Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
priiscilaalmeida

Alguém tem informações recentes quanto a crise enfrentada pela Alitalia?

Posts Recomendados

Boa tarde mochileiros,

Alguém tem informações recentes quanto a crise enfrentada pela querida Alitalia?
Tenho viagem marcada para 01/04 e estou bastante preocupada. Procuro em sites alguma novidade a respeito da situação, mas me parece que mais nada foi divulgado.

Alguém voou recentemente com Alitalia e poderia me dar informações sobre seus serviços?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Priscila, estou em situação parecida, rs.
O meu voo está marcado para maio e, assim como você, estou bem preocupada.

Uma amiga viajou no começo do ano para a Itália pela companhia e disse que foi tudo bem. Estou na torcida para tudo se regularizar e não enfrentar grandes problemas.

Criei um alerta no Google para receber as notícias sobre Alitalia. Pode ajudar bastante.
Sugiro fazer o mesmo.

Boa viagem.

  • Gostei! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A Alitalia recebeu um empréstimo do governo italiano que garante o funcionamento normal dos voos até março ou abril, ou mesmo até maio ou julho se eles economizaram dinheiro e conseguiram reverter os prejuízos enormes que estavam tendo mês após mês.

Mas o que vai acontecer depois que o dinheiro acabar, ninguém sabe, por enquanto não saiu mais nenhuma informação nova a respeito do assunto, alem da divulgação de que algumas empresas estariam negociando para comprar parte da Alitalia, mas sem nenhuma definição a respeito de se o negócio vai realmente sair ou não.

Mas como vocês já tem as passagens compradas, não tem muito o que fazer, é sentar e rezar para que o dinheiro do empréstimo que a Alitalia recebeu não acabe antes do voo de vocês, ou que achem um comprador o quanto antes.

Pessoalmente eu acho que vão achar uma solução para a Alitalia, mas não sei quando será esta solução, mas acredito que também possam ocorrer alguns "solavancos" no meio caminho, com eles só resolvendo assunto depois que a água bater na bunda, e começarem a cancelar voos...

Mas por via de dúvidas, e por segurança para o caso de tudo dar errado, eu teria algum dinheiro a disposição, seja no limite do cartão de crédito ou na conta bancária, para comprar uma passagem em outra empresa caso realmente o pior venha a acontecer, fora isto, não tem muito o que fazer a não ser sentar e esperar e torcer para que eles cheguem a uma solução.

 

  • Gostei! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caramba!!!

Eu não sabia dessa e o meu voo é de junho-julho 2018.

Ativarei as notificações.

Agradeço pelo post e se eu ler novidades, venho aqui. Espero que dê certo para todos nós =)

  • Gostei! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As operações da Alitalia estão garantidas teoricamente até 30 de Abril desse ano, através de empréstimo feito pelo governo italiano à cia.

Existem possíveis compradores para a empresa, sendo o maior deles a Lufthansa, que já comprou a Swiss (antiga Swissair) antes que esta também fosse à falência. Porém eles estão exigindo uma reestruturação na Alitalia antes de avançar nas negociações (http://www.jb.com.br/internacional/noticias/2018/01/11/lufthansa-exige-reestruturacao-para-comprar-alitalia/)

Uma das condições impostas é a redução de frota e de pessoal, o que indiretamente vai implicar na redução de frequências para alguns destinos. Hoje ela tem 10 frequências semanais partindo de GRU. Não será de se espantar caso a Lufthansa entre forte no jogo que haja redução nas operações da Alitalia para apenas um voo diário, ou até menos que isso, a depender do quanto essa rota é rentável e de eventual aumento da concorrência (LATAM já voa diretamente para Roma).

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agradeço pelos comentários!

As colegas/aos colegas com viagem marcada, que também estão na expectativa de recuperação da empresa, torceremos para que tudo dê certo!

Não sei se me serve de consolo ou desespero, mas encontrei notícias de falência da empresa, no ano de 2008/2013 e ela se manteve, continua operando até hoje. Esperamos ser apenas mais um susto!

Outras grandes companhias passaram por apuros financeiros e continuam até hoje operando.

O que tem me deixado muito aflita é falta de notícias sobre a crise enfrentada (novamente, não sei se isto é um bom sinal, e a mesma tem se mantido bem - utilizando da ideia que notícia ruim vem logo - ou se a falta de notícias, deve ser motivo para o meu desespero). Acho que seria inclusive esta transparecia por parte da empresa, pudesse fazer com que pessoas se sentissem seguras em continuar optando por ela.

http://www.aeroflap.com.br/alitalia-vai-comecar-voos-para-joanesburgo-e-nairobi-em-2018/

http://exmpartners.com.br/exmnews/em-grave-crise-alitalia-segue-a-venda-e-amplia-voos-ao-brasil/

Notícias como estas, com ampliação de trechos, me faz seguir confiante que há sim, possibilidade de uma recuperação e alavancada da companhia.

Abaixo, compartilho link do que localizei mais recente, caso ainda não tenham lido sobre:

- A última notícia que saiu sobre o assunto é do início de dezembro (a falta de notícias é uma boa notícia). Dá conta de que a cia. não precisou usar a maior parte do empréstimo-ponte do governo, e que por isso pode agüentar mais tempo até escolher um comprador.

http://www.ansa.it/english/news/business/2017/12/05/no-need-to-extend-alitalia-loan-delrio-4_cf439bcf-e2ab-43db-9ff8-3bdce2344710.html

Juliana Santos 27.jan.2018 às 16:28 Responder: Queridinhos, bateu aquele leve desespero pq tenho passagens para 27.06 e retornando dia 17.07 para Alitalia. E agora o que fazer? Esperar ou não esperar? Eis a questão rsrs.

A Bóia 27.jan.2018 às 16:45 Responder - Olá, Juliana! Espere, tudo parece estar se encaminhando bem

Informações extraidas - https://www.viajenaviagem.com/2017/05/alitalia-falencia 

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/ansa/2018/01/08/alitalia-avalia-3-ofertas-de-compra-confirma-ministro.htm 

Bom, assim como os demais, pensamento positivo e vida longa a Alitalia rsrs

  • Gostei! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@priiscilaalmeida obrigada por compartilhar! Acredito que seja mais susto mesmo.
Olho diariamente os portais de notícias por novas informações e está tudo muito quieto, rs.

Torcendo para todo mundo conseguir fazer a viagem. hahahahaha

Vida longa a Alitalia!

  • Gostei! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 horas atrás, priiscilaalmeida disse:

Não sei se me serve de consolo ou desespero, mas encontrei notícias de falência da empresa, no ano de 2008/2013 e ela se manteve, continua operando até hoje. Esperamos ser apenas mais um susto!

A Alitalia é uma empresa tão mal administrada, mas tão mal administrada, e com tantos problemas crônicos de maus vícios de gestão, que desde a sua fundação em 1946, ela deu lucro em um único ano nestes últimos 72 anos.

E estas foram só as crises mais recentes, teve outras quase falência em 1993, 2005 e várias outras nos anos 60, 70 e 80...

E sempre ela sobreviveu, seja as custas do dinheiro do governo, por dinheiro do governo entenda-se dinheiro dos impostos pagos pelos italianos para custear saúde, educação e aposentadorias, que foi desviado de função para salvar a Alitalia, ou seja com dinheiro de algum sócio que acreditou que podia salvar a empresa...

Apesar de eu achar que uma empresa assim não merece continuar funcionando, que era melhor deixar falir de uma vez para acabar com este desperdício enorme de dinheiro público que já dura mais de 70 anos, eu acredito que também não vai ser desta vez que ela encera as atividades, na hora emque a "corda apertar no pescoço", se ainda não tiverem achado algum investidor, o governo italiano tira mais alguns milhões de dinheiro que podia ser usado em edução, saúde, etc e enfia na Alitalia, para garantir mais algum tempo de sobre-vida para ela.

Mas estou na torcida para que dê tudo certo para vocês!

  • Gostei! 3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu também não acredito que entre em falência total, não pelo menos a curto prazo. O governo italiano só vem gastando dinheiro com ela pois sabe da importância que ela tem para o turismo local, pois é extremamente estratégico ter uma cia aérea de nível mundial do tipo flag-carrier ou seja, que carrega a bandeira e identidade nacional no seu DNA.

O jeito é acompanhar de perto a situação e, preventivamente, checar com a cia de seus seguros-viagem se em alguma hipótese eles cobririam algum tipo de custo num imprevisto desses.

  • Gostei! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora



×