Ir para conteúdo

RG feito há mais de 10 anos, viajar para a Argentina e Uruguai


Posts Recomendados

  • Membros

Boa noite amigos,

 

Vou viajar para a Argentina e Uruguai mas não tenho passaporte e o meu RG é preto e branco, de quando era criança.

Tem como fazer um RG provisório ou algo emergencial, para conseguir viajar?

Estou no interior de SC.

Vi que tem uma modalidade expressa e mais cara em Porto Alegre, cidade que estarei no dia 28 e 29, demora 3 horas, mas será que consigo fazer uma PRIMEIRA VIA neste lugar? Já que para tirar a segunda via, precisaria fazer em SC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Ligue amanha para esse local e pergunte. Faça o mais rápido possível, pq RG desatualizado vc com certeza terá problemas, até pra embarcar aqui no Brasil.

Agora se vc estiver falando do Passaporte Emergencial ele normalmente não é concedido para viagens turísticas, apenas se comprovar razões excepcionais como trabalho, doença, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Complicadíssima sua situação. Sei que em Guarulhos/SP eles fazem RG provisório para viajantes mas a solicitação tem que ser com dois dias de antecedência. Ainda assim o serviço só vale pra quem já tem um RG (antigo) emitido naquele estado. Se a regra for parecida em outros estados vai ser impossível você viajar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Estou com o mesmo problema, RG com mais de 10 anos e foto de criança.

Depois de uma pesquisa na Web descobri que no Decreto n°18/08 - Acordo sobre Documentos de Viagem para o Mercosul, consta que vale a validade do documento, como em suma RG não tem validade, pode-se usar o documento com mais de 10 anos. O mesmo decreto ainda diz que se a foto gerar duvida pode-se ser usado outro documento auxiliar para facilitar a identificação (CNH).

Sou do interior de SC também, o IGP está de féria e eles não emitem esse RG emergencial aqui. Vou imprimir o decreto pra levar junto e  tentar a sorte. Mas pelo que li depende muito da boa vontade da imigração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

RG com foto infantil é um risco, e isso até fora do mundo das viagens. Tenho um parente que tentou se inscrever no vestibular com um documento assim e a inscrição foi recusada. Eu mesma precisei providenciar uma segunda via da identidade porque a minha havia sido replastificada e começaram a recusá-la em alguns lugares. Para constar, tem mais de 10 anos também... se bem que no meu caso quem recusou alegou a questão de ser replastificada mesmo.

1. Este site é do governo do estado de São Paulo: http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/seu-rg-ja-tem-10-anos-entao-veja-como-fazer-a-2-via-no-poupatempo/

Vejam só:

"Se você está nessa situação, com o RG prestes a vencer ou já vencido, fique atento! Evite problemas ou correria de última hora para providenciar a segunda via de sua identificação."

Mais adiante:

"Um dos objetivos era o de estabelecer validade de até dez anos para os documentos de identidade. No entanto, a proposição sofreu veto total. Com isso, a lei anterior continua valendo e as carteiras de identidade emitida pelos institutos de identificação dos estados continuam sem prazo de validade definido."

O próprio texto da notícia num site oficial de governo faz referência a RG "vencido" (em vez de "RG perto de completar 10 anos") e depois diz que não existe prazo de validade! Quem entende? ::essa::

2. Vejam ainda esta notícia no site do TJDFT: "PASSAGEIRO IMPEDIDO DE EMBARCAR POR APRESENTAR RG EMITIDA HÁ MAIS DE 10 ANOS SERÁ INDENIZADO" (http://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/noticias/2012/janeiro/passageiro-impedido-de-embarcar-por-apresentar-rg-emitida-ha-mais-de-10-anos-sera-indenizado)

Quer dizer: a "validade" do RG virou uma espécie de "lenda urbana" em que todo mundo acredita, inclusive funcionários de imigração e empresas aéreas. No caso, o juiz aplicou a lei, o passageiro foi indenizado e tal. Mas perdeu a viagem, perdeu o evento do qual ia participar...

3. Outra página com informação importante: http://brasileirosporbuenosaires.com.br/validade-do-rg-mito-ou-verdade/

Então na prática todo mundo tira outro RG para evitar problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...