Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Inverno no Alaska (23 fotos)

Postado
  • Membros

Preparativos:

Para mim, o Alaska sempre foi um lugar inacessível; conhecido apenas por documentários ou livros de aventuras no ártico.

Foi numa agência de intercâmbio onde vi que este amor platônico poderia ser consumado.

Eu já conhecia os programas de Work & Travel (trabalho de férias no USA para universitários),

então resolvi aliar esta experiência de trabalho com um estágio em uma universidade americana

(University of Alaska Fairbanks), num lugar totalmente diferente de qualquer outro que conheci.

O pessoal da agência de intercâmbio achou meio estranho: “Meus deus! Nunca mandamos

ninguém para lá! Tem certeza que quer ir?” Certeza absoluta!!! Ainda mais depois que o hotel em

Fairbanks me aceitou como camareiro e consegui o estágio voluntário na universidade.

Tudo certo! Em três meses estaria embarcando em uma viagem de 27 horas para Fairbanks

Aí caiu minha ficha! Iria para um lugar onde ninguém que eu conhecesse foi. Enfrentaria uma das

menores temperaturas do planeta e não sabia absolutamente nada sobre The Great Land.

O primeiro passo foi comprar o Lonely Planet – Alaska. Enfim,

algumas dicas úteis! Pude ver algo sobre o lugar onde passaria o inverno todo. Achei bastante coisa

também do Google, mas o livro foi mais útil.

Com minhas pesquisas, vi que o frio era mais intenso que eu imaginava! Eu tinha roupas

para um frio normal, de até –10C. Porém, antes de ir, não comprei quase nada, pois além de não

existirem roupas apropriadas aqui em São Paulo, o pouco que tem é muito caro. Aí vai uma dica: em lugares frios, roupa quente não é artigo de luxo (como em São Paulo), é artigo de necessidade; então, as roupas quentes são MUITO baratas em lugares de frio. Hora de ir! Aproveitei bem meus últimos dias de Sol, já que no solstício de inverno veria o Sol só durante três horas e meia. Parti com uma série de dúvidas e medos, entretanto sorria; pois sabia que seria uma viagem maravilhosa e inesquecível.

Chegada:

Após 21h de viagem (com 2 escalas) pisei pela primeira vez no 50o estado do USA. Era somente a última escala, em Anchorage, que é a maior cidade do Alaska. Fiquei muito feliz! Mas ainda faltavam algumas horas até chegar em Fairbanks.

DSC00275.jpg

Boas vindas no aeroporto de Anchorage

Já em Fairbanks, fiquei meio apavorado com o frio! Só que o que mais me apavorou foi quando me falaram que o clima estava morno devido a uma frente quente! Caramba, como -12C

pode ser ameno?!? Se eu estava tendo dificuldade com -12C, imagina quando a massa de ar quente fosse embora?

Com os passar dos dias, vi que meu maior problema era com a falta de Sol. Cheguei dia 10

de dezembro, faltando apenas 11 dias para o solstício. O Sol aparecia por pouquíssimas horas e

ficava sempre bem baixo, perto da linha do horizonte. Com o tempo meu metabolismo foi se

acostumando à falta de luz. Apesar dos problemas iniciais, era lindo o nascer/pôr do Sol que durava

5 horas!

DSC00589.jpg

Nascer do Sol às 11:20 da manhã

Logo comprei roupas bem quentes e meu metabolismo também se acostumou ao frio. Em

duas semanas, já me sentia como um local!

Minha rotina era: trabalhar no hotel 5 dias por semana, ir para a faculdade um dia e passear

no outro. Claro que também passeava após o trabalho e a faculdade. Aproveitei cada segundo no

Alaska, pois sabe-se lá quando poderei voltar a este paraíso.

Abaixo, está um resumo dos 3 meses:

Fairbanks:

Apesar de ter uma pequeníssima população (35 mil), a cidade tem uma grande infraestrutura,

devido à universidade, com 10 mil estudantes, e às duas grandes bases militares instaladas

ao redor. Grandes hipermercados, lojas de departamentos e redes de fast-food dão à minúscula

cidade ares de cidade média. A vida social também não fica para trás: diversos cinemas, pubs e

boates esquentam as noites geladas do ártico.

DSC00722.jpg

Praça no centro de Fairbanks, à margem do rio Cheena

Meu primeiro passeio foi até uma cidade chamada North Pole, onde a atração é a Casa do

Papai Noel. Foi a primeira vez(de muitas) que usei os ônibus urbanos (que são de graça no inverno!). De lá, mandei diversos postais para o Brasil. O legal é que os postais vieram com o

carimbo do correio da cidade: North Pole, Alaska! Imaginem o que o carteiro de São Paulo pensou???

DSC00376.JPG

Eu, pensativo, na casa do Papai Noel

DSC00380.JPG

hohoho! Encomentei meus presentes pessoalmente

O frio de verdade chegou em janeiro, a média do mês foi de -37C, com mínima de -54C.

Muito estranha é a amplitude térmica anual. No verão chega a fazer 30 graus positivos! O pessoal

fala que no mesmo rio onde andam de snowmobile no inverno, andam de jetski no verão.

Interessante, não?

DSC01217.jpg

-50F! Frio pra *******!

DSC00896.jpg

Como se vestir e não sentir frio. Só com os olhos de fora... haha!

DSC01095.jpg

O frio era tão intenso, que congelava o suor. Aí está a importância de boas roupas, que transpiram

Editado por Visitante

• Respostas 64
  • Visualizações 79.1k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Perto da cidade existem vários hotsprings, que são piscinas vulcânicas, como em Caldas Novas-GO. Fui duas vezes ao resort Cheena Hot Springs, para ir nas piscinas e fazer trilhas. É muito maluco est

• Aí vai um videozinho que fiz lá! Estava -47C esse dia e fui fazer um teste... Jogando água fervendo para cima, ela congela na hora! Os flocos de gelo mais pesados caem e os menores ficam flutuando.

• Pensamentos finais: Após umas 6 semanas, quando já estava bem integrado ao cotidiano de Fairbanks, percebi o quanto verdadeiras eram as palavras que um cara me disse no avião, indo para lá : “Alaska

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Fala Mário!

A passagem ida e volta (estudante) saiu por US$1200. Para chegar a Fairbanks, fiz escala em Atlanta, Seattle e Anchorage (já no Alaska). Na volta, parti de Anchorage e fiz escala em Salt Lake City e Atlanta.

Váriam empresas voam até Anchorage (Delta, American, United...) mas para Fairbanks, fui de Alaska Airlines.

Um hotel simples, sai por uns US$60 a diária (casal). Os albergues saem por US$25(simples). Mas o mais barato são os chalés! Chamam de "public cabin"; são mais baratos que os albergues.

As comidas típicas são carne de alce, rena, king crab e salmão. Mas no dia-a-dia, eu comprava comida comum (arroz, feijão, carne de boi, salada etc...)

Há vários tipos de restaurantes: mexicano, tailandês, italiano... e as redes famosas de fast-food (subway, mcdonalds, subway, KFC, Wendys, Taco Bell, Burguer King...)

Preços: refeição em casa (comprada no supermercado) US$4

promoção do duplo-quarteirão do mac: US$5

restaurante tailandes US$ 10-15

Foi a primeira vez que eu morei no USA e fiquei abismado com a fartura que tem nos supermercados (afinal, é o país do consumismo).

Eu fui pra lá achando que seria um problema achar salada no inverno... que nada! O setor de vegetais dos mercados era maior que o do Extra! Como? São as maravilhas da logística: eram colhidos em outros estados e algumas horas depois, já estavam à venda no Alaska.

espero ter ajudado!

Postado
  • Membros

Ola Gustavo,

Poxa, ajudou muitoooooo, um dia se Deus deixar, irei conhecer o Alasca.

Vc acha que 10 dias la, conhecerei muita coisa?

Quando era criança queria conhecer todo o Brasil, ja conheci! depois quis conhecer neve, ja conheci........ agora acho que meu novo "sonho" ´´e ir para o Alasca, vou capitalizar melhor para depois ir.....

Muitoooo obrigadoooo.

M´´ario.

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Ola Gustavo, acabei de voltar do Alaska, de Fairbanks e do Circulo Polar , fui até a linha tirar umas fotos. O verão lá é maravulhosa, vc tem que voltar para conhecer o outro lado da moeda. Parabens pelo relato. Abraços Ramon

Postado
  • Autor
  • Membros

Fala Ramon!

Que animal! Eu quero muito conhecer o "outro lado da moeda" lá no AK!

O que achou de Fairbanks? O que conheceu nos arredores?

Eu não cheguei a ir no Círculo Polar... pois, na semana que eu tinha marcado, o vulcão Augostine começou a soltar cinzas e proibiram todos os aviões pequenos de voar. E de carro (infelizmente), não rola ir no inverno, pois o seguro não cobre nas estradas para o norte. Se o carro pifasse, fora o perigo de morre de frio, teria que pagar US$ 2500 de reboque!

Abre um tópico com as fotos do verão!

Abraço!

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros

caracaa....tava pensando em work travel lá e me falaram sobre esse tópico

MTO FERA O RELATO!

PARABÉNS PELA TRIP...

to indo ver o video...

falow

• 11 meses depois...
Postado
  • Membros

Olá, Gustavo.

Cara, seu relato é muito legal!

Estou arquitetando uma viagem ao Alaska para o final de maio de 2008, e seu relato me animou mais ainda!

Valeu.

• 8 meses depois...
Postado
  • Membros

Oi Gustavo!

Vi seu blog sobre o Alaska, muito lindo. Estou indo trabalhar lá em Dezembro e queria conversar melhor com você. Vc tem orkut? Aguardo resposta. Valeu

Postado
  • Autor
  • Membros

Oi Natalia, que bom que se interessou por este lugar sensacional!

Recentemente refiz meu perfil no orkut. Pode me procurar pelo nome: Gustavo Prouvot Ortiz

Até mais

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.