Ir para conteúdo

América do Sul de carro/Mochila - invernos de 2006 a 2010


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

USPALLATA X MENDONÇA VIA TERMAS VILLEVICENCIO

Atendendo a solicitaçao de um frequentador daqui que pediu essa informaçao.

 

Existe sim os CARACOLLES de villevicencio, vc pode fazer de carro de passeio sem problemas, mas cuidado, a parte perigosa(umas 250 curvas) sao em rìpio, partes boas e partes horriveis.

 

Fiz esse roteiro hoje (17.07.2008), saindo de Uspallata.

Os primeiros 15 kms, sáo em asfalto gasto, com muitos buracos, depois è somente rìpio, no inicio curvas fechadas mas náo em declive, a uns 14 kms das Termas Villavicencio, aì sim começa o SWHOO de bola, curvas e mais curvas em declives acentuados, vc sai de uns 3.100 metros e deve chegar a uns 1500. Tem vàrios mirantes, principalmente para as termas.... que vista linda

Das termas atè mendoza: uns 5 kms de asfalto gasto com alguns buracos, e o resto asfalto em boas condiçoes.

VALE MUITO A PENA...........

 

DICAS:

Procure fazer esse passeio durante o dia, â noite è muitooooooo perigoso;

A uns 28kms DE USPALLATA tem um cruzeiro(cruz), ai vc sobe à esquerda atè uma estaçao de microondas(acho) uns 800 metros acima, vc terà uma visáo fantàtisca do Aconcagua e do outro lado, a regiao de Mendoza, num desnivel incrivel. UMAS DAS VISTAS MAIS BONITAS QUE JÀ VI!!!!;

No inverno procure levar cadenas, neste inverno nao està nevando muito na regiaáo, nao vi neve nem nos cumes das montanhas neste roteiro, somente do outro lado(do aconcagua), mas no ano passado para chegar atè as termas por Mendoza, tivemos que usar cadenas...

As termas soh està aberta para visitaçao, náo estao cobrando ingresso;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Paulo,

 

Estou em dívida com vcs todos, vou completar o relato da viagem(maravilhosa).......é que cheguei no Brasil com uma gripe fortissima, e ainda por cima, em Brasilia, fiquei num hotel, no centro da cidade, e fui picado por um inseto,ou....na mão(sic), estou com a mão imobilizada(que azar).

 

Mas, se tiver alguma pergunta, fique aa vontade, na medida do possivel estou postando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

DÉCIMO PRIMEIRO A DÉCIMO TERCEIRO - DE 14 A 16.07.2008 - SEGUNDA A QUARTA-FEIRA.

 

DIA 14.07 - SEGUNDA-FEIRA:

Saimos de Uspallata com destino a penitentes para esquiar ali perto, como estava nevando muito pouco naquela região, resolvemos ir até o Chile, principalmente para conhecer Portillo e Valle Nevado. Pegamos uma fila enorme de caminhões na aduana Argentina, mas o carros pequenos tem um atendimento mais rápido do lado chileno, que frio que estava fazendo lá......rsrsrs......na aduana abriram todas as mala, revisaram tudo dentro do carro.......NAO ESQUEÇAM, NÃO ADIANTA TENTAR PASSAR COM ALIMENTOS, A FISCALIZAÇÃO É RÍGIDA.............. Fizemos uma visita rápida na pista de esqui de Portillo, aquilo lá não é para o meu bico - tudo muitoooo caro....esquiar na argentina é muito mais barato.....mas o lugar merece uma visita, tem um lago, que no verão tem uma coloração linda, mas, devido ao frio extremo, estava semi-congelado, muito legal............tem piscina aquecida, diferente, o pessoal nadando naquele frio extremo..........continuamos a descida, muitos caminhões aguardando a liberação da aduana do lado chileno.......

 

Fizemos uma visita rápida na cidade de Los Andes, poxa fiquei ali por 5 dias aguardando a liberação da fronteira em julho/2006.

Se vc tiver vindo da Argentina, não precisa entrar na cidade de Los Andes, uns 20 kms antes, vc entra à esquerda, e depois pega a ruta 5 norte.......com direção à Santiago(capital).........depois desta entrada, uns 20 kms depois, tem um local que vende azeitonas, frutas secas(nozes, amendoa, castanhas......) e in natura, conservas(aspargos-muitooo bom, fundo de alcachofra) muitoooo barato.......nunca comi tanta azeitona na minha vida...(detalhe: as azeitona não tem tanto sal).

Por ter parado várias vezes, chegamos em Santiago quase no final da tarde, fomos atrás de hotel e descansar, conseguimos ficar no mesmo apart-hotel de julho/2006, lugar muito estratégico, perto do centro, cerros, supermercados, metro.....museus....

 

DIA 15.07 - TERÇA-FEIRA:

Acordei cedo e fui conhecer o Cerro San Cristóbal, subi no funicular, muito diferente, que vista linda de santiago, apesar da grande poluição, o que ofusca o brilho da cidade e da cordilheira......mas vale a pena conhecer.

Como fui caminhando, demorei a voltar ao hotel, resolvemos comer uns frutos do mar, como o mercado Municaipal era bem próximo, compramos vários tipos e retormanos ao hotel para prepará-los, muito bom e principalmente, barato..........

À tarde fomos rever as principais atrações do centro(praça das armas, la moneda, mercado.......), e depois fomos fazer algumas compras(roupas de frio, vinhos, conservas....muito barato).

 

DIA 16.07 - QUARTA-FEIRA:

O ponto alto da ida ao Chile, iriamos conhecer o Valle Nevado, poxa aquilo lá é muitoooo lindo....... não digo do lugar de esquiar, mas a estrada pra chegar até lá.......é uma tremenda aventura, vc sai de uns 1000 e poucos metros e vai até 3.000 metros em poucos Kms, são mais de 300 curvas(fechadísssssssimmmmmmmaaassss) em uns 50kms, deu um medo do kct, principalmente antes de chegar no cume.....pista com gelo e eu sem cadenas.....o bicho começou a pegar, mas a minha perícia em dirigir no gelo prevaleceu..heheheh....QUE LUGAR LINDO, MAS É MUITO PERIGOSO QUANDO NEVA MUITO....SORTE NOSSA QUE NAQUELA OCASIÃO NÃO TINHA MUITO GELO, SOMENTE ANTES DE CHEGAR NO VALE NEVADO....QUE SORTE!!!!!!!!!!

Essa região não é também para o meu bico, tudo muitoooooo caroooooo, muitaaa frescuraaaaaaaaaaaa

Depois de conhecer La parva, Colorado, farellones e o Valle Nevado, ficamos indecisos, se iriamos retornar por Bariloche ou por Mendoza, prevaleceu a vontade da maioria, retornariamos para Puentes del Inca, lá decidiriamos o próximo destino......

Como era feriado, e a descida só é feita após as 16:00 horas, perdemos muitoooo tempo, com aquelas centenas de curvas, aquilo lá é muito perigoso, sorte que não estava nevando. Passamos de novo perto de los andes, pra comprar mais frutas secas, conservas, azeitonas(credo!!!! não posso nem pensar), na aduana do chile vc passa direto, não precisa descer..............a aduana argentina fica próximo de puentes del inca, um pouco distante da fronteira. Chegando em Puentes del inca, um caminhão tinha capotado, tivemos que aguardar retirar o motorista, dormimos na mesma hosteria em puentes.

 

HOSPEDAGEM:

SANTIAGO: Bellas Artes Suites, Calle Mac-iver, 551 centro, hotel bem conservado e limpo, com cama ótima, café da manhã bom(pélo padrão chileno), cozinha completa, internet grátis na portaria, perto de tudo.....vale muito a pena. Preço: Pcl$44.100(4 pessoas). Tem um recepcionista muito gente boa(Elias), fala bem o portugues, te dá ótimas dicas, para mim o chileno mais educado que conheci lá........FICA O REGISTRO.........

PUENTES DEL INCA: hosteira puentes del inca, ver dias anteriores.

 

PEDÁGIOS:

Argentina: Par$3,00 saída do país, antes do tunel cristo redentor;

Chile: Pch$6.900 ( em 5 postos).

 

GASOLINA:

Chile: Rua 5 -Copec 93 Pchl$659

 

ALGUNS PREÇOS:

Funicular no Cerro: Pch$1.400, se for pegar o teleferico, vc paga mais, parece Pcl$2.500(os dois) - ida e volta

Promoção Big mac: Pch$2.400

Mac China: Pch$2.800

Sundae (mc donald): Pch$750

FRUTOS DO MAR NO MERCADO MUNICIPAL(preço em reais):

Camarão pequeno: R$20 o kg

Patinha de Jaija(caranguejo): R$4 o kg

Mexilhões: R$6 o kg ( o brasileiro é muitooo melhor)

Lagostin: R$12 o kg

Ostra: R$1 cada

Filet de Salmão: R$12 o kg (muito barato e muito bom)

 

Azeitona na estrada: Pch$895 o kg

Aspargo verde em conserva(muitooo bommmm): Pch$3290 a vidro grande(1,5kg)

Coração de Alcachofra(muitooo bommm): Pch$3250 o vidro grande(1,5kg)

 

PISTA DE ESQUI NO CHILE(PREÇOS)

La parva: Passe: Pch$28.000 - Equiptos.: Pch$18.000 - Aula: Pch$15.000

El Colorado: Passe: Pch$28.000 -- Equiptos.: Pch$12.000 - aula: Pch$10.000 Hospedagem: US$296 pra 2 pessoas(meia pensão)

La Farellones: Passe: Pch$12.000 - Equiptos: Pch$14.500 - aula: Pch$14.500 hospedagem: US$230 pra 2 pessoas(meia pensão)

 

 

CAMBIO DE MOEDAS:

Na Aduana Chilena: US$1 = Pch$490 - R$1 = Pch$260 -- ER$1 = Pch$780

Na Calle Agustinas, 1028, locales 205 al 208 Santiago do chile:

US$1= Pch$493 - R$1 = Pch$285 - Eu$1 = Pch$784 - Parg$1 = Pch$163

 

ALGUMAS DISTANCIAS:

Uspallata(0) x punta de vacas(52) x Penitentes(62) x Puentes del inca(69) x Tunel Cristo Redentor(87) x Aduana Chilena(95) x Los Andes(158) x Santiago(+- 260kms)

 

Curiosidade:

Extensão do tunel Cristo Redentor: +-3.200metros

 

DICAS:

No inverno, se for subir até o valle nevado, tem que levar cadenas, cuidado a pista tem muitas curvas(+300) fechadissimas. Vc pode subir somente até as 14 horas e a descida so pode ser depois das 16 horas;

 

Na aduana de entrada do chile, troque dinheiro para chegar até santiago, as cotações não são muito desfavorável.

O primeiro pedágio na entrada do chile, vc paga na aduana mesmo, depois de fazer os trâmites, tem um balcão para vender o passe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

A título de comparação:

 

Fiz uma compra no cartão de crédito, e pelo cambio que fiz lá, calculei a diferença:

 

Câmbio feito na cidade de Mendoza: R$1 = Parg$1,80, portanto Parg$1 = R$0,555556

 

Valor da Compra: Parg$89,15(x 0,55556) = R$49,53 - se tivesse efetuado o pagamento em Parg$ à vista

Pagto.cartão Cr: US$30,49 x US$1,58(dia do pagamento) + 2,35% de IOF = R$48,17

 

Portanto tive um lucro de R$1,36 o que dá 2,75%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

DÉCIMO QUARTO E QUINTO DIAS - 17 E 18.07.2008 - QUINTA E SEXTA-FEIRA

 

DIA 17.07.2008

Retornamos, de novo, para Uspallata, estava na hora de trocar o óleo do carro, na cidade, os postos não fazem a troca, somente vendem o óleo, tive que ir atrás de uma oficina, como estavam atendendo uma emergência,não podiam me atender, voltei para o hotel para descansar, dormi até as 16 horas, voltei a oficina e não tinham ainda resolvido o problema do outro carro, nisso, depois de ler um pedido de informaçõa de um internauta aqui no fórum, sobre os "CARACOLLES DE VILLAVICENCIO", resolvi ir conhecer o tal "caracolles", veja relato mensagens anteriores.

Minha intenção era ir até determinado lugar e voltar, como o lugar é muito lindo, resolvi descer até Villavicencio, pqp, vai ter curvas no c....., ai resolvi voltar por Mendoza, cheguei ao Hotel somente as 22 horas, o pessoal achando que eu tinha sumido........que irresponsabilidade, fico pensando se tivesse acontecido alguma coisa comigo........ninguém ia ficar sabendo de nada.....

 

Como a neve não queria das as caras por lá, e pela previsão do tempo em Las lenhas ia cair, resolvemos que no dia seguinte, iriamos trocar o óleo, e partir rumo a Malargue/ Las lenas, e depois, possivelmente ir até Puerto Madryn, Mar del Plata, ............

 

DIA 28.07.2008

Tive que aguardar até as 10 horas pelo mecânico, sorte que tinha a chave certa do carter, ele não tinha a certa, que sorte(não saio sem ela..hehe).........rumamos pela ruta 7 até Potrerillos, dai pegamos uma estrada de rípio(em bom estado) e saimos em Tupungato(não gostei muito, tem muitas vinhas, plantações de nozes, durazno.....), não valeu a pena!!

Pegamos novamente a ruta 40 até Malargue, estrada boa, antes de chegar à El Sosneado, tem um desvio em rípio em boas condições. Resolvemos dormir em Malargue em função do preço, em Las Lenhas é muitooo carooooooooo.

A cidade de Malargue não tem tantas opções turisticas, funciona mais como dormitório para os mortais que não conseguem pagar o preço praticado em las lenhas...como eu.......

 

HOSPEDAGEM:

Uspallata: o mesmo hotel dos dias anteriores.

Malargue: Malargue Los Nogales Complexo, av. central na entrada da cidade, cabana muitoooo boa,apto. com 3 andares, camas ótimas, cozinha completa, tv a cabo, internet de graça na portaria......não tem café da manhã, preço: Par$290(4 pessoas)

 

Pedágios: neste trecho não tem.

 

Alguns preços:

 

Gasolina:

Uspallata - YPf Fangio Par$3,38 - neste dia, tinha a fangio, as outras somente abasteciam Par$50,00 por carro.

Malargue - Esso Super Par$2,99 - a cidade tambem estava sofrendo o problema da falta de combustivel, somente um posto tinha.

Tunuyan - Shell super Par$2,99

 

Algumas distâncias:

Uspallata(o) x Potrerillos(50) x Tupungato, pelo rípio(118) x Malargue(475)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

DÉCIMO SEXTO AO VIGÉSSIMO DIA - 19 A 23.07.2008 - SÁBADO A QUARTA-FEIRA

 

DIA 19.07.2008

Acordamos cedo e fomos conhecer Las Lenhas, uns 80kms de Malargue, que lugar lindooooo, a estrada até lá não é perigosa como Valle nevado, as montanhas todas cobertas de neve, tinha nevado no dia anterior, ficou lindo......o problema de lá são os preços, pqp.......muito caro, portanto somente conhecemos o lugar, quando tiver muito dinheiro, vou divertir lá, uma estrutura excelente...

Não nevou como previsto, então resolvemos voltar para Uspallata, a previsão era que iria nevar no sábado, pegamos a estrada e mandamos bala, passamos em San Raphael para comprar algumas lembranças....comer..........chegamos em Uspallata à noite.

 

DIA 20.07.2008

Como o casal amigo ainda não tinham visto uma nevasca, acordamos cedo e fomos até puentes del inca, aguardar a neve, à tarde começou a nevar, mas não muito, mas deu para sentir a emoção.......já estavamos cansado de ficar ali......... é melhor viajar para vários lugares, não consigo ficar parado num lugar só.......esquiar é até bom, mas não é minha praia......meu negócio parece ser turista rodoviário.......se tivesse ido até Puerto Madryn/Mar del plata, valeria mais a pena, mas fazer o quê....tudo vale numa viagem........

 

DIA 21.07.2008

Depois de conhecer o que estava previsto e feito tudo, já estavamos cansados, então nada melhor que encerrar a viagem, nem em Buenos aires não iriamos dessa vez, cansei ....., demos uma passada em Mendoza, pra comprar vinhos, lembranças, frutas secas no mercado municipal, tocamos até San Luis-capital....

 

DIA 22.07.2008

Passamos na cidade de Rosário, cidade grande, gostei, tem uma ponte linda, o centro é bem conservado, com passeios bem tratados bem como os jardins. Previamos dormir em Santa fé, mas chegando lá, resolvermos atravessar o tunel subaquatico e dormir em Paraná, depois de andar muito atrás de hotel, conseguimos um, até bom, jantamos uma paella de frutos do mar muito boa E barata no hotel..........Nossa intenção era no dia seguinte passar via Entre Rios, mas devido aos problemas com a policia, resolvemos voltar pelo mesmo caminho..

 

DIA 23.07.2008

Voltamos pelo túnel, tiramos umas fotos de Santa fé, tem uma ponte pencil legal na chegada da cidade. Entramos na cidade de resistência, que cidade ruim, não tem nada..........Corrientes é até legal, uma orla bem cuidada, com várias lanchonetes e bares. Mas nenhum apelo turistico.

Conseguimos chegar até Posadas, depois de andar muito atrás de hotel, tava dificil, as férias escolares tinham começado naquele dia, portanto os hoteis estavam caros e lotados, mas no final deu tudo certo, dormimos no mesmo.

No outro dia(24.07), acordamos cedo e fomos "conhecer" Posadas, a cidade não tem nada, o apelo turístico lá é a zona franca do lado Paraguaio, fomos até a ponte mas desistimos, uma fila enorme de carros para passar, e a cota é muito baixa, parece US$150. Ai resolvemos conhecer as Ruinas de San Ignacio, puxa, aquilo lá não tem nada, muito fraco, não vale a pena...................mas o pessoal de lá orgulha muito delas.....

 

HOSPEDAGEM:

Uspallata: Hotel Pórtico del Vale, fica defronte o posto da YPF, então sabe como é, quando os caminhões passam, parece que está tendo um terremoto, balança tudo, mas é muito limpo e confortável, com café bom, Preço: Par$220,00 (apto. quadr.);

San Luis: Hotel Aiello, rua principal da cidade, muito confortável, camas boas, mas o café.....pqp....., internet de graça. Preço: Par$285(quadr)

Paraná: Hotel Círculo, calle belgrano, 157 centro, hotel muito bom, restaurante serve uma ótima paella de frutos do mar boa e barata, café razoavel, preço Par$220(quadr);

Posadas: Hotel Costa Azul, na entrada da cidade, bom hotel, o problema é o barulho, internet grátis, café razoavel...Preço: Par$240(quadr)

 

Alguns Preços:

GASOLINA:

San Juan: YPF super Par$2,99

Rufino: YPF super Par$2,76

Rosario: YPF super PaR$2,56

San Justo: Ypf fangio Par$3,37

Corrientes: YPF fangio Par$2,63(!) - só estavamos abastecendo Par$50,00., não entendi a diferença de preço.

Corrientes: YPF super Par$3,19

Posadas: Shell super Par$3,09

Eldorado: YPF super Par$2,63

Puerto Iguazu: YPF Par$3,18

 

PEDÁGIOS:

Mendoza x San Luis: Par$1,90 (1 posto)

San Luis x Paraná: Par$14,30 (8 postos)

Paraná x Posadas: Par$14,20 (7 postos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...