Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

MÉXICO (SET/OUT - 2017) - Histórias, fotos, gastos... e terremotos

Postado
  • Membros

Salve galera mochileira, estou aqui mais uma vez pra compartilhar com vocês outra viagem minha, dessa vez o destino foi o México, a viagem foi entre 17/09/17 e 11/10/17. Por conta da minha vida corrida não tive tempo de fazer o relato antes, então conforme for escrevendo vou postando aqui.

Antes de começar o relato, eu vou colocar algumas informações básicas como hospedagens, alimentação, transporte e afins, assim quem tiver interessado apenas nisso não precisa depois perder tempo lendo todo o relato.

ROTEIRO

O roteiro final acabou sendo o seguinte:

São Paulo - Panamá / Panamá - Cidade do México

Cidade do México - 5 dias;

Oaxaca de Juarez: 2 dias;

San Cristobal de Las Casas: 3 dias;

Valladolid: 2 dias;

Tulum: 2 dias;

Playa del Carmem: 3 dias;

Cancún: 5 dias;

Cidade do México: 1 dia.

Cidade do México - Panamá / Panamá - São Paulo

PASSAGENS AÉREAS

As passagens aéreas, após muita pesquisa, comprei pela Copa Airlines (direto no site deles), tanto a ida quanto a volta tinha conexão no Panamá, saiu R$ 1440,00 parcelados em 5 vezes.

ALIMENTAÇÃO

Na Cidade do México comi muito na rua, a variedade de carrinhos e barraquinhas de tacos e outras coisas é enorme, e é bem barato, uma porção com 5 tacos variava entre 35 e 45 tacos, comer em restaurante também é de boa, procurem os que tem “comida rápida”, o preço médio é entre 50 e 65 pesos, dá pra comer bem.

Com relação à pimenta não precisem se preocupar, pois na maioria das vezes ela vem separada da comida pra você colocar, e quando vem junto eles avisam que “pica”, portanto quem não gosta pode ficar tranquilo. Claro que às vezes rola umas “pegadinhas” :oops::oops:, mas dá pra sobrevivier (se tiver dúvida, pergunte antes e cuidado com o “pica poco”, é tipo um russo falando que faz pouco frio na Rússia).

Existem muitas coisas gostosas pra se comer no México, aconselho experimentar tudo, vou colocar abaixo algumas informações de comidas que podem encontrar por lá, algumas provei outras não por esquecimento (tipo, depois vou provar isso, e acabava esquecendo).

Torta de pastor: ao contrário do que o nome sugere, é um sanduíche feito com uma carne que lembra o nosso churrasco grego, é bem gostoso e tem no país todo. (PROVEI)

Conchinita Pibil: é um prato feito com carne de porco encontrado no estado de Yucatán. (NÃO PROVEI)

Gorditas: é um tipo de salgado recheado com queijo ou carne, a massa dela é a mesma da tortilha. (NÃO PROVEI)

Mole: mole é um tipo de molho encontrado facilmente no México, existem vários tipos, o mais popular é o mole poblano, ele é feito com chocolate e pimenta, inclusive existe uma receita de frango, o chamado “pollo ao mole poblano”, por incrível que pareça é bem gostoso (e eu não curto essa paradas agridoces). Pra se ter uma ideia, a guacamole é um tipo de mole. (PROVEI)

Chamoy: é um tipo de molho ou condimento, sei lá, muito comum no México, se usa em doces, sucos, e até existe uma versão da famosa michelada feito com chamoy. Tem também um tipo de raspadinha chamada chamoyada, muito popular por lá. (PROVEI)

Esquites: é o milho cozido misturado com queijo, sal, pó de chile (pimenta) e suco de limão, é servido num copo. (NÃO PROVEI)

Elotes: é uma espiga de milho grelhada coberta com maionese ou manteiga, leva pimenta em pó e queijo em cima. (NÃO PROVEI)

Marquesita: não confundam com a Bruna (ba – dá- tum), é um doce que existe na região de Yucatán , é uma espécie de crepe enrolado em canudo com recheio, que você pode escolher, é muito bom, recomendo o de Nutella com queijo bola (um tipo de queijo comum por lá). (PROVEI)

Água: se você não curte água com gás (como eu), essa dica é importante, no México, quando for comprar água, olhe o rótulo e veja se é mineral ou purificada, a mineral é a com gás e a purificada é a normal. Por não saber, tive que beber 2l de água com gás.

Água de jamaica: água é normalmente como chamam os sucos por lá (tem também os licuados, mas não entendi bem a diferença, e só tomei as águas), e um dos mais populares é a água de jamaica, que nada mais é um tipo de hibisco encontrado facilmente no México, tem uma coloração roxa. Existem várias bebidas feitas com jamaica, desde sucos, vinhos e até refrigerante. (PROVEI, tanto as águas quanto o vinho de jamaica)

Refresco: é como chamam refrigerante no México, diferente dos outros países onde é gaseosa.

Horchata: é uma bebida feita com arroz e amêndoas, não é alcoólico. (NÃO PROVEI)

No México é muito comum uns mercadinhos que lembram muito as nossas lojas de conveniência de postos de gasolina e tem várias redes, as mais populares são a Oxxo (que existe também na Colômbia) e a Seven Eleven, dá pra comprar algumas coisas básicas, mas são bem mais caras que um mercado convencional, elas quebram apenas o galho quando não tiver mercado por perto. Sugiro o cachorro-quente do Oxxo, chamado Vikingo, rola uma promoção 3 vezes por semana (um dos dias é sábado) que são 2 por 30 pesos mais um refrigerante de 600 ml.

SEGURANÇA

Particularmente não tive problemas com segurança no México. Na Cidade do México, pelo menos na região central era uma média de uns 5 policiais por esquina, sem exagero (em algumas tinha menos e em outras mais), nas cidades do interior também caminhava de noite numa boa. Claro que furtos e roubos existem, basta tomar os mesmos cuidados que você tomaria se estivesse em uma grande metrópole aqui que nada acontecerá por lá.

TRANSPORTE

Na Cidade do México dá pra se deslocar de metrô, Metrobus, trem ligeiro, além de táxi e UBER. O metrô tem 9 linhas que ligam a vários pontos da cidade, o Metrobus é uma espécie de ônibus com corredor próprio e tem uma cara de metrô, pra quem já foi a Bogotá, na Colômbia, lembra muito o Transmilênio. UBER e táxi não cheguei a usar mas dizem funcionar bem e ser barato.

Nas cidades do interior não usei transporte público porque as cidades costumam ser pequenas e dá pra fazer tudo a pé, em Oaxaca usei micro-ônibus para ir até Monte Albán, em San Cristobal usei van para ir e voltar de San Juan Chamula e em Valladolid usei van e ônibus pra ir e voltar de Chichen Itzá.

Os deslocamentos entre cidades são feitos pela empresa ADO (lê-se “a-dê-ó”), que é a empresa que monopoliza o transporte no México, existem outras companhias como OCC, ADO Platinum, ADO Gl, AV, entre outras que pertencem a rede ADO. Todos que peguei, mesmo os mais baratos (sim, existe variedade de preços) eram confortáveis, alguns tem até carregador de celular. Recomendo baixar o aplicativo da empresa, inclusive se comprar antecipado (tanto pela Internet quanto pessoalmente no guichê), em alguns casos sai mais barato que comprar no dia. Eles cobram uma taxa de 9 pesos junto com a passagem.

Também existem transportes mais baratos, como vans (pelo menos no litoral tinha e eram mais baratos que os ADO's), mas não cheguei a testar nenhum.

HOSPEDAGEM

Eu fiquei nos seguintes hostels:

Cidade do México: México City Hostel, localizado próximo ao Zócalo (principal praça da cidade), bem no Centro Histórico, próximo da estação Zócalo do metrô. É um prédio onde os quartos ficam no 3º e 4º pisos, a cozinha e o refeitório no 2º piso e no térreo fica a recepção, onde vendem algumas bebidas como cerveja, água e refrigerante e também adaptadores de tomada. Tem café da manhã incluído, aliás, um dos melhores que tive, é bem sortido, tem suco, café, água quente e sachês de chá, iogurte, frutas cortadas (melancia e melão), cereal, e mais alguma comida feita no dia, tipo ovos mexidos, tacos no molho (é bem apimentado, pra quem não curte, fica a dica). A cozinha é grande, tem WI-Fi (nos quartos pega meio fraco) e tem lockers individuais nos quartos. Os banheiros são separados: os chuveiros ficam em um e os sanitários ficam em outro, e os masculinos ficam no 3º piso e os femininos no 4º.

Oaxaca: Iguana Hostel, fica bem no centro, é uma casa comum, meio velha por fora e não tem identificação, mas por dentro é bem legal, assim que passa a recepção tem um espaço bem grande com almofadas no chão, umas redes e mesinhas, a cozinha é bem grande e talvez uma das mais equipadas que já vi, os quartos são bem espaçosos e nas camas tem tomadas e uma luminaria individual em cada cama, o banheiro tem lugar dentro do box pra colocar roupa, toalha, itens de banho. Tem também uma churrasqueira e uma área que fica na parte de trás, subindo uma escadaria. Não possui café da manhã mas você usar a cozinha pra fazer o seu.

San Cristobal de las Casas: também fiquei no Iguana Hostel (é da mesma rede do de Oaxaca), são duas casas que ficam separadas por uma enorme praça, em uma ficam alguns quartos e a cozinha, que fica na parte de cima. Na outra casa fica a outra parte do hostel, onde tem mais quartos e um bar (que só funciona aos finais de semana), não sei se tem cozinha lá também. No café da manhã você ganha uma espécie de panqueca doce bem gostosa e dá pra usar a cozinha pra fazer algo. É bem localizado (até porque a cidade é pequena então tudo acaba sendo meio perto).

Valladolid: Tunich Naj Hostel, vi muita gente recomendando e resolvi apostar, é uma casa bem grande, o quarto coletivo fica ao lado da recepção, é bem grande, os banheiros ficam nos fundos (tem saída pelo quarto), a cozinha também é externa, fica bem localizado (mesmo caso de San Cristobal). No primeiro dia você ganha um café da manhã de cortesia. O dono e os funcionários são muito simpáticos.

Tulum: Nativus Hostel, é um grande casarão com uma cozinha não muito grande, uma enorme sala, os quartos ficam no andar de cima e tem ar condicionado. Tem um único banheiro interno e os outros ficam do lado de fora, próximos da piscina, tem café da manhã incluso, com pão de forma (tem uma torradeira se quiser usar), manteiga, geleía, cereal, café e água quante para fazer chá. O único problema é que se chover muito a rua enche (não chegou a alagar totalmente, mas na esquina tinha que desviar do pequeno lago que formou). Localização também é boa, próximo do terminal e de mercados.

Playa del Carmem: Enjoy Playa Hostel, fica há uma duas quadras da 5ª Avenida (a principal da cidade), é por andares: a recepção, a cozinha (que é bem apertada) e o bar ficam no térreo, os quartos e os banheiros no andar de cima e tem um terraço com refeitório e redes. O café da manhã é simples mas bom: café, chá, frutas, pão com manteiga ou geleía e cereal. O staff é ótimo e a localição boa, perto de tudo, inclusive se caminhar umas ruas pra trás tem um Wallmart gigantesco.

Cancún: Mermaid Hostel, fica no centro da cidade, tem um grande mercado próximo e andando um pouco tem um enorme Wallmart. Também não é muito longe da rodoviária, e andando duas quadras tem o ponto onde pega os ônibus que vão para a praia. O hostel tem uma enorme sala, a cozinha é razoável, no café da manhã eles disponibilizam os ingredientes para cada um fazer o seu (pão de forma, café solúvel, chá, leite, cereal manteiga, geléia, ovos, alguns temperos, tem chaleira, torradeira). Os quartos têm ar-condicionado e banheiro interno, tem uma área externa com redes.

No geral, não tenho nada a reclamar de nenhuma hospedagem do México, mas sempre pesquiso bastante e usei o Booking para fechar todas as reservas, além de pegar umas ofertas ainda tenho pontos que me dão mais vantagens em futuras reservas.

LEMBRANCINHAS

Melhor lugar pra comprar lembrancinhas é na Cidade do México, os preços são melhores, recomendo os mercados La Ciudadela e San Juan (San Juan tem dois, o normal e o de lembrancinhas, esse fica na Ayuntamiento, em frente a bodega La Europea). No restante do país também é possível encontrar bastante coisas, mas os preços em geral são mais altos (se pesquisar direito talvez até ache algo mais em conta).

Em relação a bebidas, se for comprar mezcal, compre em Oaxaca, é mais barato e tem mais variedades, recomendo também o vinho de jamaica em San Cristobal de Las Casas, muito bom e só vi por lá. Tequila é fácil comprar em qualquer lugar, mas recomendo olhar o Wallmart, o Soriana e a rede La Europea, há marcas boas com variedades de preços (às vezes uma marca é mais barato em um lugar e mais caro em outro). Segundo me recomendaram, as marcas consideradas boas são 1800, Corralejo, Dom Julio, Herradura, e lembrem-se de olhar o rótulo, tem que estar escrito 100% agave, e fujam das “triple destilación”. Pelo menos foram as dicas que me deram por lá.

Segue abaixo uma planilha que elaborei com custos e roteiros que fiz pro lá.

Continua...

Planilha México_2017.xls

• Respostas 68
  • Visualizações 15.4k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• alexandresfcpg
    alexandresfcpg

1° DIA - 17/09 - Cidade do México   Embarquei em Guarulhos por volta de 1h10. O avião era bom, novo, tinha todo aquele aparato de telinha interativa, onde você pode ver filme, jogar, ouvir m

• alexandresfcpg
    alexandresfcpg

DIA 5 - 21/09 - Cidade do México Tomei meu café reforçado e sai em direção ao bosque na esperança dos museus já estarem reabertos (detalhe: o metrô ainda estava liberado de graça). Chegando lá,

• alexandresfcpg
    alexandresfcpg

2° DIA - 18/09 - Cidade do México Apesar do cansaço do dia anterior, até que acordei cedo, tomei o café da manhã (muito bom por sinal, tinha café, chá, suco, ovo mexido servido no prato, frutas,

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros
[mention=241094]alexandresfcpg[/mention] Ai sortudo,teve terremotona Indonésia. Kkkkk
Eu vi, aliás teve um monte de um mês pra cá, mas não vou pra Indonésia dessa vez, mas quem sabe um dia.
Postado
  • Membros
2 horas atrás, alexandresfcpg disse:

Valeu Enigma, obrigado por ter acompanhado!

Eu fui entre setembro e outubro, que é época de furacão no Caribe, quando cheguei lá tava rolando o Irma nos EUA, tinha acabado de ter um (acho que Jose) que zuou um pouco a região da costa oeste e tinha a ameaça de outro, mas que não rolou, fora o que relatei que quase azedou minha vida em Cancún.

Infelizmente nessa época é comum furacões no Caribe, não sei se o México sofre muito com isso, talvez o @michradu possa responder melhor, mas é bom se informar antes de ir principalmente na estação de furacões.

Abraço e qualquer dúvida berra aí que eu tô a disposição!

A época ideal para visitar essa região é entre novembro e maio, que não tem furacão, fora dessa época o risco sempre existe, mas por enquanto nos últimos anos não teve um furacão que tenha afetado essa região.

Postado
  • Membros

Estou pensando em ir no final de dezembro ficar no máximo  22 dias somente na cidade do mexico uns 3000 reais da para ficar de boa ?

Postado
  • Autor
  • Membros

Fala Rodrigo (creio que seu nome seja esse), tudo bem?

Cara, acho que dá tranquilo, pelo menos no estilo de viagem que faço dá de sobra, ainda mais que você não fará deslocamentos, eu fiquei 25 dias, com deslocamentos e até um aéreo gastei pouco mais que isso.

Postado
  • Membros
10 horas atrás, Rodpg1 disse:

Estou pensando em ir no final de dezembro ficar no máximo  22 dias somente na cidade do mexico uns 3000 reais da para ficar de boa ?

@alexandresfcpg e @Rodpg1, acho que com a cotação atual (1 real=4.6 pesos) seria uma quantia limitada para 22 dias. Isso seria $13.800, que divididos entre 22 dias é igual a $627 por dia. Essa quantia seria suficiente só se ficasse na cidade mesmo, mas eu recomendaria visitar ao menos algumas cidades nas redondezas, pois acho 22 dias muitos para visitar a CdMx.

Postado
  • Autor
  • Membros
1 hora atrás, michradu disse:

@alexandresfcpg e @Rodpg1, acho que com a cotação atual (1 real=4.6 pesos) seria uma quantia limitada para 22 dias. Isso seria $13.800, que divididos entre 22 dias é igual a $627 por dia. Essa quantia seria suficiente só se ficasse na cidade mesmo, mas eu recomendaria visitar ao menos algumas cidades nas redondezas, pois acho 22 dias muitos para visitar a CdMx.

É o que falei, vai depender do estilo de viagem do Rodrigo, eu por exemplo gastei, segundo a planilha que fiz, 518 pesos por dia com todos os gastos (não considerei o aéreo do Brasil), isso porque comprei tequila e um monte de coisas pra trazer. Agora, o que o @michradu disse é certo, 22 dias na Cidade do México é muito, o México tem muita coisa legal pra se ver, dá uma esticada até Oaxaca, por exemplo.

Postado
  • Membros

Fiquei quase o mesmo,26 dias,deu tempo para ir a Acapulco ,Morelia, Zihuatanejo,Queretaro e Guanajuato. Podia e queria ter ficado mais,porém tive que voltar devido a uma audiência marcada há tempos.

Em resumo,com mais de 20 dias nem eu,quem gosto de conhecer detalhadamente os lugares,fico apenas em 1 lugar,mas atenção, os onibus da autorias e da primeira Plus,que andam pela região, são ótimos,mas carissimos.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.