Ir para conteúdo

Deserto de Atacama


gusta
Mensagem adicionada por Mochileiros.com

Tópico sobre o Deserto de Atacama no Chile
Poste aqui suas dúvidas, dicas, roteiros e qualquer pergunta relacionada com Deserto de Atacama

🏷️ Clique na tag Deserto de Atacama para encontrar todo o conteúdo relacionado ao destino.
🗂️ Confira também o tópico arquivo sobre o Deserto de Atacama clicando aqui

Posts Recomendados

  • Membros
Em 24/08/2018 em 00:12, amanda.borges1 disse:

Queridos colegas viajantes,

pelo que tenho acompanhado o cambio peso/real parece estar bem ruim, principalmente no Atacama.

Algum mochileiro que tenha estado recentemente por lá se recorda do valor que pagou? Sabem se está valendo mais a pena levar real ou dólar?

OBS: Não vou passar por Santiago, por isso não faço cambio lá. 

 

Obrigada =)

Estive em Janeiro, câmbio dólar - peso tava 1 - 600. Real não estava sendo possível trocar fácil em San Pedro.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@iFrazão Mesmo nessa moeda está bem ruim.

Se for para fazer câmbio assim,recomendo sacar do débito,paga IOF  sim,mas a cotação é melhor, pois é do Brasil.O peso também está valendo muito,o problema são os golpistas que tomaram o poder para por o Brasil no 5 mundo.

Eu já estou perdendo as esperanças de comprar euro,começou o ano a 4,quando fui a Espanha disparou e hoje  está quase 5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
14 horas atrás, D FABIANO disse:

@iFrazão Mesmo nessa moeda está bem ruim.

Se for para fazer câmbio assim,recomendo sacar do débito,paga IOF  sim,mas a cotação é melhor, pois é do Brasil.O peso também está valendo muito,o problema são os golpistas que tomaram o poder para por o Brasil no 5 mundo.

Eu já estou perdendo as esperanças de comprar euro,começou o ano a 4,quando fui a Espanha disparou e hoje  está quase 5.

Eu fiz o câmbio no dólar pq era dólares que tinha guardado de outra viagem, tinha comprado em um valor abaixo de R$3, então para mim compensou... 

Mas concordo, o câmbio não estava nada favorável, além do que o Atacama é um local caro sim. Sem muitos luxos gastei 350 dólares em 3 dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Se está falando de San Pedro, la é caro porque dá muito europeu,tanto para conhecer  como cientistas nos observatórios. 

Se fala de Calama e Antofagasta é aonde estão concentradas as Minas e indústrias chilenas, costumam ser mais caras,de tanto executivo que as frequenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

D Fabiano, fui ao Atacama, final de março e inicio de abril, foi muito bom, agora pretendo voltar com minha namorada e passar o ano novo em SPA e depois ir para o Uyuni e voltar para o SPA e fazer alguns passeios com ela. Pena que Piedra Rojas está fechado. Gostei de ir de bike nos vales de la muerte e Luna, passando por Pukara de quitor, garganta del diablo e pelo túnel e termina descendo pelo valle de la muerte.

Alguém teria tabela dos valores atualizada dos passeios para abaixo:

Uyuni 4D 3N

Geyser del Tatio

Tour Astronomico

TERMAS DE PURITAMA

Salar de Tara

Piedras Rojas (fechado ?)

Lembro de ter ido numas piscinas, com bastante concentração de sal, mas não lembro o nome.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros
Em 28/05/2018 em 02:00, gusta disse:

Ola pessoal!!!
Isso daqui é uma tentativa de fazer um guia completo sobre o Atacama, onde vou tentar detalhar tudo q da pra fazer e como fazer, segundo a experiencia de quem morou la por 6 meses e muito provavelmente vai voltar a viver la depois de setembro.

Primeiro de tudo como chegar?
Para quem esta sem meio de transporte propio:
1- Via aeroporto de Calama - Ha varias opçoes de transfer q custam em média 12.000 CLP ida e 20.000CLP ida e volta (por relatos q ouvi as melhores são Vivi tranfer e TransVIP)
2- Via Rodoviaria de Calama(ha mais de uma rodoviaria em calama, uam de cada empresa, coisa de loco) - Bus por entre 3.000 e 3.500
3- Via Tour pelo salar de Uyuni - O tour de 3 dias saindo da cidade de Uyuni na Bolivia custava cerca de 100USD.

Chegando em San Pedro
Clima De maio a Agosto faz um frio desgraçado.
De Setembro a Abril faz um frio razoalvel pela noite e pela manha, mas clima agradavel durante o dia.
A estaçao das chuvas é de entre fim da janeiro até começo de março e isso pode realmente estragar seu tour, esse ano os geyser del tatio ficaram inacessiveis por mais de uma semana, cuidado ao vir nessa epoca, vai muito da sorte
Mal de Altitude, vende se remedio pra isso nas farmacias, tb ha a famosa folha de coca pra fazer cha e uma erva local chamada chachacoma tb pra fazer cha q ajuda combater esse mal q os sintomas em geral é dor de cabeça, dificuldade pra respirar e vomitos!!!
San pedro esta ha 2.500m, nao é tao alto, mas mal de altura cada pessoa sente diferente.

Hospedagem
Não tem nenhum tipo de transporte publico em San Pedro, só taxi, então evite lugares muito afastado do centro. Onde é o Centro? Proximo da Igreja e da praça, evitar escolher lugares q fiquem a mais de 20 minutos de caminhada do centro.
San Pedro tem hospedagem desde hostel bem simples na casa de 6.000 a 10.000 pela diaria, até hoteis 5 estrelas q custam centenas de dolares uma noite.
De hostel q ouvi falar bem por turistas Pangea, o mais famoso dos hostel de San Pedro. Tatais, lascar, Atacama roots e Matty. Outro interessante é o Aji verde, tem uma boa area outside com arvores.
Campings, tem muitos pela cidade q cobram um pouco mais barato q hostel e tb se pode fazer camping "selvagem", nao recomendo muito, mas muita gente faz, risco bem baixo de ser roubado, mas eu nao arriscaria.

Alimentação
Vc não vai encontrar nada por menos de 4.000 o menu(Uma sopa de entrada e um prato principal) e esse lugar de 4.000 se chama "los carritos", pergunte e qquer local vai saber te informar, fica perto do campo de futebol.
Ha outros restaurantes na casa dos 5.000 a 6.000 como o Pica del Indio(se acostumem comer nas pica, pelo chile, pica significa restaurante bom e barato)
Outro um pouco mais caro q eu curto é o Delicias de Carmen, sai uns 10.000 o prato.

Bares
NOTA: NÃO SE PODE BEBER NA RUA NO CHILE, SOB RISCO DE MULTA.
Nota2: Pra consumir bebidas alcoolicas num bar tem q se comer algo.
O unico bar q nao se necessita comer em San Pedro é o Chelacabur, mas la só vende cerveja, nada de destilados e la vende a melhoe piza de San pedro, nao é feita la eles pegam numa pizzaria na esquina.
Outros bares, tem o Los gordos, Barros e Mal de Puna.
Alem de Bares para beber ha uma opção pouco divulgada, chamada "los pimentos"ou "praitas", q são festas semi clandestinas( digo semi pq é proibido ter isso em atacama, mas a policia sabe da mesma, só q finge na ver), só perguntar no seu hostel, mas fica bem proximo ao mal de puna, na saida da cidade no meio de um terreno perto do rio, o pessoal leva uns alto falantes movidos a bateria de carro, lanternas e cooler e a festa roal até proximo do nascer do sol. (Dica, levem sua bebida, pq sai caro comprar la(Nota em san pedro só vende bebidas em lojas de bebidas, nao vende em mercado comum)).

Artesanatos
Infelizmente a grande maioria dos artesanatos, vendido la nao é feito a mao e sim bugigangas feitas industrialmente na bolivia e peru, com algumas varas excessoes, como os artesanatos q vendem do lado da rodoviaria e nos povoados de Socaire e Toconao.

Mercados
Não tem mercado grande la, só mini mercados, então os preço são meio caros, alias bem caros(pra quem chega de bus por calama e for ficar muitos dias e cozinhando no hostel, recomendo procurar um hipermercado de calama).

Agencias de turismo
Sim creio q é oq todos querem saber, acho q a parte mais dificil de dar dicas, mas vamos la.
Tirando algumas exceções tanto pra boa quanto pra ruim, as agencias de San Pedro são quase a mesma coisa, fazem os tours pros mesmo lugares en vans, então o diferencial fica mais por conta de qualidade do veiculo e do café da manha e de certa forma do guia(mas ja ouvi reclamaçao sobre guias de agencias chamas de as melhores de SPA).
Pra escolher funciona assim, agencias q tem o mesmo preço ou preço bem proximo( 10% pra cima ou pra baixo) vão oferecer o mesmo serviço.
Excessão pra cima, são por coincidência as agencias focadas em brasileiros q é a Flavia Bia, Allyu e Araya, mas as mesmas tem o preço q nao cabe no orçamento da maioria das pessoas e coloquei os nomes na ordem da mais cara pra mais barata.
Excessão pra baixo, Licanantay Turismo( Agencia do Jesus), é a mais barata de San Pedro, mas a qualidade é pessima, não to falando de algo ruim, to falando de pessimo mesmo, se tiver duvidas só ver os reviews do google e trip advisor.
Do resto é tudo quase a mesma, nao vou ficar dando nomes, q nao ponho minha mão no fogo por nenhuma, usem o trip advisor e google pra ler review.
E tb tem uma coisa q passa muito em San Pedro, é o "TRASPASSO", quando uma agencia nao tem passageiros o sufiente pra sair com um tour sem tomar prejuízo, elas vende esses pasajeiros pra outra agencia q ainda tem vaga(As 3 agencias brazucas q citei, na fazem isso, sem mesmo se for 2 pessoas, por isso sao tao caras), la vc acaba comprando gato por lebre as vezes.
Outra fonte variaçao de preços é a quantidade de pessoas por auto, em geral são vans pra entre 12 ou 18 pessoas, as tb algumas agencias trabalham com buses pra 24 pax.
Na boa, falo por experiencia propia como guia de turismo, tuor com mais 15 pessoas começa ficar ruim, sendo 18 o limite extremo pra um guia, mais q isso o tour fica uma merda.

Então quando for comprar um tour, minha dica é perguntar se a agencia vai sair ou fazer traspasso e perguntar quanto o maximo de pax, nao vao com mais de 18, paguem 2.000 mais caro, mas peguem uma agencia q sai com menos passageiro. 
Tb perguntem se vai chofer + guia ou chofer/guia q é outro fator q muda a qualidade do tour, ja q eu dava muita informaçao com o auto em movimento quando trabalhei la e no caso de chofer/guia ele só passa informaçao com o auto parado, automaticamente vc tem menos informaçao.

Atracões!
Local pra se visitar é oq nao falta, da pra passar uma semana no Atacama e nao se conhece tudo.
Vc pode fazer os tour no sistema corrido 2 tours por dia ou bem relaxado, lembrando q alguns locais ficam acima dos 4.000m e é aconselhavel aclimatação, pra nao se sentir mal.
Em San Pedro ha atrações q só se chega em autos(particular ou agencia), outros pra ir bicicletas e algumas que até rola ir a pé.

Ir a pé
Free walking tour - Aquele famoso sistema de city tour q o pagamento é gorjeta no fim do tour no valor q vc acha q vale o tour(recomendo no minimo 5.000CLP), tem as 10am e 3pm, sai da praça san pedro, os guias usam camisetas vermelha e branca listrada. Os 2 tours sao distintos cada um tem foco em uma parte da história de san pedro, portanto se pode fazer os 2 se tiver tempo.

Em bike
Se aluga bikes em qquer lugar de san pedro com preços na casa de 3.000 meio dia e 6.000 dia inteiro
Lembre de pros passeios de bike levar lanche e a agua.
Vale da morte/marte(entrada 3.000) pode se ir só pra admirar a paisagem ou alugar um prancha de sand board e passar a tarde ou amanha deslizando nas dunas por la.
Pukara de Quitor(entrada 2.000) - Ruinas de uma fortaleza indigena local(uma fortaleza licanantay, q é o onome dos indigenas daqui, tb conhecidos por atacamenos) q fica uns 10 minutos de bike(tb da pra ir a pé se tiver diposiçao), depois de pedala se prepare pra subir a pé pq é um morro e de la vc pode ver toda cidade.
Vale de catarpe/Garganta do Diabo(entrada 2.000) (entre 2h e 5h no total)- Um vale verde no meio do deserto, onde vc tanto pode fazer a rota facil q é ir até a igreja passando pelo tambo de catarpe q era uma fortaleza inca(sim, os incas chegaram ao atacama tb) ou fazer as rotas mais dificeis q é garganta do diabo e a rota dos tuneis, onde tem varias subidas e decidas.
Aldea de Tulor( entrada nao lembro, mas uns 2.000) - Essas ruinas de uma aldeia dos primeiros habitantes do atacama fica cerca de meia hora de pedalada de San Pedro.
Pozo 3 - paga-se 5.000 pra ter acesso a piscinas de aguas termais no meio do deserto, fica uns 30 minutos de pedalada. 
Ojos del Salar( o tour de laguna cejar passa por aqui), se vc quer dar uns mergulhos sem gastar nada alem do aluguel da bike, se prepare pra pedalar pelo menso uns 45 minutos e vai encontar 2 piscinas naturais de agua gelada e salobra no meio do deserto.

Em auto
Pode se fazer em auto particular ou com agencias, no caso de fazer com auto partucular se perde toda explicaçao do guia, onde em alguns tour faz toda diferença.
Tours de meio dia
Vale da Lua - Preço: entre 13.000 e 17.000 - taxa de entrada 3.000 - periodo tarde
Laguna Cejar( Lagoa de agua 3x mais salgada q o mar, onde se flutua) - Preço: entre 13.000 e 15.000 - taxa de entrada 17.000 periodo tarde
Lagunas escondidas ( outra laguna de agua super salgada q an minha opniao é mais bonita q a cejar) Preço: entre 18.000 e 20.000 - taxa de entrada 5.000 periodo tarde
Geyser del Tatio - entre 18.000 e 22.000 - taxa de entrada 10.000 - periodo manha(Nota: ir super agasalhado, faz media de -8 no verao e -15 no inverno)
Vale do arco iris e Petogrifos de hebas buenas entre 22.000 e 25.000 - taxa de entrada 3.000 - periodo manha
Tour astronomico entre 18.000 e 20.000 - taxa de entrada nao taxa de entrada - periodo noite 
Termas de puritama entre 12.000 e 15.000 - taxa de entrada 9.000(seg a sex parte da tarde) a 15.000(manha e fds e feriados) - periodo manha e tarde 
Lagunas Altiplanica - s/ Pedras Rojas entre 25.000 e 30.000 - taxa de entrada 5.500 - periodo manha                 

Tours de dia inteiro
Lagunas Altiplanica - c/ Mirante Pedras Rojas(nao chega nas pedras em si com era antes) entre 40.000 e 45.000 - taxa de entrada 5.500 
Salar de Tara - entre 45.000 e 50.000 - taxa de entrada - Não tem

Trekking
Vale guatin/vale dos cactus com termino nas termas - entre 35.000 e 40.000(até menos se tiver um grupo de umas 6 pessoas) - taxa de entrada mesma das termas
Cerro toco - 5.500m(mais facil q o lascar) - entre 65.000 e 70.000 (tb é possivel desconto pra grupos 6 pessoas, vai em 4x4 com essa capaciade, igual uyuni)
Vulcão lascar - 5.500m - entre 85.000 e 90.000 - (tb é possivel desconto pra grupos 6 pessoas, vai em 4x4 com essa capaciade, igual uyuni)

Tour ao Uyuni
Os tour ao Uyuni tem de 3 dias(termino na bolivia) e 4 dias (regresso ao atacama
3 dias sai uns 100.000 
4 dias uns 120.000

Pessoal tudo q coloquei aqui, foi fruto do conhecimento adquirido ao longos dos quase 6 meses q morei no atacama trabalhando com turismo e em hostel, espero q eu nao tenha esquecido de nada, qquer coisa eu edito e acrescento algo.

Será que com R$ 3.000, 00 reais eu consigo fazer a maioria dos passeios tradicionais de Atacama mais o  Salar de Uyuni??? Passeios para uma pessoa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...