Ir para conteúdo

21 dias - Turquia, Azerbaijão, Rússia, Belarus, Ucrânia (Chernobyl), Romênia, Bulgária e Grécia - Roteiro, Preços, Fotos e Dicas


Posts Recomendados

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

@mikecerqueira Excelente relato. Uma pena não ter sido publicado antes de eu ter viajado :) 

Acabei de chegar de uma trip pela Romênia (Bucareste e interiores) e não tivemos a mesma percepção da cidade de Bucareste..rsrs Eu gostei muito. Mas o interior do país, com certeza, é muito mais interessante.

Vou me inspirar nessa sua rota para as próximas.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei featured this tópico
  • 1 mês depois...
  • 6 meses depois...
  • Membros
Em 27/05/2018 em 20:05, mikecerqueira disse:

 

 

Olá pessoal do Mochileiros.com. Sempre que viajo, consigo dicas valiosas por aqui. Por isso, gostaria de retribuir e contar um pouco do roteiro que fiz no ano passado no Velho Mundo.

Nesse post vou fazer um breve relato com os preços e as principais atrações de cada lugar. A vontade é postar várias fotos, mas não quero deixar o post mais gigante do que ele já está. Caso vocês queiram ver mais fotos ou entenderem mais a fundo os lugares que passei, vocês podem acessar o blog http://ontheroadwithmike.wordpress.com/. Também estou completamente a disposição para tirar qualquer dúvida!

Explicação do roteiro:

No ano passado, eu recebi um convite para participar de uma formatura em Moscou. Desde então, fiquei procurando passagens baratas. Eis que em um belo dia, encontrei um voo de ida e volta para Istambul por R$ 2300, pela Ethiopian. Não hesitei duas vezes, comprei e passei a organizar minha viagem a partir de lá.

São Paulo  - Istambul - Baku - Moscou - Kazan - Volgogrado - Moscou - Minsk - Kiev - Bucareste - Sofia - Atenas - Istambul

Datas

23 de junho e 13 de julho, sendo:

24 - 26 - Istambul / 26 - 27 - Baku / 27 - 29 - Moscow / 29 - Kazan30 - Volgogrado01 - Moscow  / 01 - 02 - Minsk02 - 05 - Kiev05 - 07 - Bucharest07 - 10 - Sofia10 - 12 - Atenas / 12 - 13 - Istambul

Principais custos

Transporte:

Voo GRU - IST - GRU: R$ 2300,00 (Ethiopian)

Voo Istambul - Moscow com escala de 20 horas em Baku - 92 dólares (Azerbaijan Airlines)

Trem - Moscow - Kazan - 2700 rublos (Russian Railways)

Voo - Kazan - Volgogrado - 5700 rublos (Aeroflot)

Voo - Volgogrado - Moscow - 3550 rublos (Pobeda)

Ônibus - Moscow - Minsk - 1500 rublos (Eurolines)

Voo - Minsk - Kiev - 74 euros (Belavia)

Voo - Kiev - Bucareste - 85 euros (Dniproavia)

Voo - Bucareste - Sofia - 60 euros (Tarom)

Voo - Sofia - Atenas  - 20 euros (Ryanair)

Voo - Atenas - Istambul - 71 euros (Aegean)

Vários desses custos podem ser menores, caso você vá de ônibus ou de BlaBlaCar os preços podem ser menores. Como estava com dias contados, preferi fazer a grande maioria do preços por avião.

Hospedagem: Couchsurfing - Com a exceção de Sofia e Atenas, onde não consegui Couchsurfing. Em Sofia paguei 15 euros por noite em Atenas 25.

Gastos Diários: 30 euros diários (Alimentação, passeios e transporte na cidade) - Consegui manter em todas cidades, com exceção de Atenas.

Vistos

Para entrar no Azerbaijão é necessário tirar visto. O processo é simples e feito pela internet. Há um custo de 20 dólares. Nos outros países, não é preciso visto.

Antes de viajar

O alfabeto cirílico é sempre uma excelente ajuda na para desbravar a Rússia e os países da antiga URSS. Aproveite a oportunidade para aprender.

Relato

Aeroporto de Addis Ababa

Post com mais detalhes: https://ontheroadwithmike.wordpress.com/2018/04/17/etopia-aeroporto-de-addis-abeba/

O Aeroporto de Addis Ababa é a porta de entrada para Etiópia e o principal hub da Ethiopian Airlines. Apesar dele estar sempre lotado e ser bastante confuso, é possível se organizar e esperar o voo com tranquilidade. Há espreguiçadeiras espalhadas pelo saguão e algumas opções de comida. O banheiro atrás da verificação de segurança da porta 14 também o mais limpo. Não hesiste de aproveitar as ótimas promoções da companhia.

Istambul

Post com mais detalhes: https://ontheroadwithmike.wordpress.com/2018/01/18/turquia-istambul/

Istambul é certamente uma das cidades mais mágicas do mundo. Encontrar a história em cada canto, viver uma cidade cosmopolita e provar uma culinária deliciosa. Fiquei quatro dias e não achei suficiente. Seguem os destaques:

dia  - No primeiro dia eu foquei no Complexo de Museus Arqueológicos, na Hagia Sophia e no Topkapi Palace. Eu estava com mala, então dei preferência aos lugares próximos.

8-blue-mosque.jpg?w=768

dia - No segundo dia eu fui conhecer a região da Sulamanye Mosque. É certamente a mais bonita da cidade. Perto de lá há cafés com vistas incríveis. Este era o dia do Ramadã e tive a oportunidade de jantar com amigos do Couchsurfing.

15-sulemanye-mosque.jpg?w=768

dia - Já no terceiro dia eu foquei no outro lado do rio. Conheci a região do Moda Park. Bairro cheio de cafés e lojas alternativas. Depois, através o rio e fui para a região do Dolmabahcce Palace. Incrível.

17-moda-park.jpg?w=768

dia - No último dia concentrei na região dos bazares. Eles são lindos. Mas caso você queira comprar algo, minha sugestão é que você aproveite as lojas que ficam do lado de fora.

20-grand-bazaar.jpg?w=768

Dicas:

O transporte na cidade é bastante simples. Estive durante o ramadã e os preços eram ainda menores. De toda forma, abuse da caminhada. Vale super a pena.

O ticket de museus é uma boa pedida. Caso você goste de museus, a economia é real. Você gasta o equivalente a 70 reais e consegue entrar em diversas atrações como o Complexo de Museus, Hagia Sophia e o Topkapi Palace.

É possível se alimentar bem a preços módicos. Onde tiver bastante turco, entre. Geralmente é uma ótima dica. Do lado de fora do Grand Bazaar tem locais ótimos.

Baku

Post com mais detalhes: https://ontheroadwithmike.wordpress.com/2018/01/19/azerbaijao-baku/

Baku foi uma parada devido a um stopover em direção a Moscou. E não tenho dúvidas de que foi uma excelente decisão. A cidade é belíssima e com excelentes opções. Fiquei apenas um dia, mas certamente adoraria ter ficado outro.

Organizei meu dia de forma a visitar as principais atrações da cidade. Há um Centro Antigo com um castelo secular, que combina com a nova fase do país. O resultado é uma cidade em crescimento, organizada e que está bastante focada em receber bem o turista. Seguem os destaques:

Heydar Aliyev Centre - É um centro multiuso projetado pela Zaha Hadid. Simplesmente incrível.

13-detalhe-baku.jpg

Dagustu Parque - Esse é um parque de origem soviética com vista para toda a cidade. Imperdível

9-baku.jpg?w=768

Como eu cheguei no meio da madrugada, achei melhor reservar um hostel. Fiquei no Coffee Inn e recomendo muito! Um dos melhores que já fiquei!

Moscou

Post com mais detalhes: https://ontheroadwithmike.wordpress.com/2018/01/20/russia-moscou-e-kazan/

Moscou é uma velha conhecida. Já tinha visitado a cidade em outra oportunidade. (Segue post aqui no Mochileiros) e resolvi retornar. Nesta vista foquei em lugares que não tinha ido da última vez. Seguem os destaques:

Museu do Cosmonauta - Museu voltado para crianças, mas a arquitetura exterior é impressionante. De lá dá para ir caminhando para o Worker and Kolkhoz Woman. Imperdível também.

7-museu-cosmonauta.jpg

Metrô - Na minha última visita eu não visitei várias estações. Quase perdi meu ônibus para Minsk dessa vez.

9-metrc3b4-de-moscou.jpg

Como participei da formatura da minha amiga, boa parte das atrações foi almoçar e jantar com a família e essas coisas a gente acaba não tirando foto ou compartilhando. De toda forma. ainda visitamos a Tetryakov Gallery, passeamos na Praça Vermelha, andamos pela universidade. Não dá para se cansar de Moscou.

Kazan

Post com mais detalhes: https://ontheroadwithmike.wordpress.com/2018/01/20/russia-moscou-e-kazan/

Kazan foi uma sugestão de uma amiga. A cidade tem bastante influência europeia e lembra em alguns momentos São Petersburgo. Há diversos lugares para visitar a e cidade é belíssima.

Seguem os destaques:

Bauman St - Uma das principais ruas da cidade concentra restaurantes, catedrais e leva para os principais locais da cidade. Dá para ir andando da estação de trem. De lá ainda dá para ir para o Kremlin (obrigatório).

20-bauman-st.jpg?w=252&h=252&crop=1

Park Pobedy - Pegando um tram, você chega ao Parque Pobedy, dedicado para a vitória russa na II Guerra. Lugar muito bonito e ótimo para relaxar.

23-park-pobedy.jpg?w=768

Dicas:

Caminhar pela margem do rio também é uma atividade incrível. Artistas, lojinhas e ótimas vistas para a cidade.

Volgogrado

Post com mais detalhes: https://ontheroadwithmike.wordpress.com/2018/01/23/russia-volgogrado/

Volgogrado foi certamente a minha cidade favorita. ‘Stalingrado’ respira história e a Segunda Guerra Mundial em todos os cantos. A cidade é cheia de monumentos e estátuas que lembram o horror da guerra. Certamente quero voltar para a cidade. Recomendadíssimo.

No roteiro, busquei conhecer os principais pontos da cidade. A dica é seguir o Tram da cidade e descer nas estações. Os highlights são o Museu da Guerra, a Lenin Square e o Motherland Monument. Emoção pura em todos lugares. A cidade ainda conta com restaurantes deliciosos e uma cidade ainda pouco explorada pelo turismo.

Motherland Monument

15-motherland.jpg?w=768

Lenin Square

11-lenin-square.jpg?w=768

Minsk

Post com mais detalhes: https://ontheroadwithmike.wordpress.com/2018/03/05/belarus-minsk/

A capital de Belarus é outra feliz surpresa na viagem. A parada foi originada devido a uma escala, uma vez que não há mais voos diretos entre Moscow e Kiev. Com isso, acabei ficando 1 dia completo na cidade.

Tive uma sorte incrível de me hospedar com hosts incríveis do Couchsurfing. A cidade ainda tem bastante símbolos soviéticos e os laços culturais com a Rússia são muito presentes. Não deixe de visitar a Biblioteca Nacional e o Museu da II Guerra.

National Library - Tem uma varanda ótima para observar a cidade

4-biblioteca-nacional.jpg?w=768

Museu da II Guerra 

15-museu-da-guerra.jpg?w=768

Kiev e Chernobyl

Post com mais detalhes: https://ontheroadwithmike.wordpress.com/2018/03/10/ucrania-kiev-e-chernobyl/

Kiev é uma cidade que eu já queria visitar há bastante tempo. Quando eu descobri que eu poderia juntar com Chernobyl, ficou mais legal ainda. A parte mais interessante de tudo, é que a Ucrânia é muito barata. Eu queria viver dentro de uma loja do Puzata Hata. Uma rede de restaurantes deliciosa e muito barata.

A cidade possui um complexo de igrejas incrível, um monumento da II Guerra que lembra muito o de Volgogrado e comida incrível (vou repetir várias vezes haha).

Por aproximadamente 100 dólares, você visita o complexo de Chernobyl. Achei o valor bastante justo. Fiquei impressionado com o local, uma vez que achei que ele estaria mais preservado. Mas a cidade foi completamente saqueada. De toda forma, é uma experiência e tanto. Recomendo!

Puzata Hata - Eles deveriam declarar Patrimônio Cultural da Ucrânia hahaha

22-o-melhor-restaurante-do-mundo.jpg?w=7

Usina de Chernobyl

31-reator-que-explodiu.jpg?w=1024&h=768&

Kreshchatky

10-kiev.jpg?w=768

Bucareste

Post com mais detalhes: https://ontheroadwithmike.wordpress.com/2018/03/24/romenia-bucareste/

Bucareste é outra grande vontade que tinha de conhecer. No entanto, devo reconhecer que me decepcionei um pouco. Talvez por uma experiência não tão legal no Couchsurfing, mas na realidade acredito que 3 dias na cidade foram muitos.

A cidade tem o segundo maior prédio administrativo do mundo (e isso é incrível), alguns parques e inclusive um Arco do Triunfo. No entanto, há muito tráfego e a cidade parece não ter uma identidade muito forte. De toda forma, conhecer é sempre incrível. Super recomendo almoçar no Kara CuBere. Maior cara de tourist trap, mas comida excelente e preço justo.

Parlamento

5-parlamento.jpg?w=768

Herestrau Park

24-arco-do-triunfo.jpg

Sofia

Post com mais detalhes: https://ontheroadwithmike.wordpress.com/2018/04/16/bulgaria-sofia/

Sofia foi uma grande surpresa da viagem. Na realidade, eu não estava esperando tanto após Bucareste. Mas descobri um cidade viva, com uma história incrível e uma comida sensacional.

A cidade tem grandes símbolos como a Alexander Nevsky Cathedral, mas também feirinhas, igrejas e um museu Soviético incrível. Uma das melhores experiências que tive na cidade foi um Walking Tour de comidas. Recomendadíssimo. Sofia vale muito a pena.

Palácio de Cultura

22-palc3a1cio-de-cultura.jpg?w=768

Alexander Nevsky

30-alexander.jpg

Tour de comida em frente a um restaurante Iraquiano

17-restaurante-iraquiano.jpg?w=768

Atenas

Post com mais detalhes: https://ontheroadwithmike.wordpress.com/2018/04/16/grecia-atenas/

Cidade conhecida por todos. Berço da cultura ocidental. Estava animadíssimo. Mas confesso, que também me decepcionou um pouco. A cidade é caríssima (meu budget foi pra Cochinchina) e não há tantas atrações para o tamanho da cidade.

De toda forma, conhecer a Acrópole e comer queijo feta no café da manhã é maravilhoso. Eu certamente quero voltar para a Grécia e explorar as ilhas, mas certamente tendo mais grana.

De toda forma, prepare o bolso e aproveite a beleza da cidade.

Acrópole:

10-acrc3b3pole.jpg

Aos amantes das Olimpíadas, a cidade é um must

12-estc3a1dio-olc3admpico.jpg?w=768
 

Espero ter ajudado e inspirado vocês! Estou à disposição para quaisquer dúvidas!

Abraços :)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
  • Membros

@cedusfarias Que incrível! Aproveite bastante! 

Eu não precisei fazer imigração em Belarus porque vim da Rússia de ônibus. Quando eu acordei em já estava em Minsk. Só na hora de ir embora que eles não encontraram o carimbo de entrada que eles acharam estranho. Fiquei uns quinze minutos esperando, mas foi tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...