Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 43
- Visualizações 12.8k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
Hendrik 13 posts
-
ogum777 10 posts
-
casal100 5 posts
-
Jorge Soto 3 posts
Dias com mais postagens
Featured Replies
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Já reparou que depois do BOMMM do Eco-Turismo ficou mais difícil viajar por conta própria?
Já reparou que alguns Parques Nacionais que eram abertos ao publico em geral agora exigem o acompanhamento de guias mesmo para trilhas fáceis e simples?
Já reparou que os Parques Nacionais que tem entrada restrita acabam favorecendo as empresas de Eco-Turismo que compram todas as entradas para um find só para te obrigar a ir com eles ?
Pois é, pode parecer paranóia minha, mas existem fatos, por exemplo, há algum tempo um amigo Fernando Leme foi até Ibitipoca e tentou pagar com antecedência de uma semana a entrada no Parque e pegar a autorização de acampamento (que é limitada) só que ele foi informado que não tinham mais vagas, e o mesmo funcionário que informou que já não havia mais vagas indicou uma agencia chamada Eco-Trips que não só tinha entradas como também tinha comprado todas as autorizações para acampamento dois dias antes da data em que são liberadas para pedidos de reserva, chegando à agencia informaram a ele que tinham vagas para o seu passeio guiado dentro de Ibitipoca e se Fernando paga-se o pacote da agencia teria a entrada e a permissão de acampar (isto não lembra os cambistas ??? coisa que é proibida!!! Né???).
Agora outra, tem um tempo eu fui procurado por uma agencia de turismo bem conhecida (Não posso divulgar o nome pq não tenho provas materiais pq não gravei a proposta que me foi feita) eles simplesmente me pediram para tirar do ar o meu site que disponibiliza arquivos GPS de todas as trilhas que eu fiz, me ofereceram R$ 3.000,00 , o emprego de guia e uma comissão sobre as pessoas que eu indicasse para a agencia, para ter tudo isto era só eu parar de divulgar os arquivos e mapas que eu colocava no ar, pq segundo eles isto estava prejudicando os negócios da agencia quando poderíamos ser parceiros!!!!!! Com o perdão da má palavra eu mandei eles PRA PUTA QUE PARIU!!!
Enquanto isto a revista Aventurajá parou de circular acredito eu por falta de verbas, as agencias de eco-turismo devem ter ficado feliz pra caramba por que na revista o Sergio (Redator) colocava o roteiro completo de trilhas e mostrava como vc pode fazer de graça trilhas que as agencias cobram R$250,00 a 500,00 por pessoa, quando vc não gastaria mais de R$100,00 para ir sozinho.
No mês passado eu e dois amigos sinalizamos a entrada da trilha para a Pedra do Faraó em cachoeiras de Macacu e sabe o que ocorreu??? Uma semana depois quando voltamos lá as sinalizações tinham sido arrancadas e a placa quebrada, vandalismo??? Nada, um morador do local disse que viu quando o dono de uma pousada próxima foi até o local a noite e arrancou todas as sinalizações e as placas e sabe por que??? Simplesmente porque a pousada oferece pacotes com guias e transporte para subir a pedra do Faraó e nós estávamos “Tirando o Pão deles” ou seja o cerceamento do direito a informação, resquícios da ditadura militar... fazer o que.
Um Amigo meu , Julio Mello me escreveu um e-mail me pedindo o arquivo GPS da trilha da Pedra do Faraó e me contou uma coisa legal e uma coisas triste, a coisa legal é que um casal amigo dele abriu o primeiro camping de Cachoeiras de Macacu e eu fiquei muito feliz, ai ele me contou que arrancaram a placa que eles tinham colocado para indicar o caminho do camping e sabe porque??? Porque os donos de pousadas da cidade e as empresas de eco-turismo não querem um camping lá, porque camping é sinônimo de turismo independente e isto os mesquinhos querem evitar!!!! Quem abre um camping (em local adequado e consciente da preservação ambiental como me foi dito que é o caso) merece uma medalha e respeito porque esta permitindo que pessoas de todas as rendas visitem um determinado local, esta democratizando o turismo e o mundo.
Outro dia um amigo meu o Sergio Manco que é proprietário de um sitio por onde passa a trilha que liga Castalia a São Lourenço foi procurado por uma empresa de eco-turismo de Friburgo que fez a seguinte proposta “ Vc fecha a a sua porteira e não permite mais ninguém fazer a trilha se não for guiado pela nossa agencia e em troca vc ganha 20% de cada turista que levarmos pra fazer a travessia” isto é fato!!!! E tem testemunhas!!! Só que isto não é crime a justiça brasileira vê nisto um direito legitimo de comercio, o Sergio Manco que é uma pessoa legal e espiritualizada não aceitou a proposta imunda mas ele me falou o seguinte “Eu não vou aceitar isto mas os meus vizinhos vão acabar aceitando e pondo trinco nas porteiras”
Quer mais!?!?!?! Então lá vai, no Parque Nacional dos Pontões Capixabas no pequeno e notável município de Pancas, situado no noroeste do Espírito Santo, os vereadores locais lutam contra a regulamentação do Parque Nacional e querem que esta área se torne reserva particular dos moradores originais, e sabe para que??? Para que só eles detenham o controle do turismo na cidade, e ocorre que os mesmos vereadores que lutam contra o parque nacional que viria a democratizar e liberar o acesso de todos os brasileiros a este fabuloso monumento natural, estes mesmos vereadores apoiados por alguns deputados estaduais já estão abrindo agencias de Eco-Turismo para controlar o turismo local , ou seja sem o Parque Nacional, vc cidadão comum e dono deste Pais como todos nós, seria obrigado a contratar uma destas agencias para poder visitar as belezas naturais que estariam em propriedade privada e sendo um cartel eles poderiam cobrar o que quisessem e vc teria que pagar.
É isto ai amigos... Agora eu sei bem que não sou o dono da verdade e por isto coloco estes fatos para serem debatidos por todos nós, as agencias de Eco-Turismo querem ou não impedir o turismo independente????