que tinha ido fazer por lá, onde eu tinha ido e porque estava viajando sozinha (calejada dessa pergunta).

Fiz uma outra conexão no Panamá e retornei para o meu lar!

A Colômbia me surpreendeu muito positivamente. É um país muito bonito, com uma diversidade incrível e um povo amável. Como li muito, creio que é o povo mais parecido com o brasileiro. Recomendo muito essa viagem! O custo não é tão baixo como um mochilão pela Bolívia e Peru. Os preços praticados são semelhantes aos do Brasil. Cartagena e San Andrés são mais caras. Medellin é intermediária e Bogotá é barata.

Vamos viajar, povo! O mundo é enorme e interessante!

Estou à disposição para quaisquer esclarecimentos.

• 1 mês depois...
Postado
  • Colaboradores

Obrigada pelo relato, @brunasscarvalho !

"A viagem não pode ser uma escravidão de que se você não esteve em lugar X não compensou ter ido." -> super verdade!!!

Há uns dias eu estava numa loja de produtos naturais e veio uma senhora perguntar ao vendedor se ele tinha "creme de coco". Aí eu me meti na conversa e perguntei se ela queria tentar fazer limonada de coco. Bingo! Muito bom aquilo. :x

Postado
  • Colaboradores
Em 05/12/2017 em 14:38, brunasscarvalho disse:

San Andrés - Dia 4 e 5, Cartagena e a volta

Tirei os últimos dois dias para descansar. A gripe me derrubou muito. Senti muitas saudades de casa e de um pouco de conforto.

Confesso que entrei em crise com a questão de mochilar... Teria eu envelhecido? Seria uma fase ou definitivo? Porque essa necessidade de conforto que eu nunca tive? Nesses dias tive esse conflito... Achei que seria o fim do meu hobby de mochilar... Graças a Deus passou e estou ansiosa pelo próximo mochilão.

Aprendi a parar quando for necessário. Não fui  a todos os lugares que queria, mas me contentei em fazer o melhor por mim e pela minha saúde. A viagem não pode ser uma escravidão de que se você não esteve em lugar X não compensou ter ido.

22047970_1482511085178527_2275266969984273135_o.thumb.jpg.7d8de009caf7ad135da720e46cf4d4d4.jpg

Andei bastante pela cidade nas horas que me sentia mais disposta. Tomei toda a limonada de coco que podia. Comprei estoque de melatonina para dois anos.

Não sou muito chegada à compras, mas para quem gosta, a cidade é excelente para isso. É possível comprar perfumes, maquiagem e chocolates a preços realmente muito bons. Eu já tinha quebrado de um tanto que troquei os reais que são meu plano B nas viagens. Ao contrário dos itens acima, comer bem não é tão barato. Não experimentei o restaurante caseiro que fica próximo ao hostel porque estava sempre muito cheio. Gastei sempre mais de 30.000 COP com comida.

Até que chegou a hora de ir e fui.

Voo da Wingo (novamente), mas acompanhada com um time de alguma coisa da cidade e seus acompanhantes. Foi o voo mais insano desta vida. Nunca vi tanta gente mal educada em um avião. Batiam nas pessoas para olhar pela janela, cantavam como se estivessem na excursão da quinta série, se estapeavam na fila do banheiro. Foi assustador.

Sobrou um dinheirinho de San Andrés e tinha que tomar algumas decisões sobre o que faria com ele. Estava na dúvida se dormiria no aeroporto ou não, já que meu voo sairia as 5h da manhã. Uma das meninas voltou no mesmo voo que eu, então:

Peguei um táxi com ela - Me hospedei no mesmo hostel que ela (assim poderia tomar um banho e dormir, antes de iniciar uma saga de 20h até chegar em casa) - Passeei mais um pouco por Cartagena - Lanchei - Peguei um táxi para o aeroporto -  E ainda tomei um cappuccino do Juan Valdez Café com o resto! (eita 80.000 COP que renderam).

22008362_1482511018511867_610907862684078943_n.thumb.jpg.d13f74137850b6fecb7e52c72106501d.jpg

Saí da Colômbia, mas não antes de ser questionada pela polícia sobre o que tinha ido fazer por lá, onde eu tinha ido e porque estava viajando sozinha (calejada dessa pergunta).

Fiz uma outra conexão no Panamá e retornei para o meu lar!

A Colômbia me surpreendeu muito positivamente. É um país muito bonito, com uma diversidade incrível e um povo amável. Como li muito, creio que é o povo mais parecido com o brasileiro. Recomendo muito essa viagem! O custo não é tão baixo como um mochilão pela Bolívia e Peru. Os preços praticados são semelhantes aos do Brasil. Cartagena e San Andrés são mais caras. Medellin é intermediária e Bogotá é barata.

Vamos viajar, povo! O mundo é enorme e interessante!

Estou à disposição para quaisquer esclarecimentos.

mereceu Like em cada tópico ..

Parabéns!

Postado
  • Autor
  • Membros

Gratidão pelo retorno.

Fico feliz por poder encorajar e ajudar as pessoas em suas viagens econômicas!

@@LF Brasilia Fiquei pensando nesse creme de coco. Afinal, tinha na loja? (Aquela que já tá pensando em ir nessas lojas de artigos naturais pra procurar).

Fiz a limonada de coco aqui em casa conforme a mulher me ensinou! Mas acho q não é necessário ficar cozinhando o coco não. Depois tentarei fazer sem.

Gostei tanto que pensei em montar um quiosque pra vender isso. Seria um sucesso! 

Postado
  • Colaboradores

@brunasscarvalho : não tinha o creme... e o vendedor nem sabia o que era.

É muito bom viajar e, entre outras coisas, descobrir novos sabores. Difícil é reproduzir depois!

Aqui tem uns colombianos que usam milho para canjica no lugar de harina pan. Mas para a limonada de coco ainda não teve jeito... e com certeza seria sucesso. :D

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.