Membros Este é um post popular. RodriguesEdu Postado Janeiro 3, 2019 Membros Este é um post popular. Postado Janeiro 3, 2019 Olá pessoal, tudo bem? Acabei de voltar da minha experiência pela Patagônia Chilena, de longe um dos lugares mais lindos que já tive o prazer de ver. Vou tentar fazer um relato bem rápido sobre tudo, mais pra dar um direcionamento sobre meu passo a passo da viagem. ROTEIRO e HOTÉIS 23/12 até 26/12 - Santiago, Chile - La Casa Roja 27/12 até 28/12 - Punta Arenas, Chile - Sol de Invierno 28/12 até 30/12 - Puerto Natales, Chile - We Are Patagônia 31/12 até 02/12 - Santiago, Chile - La Casa Roja Eu acabei ficando apenas quatro dias na Patagônia, dos 10 dias que passei no Chile. Se hoje fosse montar meu roteiro agora, teria feito diferente: pelo menos 5 dias inteiros distribuído nas duas cidades. Principalmente para quem gosta de cidades bucólicas e fazer nada com vista bonita, vale muito a pena. Sai de Santiago rumo a Punta Arenas as 04:00 da manhã do dia 27/12 em um vôo da Low Cost chilena Jet Smart. Um vôo ok, sem grandes problemas. Desembarquei em Punta Arenas perto das 07h30 e peguei um taxi para o meu hostel. O valor do taxi foi de CL$10.000, preço tabelado para qualquer canto da cidade. Sobre o Sol de Invierno: O hostel entrega exatamente aquilo que promete, um ambiente calmo e bem aconchegante. Está bem próximo de tudo que importa na cidade, por mais que não seja exatamente no centro. Tem uma área comum bem legal, com vídeo game, e uma cozinha bem acessível. Os banheiros sempre limpos e com uma lavanderia para quem precisar. Como chegamos cedo, deixamos nossas malas e fomos dar uma volta pela cidade. Passeamos pela orla da cidade, demos uma volta nos milhões de cafézinhos Descobrimos que tinha um free walking tour que EU NÃO RECOMENDO pela cidade. O guia praticamente passava pelos lugares da cidade e apontava falando que aquilo era X, mas não contextualizava nem narrava muito sobre a cidade. Nós não reservamos nenhum passeio em Punta Arenas. Eu estava em dúvida se teria dinheiro, e também se poderia encontrar algum passeio para ver pinguins por lá. Infelizmente não consegui bancar os passeios que tinham exatamente os mesmos valores das agências na internet. Punta Arenas é uma cidade charmosa, tem um mirante com uma vista maravilhosa da cidade. Tomamos uma caneca de chopp Austral no Lomito's e almoçamos no caro mercado central, além de muito café caminhando pela cidade. Saindo de Punta Arenas, compramos uma passagem pela Bus-Sur para Puerto Natales no valor de CL$8.000 a passagem. O ônibus sai da loja deles em uma das avenidas principais de Punta Arenas e fácil acesso do hostel que ficamos. A viagem de ônibus é tranquila e diferente da primeira cidade, Puerto Natales tem uma rodoviária, pegamos um taxi que custou CL$2.000 até o We Are Patagônia. Sobre o We Are Patagonia: As camas são enormes, mesmo sendo beliches. Cada um tem duas tomadas, luz de apoio e armário. Os quartos são enormes, o que é ótimo para não ficar tudo apertadinho. A equipe super atenciosa, solicita e disposta a ajudar em qualquer coisa. Tentamos mudar nosso vôo, e o atendente ligou para a companhia para ajudar com o espanhol. Além disso, tem um café da manhã justo, e limpeza super eficiente. O hostel é super bem localizado, fica pertinho da orla e de um pier maravilhoso e da famosa estatua dos homens voando. No dia seguinte (29/12) iamos fazer o nosso full day para o TdP e por isso ficamos andando pela cidade bem plenos para jantar alguma coisa. Era quase 22h e parecia ser 19h, de tão tarde que escurece lá. Diferente da Punta Arenas que tem bastante opções, Puerto Natales tem bem menos opções de restaurante e bares, por isso tivemos que caçar algum lugar para comer, passamos no supermercado pra comprar nosso almoço/lanche do dia seguinte. Sobre o Full Day pelo Torres Del Paine: eu pesquisei MUITO antes de decidir fazer esse passeio. Ouvi muita gente falando que não valia a pena e etc, mas eu não posso discordar mais do que li por ai. O passeio valeu MUITO a pena e acho que pra quem não está acostumado a fazer treeking ou acampar, o Full Day cumpre fazer o passeio. Eu fechei o passeio ainda aqui pelo Brasil pela Rutas Patagônia. Chegando lá em Puerto Natales descobri que a agência terceiriza o serviço para o TdP de uma outra agência que já tinha visto lá na região, chamada Comapa (http://www.comapa.com/inicio). Eu paguei exatamente o mesmo preço que está no site deles (CL$35.000). O passeio sai bem cedo (07h30) do hostel, e vai passando em alguns outros hotéis para buscar o pessoal. Felizmente tivemos o privilégio de ter um dia lindo, que deu pra ver as Torres do começo ao fim do passeio. Ao todo eles fazem 5 paradas, mas como o dia estava bonito nós fizemos 7. O percurso do passeio é: - Cueva del Milodón (fora do parque e custa CL$5.000) - Administração (para entrar no parque tem que pagar CL$21.000) - Lago Grey - Salto Grande - Lago Sarmiento - Laguna Amarga Não vou falar muito sobre cada um dos lugares, vou deixar as fotos dizerem por mim. O que é importante saber, existe alguns percursos que você precisa caminhar, mas tirando o do Lago Grey, que é uma caminhada de 20 min bem tranquila, o resto você não anda mais de 10 minutos pra chegar na atração. Nós comemos perto do Lago Grey e foi muito bom ter levado a nossa comida, uma vez que custa aprox. CL$15.000 cada prato no restaurante que paramos, e ele nem é dos mais caros. O passeio dura umas 12 horas, e voltamos para a cidade vendo uma paisagem linda. Assim como na ida, eles deixam a gente no hostel também. Jantamos aquele dia no Patagônia Food (que é um restaurante de comida local que estava cheia na noite anterior e parecia bem legal).Após isso, fomos pro Hostel, tomamos um banho e fomos procurar algum lugar para beber. Fomos primeiro no Baguales, que é um restaurante/bar no centro da cidade. Vale ir pelas cervejas próprias e rótulos super diferentes do que encontramos por ai. Depois de lá fomos para um bar de drinks que tinhamos lido na internet sobre, o Las Hope Distillery. Vou fazer um parágrafo inteiro sobre esse bar, porque foi uma experiência maravilhosa. Diferente dor esto dos outros bares/restaurantes que ficam ali perto das ruas principais, esse ficava um pouco distante (mas dá pra ir a pé). É uma casa normal, você toca uma campainha e vieram nos atender. Quem nos atendeu foi um dos australianos que fundaram a destilaria da qual eles tiram os próprios gins e whisks para fazer os drinks. Eles tem uma carta de drinks bem grandes, com praticamente todo mundo sentado em uma sala de estar ou no balção. O atendimento é maravilhoso e o preço é ok (CL$4.000 o drink). Bom, acabamos nossa noite ai e no dia seguinte iamos embora. Comprei ainda aqui no Brasil nossa passagem de Puerto Natales direto para o Aeroporto. O que foi ótimo, já que nessa época costuma ter sold out de passagem. Uma informação importante é: eu quase precisei trocar pesos em Puerto Natales e a cotação lá é horrível. Em Punta Arenas vale MUITO mais a pena, e se você for pra Santiago antes, vale mais a pena ainda. Em resumo, não deixem pra trocar pessoas em Puerto Natales, ok? No mais, é isso! Se tiverem alguma dúvida, só me chamar! ❤️ 5 Citar
Membros lobo_solitário Postado Janeiro 3, 2019 Membros Postado Janeiro 3, 2019 @RodriguesEdu brother, parabens pelo relato, ficou top! Esse é um dos destinos que ainda pretendo conhecer. 1 Citar
Colaboradores luizh91 Postado Janeiro 3, 2019 Colaboradores Postado Janeiro 3, 2019 Que relato lindo, Edu! Parabéns pela viagem. Vou para o Chile em abril, mas não vai ser dessa vez que vou conseguir conhecer a Patagônia. 💔 Mas pretendo em uma próxima oportunidade, todo mundo volta de lá dizendo que o lugar é magnifíco. 1 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.