Ir para conteúdo

Ilha de Providência e Santa Catalina - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Respostas 78
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Dri.Rutka, conheço bem as regras de mergulho!!! Mergulho na tarde do primeiro dia. :wink:

 

A única coisa que me preocupa é o tempo... Espero que não atrapalhe a saída.

 

Com qual operadora você vai fazer o mergulho?

 

Meu roteiro ficou mais ou menos assim:

 

No dia que chego vou só pegar praia... Chego pouco depois do almoço e devo só curir praia esse dia

 

Dia 1 – No dia seguinte vou fazer os passeios para o Aquário e Jhonny Cay, e mais alguma coisa que der tempo.

Dia 2 – Vou para Providencia e faço o mergulho nesse dia. O resto do tempo é passar por lá.

Dia 3 – Visito o Crab Cay e devo ir ao El Pico. No final do dia volto para San Andres

Dia 4 – Vou fazer a volta na ilha de bicicleta, parando nos principais locais.

 

Aí no outro dia vou só curtir uma praia de manhã que de tarde já embarco de volta para SP.

 

E você, como fechou seu roteiro?

 

Abraço,

 

Felipe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Felipe, viajei no dia 13 e só retornei hoje.

 

Fiz com o pessoal do Sirius pq a Felipe Diving deu a maior mancada comigo.. disseram que iam me buscar no hotel e não foram, e fiz no segundo dia, resultado, por muito pouco quase que não consigo mergulhar em Providencia. Vou fazer um relato e aí nele explico melhor o que houve.

 

Mas seu roteiro parece ok, tirando o fato, claro, de 4 dias serem pouco para fazer as duas ilhas (SA e PV).

 

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Colaboradores

Acho que as passagens tanto de catamarã quanto de avião aumentaram de preço depois da virada de ano... :cry:

 

Vou ficar 2 semanas entre San Andres e Providencia do final de março a início de abril, e como adoro mergulhar pretendo fazer o curso básico. Vocês têm ideia de quanto estão cobrando por lá? Reservo antes ou posso ver quando já tiver por lá? É melhor em San Andres ou Providencia? ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fiquei do dia 27/12/2014 a 4/1/2015 em San Andrés/Providência, sendo 3 dias (de 29 a 31/12) em Providência, então segue o relato com algumas dicas.

 

O voo para providência comprei com antecedência pelo site da Satena (www.satena.com). Parece ser a única empresa que faz o trajeto de avião (os aviões são de uma empresa chamada Searca, que parece ser a mesma coisa), com exceção dos voos dos hotéis Decameron, que têm voos exclusivos para seus hóspedes. Paguei, na satena, 560.000 pesos colombianos por passagens de ida e volta para duas pessoas (cerca de US$ 280 no total, ou US$ 140 por pessoa).

O catamarã é bem mais barato, mas só sai em determinados dias (pelo menos quando tentei reservar) e tem o problema da demora (entre 2h e 4h30) e do enjoo. Dá para reservar pelo site deles, que foi informado alguns posts atrás.

 

O voo dura cerca de 30 minutos e é bem tranquilo. Para quem quer admirar a cor do mar do avião e tirar fotos, me pareceu melhor ficar do lado esquerdo do avião na ida a Providência e do lado direito do avião na volta, pois o avião faz uma curva (à esquerda e à direita, respectivamente na ida e na volta) justamente em cima do cayo cangrejo (crab cay), que é o lugar mais bonito da ilha.

 

Há um limite de bagagem despachada de 10kg por pessoa, o que não inclui a bagagem de mão (a bagagem de mão é pesada juntamente com a pessoa numa balança, mas não vi eles reclamando de excesso de peso na bagagem de mão).

 

Não há casa de câmbio oficial em Providência, nem no aeroporto. Acredito que alguns lugares aceitam dólares (a minha Posada aceitou), mas o mais seguro é levar pesos colombianos para lá.

 

Eu fiquei na Posada Enilda (www.posadaenilda.com / posadaenilda@yahoo.com), reservei pelo booking.com. É uma casa com cerca de 10 quartos para hospedagem, um baita café da manhã, preparado pelo casal de donos e sua família (Enilda, seu marido e a irmã). Quartos extremamente limpos, TV, frigobar, ar condicionado, toalhas, etc. O casal de donos é ótimo, ajuda muito (deu até carona para mim e minha esposa), dá dicas.

Também preparam janta para quem quiser, com cardápio que tu pode escolher, por um preço barato para a ilha. Eu e minha esposa pagamos 30.000 pesos por dois pratos fartos de massa e incluso o suco natural.

O café da manhã é incluído, e no dia que chegamos, por volta das 8h30, Enilda deixou fazer o check-in antes do meio dia e ainda nos deu de presente o café da manhã gratuitamente. O check out também foi feito tardiamente por conta da casa (o voo era às 17h do dia 31/12). Enfim, são pessoas ótimas e recomendo totalmente o local.

 

O único defeito da Posada é a localização. Fica na localidade de Aguamansa (Smooth Water Bay), que não é muito próxima das praias (cerca de 2 km da praia mais próxima - Machaneel Bay) e nem dos locais com mais estrutura (South West Bay e Fresh Water Bay). Se for alugar uma scooter (50.000 pesos por 24h) ou um carrinho de golfe (150.000 pesos por 24h), a localização não traz transtornos, mas não era o meu caso, então para tudo tinha que chamar um mototaxi para o deslocamento (eles carregam 3 pessoas em cima, sem capacete, tranquilamente). Dava em torno de 6.000 pesos por trecho o mototaxi. A própria Enilda chamava.

 

O preço da Posada era de 394.000 pesos por duas noites para o casal, mas Enilda aceitou pagamento em dólares e ainda fez o câmbio pela cotação oficial do dia (!!!). Deu algo como 2.375 pesos por dólar (algo que não se consegue em nenhuma casa de câmbio, obviamente), de modo que paguei US$ 166,00 pelas duas noites. Foi um ótimo negócio.

 

De qualquer forma, visitei os quartos e peguei as informações da Cabañas El Recreo, que também foi citada alguns posts atrás. (www.elrecreoprovidencia.com / rtprovidencia@hotmail.com / capbryan@hotmail.com - com Captain Bryan, que é o gerente). Os quartos são simples mas ótimos. Na verdade são como cabanas de frente para o mar, na praia de Agua Dulce (Fresh Water Bay). Pareceram limpos, com ar condicionado. Fica a 10 passos do mar e pouco mais que isso de um estabelecimento que faz mergulhos (Felipe Diving Shop). O Bryan falou que custa 85.000 pesos por noite por pessoa, e eu vi quartos para duas e três pessoas (embora tenha visto apenas dois quartos). Tem ar condicionado. O banho não é quente (como na Posada Enilda também não é), mas Bryan disse que se quiser eles podem conseguir. E o melhor é que essa praia é onde existe maior estrutura, há diversos restaurantes, mercado, além de no mínimo dois estabelecimentos de mergulho. Dali também sai o passeio de volta à ilha de barco. Então essa parte pode ser feita toda a pé.

 

Quanto ao que fazer na ilha, eu fiz o passeio de volta à ilha de barco no primeiro dia. Sai às 10h da praia de Agua Dulce (Fresh Water), faz toda a volta na ilha, passando pela Cabeça de Morgan (formação rochosa na ilha de Santa Catalina), para uns 10 a 15 minutos na ponte que liga Providência a Santa Catalina (só para tirar umas fotos da ponte mesmo), vai até o Cayo Cangrejo (Crab Cay), onde fica cerca de 1h30 a 2h, depois passa pelos Cayos 3 irmãos, para 30 minutos na praia de Machaneel Bay, fica cerca de 1h para almoço na praia de South West Bay (Suroeste) e depois volta para Fresh Water Bay, aproximadamente às 16h.

Durante o trajeto o capitão explica diversas questões da ilha, mostra os locais, etc.

Paga-se 35.000 pesos por pessoa para o passeio, mais 14.500 pesos por pessoa para entrada no Crab Cay.

 

É muito interessante o passeio, mas a parte que mais vale a pena é o Crab Cay. É uma ilha com coqueiros e um pequeno morro com uma pedra no topo. Faz-se uma pequena trilha até o topo, onde, subindo na rocha, tem-se uma visão de 360 graus da ilha e do mar que é absurdamente bonito. É o lugar mais bonito que vi na viagem inteira. Depois da trilha (ou antes dela), pode-se nadar e fazer snorkel no cayo, inclusive fazer a volta na ilha a nado (para quem sabe nadar).

Contudo, nesse passeio de volta à ilha os barcos chegam todos mais ou menos no mesmo horário em Crab Cay, então há sempre outras pessoas no local, especialmente para subir na rocha no topo do morrinho e, infelizmente, não se pode contar com o bom senso de todos para ficarem um pouco no local e deixarem os demais subir. Há sempre aqueles que resolvem virar donos e ficar horas por lá, o que pode não ser agradável. Como a maioria faz por primeiro a trilhazinha até a rocha, o que dá para fazer é esperar na água azul turquesa e fazer a subida ao topo depois que todos já tiverem decido e estejam na água.

Mas o melhor mesmo talvez seja contratar uma lancha apenas para ir até o Crab Cay. Isso pode ser feito nas localidades mais ao norte da ilha (acho que em Maracaibo Bay), onde se paga para te levarem até o crab cay, no horário que quiser, e voltar também a hora que quiser. Ou seja, pode-se evitar o horário em que os barcos chegam do passeio de volta à ilha e ainda ficar lá o tempo que se quiser, literalmente ficando com a ilha praticamente só para si. Fiquei sabendo que o preço desse traslado de lancha é o mesmo do passeio inteiro de volta à ilha (35.000 por pessoa), mas a depender da intenção vale a pena (como falei, é o local mais bonito de longe, na minha opinião).

Vi também pessoas que contrataram lanchas (por exemplo, entre 4 pessoas) para ir até os lugares, mas com a vantagem que param lá para as pessoas faazerem snorkel (por exemplo, na "cabeça de Morgan"), embora seja mais caro.

 

No segundo dia, fomos fazer mergulho no Felipe Diving Shop, em Agua Dulce (em frente às Cabañas El Recreo). O pessoal da Felipe Diving é muito gente boa, mas achei um pouco desorganizado. Eu sou certificado em mergulho, mas como ia mergulhar com minha esposa (que não tem certificado), fiz o minicurso/batismo com ela (até porque não mergulhava há muito tempo). Como tinha bastante gente para o batismo, e os certificados saíram para mergulhar antes, faltou cilindro de oxigênio, então o pessoal do batismo teve que esperar das 11h30 até as 16h30 até que voltasse o pessoal do mergulho e então o pessoal do batismo pudesse sair. Nada que tenha incomodado muito, pois estávamos numa praia linda (Fresh Water Bay), mas atrapalhou um pouco o planejamento e não conseguimos subir a El Pico (ponto mais alto da ilha).

O batismo custa 150.000 pesos, incluindo parte teórica, equipamento completo, treino rápido no raso da praia e saída para o mergulho embarcado. Os instrutores respeitam bastante os limites das pessoas e, para os que ficam mais nervosos, literalmente levam pela mão durante o mergulho. Como é para iniciantes, o local de mergulho não é dos mais bonitos da ilha, embora seja muito bonito também. Tem corais, peixes e arraias, mas o pessoal que fez também em San Andrés disse que os mergulhos foram mais ou menos parecidos.

Eu fiz meu curso de mergulho em Los Roques, Venezuela, e lá com certeza vi locais mais bonitos, com corais e animais diferentes (barracudas, moréias, cavalo marinho, etc.). Mas claro que comparar com outro local do caribe (como Los Roques) talvez não seja o mais justo.

Para o pessoal do batismo, dá para fazer um segundo mergulho por mais 50.000 pesos. Não fizemos porque ficou tarde em razão do atraso.

 

Já para os certificados custa 180.000 pesos para dois mergulhos. E para estes os relatos são unânimes em dizer que praticamente não há local como Providência (principalmente em comparação com San Andrés). Isso se deve principalmente à altíssima probabilidade de se mergulhar com tubarões. Todos os certificados que fizeram mergulho lá em dezembro me disseram que viram tubarões em todos os mergulhos. Um casal de colombianos fez 8 mergulhos em Providência e em todos houve tubarões. Também há peixes-leão e outros animais como tartarugas marinhas, etc. Então para os certificados (ou quem for fazer curso), com certeza vale a pena mergulhar.

 

No terceiro dia, por fim, fomos conhecer a área central de Providência (próximo da ponte que liga a Santa Catalina) e também Santa Catalina. A área central não tem muita coisa, mais para conhecer mesmo. Já a ponte que liga a Santa Catalina (chamada ponte dos "enamorados") é simpática, bem colorida. Em Santa Catalina vale a pena fazer a trilha que se inicia à esquerda de quem chega pela ponte, onde se passa por um pequeno forte (com dois canhões), pela estátua de uma santa, por uma praia minúscula com água transparente e, no fim, chega-se à cabeça de Morgan (aquela mesma que se vê do barco no passeio de volta à ilha). Valeu muito a pena a trilha, que dura cerca de 1h30 ida e volta, sem contar eventual parada na praia. Quando fui não tinha praticamente ninguém fazendo a trilha, então vale mesmo a pena.

Em Santa Catalina almocei em um restaurante bem perto da ponte (uns 10 metros à direita de quem chega da ponte). Muito gostoso e barato, onde comem os locais, pelo que percebi (Chamava-se Miss alguma coisa).

 

Não deu tempo de fazer a trilha até El Pico, que é o ponto mais alto de Providência (cerca de 300m de altitude), pois é uma trilha relativamente longa (7km de subida no mato aproximadamente) e nós atrasamos no dia do mergulho. Pode-se contratar um guia ou ir sozinho. Se for sozinho, a Enilda te dá umas dicas e um mapa para ajudar. Dá cerca de 2h cada trecho da trilha, pelo que relataram, dizem que a vista é muito bonita.

 

Enfim, Providência com certeza vale muito a pena de conhecer. Eu particularmente gostei mais do que San Andrés, por ser mais silenciosa e mais rústica (as praias são praticamente desertas, com no máximo 10 pessoas contigo por lá). Acho que 3 dias são suficientes, como no meu caso, que peguei o voo das 7h30 e saí 2 dias depois no voo das 17h, então aproveitei os dias praticamente inteiros. Só não fiz El Pico por causa do atraso no mergulho.

Contudo, para quem é certificado e quer realmente mergulhar, possivelmente sejam necessários mais dias por lá.

 

Quanto às praias, Machaneel Bay é a praia mais ao sul, muito bonita (embora a água não seja caribenha), com coqueiros que dão belas fotos. Há muita alga na praia, porém. Também é lá que fica o Rolands Bar, onde a "cultura jamaicana" é muito forte (como é em San Andres também) e à noite com certeza vai rolar maconha por lá. Também nos avisaram que à noite é um local meio perigoso mara se deixar as coisas, pois há furtadores por lá. Eu fui de dia, havia umas duas famílias, deixei as coisas na areia, foi bem tranquilo. Também recomendaram levar repelente, pois à tarde há insetos que picam bastante.

 

South West bay é a maior praia da ilha, muito bonita. Vale a pena curtir a praia. Há cerca de 2 ou 3 restaurantes e também um estabelecimento de mergulho (no Sirius Hotel). Me pareceu a segunda com maior estrutura da ilha.

 

Fresh Water Bay é a com maior estrutura (tanto na praia quanto na estrada principal de Providencia, que dá a volta à ilha), com diversos hoteis e pousadas, restaurantes, mercado, etc. Acho que é o melhor lugar para se hospedar para quem não pretende alugar scooter ou carrinho de golfe

 

Enfim, em resumo é isso. NA medida do possível respondo eventuais dúvidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Acho que as passagens tanto de catamarã quanto de avião aumentaram de preço depois da virada de ano... :cry:

 

Vou ficar 2 semanas entre San Andres e Providencia do final de março a início de abril, e como adoro mergulhar pretendo fazer o curso básico. Vocês têm ideia de quanto estão cobrando por lá? Reservo antes ou posso ver quando já tiver por lá? É melhor em San Andres ou Providencia? ::otemo::

 

 

Schumacher,

 

Eu mergulhei em Providência com a Felipe Dive. Não tenho ideia do preço do curso de mergulho lá, mas os caras respondem isso por e-mail. Tem outras operadoras lá também... Pesquisa no Google e manda e-mail que os caras explicam tudo.

 

Abraço,

 

Felipe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Fala @felipenedo, beleza?

 

Cara, estou pensando em fazer um roteiro parecido com o seu em Providência:

- Chegar cedinho em um dia, mergulhar à tarde;

- No outro dia pela manhã fazer Cayo Cangrejo e voltar nesta mesma tarde (acho que sai às 15:30 o catamarã).

 

Pra você esse roteiro deu certo ou ficou muito corrido?

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Não recomendo a Felipe Diving, estava em meu ultimo dia em Providencia e iria fazer o mergulho na parte da manhã, contudo, eles disseram que iriam me buscar (pois estava na zona central que é relativamente longe da loja deles) e não apareceram. Quando ligamos para perguntar sobre o atraso disseram que não teriam como ir e não avisaram. Consegui um mototaxi e fui até lá e como já disseram, é bem desorganizado e sujo, quando cheguei eles haviam "acabado" de sair. Realmente, não recomendo. Segui até o Sirius onde foram bem atenciosos e consegui fazer os mergulhos, um deles inclusive a saída do barco foi somente comigo, e o preço ficou super em conta, mas não me recordo quanto.

 

Klebaum, eu fiquei 2 dias em providencia, fui de aviao no unico horario da Satena e já voltei de catamaran no outro dia (pois fui primeiro a Crab Cay e no outro dia fiz o mergulho). É possível mas é muito corrido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...