Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
lulubarcelos

RG feito há mais de 10 anos, viajar para a Argentina e Uruguai

Posts Recomendados

Boa noite amigos,

 

Vou viajar para a Argentina e Uruguai mas não tenho passaporte e o meu RG é preto e branco, de quando era criança.

Tem como fazer um RG provisório ou algo emergencial, para conseguir viajar?

Estou no interior de SC.

Vi que tem uma modalidade expressa e mais cara em Porto Alegre, cidade que estarei no dia 28 e 29, demora 3 horas, mas será que consigo fazer uma PRIMEIRA VIA neste lugar? Já que para tirar a segunda via, precisaria fazer em SC.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ligue amanha para esse local e pergunte. Faça o mais rápido possível, pq RG desatualizado vc com certeza terá problemas, até pra embarcar aqui no Brasil.

Agora se vc estiver falando do Passaporte Emergencial ele normalmente não é concedido para viagens turísticas, apenas se comprovar razões excepcionais como trabalho, doença, etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Complicadíssima sua situação. Sei que em Guarulhos/SP eles fazem RG provisório para viajantes mas a solicitação tem que ser com dois dias de antecedência. Ainda assim o serviço só vale pra quem já tem um RG (antigo) emitido naquele estado. Se a regra for parecida em outros estados vai ser impossível você viajar.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em Santa Catarina acho difícil conseguir.

Em Porto Alegre eles fazem isso, em até 3 horas, mas não sei se dá para fazer quem tem a primeira via em outro estado. Não sei se eles fazem uma nova primeira via do RS nesta modalidade expressa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou com o mesmo problema, RG com mais de 10 anos e foto de criança.

Depois de uma pesquisa na Web descobri que no Decreto n°18/08 - Acordo sobre Documentos de Viagem para o Mercosul, consta que vale a validade do documento, como em suma RG não tem validade, pode-se usar o documento com mais de 10 anos. O mesmo decreto ainda diz que se a foto gerar duvida pode-se ser usado outro documento auxiliar para facilitar a identificação (CNH).

Sou do interior de SC também, o IGP está de féria e eles não emitem esse RG emergencial aqui. Vou imprimir o decreto pra levar junto e  tentar a sorte. Mas pelo que li depende muito da boa vontade da imigração.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

RG com foto infantil é um risco, e isso até fora do mundo das viagens. Tenho um parente que tentou se inscrever no vestibular com um documento assim e a inscrição foi recusada. Eu mesma precisei providenciar uma segunda via da identidade porque a minha havia sido replastificada e começaram a recusá-la em alguns lugares. Para constar, tem mais de 10 anos também... se bem que no meu caso quem recusou alegou a questão de ser replastificada mesmo.

1. Este site é do governo do estado de São Paulo: http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/seu-rg-ja-tem-10-anos-entao-veja-como-fazer-a-2-via-no-poupatempo/

Vejam só:

"Se você está nessa situação, com o RG prestes a vencer ou já vencido, fique atento! Evite problemas ou correria de última hora para providenciar a segunda via de sua identificação."

Mais adiante:

"Um dos objetivos era o de estabelecer validade de até dez anos para os documentos de identidade. No entanto, a proposição sofreu veto total. Com isso, a lei anterior continua valendo e as carteiras de identidade emitida pelos institutos de identificação dos estados continuam sem prazo de validade definido."

O próprio texto da notícia num site oficial de governo faz referência a RG "vencido" (em vez de "RG perto de completar 10 anos") e depois diz que não existe prazo de validade! Quem entende? ::essa::

2. Vejam ainda esta notícia no site do TJDFT: "PASSAGEIRO IMPEDIDO DE EMBARCAR POR APRESENTAR RG EMITIDA HÁ MAIS DE 10 ANOS SERÁ INDENIZADO" (http://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/noticias/2012/janeiro/passageiro-impedido-de-embarcar-por-apresentar-rg-emitida-ha-mais-de-10-anos-sera-indenizado)

Quer dizer: a "validade" do RG virou uma espécie de "lenda urbana" em que todo mundo acredita, inclusive funcionários de imigração e empresas aéreas. No caso, o juiz aplicou a lei, o passageiro foi indenizado e tal. Mas perdeu a viagem, perdeu o evento do qual ia participar...

3. Outra página com informação importante: http://brasileirosporbuenosaires.com.br/validade-do-rg-mito-ou-verdade/

Então na prática todo mundo tira outro RG para evitar problemas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Carteira de Identidade não tem validade, mas documento de viagem chama se PASSAPORTE.Não é obrigado em países do Mercosul,mas com ele consegue desconto no IVA,o que reembolsa o valor da emissão. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

×