Ir para conteúdo

Cancun, Isla Mujeres, Playa del Carmen, Cozumel e Tulum - novembro 2018


Posts Recomendados

  • Membros

Ola, pessoal! Conhecemos Cancun, Isla Mujeres, Playa del Carmem, Cozumel e Tulum de 28/11 a 6/12.

Uma das nossas duvidas era como dividir os dias. 
Li que Cancun era bem americanizado e cheio de resorts all inclusive, Playa era menor com uma rua agitada e Tulum mais zen.
Como nosso estilo de viagem nao é de ficar em resorts e sim conhecer a cidade, as praias e partes historicas, decidimos ficar em Cancun só o necessário, preferimos ficar mais em Playa e Tulum. 
Minha opiniao no fim da viagem: achei encantos em Cancun 💕! Infelizmente nao deu tempo de conhecer as praias de la, só a que saia o ferry pra Isla. Passeamos um pouco pelo cidade (fora da zona hoteleira) e gostei bastante, queria ter andando mais. Resumindo, hoje eu teria ficado mais um ou dois dias la. Playa é legal, mas dormir uma noite pra mim seria o suficiente, as praias de la nao sao tao boas e o centro mto shopping pro meu gosto rsrsrs. Agora Tulum eu amei! Queria ter ficado mais dias la :) 

 

dia        
28/11    cancun  -  chegada
29/11    cancun -  isla mujeres/praia
30/11    cancun/playa  -  chichin itza/cenote ik kil
01/12    playa del carmem -  praia mamitas
02/12    Playa del carmen  - Cenote azul, akumal, xpu-ha
03/12    Playa del carmen /Tulum  -   Cozumel 
04/12    Tulum  - Ruinas e praia
05/12    Tulum/cancun  -  Gran cenote e praia
06/12    Cancún   - mercado/volta

Dicas:

- Geralmente os preços de hoteis, comidas e etc nao estao inclusos as taxas e impostos, são cobradas no final.
- La rola gorjeta, a gente dava mais ou menos os 10% da conta.
- Se comprar as passagens dos onibus ADO com antecedencia são bem mais baratas.
- O onibus ADO que sai de Chichen Itza passa primeiro em Tulum e depois segue pra Playa
- Em Chichen Itza tem guarda volumes (100 pesos por mala)
- As vans de Playa para Tulum rodam o dia todo. O ultimo acho que sai la pelas 23h. São os que passam nos principais cenotes.
- Vale a pena ir com guia em Chichen. Nao precisa fechar com agencia, la na hora dá pra juntar uma galera e dividir.
- Quem chegar no aeroporto de Cancun e for de busao ate o terminal ADO pra depois ir de taxi pro hotel, se estiver animado ande um pouco ate a avenida atras do terminal, o taxi é bem mais barato.
- Em Cancun a melhor cotação que achamos foi na frente do terminal e em Tulum foi a melhor da viagem, na rua principal...mas nao lembro o nome.
- Muitas praias pagam pra entrar. A  mais bonita que fomos foi em Tulum, a playa Paraiso, e é de graça! Em Cancun tem as entradas publicas, mas como nao fui nao posso opinar rsrr
- Tequila no Walmart em Cancun foi bem barata! Compramos um azeite de oleo de abacate com chipotle bem gostosinho.
- Experimentem o doce marchesita, é mto bom. 

Fizemos tudo por conta, sem contratar agencias de turismo.
Como íamos andar bastante e mudar de cidade, pensamos em alugar um carro. Porem, lemos que a policia tem costume de extorquir os turistas pedindo propina, entao desistimos de alugar. Essa decisao foi muito dificil: por um lado carro ou moto seria uma mao na roda, especialmente pra gente que gosta de rodar bastante, mas esse lance da policia, a dificuldade de estacionar e das empresas de locação serem enroladas nos fez desistir. Conseguimos fazer a maioria das coisas que planejamos de onibus e taxi de boa, mas demoramos mais e foi mais cansativo. As vezes iamos pra um lugar e mesmo nao curtindo mto acabavamos ficando pela preguiça de ir negociar com taxista ou pegar onibus. Ainda nao sei dizer se valeria o risco de alugar o carro, mas que teria sido mais prático, isso sem duvidas!

Achei a regiao bem cara. Passeios, lembrancinhas, comida, entradas de praia. Taxi era coisa de 40 pesos por uma distancia de uns 3 km. O passeio mais em conta que vi era 40 dolares por 40 minutos de mergulho. Com o dólar a 4 golpinhos...ficava pesado. 
Pegamos promoção de passagem pela TAM por 1550 ida e volta cada um, e gastamos 4000 reais pelos 8 dias os dois, fora os hotéis. 

Dia 28/11
Chegamos em Cancun dia 28/11 no fim da tarde. Logo na saída do desembarque tem um pessoal com informações turísticas, que explicaram todas as opções pra chegar no hotel. Optamos por pegar um ônibus ADO ate o terminal do centro, e la pegamos um taxi ate o hotel. Quem estiver disposto, tente pegar o taxi na avenida Tulum, que fica atras do terminal. Sai metade do preço. Na frente do terminal tem uma casa de cambio e estava com cotação boa.
Nesse dia estávamos muertos da viagem e só jantamos e fomos descansar. Nosso hotel ficava mais pro centro, proximo ao terminal ADO, cerca de 2,5 km, e proximo a zona hoteleira. Chama SUITES MALECON, é um ape todo equipado, mto bom. Ali proximo tem ponto de onibus.

Dia 29
Nao tinhamos fechado o cafe no hotel e fomos num restaurante proximo. Pagamos cerca de 10 doletas cada. 
Andamos uns 15 min ate o ponto de onibus para pegar um ferry para ISLA MUJERES pelo Porto Embarcaderos acho que era umas 12h (enrolamos e fomos tarde). Tem tb a opção de Puerto Juarez e Caracol. Sao uns 30 minutos pra chegar e o ferry da ULTRAMAR eh bem bacana. 
Isla eh uma delicia, estilao praia msm, com centrinho de artesanato e restaurantes. 
Fomos a pe ate a PLAYA NORTE, fica uns 15 min do porto. A praia eh gostosa e estava bonita, passamos o resto do dia. Compramos breja e comida no 7eleven. Muitas pessoas alugam carro ou moto pra passear. Nesse dia queríamos ficar de boa e ficamos só la, mas acho que vale dar um role na ilha sim! 

20181129_131950.thumb.jpg.7dd92bfacb63498baf129513b7fecaf0.jpg


Voltamos no fim da tarde para Cancún e saímos pra comprar passagem pra Chichen Itza (se comprar antecipado tem desconto) e comer. Encontramos uma praça no caminho frequentada pelos locais, com barraquinha de comida. Tava rolando show de jazz e ficamos por la. Comemos gringas de pastor, nachos e marchesita (docinho muitcho bom). Queria mto ter comido milho assado, mas nao cabia mais. Vou tentar fazer em casa kkkk
Passamos no mercado pra comprar pao e fazer lanchinho pro dia seguinte.

20181129_200849.thumb.jpg.b13661a9cdd43b2721700c63be2aba4f.jpg

 

Dia 30
Fizemos nosso check-out e pegamos um ADO no terminal para CHICHEN ITZA as 8:45 (só tem esse horário) e chegamos por volta meio-dia. Graças a Deuxxx la eh uma hora a menos de Cancún, pq senao seria mais corrido do que foi. A entrada custa 245 pesos e, como tem guarda volumes grande (100 pesos), levamos nossa mala toda pra depois seguir para Playa del Carmem. Na entrada é cheio de guia turistico. Custava 900 pesos por 1:30h. Falamos pra um deles que gostariamos de dividir e nao demorou muito pra compor um grupo. Dividimos com um pessoal da Colombia e pagamos 120 pesos por pessoa.
Nosso guia foi muito bacana, falava devagar, entendemos bem e valeu mto a pena. As ruinas sao mto legais, a piramide Kukulkan é linda! La dentro tem mto artesanato, li que sao os melhores preços pra compras, mas nao tive tempo de ver quase nada, o único ônibus para Playa saia as 16:30 e ainda fomos ao cenote Ik Kil.

20181130_134248.thumb.jpg.bc463a15e03816aaadd4f69fee698943.jpg
O cenote eh pequeno mas super bonito. Tem banheiros e lockers. Fica uns 6km de Chichen, pegamos um taxi por 160 pesos ida e volta.

20181130_154959.thumb.jpg.c47cb74213252d38d1a908af4d594466.jpg


Bom, seguimos para Playa. Eu coloquei Playa como segundo destino pq achei q era mais perto de Chichen, que chegaria mais rápido e tals. Pero no! O busao parou primeiro em Tulum e depois seguiu pra Playa...🙄
Chegamos umas 21h e quebrados. O terminal fica na 5 avenida e, como bons    ̶P̶a̶o̶ ̶d̶u̶r̶o̶s̶ mochileiros 🤣, seguimos a pé por ela pra ir ao hotel rsrsr. Paramos na metade do caminho pra jantar e comi uma quesadilla mara no Texas BBQ. Tinha promoção e a comida era otima. Fomos mais duas vezes depois.
Eu achava que Playa era mais de boa, com centrinho de compras tal, mas é bem agitado e cheia de lojas de grife, restaurantes, bares, praticamente um shopping. A quinta avenida eh bem bonita e extensa, se nao tiver alugado carro sugiro ficar próximo dela na altura do terminal ADO, que tb eh perto do ferry pra Cozumel e das vans pros cenotes. Senão ou anda muito ou depende de Taxi. Nos hospedamos no Grand Fifty e é um hotel mto bom, porém um pouco afastado do centro da 5 avenida. 

Dia 01/12
Fomos conhecer a famosa PLAYA MAMITAS, mas pra nossa tristeza estava cheia de sargaços e o mar mexido. Bom, pelo menos havia um Oxxo perto pra comprar os quitutes e breja. A faixa de areia eh meio estreita, mas ficamos de boa tomando sol, tava um dia bonito. A praia estava cheia e rolando festa num barzinho.  Pelo o que percebi, tirando a playa Mamitas e a do porto, as praias sao acessadas pelos resorts e são meio afastadas do centrinho...sei la, fiquei meio perdida hahhhaha. A moça do hotel comentou da praia Punta Esmeralda, mas nao deu tempo de ir.

20181201_102045.thumb.jpg.1766c1573d251c6581a0cebd891a12bb.jpgplaya Mamitas

20181203_093655.thumb.jpg.dfdaa483fbb4b03c37dbbc02d95ea8fb.jpgPraia do porto

A noite fomos na quinta avenida. Tem uma sorveteria chamada ALDOS e é mto boa! Comemos um sorvete que tinha uma massinha de panqueca e eu amei. Custa uns 20 reais mas vale!

20181201_170129.thumb.jpg.9ff3c7f79c55539d5d29ff0cf0c729be.jpg

Dia 02/12
Pela manhã fomos ao CENOTE AZUL. Pegamos uma Van que vai a Tulum e pedimos pro motorista parar la, super tranquilo, tem Van toda hora saindo. A entrada eh logo na estrada. Pagamos 180 pesos pra entrar e la nao tem lockers. Levamos snorkel e eu, friorenta que sou, levei uma blusa neoprene. Esse cenote eh aberto, bate sol. A água é fria mas suportavel. Adorei o lugar, eh lindo. Agua clarinha, mas nao tem mtos peixes nao, só aqueles pequeninhos que bicam os pés. Ficamos cerca de uma hora la. Em seguida pegamos a van de novo pra ir ate AKUMAL.

20181202_121728.thumb.jpg.59a3d35b409ada6c4f2cb561ad3fd3a8.jpg


Akumal tem duas entradas, uma custa 100 pesos e outra 50 pesos, nao sei porque! Entramos pela de 50 pesos (achei meio estranho, nao nos deram nenhum papelzinho, nao tinha placa com valores e etc...). Li que em la tem tartarugas e que é boa de mergulho, mas o mar la tb nao estava bom, tinha mto sargaço na agua e na areia, a praia estava mto feia. A faixa de area é estreita e lotada de cadeiras dos hoteis. Fui estender minha canguinha embaixo de um coqueiro, eis que veio um lazarento do resort falar que só podiamos ficar na frente das cadeiras, ou seja, quase dentro do mar. Que raiva, quase chutei a canela dele. Foi o pior lugar que fomos. Os resorts dominam. Se vc nao estiver hospedado nao é bem vindo. Ficamos pouquissimo tempo e fomos embora.

20181202_103408.thumb.jpg.d309871e57f0fccb7f6995a21fb1e5cb.jpg

Mais uma vez pegamos a van e paramos na praia de XPU-HA. A praia tb tinha bastante sargaço, mas conseguimos deitar na areia de boa e ficamos o resto da tarde por la. Pagamos 80 pesos pra entrar. 

20181202_144514.thumb.jpg.75c728c0e2788b2ceda95c6eaae5884f.jpg

 

Dia 03/12
Nao estavamos dando sorte com as praias, o mar estava muito mexido e cheio de sargaços. Nao estava nos nossos planos ir em COZUMEL, mas arriscamos ir, e foi muito bacana! Me encantei pela ilha!
Andando pela 5 avenida em Playa tem varias empresas de passeio. Queriamos fazer mergulho, mas como o mar estava ruim o moço nao nos aconselhou, ai apenas alugamos uma moto pra rodar e fazer snorkel no raso mesmo. Pegamos um ferry do winjet, o valor para dois e a motinha ficou 1150 pesos. Motinha furreca, caindo aos pedaços hahahah mas deu tudo certo.
A ilha é gigante! Tem um centrinho super gostoso.

20181203_183707.thumb.jpg.a3336543897250b81a9b7fd298de72b7.jpg

Primeiro paramos no MONEY BEACH e mergulhamos ali mesmo. Nao tem areia, é tudo pedra, mas tem um bar que aluga espreguiçadeiras. Deu pra ver alguns peixinhos e corais.

20181203_121441.thumb.jpg.6f88f17ffeee552a207406e614d33ff8.jpg

Seguimos os proximos pontos de mergulho mas nao paramos em nenhum. Ou a praia tinha sargaços, ou pagava pra entrar e tinha minimo de consumação (sem saber como tava a praia nao quisemos arriscar). Fomos para o outro lado da ilha, onde o mar é mais agitado, mas tem uma vista linda. Paramos na praia CHEN RIO e almoçamos no El Pescador. Nao tinha tanto sargaços e o mar estava bonito. Valeu a pena alugar a moto e conhecer a ilha toda, ver a vegetação e as pedras vulcanicas que tem aos montes, pena que o dia estava nublado e o mar mexido. Queria ter feito mergulho :(

20181203_153750.thumb.jpg.8000ae938d3ed4151a16030a01968ead.jpg

20181203_170333.thumb.jpg.33f6383d0c78061367068f27684d83e4.jpg
Voltamos pra Playa e seguimos para TULUM.

04/12
Ficamos hospedados no hotel Corazon de Jade, que fica na rua principal e pertinho do terminal. Alugamos uma bike (20 reais o dia) e fomos pras ruinas, fica a uns 3km do centro. Custou 70 pesos a entrada, dessa vez nao fizemos com guia. As ruinas sao lindas, com uma vista linda e o lugar é cheio de iguanas! Imperdível! 

20181204_123302.thumb.jpg.5ab639c37d0c33be0ac595a0f2f212bb.jpg

20181204_122343.thumb.jpg.0864f99df8faa30b01c2230d9698d4f7.jpg

20181204_112654.thumb.jpg.1b7607aa4186279643cb93cdc2ec5659.jpg

Saindo de la fomos na PRAIA PARAISO. Ai sim minha gente, achei o mar do CARIBE! A praia é longa, extensa, tem resorts e bares, mas eles nao se importam de vc estender sua canga ao inves de alugar cadeiras, pelo contrario, te atendem na areia mesmo. Almoçamos e ficamos a tarde toda la. Tinha um pouquinho de sargaço, mas consegui entrar na agua! 

20181205_133919.thumb.jpg.2bc24eb4960e3d7144d28566c3d0f4e6.jpg


Voltamos para o hotel e fomos dar uma volta. O centrinho de Tulum é o centro que espero de uma praia. Com lojinhas de artesanatos, restaurantes, barzinhos, mas sem parecer shopping rsrrss, tudo bem zen. Achei carinha tb, tem que dar aquela barganhada. Gostei demais de la! A cidade é bem pequena mas bem ajeitadinha, estavam reformando o calçadao, tem bastante ciclofaixas, é limpa, tem varios cestos de lixo espalhados pela cidade. Amei ❤️

05/12

Fomos de bike ate o GRAND CENOTE, fica a uns 5 km do centro. Pagamos 180 para entrar e tem banheiros, lockers, lugar pra tomar sol. Tem uma parte aberta e outra mais fechadas, são pequenas cavernas com morcegos e passaros. A agua é cristalina e tem tartaruguinhas. Tem tb ali perto o cenote DOS OJOS, mas era bem mais caro e acho que tem o mesmo perfil do Grand Cenote, porém maior. Preferimos voltar na praia Paraiso e ficamos ate umas 17h. Mar azul e um solao maravilhoso! A noite voltamos pra Cancun, iriamos embora no dia seguinte.

20181205_111238.thumb.jpg.23673d2101685bdd3eee1cb2eaa990e1.jpg

20181205_115954.thumb.jpg.8efbb9ba297a09a5f886febb583e4e24.jpg

06/12

Tinhamos apenas a parte da manha pra passear, mas o tempo tava estranho, entao nem fomos a praia. Aproveitamos pra ir ate o Walmart pra comprar lembranças e tequilas. 
A tarde pegamos o voo de volta pro Brasil. 

 

 

20181204_130144.jpg

  • Gostei! 1
  • Obrigad@! 2
  • Vou acompanhar! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Juliana, muito bacana sua viagem. Vou fazer mais ou menos o mesmo roteiro, a diferença que vou dormir 2 noites em valladolid para aproveitar outros cenotes . Me tira uma duvida, vc aconselha comprar as pasagens com a ADO pela internet ? To com medo de comprar com antecedencia e chegar la no dia e nao dar certo.. Essa empresa é seria mesmo ? Ou vc me aconselha comprar diretamente  nos terminais deles ?

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Em 23/01/2019 em 05:57, EduardoA disse:

Juliana, muito bacana sua viagem. Vou fazer mais ou menos o mesmo roteiro, a diferença que vou dormir 2 noites em valladolid para aproveitar outros cenotes . Me tira uma duvida, vc aconselha comprar as pasagens com a ADO pela internet ? To com medo de comprar com antecedencia e chegar la no dia e nao dar certo.. Essa empresa é seria mesmo ? Ou vc me aconselha comprar diretamente  nos terminais deles ?

Oi, Eduardo! Td bem?

A empresa eh seria sim, eu nao comprei pelo site, mas acredito que vc nao tera problemas. E sao bem pontuais, viu! Nao esperam nao, atrasou ja era rsrsrs

O bom de comprar antecipado eh q sai mais barato. Se tiver com receio de comprar pelo site, no aeroporto de Cancun tem um guiche, vc pode comprar qd chegar la 😊

Aproveite mto!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...