Ir para conteúdo

[Arquivo] Dicas Chilenas


Posts Recomendados

  • Membros

Olá ArcPE,

Como eu já lhe disse ,eu moro numa cidade aqui de Minas a 200 kms de Bh,leste de Minas, uma cidade bem quente .Aqui em minha cidade as pessoas pensam que passear é só em praia do Espírito Santo ou Porto Seguro,ou ir para um Barretos da vida ou acompanhar uma micareta qualquer pelo país,com exceção de um pequeno grupo da qual faço parte .Tudo que aprendí foi por ser meio autodidata em ecoturismo e gostar muito de montanhismo,assinar uma revista de ecoturismo a muito tempo e por muito sofrimento que passei como acampar no pico da Bandeira sem conseguir dormir à noite devido ao frio , mesmo estando com 3 pares de meia,3 calças ,8 blusas,gorro e luvas,mas com um fino colchonete em vez de um isolante térmico para isolar o frio que vem do chão,cobertores em vez de um bom saco de dormir,etc...Em minha cidade não se acha equipamentos mais técnicos de montanhismo, mesmo porque como eu já disse ,aqui não tem mercado para isso,o que se acha são equipamentos mais simples para camping e pesca.Tudo que tenho foi comprado em BH, que tbem não tem tantas opções como São Paulo ou Rio. Tenho pouca coisa,nada de muito sofisticado,e tudo foi comprado aos poucos pois estas coisas não são nada baratas.Como vc já fez algumas viajens para lugares frios vc tem muita mais experiência que muita gente.Não precisa sair investindo pesado comprando estas coisas,até porque, se vc não for passar uma noite dentro de uma barraca na montanha vc não precisará disso.No site do Trota, como o Chico disse ele explica um pouco sobre estes vestuários chamados de técnicos.Não é nenhum bicho de sete cabeças,tecidos tipo dry fit´,tec dry,etc...nada mais são do que estas camisas de material sintéticos tipo roupa de jogador de futebol ou ciclista, que jogam o suor para fora,não ficam encharcados e secam

rápido(são chamados roupas de primeira camada).Esse tal de Thermo Skin,é apenas um de vários outros tipos que

tem, que são tipo dry fit, só que mais quientinhos.Meias de coolmax tbem se vc não for fazer longas caminhadas ou ficar muito tempo com um mesmo calçado tbem não tem muita necessidade, elas tbem (pelo menos teoricamente)jogam o suor para fora evitando ficar muito encharcada e tentando evitar bolhas nos pés.Os polares são estes tecidos maciinhos tipo um cobertor,são chamados tecidos de segunda camada e tem a função de manter o calor de seu corpo.Em lugares que venta muito ou faz muito frio,vc precisa se isolar do frio externo,os Anoraks,ou roupas corta vento são a mesma coisa,há muita coisa cara ou sofisticada,com vários nomes, mas muitas vezes uma calça ou blusa de nylon mais emborrachado resolve o problema .

Estou apenas tentando explicar um pouquinho alguma coisa,não quero que vc saia comprando nada por aí e quero que alguém me corrija no que estiver errado.

 

Abraços,Ekbral...

Link para o comentário
  • Respostas 2.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Oi Arc pe, tudo bem? viu como a ajuda vei rápida!

tinha criado um tópico somente para vc, mas ninguem deu bola...icon_smile_sad.gif buááá´´aá! , pois bem, repito a resposta que tinha dado, aqui vai:

Primeiramente te parabenizo pela viajem!

Vc com certeza fará uma viajem fantástica, pois fez uma bela escolha de lugares e dispõe de um tempo relativamente longo.

Vamos às suas dúvidas:

Olha, esquece essa coisa de congelar! Com bons agasalhos ninguém congela...pode ficar tranqüila.

Vamos por partes: qual será sua atividade, vc vai fazer o que? Pretende fazer caminhadas, circuito de torres del paine? Pois dependendo da atividade vc necessitará de roupas diferentes. Por exemplo: se vc for caminhar terá que levar algo mais técnico, se na for caminha não necessitará de roupas tão técnicas.

Clima em maio: é mais frio que no verão, com certeza, com direito a nevascas inclusive, creio que será um atrativo a mais para vc. Mas não ache que a patagonia é a Sibéria, não é tão desesperante assim! Ok?

Roupas que levar: (somente falo as de frio, outra não estou botando na lista)

Primeiramente: anorak corta vento impermeável, sim ou sim. Se não quer gastar grana, tem o da trilhas e rumos que quebra um galhão! 130 reais e muito bem desenhado, costuras seladas e tal, vale a pena.

Polares: mínimo de 2, está sendo vendido pela kailash um bem bom, por 120 reais. Poderia levar outro, dois ao todo.

Uma calça de polar, vendem aqui no Brasil também.

 

Sobre comprar em buenos Aires, se for para comprar coisas técnicas, como casaco de gore tex, polar tec e coisas assim, lá é bemmm mais barato, mas não deixando de ser caro, pois são produtos caros mesmo.

 

O que vc poderia deixar para comprar lá são luvas e gorros, pois aqui é mais difícil de conseguir, mas tem que pesquisar, pode ser que vc encontre. Leve luvas e gorro de tecido polar, de preferência gorro que se transforme em pescoceira, ele tem uma abertura em cima.

 

Sobre viajar sozinha, pode ficar tranqüila, a região é bem segura.

 

Bem, qualquer coisa é só escrever de novo, ok?

 

E conta pra ente qual é o roteiro...

O pessoal do fórum já esquadrinhou o continente e pode ajudar vc nisso também!

Abraços,

Leo.

Fique a vontade, se quiser me mandar um email ou qualquer coisa assim...

Leonardo.

 

 

 

falando agora de sua ultima mensagem:

PRIMEIRAMENTE, FUJA DA KAILASH!

já passei maus bocados como um kailash denali, além de ser pouco abrigador, tem as costuras muito mal feitas, tudo ruim.

polar é isso aqui:

polar2002.jpg

 

esse tecido feopudo, é de polyester, cada marca procura utilizar uma menbrana difrente nesse tecido de polyester, a mais famosa é a polartec.

 

anoraks :

gore2.jpg

 

como o ekbral bem disse e eu tb na primeira mensagem, depende de o que vai fazer, não vale a pena investir uma grana em material tecnico se vc realmente não for necessitar.

te passei aqueles preços de equipamentos brasileiros, que se não são o máximo em tacnica e rendimento, "qubram um galho" e tem um bom acabamento.

 

sobre vc sair daqui já com algo, com certeza!!!!!!não vai chegar em plana patagonis em maio com uma jaqueta jeans...né?ai vai estragar a viajem.

 

como já te disse frio não é nenhum bicho de 7 cabeças tampouco uma barreira para vc conhecer esses lugares.

 

outra coisa, como o ekbral disse, no meu site tem um a página que explica tudo sobre o sistema de vestimenta em montanha, aqui o link: http://geocities.yahoo.com.br/trotatorres/equipamentos.htm'>http://geocities.yahoo.com.br/trotatorres/equipamentos.htm

 

vamos continuar com as suas dúvidas, pergunte o que bem entender!

abraços,

leo

 

 

http://www.fotolog.net/trotatorres

http://geocities.yahoo.com.br/trotatorres

yo soy un loco

que se dio cuenta

que el tiempo es muy poco!!!!!!!

 

Editado por - trotatorres on 02/03/2004 04:00:20

Link para o comentário
  • Membros

citação:

Fala Stink, blz? Fala pessoal!

 

No site da Turbus, estou tentando ver os precos e os horarios pra Pucon ou Vina del Mar


id=quote>id=quote>

 

Tranquilo Alex?

 

Cara não esquenta com o site da Turbus. Mesmo em alta temporada (jan/fev) é tranquilo pra comprar assentos com menos de um dia de antecedência pra Pucón, mesmo nos ônibus mais em conta (classe "classico"). Além da Turbus, a Pullman e a JAC fazem este trajeto também, portanto não há por que se preocupar. Dê uma pesquisa nos preços quando chegar por lá já que há uma diferença brutal nos valores de alta e baixa temporada. Na alta a TURBUS cobrava uns 19000 pesos pelo trecho Santiago-Pucón, em classe "Ejecutivo". Em março esse valor deve cair significativamente.

Quanto a ônibus pra Viña ou Valparaiso (vizinhas), em geral saem de trinta em trinta minutos e você pode comprar na hora mesmo na Estación Universidad de Santiago. Não custam tão caro (a distância de Santiago é de uns 100km), algo como 2500 pesos.

Minha sugestão é que mesmo que te ofereçam um desconto pela compra da ida e volta por uma das duas cidades (Viña ou Valpo) é melhor comprar somente a ida e deixar para adquirir a volta por lá mesmo. O motivo é que caso você compre a ida-e-volta, invariavelmente terá que chegar em uma das cidades (Viña por exemplo), irá até Valpo e depois terá que voltar para Viña. Não é pela distância (pelo contrário é muito próximo...uns 10 minutos de van de uma pra outra), mas sim pelo deslocamento desnecessário. No final acaba dando o mesmo preço.

 

Ah! Viña é bonitinha e talz (um Guarujazão), mas Valpo... ...essa realmente vale a pena. Não deixe de caminhar no Cerro Bellavista pelo chamado "Museo a Cielo Abierto"...muito legal. Depois desça pelo Ascensor Espiritu Santo. Uma gerigonça que sabe se lá Deus como ainda não despencou...muito legal.

E manda um alô por Elvis de Valpo (no Muelle Pratt).

 

Falow,

 

Stink

 

 

"Success is not the

result of spontaneous combustion; you must set yourself on fire." - N.P.

Link para o comentário
  • Membros

Olá pessoal!

 

Muito obrigada pelas dicas, elas estão sendo imensamente úteis para a minha jornada.

 

Ekbral, então você já passou pela experiência do frio também! E sabe o que significa isso. Pode até parecer psicose minha, mas não é não, sou muito sensível ao frio e sei que FRIO mata FÁCIL. Obrigada por me explicar sobres às roupas, vou seguir os seus conselhos e o do Trota com relação às mesmas.

 

Trotatorres, peço mil desculpas por não ter observado o tópico que vc colocou em minha "homenagem", achei legal, ainda que cheguei um pouco tarde. Eu coloquei este tópico, dicas chilenas, diretamente em meus favoritos, por isso não vi o seu tópico, pois desta forma eu venho diretamente para cá. Eu não tenho o (o)s "veloz" da vida, ainda uso telefone e não posso ficar muito tempo aqui durante a semana, e quando chega o final de semana, é aí que tenho que trabalhar, você acha que devo me mudar para lá? Estou incomodando aqui? Eu gosto deste tópico, mas se não quiserem que eu fique por aqui posso me mudar, não tem problema, mas vou visitar lá também. A propósito,segui a tua viagem de perto; Trotatorres na estrada, viajei com vocês, pelo menos no pensamento enquanto acompanhava todos os dias os lugares pelos quais ias passando. Foi legal! Valeu!

 

Para aqueles que ainda não sabem o meu roteiro, aí vai ele, observando que ainda vai acontecer ajustes até a minha partida:

 

REC - BUENOS AIRES (BUE) - USHUAIA;

USHUAIA;

USHUAIA;

USHUAIA - PUNTA ARENAS;

PUNTA ARENAS;

PUNTA ARENAS - PUERTO NATALES;

PUERTO NATALES;

PUERTO NATALES - TORRES DEL PAINE;

TORRES DEL PAINE;

TORRES DEL PAINE - PUERTO NATALES;

PUERTO NATALES - EL CALAFATE;

EL CALAFATE - PUERTO NATALES - PUNTA ARENAS;

PUNTA ARENAS - PUERTO MONTT;

PUERTO MONTT;

PUERTO MONTT - SANTIAGO

SANTIAGO

SANTIAGO - CALAMA

CALAMA - SAN PEDRO DE ATACAMA

SAN PEDRO DE ATACAMA

SAN PEDRO DE ATACAMA - UYUNI (OPCIONAL CARRO 4X4, DURA 3 DIAS)

UYUNI (BOLÍVIA)

UYUNI - OURURO - LA PAZ

LA PAZ

LA PAZ

LA PAZ - COPACABANA

COPACABANA - PUNO

PUNO (PERU)

PUNO - CUSCO

CUSCO

CUSCO

CUSCO - URUBAMBA - OLLANTAY TAMBO

OLLANTAY TAMBO - ÁGUAS CALIENTES

ÁGUAS CALIENTES - MACHU PICCHU

MACHU PICCHU - CUSCO

CUSCO

CUSCO - NAZCA

NAZCA

NAZCA - AREQUIPA

AREQUIPA

AREQUIPA - PUNO

PUNO

PUNO - LA PAZ

LA PAZ

LA PAZ - BUE

BUE - REC

 

Bom, pessoal meu roteiro é basicamente esse aí, claro que nas paradas farei diversos passeios dentro dos lugares ao qual vou visitar. Estou seriamente pensando em retirar Ushuaia e colocar Córdoba no lugar, pois eu gosto de ufologia e estou querendo ir, talvez, ao vale de Erks; se isso acontecer, vai modificar todo o meu roteiro; aí eu pergunto a vocês, meu sonho maior é chegar até Machu Picchu visitando o lago Titicaca, eu inverti todo o meu roteiro, pois eu o iniciaria pelo trem da morte, o que seria melhor? Entrar por BUE e ir direto para o Chile? Ou se for a Córdoba daí seguir direto para a Bolívia (Uyuni) e depois Peru e só na volta fazer o Chile e encerrar com BUE? Gente! Qual a opinião de vocês?

 

A propósito, não farei a trilha Inca, meus pecados eu já paguei na trilha da Chapada Diamantina no ano passado, que por sinal eu amei toda aquela beleza da região, e posso dizer que realmente a conheci. Devo visitar Machu Picchu em uma caminhada de um dia.

 

Na minha viagem tudo deve ser relativo, ficando bem livre para acrescentar ou retirar passeios ou lugares do roteiro, fazendo o mesmo da forma mais flexível possível, sem atrapalhar a data do retorno que deverá ser fixa, infelizmente; ainda assim se a data der para ser em aberto e não for cara eu optarei pela mesma.

 

Durante a minha viagem farei algumas caminhadas, mas todas deverão ser de no máximo um dia, como para Torres Del Paine, deverei ter roupas mais técnicas?

E para visitar o(os) Glaciais? Ou Vulcões? Caso eu vá fazê-los, preciso também roupas técnicas?

 

Disponho de 45 dias para tudo, vocês acham que vai ser suficiente?

 

E quanto à grana? US$ 1,500 é suficiente para todo o roteiro, sem incluir a passagem REC - BUE - REC? E isso contanto que ainda devo comprar algumas roupas de frio por lá? O que vocês acham? Quem já fez um roteiro mais ou menos assim? Dá pra fazer folgado? Fico em dúvida de deixar o Chile por último, já que me parece ser um dos lugares mais caros nesta trip.

 

Sem mais galera!

Abraços!

ArcPE.

Link para o comentário
  • Membros

Olá Arcpe,

 

Estava dando uma olhadinha nesse tópico e vi que vc esta se programando para um P* viagem! Shoooooowwww!!! Parabéns pela sua viagem!

 

Bom eu tirei duas férias no ano passado. Em maio fiquei por duas semanas no Peru onde conheci Cusco e Machu Piccho através da trilha Inca, tem certeza que vc não quer fazer essa trilha? Eu recomendo muuuuiiiiito que vc faça, é uma coisa de outro mundo a paisagem, a sensasão de paz e tranqüilidade daquele lugar, claro que a trilha é um pouco pesada, especialmente no segundo dia, mas vale muito a pena! Bom, talvez vc já tenha decidido essa questão, só queria dizer que vc vai perder um P* passeio. De qualquer forma segue a dica: paguei us$138,00 pelo passeio da trilha Inca, quatro dias - tudo incluso (tres cafés da manhã, três almoços, três lanches da tarde, três jantas e mais o ticket para entrar em Machu Picchu que custa us$50,00)

 

Já em agosto passei três semanas pelo Chile - Bolivia - Argentina. Fiz exatamente parte de um trecho do seu roteiro: Santiago - Calama - San Pedro de Atacama - Uyuni (por três dias de Jeep pelo deserto) e de Uyuni desci por Tupiza - Villazon - Salta - Mendoza e finalmente Santigo. Qualquer dúvida que vc tenha nesse trecho eu posso tentar te ajudar, minha memória é fraquíssima mas eu tenho algumas anotações e vários panfletos que eu vou acumulando nas minhas trips.

 

Vc não pode perder a viagem de Jeep de San Pedro até Uyuni. É Deeeeezzzzzz!!! Paguei us$70,00 pela Pamela Tours, não adianta pechincar pq todos fazem o mesmo preço, é como se fosse um Cartel.

 

Só tem um porém... 45 dias? Eu acho pouco, apesar de te invejar por conseguir tanto tempo. Eu adoro viajar e gosto de curtir muito cada lugar por isso talvez perca muito tempo em cada cidade, mas acho que se for beeeemmm na correria é possível fazer todo esse trajeto. Quais trechos vc vai fazer de avião?

 

Outro ponto $1500 pode ficar meio apertado, especialmente se vc vai comprar roupas de frio e pagar diversas passagens de onibus.

 

Bom a parte sul, Patagonia, Ushuaia, Torres del Paine, El Calafate eu pretendo conhecer no começo de dezembro quando vou tirar mais 20 dias, então vc é quem vai me dar as dicas e com certeza tem muita informação útil que a galera toda posta aqui (ô gente viajada e descolada, sô!)

 

E agora no fim de março "me marcho a Costa Rica a buscar las más perfectas holas de América" ... hehehe... quem precisar de dicas depois é só falar...

 

Bom é isso, espero ter ajudado de alguma forma. Se precisar de detalhes (nomes de agencias, preços de passeios) posso tentar ajudar.

 

Abraço e Boa Viagem,

China

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Arc... tu gosta de ufologia é isso??

 

por isso esse nome ARC??

 

olha só, no Deserto de Atacama estão os principais centros astronômicos do mundo, todo país que se preze tem um observatório lá... já que é onde o céu é mais limpo, devido a falta de humidade

 

a proposta da maioria não é bem investigar ovnis, mas vc pode achar interessante fazer alguma visita e dar uma observada melhor no céu...

 

abraços,

 

Marcel

 

 

... vou pegar os links que tenho dos observatórios e depois posto aqui

Link para o comentário
  • Membros

iangillan,

 

A Trilha Inca eu fiz com a Ukukus Trek, foi a mais barata que encontrei depois de pesquisar bastante.

 

Muitas agencias dizem que há diferença nos serviços por isso cobram mais, o que acontece na verdade é que a diferença é mínima e o valor não compensa. Pela Ukukus eu fui sossegado, não passei fome, o rango era ótimo e os guias muito gente boa.

 

Segue endereço:

 

Portal Comercio, 129 of 01

Telf: 249957

 

Teve um amigo que foi logo depois que eu e passei essas dicas pra ele, foi tudo ok com ele tb.

 

[]'s

China

Link para o comentário
  • Membros

ArcPE,

 

Falando em observatorios em La Serena, que fica entre Santiago e Calama tem observatórios que são abertos a visitação pública. Não fiz esse passeio, mas li algo a respeito no Lonely Planet.

 

Se vc gosta acho que vale a pena, só que aí vc vai ter que dispor de mais alguns dias na sua trip ou ficar menos tempo em algum lugar.

 

A vantagem é quebrar o trecho Santiago - Calama que de busão vai levar cerca de 22 horas. Já de Santiago a La Serena é tranquilo, cerca de 8 horas.

 

O trecho Santiago - Calama eu fiz pela Flota Barrios em categoria Bus-Cama = onibus leito. Paguei PCH22.000 em uma promoção, pois comprei a passagem tipo 12:00hs e o busão saia às 15:15hs, então eles faziam esses preços promocionais para poder encher mais o onibus.

 

Ah, na época eu conseguia trocar us$1,00 por PCH701,00 em Santiago, então o busão custou us$31,38. A dica é trocar toda a grana que vc vai gastar no Chile em Santiago por que em Calama e San Pedro as taxas são menos favoráveis, por exemplo em Calama só conseguia por PCH685

 

Bom é isso,

China

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...