Ir para conteúdo

Santiago | San Pedro de Atacama | Salar de Uyuni (com fotos) | Julho 2010


Posts Recomendados

  • Membros

Gustavo, muito maneiro o relato. Parabéns, porque estamos ajudando outros mochileiros, além de ser divertido mostrar aos amigos. Também fiz um relato: santiago-san-pedro-de-atacama-uyuni-13-dias-t46198.html Não sei muito bem porque mas as fotos ficaram pesadas, não consegui reduzir. Enfim. Um abraço, Edimar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 41
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros
Oi emargotto, tudo bem?

Primeiramente, parabéns pelo relato e pelas fotos, ficaram brilhantes!!! Heheheheh me senti viajando novamente pelo Atacama, especialmente porque parece que fizemos tours bem parecidos em datas semelhantes. Percebi que suas fotos ficaram bem pesadas, pra quem não tem mega-velocidade dificulta um pouco, mas o importante é o relato em si (eu reduzi as fotos antes pra depois upá-las.

 

Se me permite, gostaria de fazer uns comentários:

 

1) Enquanto pegávamos a fila pra fazer o processo de imigração na Bolívia, também escutamos algum ou outro comentando sobre o fato de ter que pagar propina (no sentido brasileiro do termo) pros bolivianos. Depois disso, enquanto tomávamos café da manhã para seguir viagem, percebi uma coisa: aquilo que cobram de alguns gringos, não é propina. A verdade é que os americanos e pessoas de alguma outra nacionalidade (que agora não me recordo) têm que pagar uma taxa de imigração que, salvo engano, importa em "cento e alguns dólares". Mas não é propina, nem nada ilegal, é lei boliviana mesmo. Na hora que eu ouvi umas gringas comentando que pagaram, confesso que fiquei achando um absurdo aquela cobrança, injusta e tudo mais. Até pensei - confesso: de maneira discriminatória - que aquilo só podia ser coisa um país pobre, de gente atrasada, etc. Poucos minutos depois, fazendo uma análise pensei: "poxa! a gente paga caríssimo pra tentar tirar um visto pros Estados Unidos, sem saber se concederão ou negarão o visto, e a gente nem pensa que é discriminação, reconhecemos tal cobrança como mero exercício da soberania do Estado, porque eu teria que pensar que a cobrança implementada pela Bolívia é discriminatória?". Não sei se você concorda comigo nesse ponto. Mas a verdade é que brasileiro não paga pra entrar na Bolívia, portanto, se nossos hermanos sul americanos te cobrarem alguma, coloca a batata quente na mão do guia do seu carro e não desca do carro em hipótese alguma. ::tchann:: Outra coisa: ainda nesse papo de soberania nacional, eu acredito que uma carteirada na Bolívia não funcionaria não, pela forma que as pessoas lá pensam. Como diz o ditado "cada um pensa como pode" e acho que você percebeu no transcurso da viagem à Uyuni, que lidamos com bolivianos com pouca instrução, então ali, faria pouca diferença se eu fosse um bicho grilo qualquer zapeando pela Bolivia ou advogado (no meu caso), ou assessor de gabinete do TJ (no seu caso) ou tivesse qualquer outra profissão que demandasse um pouco mais de conhecimento científico de alguma área. A diferença é que seríamos mais diligentes caso percebêssemos ataques contra nossa dignidade (mas ainda assim, não sei se seríamos persuasivos a tal ponto de conseguir mudar a cabeça dura das pessoas). Exemplo? Na volta de Uyuni pra SPAtacama, no abrigo da Laguna Colorada, pedi UMA MÍSERA massa de panqueca pra cozinheira, a qual se negou a me dar, falando que era do grupo. Cara era só a mulher botar uma concha de massa na frigideira (ela tava com a mao na massa, tinha suficiente pra todo mundo), mas ela se negou, fechou a cara e virou as costas e continuou cozinhando. E eu lá com a barriga roncando, ... ainda bem q eu tinha comida, mas queria algo quentinho pra comer...

 

[...]

 

Abraço.

 

Gustavo, é o que os operadores do direito internacional chamam de princípio da reciprocidade. Ou seja, se o boliviano paga para tirar visto para viajar pros EUA, os ianques precisam pagar -- o mesmo valor -- para ingressar na Bolívia. Nada mais justo, porque recíproco. O Brasil adotou esse modelo quando passou a fotografar os americanos no momento de ingresso no território brasileiro (lembra do piloto da American Airlines que "deu dedo" pro policial federal e acabou preso?). Mas o que eu me referia no relato é que alguns mochileiros do site relatavam que estavam cobrando 5 Bol dos brasileiros a título de "ajuda de custo". Por sorte não ocorreu conosco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Nossa!!!

 

Vcs não tem noçao o quanto esse site ajudou !!!

 

Principalmente qdo se viaja só, que os custos e riscos são bem maoires!!!!!!

 

Tou acertando p ir p Santiago, Mendoza, S P. Atacama e Uyuni agora em setembro!!!

 

Acho q deve ser um pouco menos frio!!!

 

 

Fiz uma trip p Patagonia Chilena e Argentina, Buenos Aires e Uruguay em dez/09!!!

 

 

Passei por mts perrengues, mas frio nem tanto pq era veRão!!!

 

 

Acho q vou fazer um relato aqui para ajudar tb!!!

 

 

Em Santiago devo ficar no bairro da bella vista?

 

da p andare legal lá, sem mt estressE?!

 

pois nao vou p Bolivia por receio,ja q vou sozinha!

 

vale a pena ir p concha y Toro?

 

tb vou p Mendonza!!! alguem tem dicas legais?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

janine freitas,

nao conheço mendoza, nem concha y toro,

ir pra bolivia sozinha não tem nada de mais, pelo que vi (pelo menos uyuni) pois tem gente do mundo todo viajando por lá, mtos turistas, é só ficar esperta.. talvez santiago seja bem mais perigoso do que o interior da bolivia... o metro de santiago por exemplo, cheio de gente mão leve roubando cameras, mochilas, carteiras... sério mesmo!!

sim recomendo voce fica em bella vista ou recoleta, onde tem pubs, bares, ou entao no centrao mesmo, que também é legal.

 

BetoGomes, DEFINITIVAMENTE: não precisa reservar hostel com antecedencia em San Pedro. Vai por mim!!! Nessa época q vc vai, não precisa mesmo! lá tem lugar DEMAAAAIS pra vc se hospedar, tem pra todo tipo de bolso.. é sair andando e perguntando, pedindo pra ver acomodação, pechinchando no preço, etc. e boa sorte cara!

 

Peguem o guia com a Lú que ajuda mesmo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Pô! JUSTIÇA SEJA FEITA!!!

Gabriella Talamo ME AJUDOU SUPER SUPER SUPER antes da minha ida ao Atacama.

Desculpa não ter colocado isso no final do relato. Vou até editar, e reconheço a mancada!

Valeu Gabi, bjus!!! Obrigado pelo elogio!!!

 

Para com isso Gustavo!! hahahaha, eu agradeço os elogios, mas não faço isso para receber notas de agradecimento em todos os relatos!!! Eu ajudo pq sei o quanto é importante isso na preparação da trip!!! E eu tbm sou muito ajudada pelo site! é uma forma de retribuir!

 

Beijos, e parabéns pelo belo relato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...