Ir para conteúdo

Atacama e Machu Picchu 2008/2009


Posts Recomendados

  • Respostas 298
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Amigos, foram 4 horas direto, doloridas, a febre havia se instalado e eu estava com o corpo todo dolorido, como se tivesse tomado uma surra forte.

 

Tive que agüentar, mas o que não era possível era disfarçar mais.

 

Um pouco de minha "explosão" com a mãe foi por conta disso, estava esgotado (impossível não estar) e com febre.

 

Não via a hora de sentar no trem, sentar num banco, poder ir ao banheiro.....

 

Quando descemos da estação de trem, um mundo de gente oferecendo taxis, não queria saber a dor era terrível, fomos andando, seguindo até a praça seguinte, onde pensei em pegar o táxi.

 

Mais uma quadra e nada, foi aí que reconheci o lugar, subimos duas quadras e estávamos na rua do hotel.

 

Pois é, era muito próximo.

 

Chegando ao hotel, surpresa o Jim já tinha chegado, fazia uma hora.

 

Cheguei à conclusão, junto com ele, que o melhor mesmo é descer do trem em Ollantaytambo e pegar um ônibus, por mais que seja certeiro vir de trem até Cusco, o custo é muito grande, o trem é muito desconfortável.

 

O Jim adorou o Vistadome, falou que comeu bem, teve música folclórica e a vista era fantástica.... Perdemos.....hehehehehehehe

 

Fui para o quarto, me arrastei até o chuveiro e tomei aquele banho, tomei remédio e saímos para comer, tudo fechado na região do hotel.

 

Ou iríamos para a rua dos restaurantes na Plaza de Armas (coisa que não conseguiria fazer) ou comeriamos ali mesmo, resolvemos arriscar em duas lanchonetes, na primeira nos venderam duas empanadas, pq não fariam mais lanches aquele horário.

 

Na segunda perfeito, sanduba (foi duro engolir por conta da dor no corpo) e um suco, pedi de Maracujá para o corpo relaxar, a mente também.

 

E voltamos para o hotel.

 

Foi duro aquela noite, não dormi direito e tive que entrar no chuveiro por várias vezes para tentar aquecer o corpo, no termômetro (sim nós levamos em viagens) marcou 39,5ºC e mesmo com o Tilenol (que acabou no dia seguinte) a febre não cedia.

 

A patroa pensando em me levar para o hospital e eu preferindo ficar até o amanhecer para ver como estaria.

 

Enfim, foi assim o final desse dia maravilhoso.

 

Grande abraço,

 

P.s.: Apesar de nunca ter ficado daquela maneira e nem de ter temperaturas tão altas, ainda acho que é normal termos algum problema de saúde em viagens, pois estamos expostos a mudança de temperatura, cansaço físico e diferentes tipos de alimento, como eu sempre digo, numa viagem como essa, faz parte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

19, 20 e 21/12/08 - Cusco - PE/Puno - PE

 

Enfim, dia 19/12/08, após a noite mal dormida, tivemos que tomar uma decisão importante na viagem, no nosso planejamento, haverá espaço para 2 dias de furo (a gente deixa em branco mesmo) para uma cidade que gostássemos mais e aproveitássemos para ficar mais um dia, ou para um dia de imprevistos.

 

No caso no nosso planejamento inicial hj seria um dia para conhecer o Valle Sagrado dos Incas (Pisac, Ollantaytambo, etc.) e depois sairmos para a próxima etapa que seria a ida para o Acre ou se não , iríamos para a Bolívia (Copacabana, La Paz e P.N.Sajama).

 

Mas, o corpo não quis continuar a viagem, a febre cedeu um pouco, estava em 38,5ºC e o Tylenol acabou, a minha esperança é que nesse dia até o almoço a febre cedesse e pudéssemos usar um dos dois dias em branco e continuar a nossa viagem no outro dia.

 

Tentei manter a rotina normal, fomos tomar um desayuno e lá estava o Jim todo animadão....hehehehehe

 

Parecia gente da casa, entrava na cozinha e pedia uma xícara de café, um suco de Papaya, marmelada para passar no pão, enfim, estava super animado.

 

Nesse dia ele iria para Ollantaytambo, para ver a estrada que mais o atraía para esse lugar (depois de Machu Picchu), enfim, desde que nos conhecemos, ele falava de fazer esse caminho.

 

E hj iria realizar essa vontade....hehehehehehehehehe. E ai dá para entender a animação dele.

 

A patroa já falou para ele que eu escondi a doença e que ela estava brava comigo, mas o Jim falou, eu entendo o que ele fez, e hj aqui em casa depois de vários dias a patroa entende que não havia outra maneira, só iria desistir de ir para Machu Picchu se não estivesse com o mínimo de condições, meia boca dava/deu para ir.....heheheheheheheheeheheheh

 

Se não tivéssemos ido no dia anterior, não teríamos ido para Machu Picchu, o que me preocupava era a febre estar tão alta (achei até que o termômetro estava quebrado....heheheheh).

 

Enfim, o Jim nos contou seus planos, sobre os próximos passos, comentou de que há outro caminho do Equador direto para o Panamá de barco, falamos isso por causa das FARCs (eu não conhecia esse caminho, mas ele comentou que já tinha usado anteriormente).

 

Ele comentou que no Brasil de todos os países da América do Sul e da viagem dele, foi o país que esteve mais próximo de morrer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Comentou que fez todos os países da América do Sul (incluindo as Guianas e Suriname) e no Brasil, esteve numa estrada horrível, onde havia "crocodilos" (jacarés para nós) e vários outros bichos, não se lembrava onde era, mas pela descrição entendemos que era o Pantanal.

 

Falou que ficou 2 dias sem ter o que comer e foi salvo por duas pessoas que o levaram para a casa deles e o alimentaram, com uma comida, segundo o Jim deliciosa, mas que não entendia bem o que eles falavam, pq para ele não era Português, nós achamos que eram Índios, até pela descrição do que era a comida deliciosa.

 

Quando ele melhorou, perguntou o que era aquela comida, já que tinha adorado, as pessoas o levaram para os fundos da casa e mostraram que era carne de cobra. :shock: :shock: :shock: :shock: :hãaaa :hãaaa :hãaaa :hãaaa

 

Enfim, o Jim nos contou isso e ao mesmo tempo que queria continuar a conversa e estava preocupado comigo, tinha que partir, e foi difícil para nós também, nos separarmos desse amigo.

 

Esperamos ele arrumar as coisas dele e no final ele descobriu que "sumiu" uma proteção que ele usava na moto, só que ele nos comentou em inglês, ficamos chateados e ele ficou bravo, afinal 6 meses de viagem e agora roubavam algo dele.

 

Perguntamos se não tinha sido em outro local, ele estava bravo mesmo, falou que não, que tinha sido no Peru, enfim, era algo que ele usava para protegê-lo da chuva/vento, não consegui entender o que era.

 

Uma pena, tínhamos acabado de tirar várias fotos com ele e até os funcionários do hotel pediram para sair, foi muito bacana.

 

DSC09449.jpg

 

DSC09450.jpg

 

DSC09451.jpg

 

Olha aí o Jim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Enfim, um funcionário do hotel que estava ali perto ficou conversando conosco, falamos que éramos brasileiros e que o Jim era americano (isso tudo enquanto o Jim arrumava a bagagem dele), e aí o cara falou, ah, ele é um gringo !!! Pois é, a gente meio que ficou quieto, pois o Jim não era mais um “americano” para nós, mas um cara muito simples, um motociclista que estava viajando 6 meses e que em nenhum momento lembrou o perfil normal do “americano”(por favor não entendam isso errado, não estou generalizando, mas há sempre uma média e estou falando dessa média), o Jim é um cara extremamente humilde.

 

O funcionário do hotel fez as perguntas básicas sobre a moto do Jim e sobre o quanto custava, tudo isso com o Jim montando a moto e um pouco antes de descobrir o sumiço da peça.

 

O Jim até respondeu com calma, mas é uma pergunta chata mesmo, já que o preço da moto para ele, é diferente do preço da moto para os outros países, até comentei com o funcionário, que o preço que o Jim pagou não era a realidade dele, já que tudo nos USA é mais barato.

 

O Jim pegou a moto usada e pagou 7.000 doletas, e isso não quer dizer que ele era rico, mas a gente percebeu um olhar de inveja no funcionário do hotel, muito chato isso.

 

Acho que foi essa mistura (essa conversa e a peça roubada) que deixaram o Jim tão bravo, embora não tenha estourado, nem nada, mas foi visível a mudança do bem humorado, feliz e humilde Jim para o que subiu na moto todo chateado.

 

DSC09452.jpg

 

DSC09453.jpg

 

DSC09454.jpg

 

DSC09455.jpg

 

Jim ganhando as ruas de Cusco.

 

DSC09456.jpg

 

E a nossa moto sozinha.

 

Fizemos questão de dar um abraço de boa sorte para o Jim e insistir que se ele viesse novamente ao Brasil, viesse para as Gerais.....heheheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

O Jim além da moto tinha interesse em vôo de Parapente e foi por isso que esteve no RJ (e nem se chateou com o roubo do colar dele, algo tão comum no Brasil).

 

Nesse dia, após a saída do Jim, fui para o quarto e lá fiquei deitado, dormindo (acho que efeito do remédio) o dia inteiro e por incrível que pareça a noite também.

 

A febre e a "doença dos Reis"(aquela do trono....heheheheheh) teimaram em continuar, a patroa comprou uma cartela de Paracetamol numa farmácia, lá não havia gotas, mas ela pediu a bula para a atendente, apesar de lá em Cusco, a atendente já passar a dosagem certa e o horário de cada dose dos remédios, pois é, automedicação deve ser um problema latino....hehehehehehehe

 

Ah, ainda falei para o funcionário do hotel, depois que o Jim tinha ganhado as ruas de Cusco assim:

 

- O Jim, não é simplesmente um gringo, é um cara super humilde, na nossa opinião, de "gringo" não tinha nada.

 

O cara ficou olhando meio com cara de quem perdeu alguma coisa.

 

Enfim, no outro dia, acordei mais disposto, a febre tinha caído da casa dos 38ºC e já conseguia andar, mas o dia amanheceu chuvoso e então perdemos a "janela" da nossa viagem para a Bolívia, na minha idéia, o melhor agora era descer o mais urgente possível para o nível do mar, apesar de estarmos aclimatados, na minha cabeça, o fato do ar ser rarefeito não me ajudava a me recuperar corretamente.

 

A patroa já tinha lido/relido e lido novamente sobre o nosso plano de saúde internacional (aquele que contratamos antes da viagem).

 

Mas, não foi necessário.

 

Enfim, tomamos o café da manhã, eu até evitei tomar o Té de coca (não sabia o que estava afetando a "doença dos Reis"), então fui alternando o desayuno.

 

Comemos e voltei para o quarto, descansamos e depois saímos para almoçar fora, queria ir para a rua dos restaurantes e apesar de ser um pouco mais tarde, daria para comer um bom prato ainda.

 

Evitamos as Pollerias o resto da viagem....hehehehehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Foi um custo enorme chegar à Plaza de Armas, andava muito devagar, mas precisávamos também cambiar os nossos dólares, para poder fechar a conta do hotel, abastecer a moto e comer, tudo isso até o próximo dia.

 

E aproveitamos e vimos às cotações em várias lojinhas até o restaurante, aliás, aqui o Real também é aceito, só a cotação que é horrível 1 Real = 0,90 Soles.

 

O dólar saiu 3,04 Soles, na melhor cotação que pegamos seria 3,08 mais era quase lá no hotel e como estava "acabado" preferi pegar 3,04 naquela região.

 

Ah, não se preocupem, serão abordados em inglês o tempo todo, agências de turismo, restaurantes, roupas, artesanatos, tudo isso.....

 

É claro que como estava doente, a minha paciência estava lá embaixo, portanto depois da 10a. pessoa que tentou falar comigo em inglês, comecei a responder, No, HABLAMOS Inglês!!!! Somos do BRASIL.......

 

O Jim era quem sofria, era cercado todas ás vezes que percebiam a origem dele (dureza amigo......).

 

Ah, aliás, ele comprou de um menino uma corrente (dessas de punho) de madeira, sementes e linha, pediu até para o menino escolher, o menino não entendeu, assim o Jim teve que escolher e no dia de partida dele, tentou colocar a corrente no punho (a gente acabou amarrando para ele), o Jim era fora de série nesse aspecto, meninas vendendo bala ou coisas assim, ganhavam dois soles.

 

Enfim, almoçamos bem, a patroa pela terceira vez um Lomo Saltado (só que era carne de Alpaca) e eu uma guarnição de arroz e uma de papas fritas.

 

O garçom insistiu para eu pedir carne, mas doente não tinha apetite, sobrou muita papas fritas.

 

Na volta ao lado da Plaza de Armas, tinha uma feirinha de artesanato.

 

Dica, sempre que falarem com vcs. em inglês, avisem que são brasileiros, o pessoal até dá risada, usam termos como "caipirinha" e a famosa frase, Brasil és o Mayor......hehehehehehehe

 

Pechinchem, até baixarem o preço, aí pechinchem mais um tantim que o preço baixa.....heheheheheheh

 

Ah, tabelas em hotel são outra furada, os preços são para os "gringos", preço para brasileiro é outro, pechinchem (acho que foi isso que o Jim também gostou, afinal pagou barato num hotel razoável, o pessoal aproveita mesmo com quem é Americano ou Europeu).

 

Compramos nossas lembranças e voltei me arrastando até o hotel

 

DSC04429.jpg

 

DSC04430.jpg

 

DSC04431.jpg

 

DSC04432.jpg

 

DSC04433.jpg

 

DSC04434.jpg

 

Plaza de Armas de Cusco, o engraçado é que são duas igrejas.....heheheheheeheheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Infelizmente foi o que conseguimos fazer nesse dia, o corpo não ajudou para mais nada e a febre voltou até o outro dia, chegou novamente na casa dos 38,8ºC e foi mais uma noite difícil.

 

Desculpem as poucas fotos de Cusco, foi o que conseguimos tirar diante da dificuldade de me locomover.

No outro dia, de manhã levantei com a temperatura perto da casa dos 37,5ºC, e resolvemos seguir viagem.

 

Nossa meta, chegar até Arequipa e assim conseguir diminuir a altitude.

 

Resolvemos levar também Inca Kolas e umas Cusqueñas para presente.

 

Fomos até o supermercado do lado do hotel e fizemos isso, uma menininha, linda mesmo, ajudou a embrulhar as compras e ficou mexendo nas moedas dela depois, não abriu a boca em nenhum momento.

 

Ganhou um Sole, até ofereceu balas (que vendia) para nós, mas falamos que não era necessário.

 

Uma gracinha, quase pedimos para tirar uma foto dela, provavelmente teria custado mais um Sole.......

 

Arrumamos nossas coisas, pagamos o hotel e finalmente.....

 

DSC04435.jpg

 

DSC04436.jpg

 

DSC04437.jpg

 

DSC04438.jpg

 

DSC04439.jpg

 

DSC04440.jpg

 

Amigos, estava Sol, quente e o dia prometia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Vídeo 22:

 

 

 

O grande problema é que tentamos, tentamos e tentamos várias vezes sair de Cusco pela Av. Sol.

 

Um erro, que começou na entrada da cidade, quando o frentista falou que a avenida que estávamos era a Av. Sol.

 

Circulamos várias vezes pelo centro de Cusco até irmos para o outro lado, encontrando a delegacia de turistas (cara o pessoal anda de fuzil na mão aqui.....heheheheheehh).

 

O pessoal nos indicou o caminho (os dados do meu GPS inexplicavelmente nesse dia tinham apagado), tínhamos que ir para a Av. Cultural.

 

E foi aí que achamos o caminho de saída.

 

Fomos andando, sem parar para fotografar (infelizmente) sem parar para nada, o corpo doía demais e cansado de medir a temperatura, queria mesmo era chegar logo em Juliaca e fazer o contorno para descer.

 

Guiei a moto até não agüentar mais e paramos nesse ponto para descansar.

 

DSC04441.jpg

 

Onde desabamos no chão, a patroa que também estava com febre (baixa) deitou e ficou lá 20 minutos, eu lutei para subir até a moto e tentar prosseguir viagem.

 

Nisso um casal de falcon (placa do Peru) que tínhamos passado na estrada, nos passou, eles haviam parado para colocar as capas de chuva e buzinaram e acenaram seguindo viagem.

 

Pois é, na nossa frente o céu foi fechando, fechando, fechando e os pontos marcados no GPS para tirar fotos, foram secundários.

 

Fomos seguindo em frente e logo a chuva nos apanhou, isso antes de Abra La Raya, depois de Abra La Raya, a chuva se transformou em Granizo, foram só alguns minutos, mas apesar do cansaço e da dor, o sorriso dentro do capacete não desmentia.

 

Foi um granizo não esperado mais bem recebido......heheheheheheheeheheheheheheh

 

As pontas da minha luva e da bota ficaram brancas.

 

E mesmo após encontramos o céu com um pouco de luz, não sumiram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...