Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Depois de ver o clipe da música "Liberdade pra dentro da cabeça - Natiruts" virou um objetivo, conhecer aquele cenário que nunca tinha visto na vida.

Após pesquisar descobri que se tratava da Chapada dos Veadeiros, talvez a menos popular do Brasil devido ao seu acesso e cultura bem roots mesmo. A chapada fica em diversas cidades, as mais conhecidas são Alto Paraiso de Goias e Cavalcante.

Alto paraiso fica a 242km de Brasília, não fiquei muito la.. me hospedei na vila de Sao Jorge que fica uns 40min de distancia e é onde mais fica cheio pois é a sede do Parque Nacional da Chapada e tambem onde se rola mais vida noturna, com bares, lanchonetes, pizzarias…

Nessa viagem foi praticamente obrigatório o aluguel de carro, pois todos relatos diziam que ônibus não existiam ou era uma frequência decidida pelas empresas, não achei nada concreto de passagem entre Brasília e as cidades da chapada, e, como iria ficar poucos dias não poderia fazer como diversas pessoas fazem, o uso da carona pra chegar nos destinos. Até então iria sozinho pois como muita gente não tenho pessoas do meu convivio que topem esse tipo de saída da zona de conforto, seja pela parte financeira ou pelo puro comodismo de sempre ir pros mesmos lugares nas suas férias, então entrei em grupos de viagem no whatsapp, postei meu roteiro aqui no site em diversos posts e apareceram duas bençãos(ou não) na minha vida, Dani e Natália…

Dani morava numa cidade que ficava a 1h de distancia da minha então trocamos ideia e marcamos de nos conhecer antes da trip pra já ir se familiarizando.. já a natalia morava no Mato Grosso, mas por incrivel que pareça foi a que mais tive afinidade tanto antes, durante e dps da trip, conversamos até hoje super gente boa.

Chegou o dia da viagem, já tinhamos depositado metade da reserva na casa que ficamos na Vila de São Jorge, CASA DA PRI GAIA, tem uma pagina no face muita gente boa, é a casa dela mesma que mora com o filho e aluga quartos e também a area da frente para quem estiver com barracas, otima localização e valor ok, cozinha pra usar, enfim simples e interativo, a cara da chapada.

Chegamos em guarulhos, eu e dani saimos juntos mesmo voo e iriamos encontrar a nat la em BSB (aeroporto de brasilia), tudo certo check in e bora 1h30 de viagem… chegamos por volta das 13h a nat só chegaria as 15h então encontramos um restaurante com chopp num preço pagavel dentro do aeroporto mesmo pra passar o tempo….

Natalia chegou nos comprimentamos até que enfim nos conhecemos pessoalmente após uns 3 meses apenas de whatsapp… já logo fomos alugar o carro, deixamos pra ultima hora porque realmente não faz muita ou nenhuma diferença alugar com tanta antecedencia… chegamos nos guiches das lojas preços exorbitantes do que tinhamos visto na internet, resolvemos reservar na net e pegar no mesmo guiche (loucura), pegamos um sandero da operadora ALAMO que é parceira da UNIDAS mas que só faz venda online (mesma empresa só que online blablabla muito mais barato) reservamos no celular já mostramos pra mesma mulher que fez a cotação num valor de sei la 300R$ mais caro 10min atrás e bora lá….

Viajar trás varias coisas boas e novas pra nossa vida, experiencias, visuais, sensações… tu já perdeu a fé na humanidade? Faça uma trip e em algum momento vai ver que você deve ser melhor e se espelhar nas pessoas que encontram no caminho…. Chegamos locadora do carro, documentos necessários CNH, e cartão de crédito no nome da dona da CNH que irá alugar o carro para passar R$700,00 como garantia para o aluguel, valor seria extornado caso nada de errado aconteça com o carro, Natália não tem CNH, eu e dani sem cartão de crédito no nosso nome….. e empresa sem 1% de boa vontade, normas da firma… PQP não podia deixar em dinheiro tinha obrigatoriamente que ser no cartão…. Eu a milhas e milhas de casa, ngm conhecia ngm ngm ngm na cidade a não ser o presidente da republica. FODEU.

No roteiro no fim da viagem passariamos uma noite em brasilia, usando o COUCHSURFING (aplicativo para ficar gratuitamente em casa de locais na cidade, já usei em brasilia e curitiba conheci muita gente legal, economizei uma grana, conheci a cidade pelos olhos de locais, app fodaaaaaaaa) então único conhecido era um cara que nunca vi mais gordo, mas tinha conversado por whats vi as redes sociais que não parecia um serial killer e aceitou nos hospedar por uma noite daqui 7 dias….. era minha única opção ou abortar a trip, arriscar carona e perder passeios programados, talvez o voô… liguei para o tal cara que esqueci o nome poxa já fazem 9 meses sorry kkkkkkkk contei todo o blablabla e a pergunta final VOCE PODE VIR AQUI E PASSAR R$700 NO CARTAO DE CRÉDITO PRA GENTE? ( o cara nunca me viu na vida, não trocamos mais do que 50msgs no whats) resposta : SEM PROBLEMAS NENHUM, ONDE VOCE TA?

Pqp só podia ser brincadeira adrenalina foi a mil, quem é esse maluco que armou a gente assim a troco de nada e risco de perder dinheiro que não era pouco para fazer uma boa açao para uns lerdos que eram inexperientes em viagens pra longe… mandei localização, disse que em 30min chegaria…..

16h e nada já havia se passado 30min mas não iria acelerar o cara né… 17h 18h.. pqp o cara só falou e nada mentiu pra despachar a gente da encrenca e sumiu no mundo… liguei “CARA TA UM TRANSITO DA PORRA MAS EU TO CHEGANDO RELAXA” relaxar? Umas 3h sem comer, no estacionamento de uma locadora de veiculos incerteza da por** um puta calor do cerrado “OK, SEM PROBLEMAS VICTOR” (lembrei o nome)…. Umas 19h30 chega um JEEP, escrito CONHEÇA TESOURO – MT e desce o cara da foto do whats salvação pqp obrigado victor.

foi la fez o aluguel no seu nome passou cartao, colocou a dani como segunda motorista trocamos algumas ideias mas como iriamos (ou achavamos que iriamos) pra chapada ainda nesse dia nos despedimos e fomos sentido Goias….

Jogamos o trajeto no google maps e nele havia um shopping, resolvemos ir la pra comer e comprar comida e bebidas pra levar na chapada…. Isso já 20h… comemos um Mac donalds merecido compramos kit sobrevivencia, pao puma miojo cerveja pra levar pra trip mas quando chegamos no carro bateu a bad.. iriamos direto pra cavalcante que fica a 310km, quase 4h de viagem já havia lido que a estrada não era muito movimentada e não era muito viavel viajar a noite, tentamos entrar em contato com victor mas ele é um cara muito desapegado do celular respondia as msgs no whats sem uma logica as vezes na hora ou após sei la 4h, realmente demos sorte dele atender quando precisavamos REAL na hora do carro, ligamos anoite ele não atendeu mas como já tinha feito um baita quebra galho resolvemos não insistir mais e procuramos um hostel….

Achamos um perto hostel 7 se não me engano 50R$ quarto compartilhado, achamos rapido no maps, fica numa regiao não muito boa em Brasília meio que um povo estranho pra rua, policia, muitos moradores de rua mas ok tamo aqui né, estacionamos o carro na frente, fizemos check in e tal… tomei um banho, era dia de CORINTHIANS x PALMEIRAS e tinha um bar do lado do lado do lado colado com o hostel, BAR DA COPA, jamais vou esquecer copa tinha sido 3anos atras, bar todo decorado amarelo e verde, o dono sentava pra beber com os clientes ia pedir uma breja no caixa o cara tá la fora sentado numa mesa conversando kkkkk figura demais, espero tomar uma breja la novamente, Corinthians como sempre ganhou 2x0 fui dormir contente outro dia café as 7h (ou não) e partiu chapada dos veadeiros….

• Membros
Postado

2º DIA

Ja tinha ficado em hostel apenas 2x na vida e sempre no mesmo, em São Bento do Sapucai no carnaval.. sempre tranquilo dormia com mais pessoas no quarto, na paz… em BSB acordei 05h da manha um cara roncando pelo amor de Jah, simplesmente TODAS pessoas levantaram deviam ter umas 9 tirando o dito cujo, levantei não acreditava que tinha dormido apenas 5h, café seria apenas as 07h, mas já tinha perdido o sono, chamei as meninas e fomos embora, traumatizante mas vamos embora… pegamos a estrada depois de 1h mais ou menos entramos em goias… asfalto sempre bom porém uma faixa pra ir outra pra voltar praticamento o percurso todo, estrada estava com movimento bem menor do q de costume do sudeste mas sempre tem os apressados querendo ultrapassar em lugar proibido então fique atento, visual MARAVILHOSO coisas que jamais iria imaginar aqueles planaltos sem fim, vegetação do cerrado, muito foda centro oeste é bom demais…

as estradas são monotonas cidades BEM distantes uma das outras, não arrisque a gasolina deixe o tanque sempre cheio.. e causa um sono tanto que dirigi umas 2h30 não aguentei troquei de volante com a dani e capotei… depois de uma viagem cansativa ainda mais pela noite mal dormida chegamos em cavalcante e fomos direto procurar a cachu mais famosa da chapada SANTA BARBARA, chegamos no centro de turismo da cidade super humilde pegamos uma guia e fomos, menina super doce 20anos, só foi a brasilia por questões médicas NUNCA NUNCA foi num shopping na vida, cara a realidade tá do nosso lado, o mundo é muito diferente da vida de cada um, fechamos por um valor x não me lembro mas não deu mais que 40R$ cada e ela ficaria conosco o dia todo iriamos em 2 cachoeiras, a já citada e a CAPIVARA, ambas precisam passar pelo quilombo que novamente não lembro nome.. la se paga a taxa de R$20 posso estar enganado, mas quase isso….

Pra chegar em santa barbara é punk… vai de caminhão e depois novamente paga R$10 pra fazer trajeto numa 4x4 JAMAIS arrisque ir de carro próprio, até tinha um povo doido la mas juro, me julgo um bom motorista, e não sei como chegaram la, não sei como a 4x4 chegou la, são uns buracos imaginaveis….

Eles deixam a gente numa entrada e após uns 3km de trilha chega no complexo de cachus… cor da agua é realmente diferente, santa barbara é um pouco menor que as imagens das fotos da net mas vale a pena já que tu está na chapada, fizemos um lanche com bolachas da vida 1h dps fomos pra capivara….

A cachoeira da capivara realmente me impressionou, não pela cachu em si mas uma puta vista caraca, escrevi até uma música olhando o horizonte você em cima de umas montanhas olhando imensidão da chapada cara que vibe….

Acabamos ficando mais tempo na capivara que na santa barbara porque também estava mais tranquila em relacao ao numero de pessoas.. dps fomos embora mas isso já era umas 16h da tarde pois o deslocamento entre as cachus e o centro da cidade é bem grande….

Deixamos nossa guia la putz muito gente boa de bem com a vida timida bem simples mesmo que ela esteja super bem e feliz na vida dela nesse momento e até breve =) colocamos o pé na estrada e agora rumo a vila de são jorge achar nosso lar….

Estavamos quase chegando e já estava escurecendo por do sol lindo sem nada em volta pra atrapalhar sol parecia que quanto mais baixava mais queria dar luz, realmente um show até atrapalhava pra dirigir de tanto claridade laranja linda, quando a noite chegou estrelas radiantes como nunca vi nem no interior aqui de SP… e realmente uma vibração diferente no ar, a chapada fica sobre uma imensa placa de cristal quartzo e realmente influenciou minha chegada foi meio impactante senti os efeitos da natureza hahahaha enfim me recompus e após muito perguntar achamos nossa casa, nos acomodamos tomamos banho e fomos procurar uma cerveja geladaaaa

vou deixar meu insta, la tem algumas fotos e tbm podem tirar duvidas @pcs.salgado

• 3 semanas depois...
  • Membros
Postado

3° DIA

A noite na vila de sao jorge é bem movimentada, poucas mas boas opções para todos os gostos, pizzarias, bares, uns mais roots, outros chiques, enfim.... e o povo de brasilia bate carteira la FDS entao foi bem legal, fomos num bar bem no fim da rua principal rolando um reggae e litrão a preoço justo 9$ se nao me engano... nao voltamos muito tarde pra casa.

no dia seguinte acordamos nao muito cedo acho que umas 9h e fomos fazer a trilha do mirante da janela, tudo é facil de achar só ir perguntando... fomos de carro até la, a trilha do mirante fica fora do Parque nacional...nunca fui de fazer trilhas aqui em SP mas deu pra me virar bem até me surpreendi com o condicionamento, não é nada de outro mundo porém é algo diferente das pequenas trilhas que ja tinha feito... senao me engano sao 12km ida e volta... após uns 40min de caminhada voce passa por uma casa que fica um senhor responsavel pelo controle de visitantes, tudo simples talvez nao tenha nem energia na casa, rola um café preto e agua pra tomar.. tu acerta os 15R$ de taxa , deixa seu dados e vai na fé..... nao fiz com guia e também nao acho necessario, tem umas setas indicando a trilha.. apenas ao final que ficamos um pouco confusos e talvez se nao fosse as pessoas que ja estavam no mirante pra nos guiar pela voz iriamos ralar pra achar o lugar exato pra se obter a vista maravilhosa.... no meio da trilha rola uma cachu mas ela é sazonal só tem agua em certa época do ano e quando fomos em julho estava seca....

umas 16h no máximo ja tinhamos terminado e fomos pra casa, tomamos um banho comemos e descansamos o resto do dia.. e anoite novamente curtir um reggae no centro com o pessoal que tbm estava no nosso "hostel"

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...