Ir para conteúdo

Amsterdam + Bruxelas + Berlim e Praga - Vale a pena?


Posts Recomendados

  • Membros

@Rafael_Salvador Eu achei o transporte pro aeroporto muito eficiente e pontual, se tiver o checkin feito e sem malas para despachar, duas horas de antecedência é até mais tempo do que suficiente para um vôo dentro do espaço schengen. Agora se tiver malas,  é bom tomar precauções.

O motivo é que eu já presenciei trens muito cheios na Bélgica, o que pode fazer vocês perderem tempo esperando o próximo trem por causa da mala. Segundo,  porque fizeram um perímetro de segurança em zaventem.  Além de mostrar o ticket para liberar a entrada no aeroporto podem ainda encontrar alguma barreira de controle de acesso adicional, talvez até um raio-x, etc

Pelo lado prático e objetivo, mesmo próximo a estação central, existe uma peculiaridade em Bruxelas que as ruas de paralepípedo são terríveis para carregar malas e os elevadores na estação central parecem estar sempre escondidos quando mais se precisam deles =).

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

Sobre o aeroporto de BRU, peguei um voo lá a uns 3 meses atras, é pertinho mesmo, leva no máximo 20 minutos para chegar lá.

O que demorou foi o raio-x e revista ainda na estação do aeroporto antes mesmo de entrar no aeroporto, era horário de pico no final da tarde, e levou uns 15 a 20 minutos só para passar no raio-x da estação de trem antes mesmo de entrar no aeroporto.

E depois ainda tinha fila do check-in dentro do aeroporto, e o raio-x para entrar na sala de embarque, então é melhor chegar um pouco mais cedo em BRU, por que tem 2 filas de raio-x para você passar e nos horários de pico elas podem demorar um pouco.

 

Mas chegando as 08:00 ou 08:20 lá no aeroporto, eu acho que dá tempo sim, só não pode ficar de bobeira

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Colaboradores
25 minutos atrás, mariojr disse:

@Rafael_Salvador Eu achei o transporte pro aeroporto muito eficiente e pontual, se tiver o checkin feito e sem malas para despachar, duas horas de antecedência é até mais tempo do que suficiente para um vôo dentro do espaço schengen. Agora se tiver malas,  é bom tomar precauções.

O motivo é que eu já presenciei trens muito cheios na Bélgica, o que pode fazer vocês perderem tempo esperando o próximo trem por causa da mala. Segundo,  porque fizeram um perímetro de segurança em zaventem.  Além de mostrar o ticket para liberar a entrada no aeroporto podem ainda encontrar alguma barreira de controle de acesso adicional, talvez até um raio-x, etc

Pelo lado prático e objetivo, mesmo próximo a estação central, existe uma peculiaridade em Bruxelas que as ruas de paralepípedo são terríveis para carregar malas e os elevadores na estação central parecem estar sempre escondidos quando mais se precisam deles =).

Lembra onde fica a plataforma para pegar esse trem? Onde compra as passagens?

Ja abusando, da para se virar no Inglês por la?

Link para o comentário
  • Membros
16 minutos atrás, Rafael_Salvador disse:

Lembra onde fica a plataforma para pegar esse trem? Onde compra as passagens?

Ja abusando, da para se virar no Inglês por la?

Não existe uma plataforma específica para o trem, pois existem vários trens que param zaventem,  praticamente todo trem que vai para Antuérpia.  Mas como eu gosto de planejar bem antes, eu descubro a plataforma do trem com antecedência em www.b-europe.com. 

A passagem pode ser comprada na própria estação nos guiches de passagem e inclui um adicional para o aeroporto (diabolo).

O que me confundia  na hora de pegar o trem é que os nomes das cidades aparecem uma hora em Francês e outra hora em Holandês e o trem normalmente é identificado pelo nome do fim da linha (como nas linhas de metrô). Por exemplo, eu via o trem para Antwerpeen, aí logo  depois a placa mudava para Anvers (nome em francês que eu não tinha a menor idéia), aí  batia  aquela insegurança, mas depois que eu saquei isso, ficou de boa.. 😃

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Colaboradores
1 minuto atrás, mariojr disse:

(diabolo).

Ja estava ligado!!! O povo sempre acha que o bolso do turista não tem fim... Valeu.

Link para o comentário
  • Membros

@Rafael_Salvador Fala Rafa!

 

Entendi seus pontos, cara. Faz sentido... não sabia que Bruxelas tinha esses poréns. Como eu disse, ainda estou me aprofundando nos roteiros pra entender melhor o que cada cidade tem de melhor a oferecer. O senso comum é o de que toda capital na Europa é agitada, segura, turistica, etc, mas incluir uma cidade universitária nesse roteiro durante a primavera não me parece nada mal. Vou considerar! hahah 

 

1 hora atrás, Rafael_Salvador disse:

Isso o que? O ticket ABS?

6 horas atrás, maxbraga13 disse:

Isso! Como funciona o deslocamento na Belgica? (aliás se puder esclarecer esse tópico para os demais países ajudaria muito! haha) 
 

1 hora atrás, Rafael_Salvador disse:

Uma opinião pessoal: Se é para pular do prédio, vá ao terraço cara! Não pule do meio... kkkk . Você já irá gastar uma média de 25 mil (20 dias  / 02 pessoas), tira 01 noite da Bélgica  + 01 noite de Praga, coloca um pouquinho mais de grana e estica mais 02 noites em Paris (ficaria com o dia de chegada e 03 dias líquidos na cidade). Mas ai tem que fazer as contas porque realmente Paris é de tirar o coro de qualquer cristão! É caro!

Gostei da comparação!! De fato além do dinheiro $$ existe todo o esforço entre pegar o avião, descer, pegar a mala, ir pro hotel, fazer check-in, check-out, check-in de novo, aguardar no aeroporto, etc... acho que vou pensar melhor nas opções. Incluir mais noites em Paris e menos na Belgica e Rep. Tcheca também parece razoável. Acho que o que vai pesar mais realmente vai ser o esforço x recompensa, até porque final de viagem geralmente é sinônimo de cansaço e pindaíba! kkkkk 

 

Link para o comentário
  • Membros
1 hora atrás, mariojr disse:

Maastricht deve ser realmente fascinante, mas o grande problema de um bate e volta é a distância e o preço da passagem por trem. Eu vi aqui que cada trecho custa em média 25 euros e a viagem dura quase 3 horas. É um tanto demais para mim.

Entendi, Mario. Obrigado! Também vou checar suas sugestões com calma. Sobre Dresden, já tomei a minha decisão e com certeza vai estar no roteiro! Já consegui checar alguns hostels pra ter uma idéia de preço, e até que é OK! 

Aliás, falando em preço, qual é plataforma que vc utiliza pra checar o tempo de deslocamento e valores? Vários sites indicam muitas delas, então tenho me baseado um pouco no Google. Tem algum outro site que seja mais mais efetivo? 😃

1 hora atrás, mariojr disse:

As regiões com má fama da cidade são também as que costumam ser mais problemáticas nestas outras cidades. São as proximidades de estações de trem (no caso de Bruxelas especialmente a Midi-Zuid) e zonas de entretenimento noturno (sim, Bruxelas tambem tem um redlight district).

Agradeço também por essa dica! Toda cidade grande exige mesmo mais atenção, principalmente no centro. Isso é algo que costuma passar batido nos planejamentos de viagens... vou manter isso em mente! 

 

 

Link para o comentário
  • Colaboradores
1 minuto atrás, maxbraga13 disse:

Isso! Como funciona o deslocamento na Belgica? (aliás se puder esclarecer esse tópico para os demais países ajudaria muito! haha) 

Bom, trem é trem! É pesquisar as passagens na raileurope.com , e comprar diretamente na companhia!

Entre França - Belgica e Paises Baixos, existe um consorcio formado pelas empresas Thalys-SNBC-NS... da no mesmo comprar em qualquer uma...

a Dbhan na Alemanha funciona com o conceito de Stopover , te da o direito de fazer uma parada de ate 48 horas em uma cidade intermediaria entre um trecho. Para usar o beneficio você deve comprar direto no site deles e selecionar a opção no momento da compra. Não ha custos adicionais.

Na Bélgica o conceito já é diferente: Você deve incluir na seu ticket o ABS (Any Belgium Station). Vale apenas para trechos internacionais. Você vindo da França ou Países Baixos para as estações Brussels-Midi, Antuerpia e mais uma outra que esqueci, voce tera ate as 23:59:59 do dia seguinte para pegar um trem nessas estações para qualquer destino dentro da Belgica nos trens da SNBC (E SOMENTE NESTE!!!). da Belgica o processo é inverso como expliquei acima...

https://www.viajenaviagem.com/2016/05/trem-entre-holanda-e-belgica-dicas/

https://www.thalys.com/be/en/offers-and-fares/any-belgian-station

Sobre trens em UE e UK... That's all you need know!

https://www.seat61.com/

 

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...