Ir para conteúdo

Vai comprar sua máquina fotográfica? Veja aqui as dicas


Posts Recomendados

  • Respostas 728
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Fala moçada, blz?

 

Inicialmente quero elogiar a qualidade desse blog fantástico, por causa dele acabei decidindo várias coisas sobre uma trip que farei no final do ano pela Europa (Roma - Veneza - Paris), inclusive a compra da minha bota Nômade Freelander.

Entretanto, como será minha primeira viagem à Europa, claro que vou precisar de uma câmera melhor para registrar tudo.

Tinha uma Nikon S230, mas acabei passando ela para os meus pais e no momento estou sem nenhuma.

Inicialmente pensei em comprar uma point-n-shot mais moderna, entretanto, acabei comprando um Iphone 4 que suprem muito bem as necessidades básicas de uma point-n-shot (obviamente a qualidade não é a mesma, mas pra tirar uma foto rápida e com qualidade razoável ela supre muito bem as minhas necessidades).

Assim, pensei em pegar uma super zoom como uma Panasonic FZ45 ou uma Canon SX30 IS, que saem por volta de R$ 900,00.

 

Entretanto, lendo aqui e ali, verifiquei a possibilidade de comprar uma Nikon D3100 com a lente básica 18-55, por cerca de R$ 1.400,00, como sempre quis ter uma máquina mais pro, estou pensando seriamente nessa possibilidade.

 

Mas aqui vão as dúvidas, a lente do kit consegue tirar boas fotos com pouca luz? Visto que em dezembro na Europa o sol vai se pôr bem cedo. E o zoom dela, ainda não entendi direito essas medidas de mm, apesar de ter lido sobre o assunto em vários sites, ou seja, pras necessidades básicas essa lente do kit já garantirá boas fotos? (obviamente em comparação as máquinas compactas e as super zoom, não com outras lentes de DSLRs), vez que inicialmente não terei grana pra comprar uma outra lente.

 

Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Daniloshindi

 

A Nikon D3100 é uma DSLR bem de entrada mesmo. Ela não é considerada uma câmera pro e tem algumas limitações. Logicamente que comparando com point-and-shot e prosumers ela é muito mais câmera. Tem muito mais recursos e a qualidade das imagens, no que depende da câmera, será muito melhor. Mas ela vai importar bem menos pra qualidade das fotos do que a lente.

 

Sobre a lente.

 

É sempre bom saber que a lente do Kit é, na maioria das vezes, uma lente de médio pra ruim. Essa lente especificamente possui qualidade ótica apenas razoável. Possui baixa luminosidade (f/5.6 em 55mm), o que vai dificultar um pouco as fotos à noite. Veja que isso vai fazer com que você precise ter um pouco mais de habilidade em ficar parado com a câmera para poder conseguir tirar as fotos sem tremer. Uma solução prática seria o uso de um tripé. Um site que eu sempre consulto para verificar questões sobre equipamentos fotográficos é o www.dpreview.com. O site é excelente e muito completo. Lá se encontra a maioria dos modelos de lentes e câmeras do mercado. Estou deixando o review dessa lente que você perguntou. Está muito completo inclusive com fotos de exemplo e tudo mais. Vale a pena dar uma olhada.

 

http://www.dpreview.com/lensreviews/nikon_18-55_3p5-5p6_vr_n15/

 

Mas a minha indicação, caso vc opte pela Nikon, é comprar a Nikon AF-S DX Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR. Uma lente muito boa e não tão cara. Tenho uma dessas que uso na D90 e acho q ela atende muito bem a vários propósitos. Tem um bom range, a abertura é a mesma da 18-55, mas a qualidade ótica é bem maior. Além disso ela vai atingir f/5.6 apenas em 105mm. Uma excelente lente para quem está iniciando.

 

Sobre as medidas em milímetros da lente, elas indicam a distância entre o ponto de foco e o plano do sensor da câmera. Na prática o que você precisa saber é que quanto menor o número (como o 18), maior será o "ângulo de visão" da lente e mais "distante" o objeto fotografado parecerá na foto. A foto pega muitas coisas mas não fica próxima. Uma boa opção para paisagens por exemplo. Já quanto maior for o número (55 ou 105), menor será o "ângulo de visão" mas maior será a aproximação do objeto fotografado. Bom para fotografar objetos mais distantes por exemplo.

 

O zoom da câmera que normalmente é indicado pelos fabricantes nada mais é que o maior número na lente dividido pelo menor. Ou seja, na 18-55 o zoom é de aproximadamente 3x. Já na 18-105 o zoom é de aproximadamente 6x.

 

Esse foi um dos motivos que te indiquei a outra lente. Ela tem um range maior e por isso é mais versátil. A lente que vem com a D3100 não é uma lente muito ruim, ela vai te atender, mas a outra é muito melhor. E possui uma relação custo/benefício muito melhor.

 

Existe a opção de comprar apenas o corpo da câmera sem lente e comprar a lente separada. Se não quiser a lente do kit essa seria uma boa opção.

 

Lá em cima esqueci de colocar o link para o review da câmera, então aí vai. http://www.dpreview.com/products/nikon/slrs/nikon_d3100

 

Leia os reviews e se tiver mais alguma dúvida ou algo não tenha ficado claro, basta perguntar.

 

Abrçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Eu tenho exatamente o mesmo equipamento do Porreca: uma D90 com a 18-105. São ótimas. Também tenho uma lente 35mm f/1.8, que é uma lente bem clara e não muito cara, ótima para cenas com pouca luz. Mas só para a viagem, não sei se vale comprar essa lente.

 

Se você conseguir uma D3100 (mais barata) com a 18-105, acho que vai ser o melhor custo/benefício para você. Eu escolhi a D90 porque tem mais controles manuais diretos para alterar a configuração da câmera, entre outros motivos.

 

No meu blog tem alguns artigos sobre fotografia que você pode achar úteis, Danilo:

 

http://colormundi.blogspot.com/p/cameras-fotograficas-digitais.html

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Porreca e

 

ColorMundi.

 

Agradeço muito a ajuda de vocês, ficou mais claro agora o mm das SLRs, mas ainda tenho muita coisa para fazer.

Com relação a D3100 ser uma SLR de entrada, minha escolha por ela foi justamente por isso, pois como será minha primeira SLR, acho que um corpo um pouco menos complexo me ajudará bastante no começo, brinquei uma vez com uma D70 de um primo, mas nem conta muito.

 

Além disso, pelo pouco que li até agora vi que uma boa lente é melhor que um corpo caríssimo (obviamente o principal é o fotógrafo rs), mesmo porque, eventualmente poderei trocar o corpo por um mais avançado aproveitando as lentes que já tiver comprado. Acho que foi um comentário do Adam que eu vi que as Nikon tem tradição de não modificar os encaixes das lentes para possibilitar o uso das antigas, não é?

 

Vou ver se consigo dar um pulo nesse fim de semana ou semana que vem na Santa Efigênia para verificar preços e a possibilidade de comprar a D3100 com a lente 18-105.

 

Li nesse mesmo esse o Adam recomendando umas lentes Sigma, valem a pena? Ou vejo uma da Nikon mesmo pro kit inicial?

 

No site ColorMundi vi a recomendação de SLR de entradas Canon T3 e Canon T1i, qual seria a concorrente direta da D3100? E na opinião de vocês vale mais a pena uma Nikon ou uma Canon?

 

Grato novamente pela ajuda.

 

 

Dei uma olhada no site ColorMundi e vi umas coisas bem bacanas, neste inclusi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Danilo, não queira começar uma guerra: nunca pergunte qual marca é a melhor :)

 

A T3 é a mais básica da Canon, modelo recente. A T1i é a antecessora da T2i e da T3i. Atualmente, diria que o confronto é D3100 x T3. Mas idade não quer dizer muita coisa, avalie o que cada uma oferece e escolha a que melhor atende as suas necessidades.

 

Sobre as lentes Sigma, são muito boas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Hhhahahahahaha

Não quis começar uma guerra cara, é que ficou meio genérica mesmo a pergunta que eu fiz.

A pergunta seria especificamente entre a Nikon D3100 X Canon T3i ou T2i.

Perguntei mais porque vi os preços no mercado livre da T3i mais em conta que a D3100, cerca de duzentos reais mais barata e levando em consideração que iria comprar uma outra lente (18-105, seguindo sugestões), esse valor faz uma boa diferença no final.

O preço da T2i está um pouco superior que o da D3100 (no mercado livre), entretanto, pelas especificações a T2i me pareceu bem melhor que a D3100, por isso achei estranho a pouca diferença.

E normalmente o preço do mercado livre é razoavelmente maior que o da Santa Efigenia, local onde dependendo da forma de pagamento os preços caem muito.

Vou acabar olhando pessoalmente cada uma, vendo preços e comprar a que melhor se adeque em questões de conforto e preço, pois Canon e Nikon é a mesma coisa que PS3 X Xbox, Iphone X Android etc, vai do gosto de cada um rs.

 

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

daniloshindi

 

Tome cuidado. Talvez vc esteja fazendo confusão. Há duas câmeras da Canon com nomes muito parecidos. Uma é a T3 e a outra é a T3i. Na Europa elas tem os nomes de Canon 1100D e 600D, respectivamente.

 

Se vc for comparar a Nikon D3100 com a T3, diria que a Nikon é melhor. Li coisas melhores a respeito dela. Agora, se a comparação é com a T3i, aí não tem nem o q pensar. A T3i é mto mais câmera. Veja o link das duas no dpreview:

T3

http://www.dpreview.com/products/canon/slrs/canon_eos1100d

 

T3i

http://www.dpreview.com/products/canon/slrs/canon_eos600d

 

A comparação da T3i seria mais com a Nikon D5100. Dae a coisa aperta bem. Duas câmeras de entrada realmente boas.

 

Sobre a diferença entre Canon e Nikon, a realidade é que não há diferença palpável entre as duas marcas. Na comparação câmera por câmera cada marca ganha em uma categoria e no final das contas acaba-se por ficar num empate. Mas mesmo em cada categoria as vantagens de uma sobre a outra são pequenas. São marcas bastante equivalentes e com preços acessíveis.

 

As lentes Sigma são boas tbm. Não tanto quanto a original para a câmera que vc adquirir, mas são boas tbm. Alguns modelos deixam a desejar em alguns quesitos. Se tiver dúvida pesquise nos sites de reviews. Além desse que eu passei há tbm o http://www.kenrockwell.com. Eu particularmente gosto bastante das opiniões dele. Como ponto positivo as Sigmas são muito mais baratas que as originais. Algumas custam menos da metade do preço e são tão boas quanto as originais.

 

Se vc tiver como carregar mais peso, uma boa opção é uma lente 50mm f/1.8. Lente clara, com distância focal razoável e barata. Tenho uma dessa tbm e adoro ela. Pra ser sincero uso mais ela do que a 18-105 q havia indicado antes. Mas pense q uma DSLR com duas lentes ocupa espaço razoável na bagagem e pesa um tantinho bom.

 

Além disso lembre tbm que, segundo a legislação, vc pode entrar no Brasil com Uma câmera e uma lente sem apresentar as notas fiscais. Dessa forma, se vc sair com as duas lentes, na volta poderá ser obrigado a pagar imposto sobre uma delas caso não leve a nota fiscal da compra no Brasil.

 

Qquer coisa estamos por aí.

 

Abrçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Porreca,

 

Realmente estava confundindo os modelos da T3, entretanto a outra que eu tava vendo o review é a T2i (550d) que vi num preço próximo a D3100 e, pelo menos no que eu entendi, ela é bem melhor do que a D3100, conforme verifiquei aqui:

 

[linkbox]http://www.dpreview.com/reviews/CanonEOS550D/page3.asp[/linkbox]

 

Já a T3i e a D5100 estão muito caras pra comprar no Brasil, a D3100 e a T2i estão com preços bem próximos aos dos EUA (levando em consideração os impostos), deve ser pelo fato da D3100 e T2i serem DSLRs de bem de entrada.

 

Até teria como um amigo me trazer a D5100 ou a T3i, mas ele vai viajar pros EUA depois de mim e como quero já ter a camera pra tirar fotos da trip pela Europa fica inviável. Assim, devido ao preço e ao que posso pagar no momento, ficaria entre a D3100 a T3 ou a T2i, dependendo do preço que conseguir com o conjunto corpo mais lentes.

 

Vou dar uma olhada nessa 50mm f/1.8 que você falou, perderia o "zoom", mas ganharia muito em qualidade de fotos com pouca luz. Vou dar uma olha nos preços, talvez pegue uma nikon e outra sigma, vou dar uma fuçada no review das respectivas marcas com 50 mm e 18-105mm

 

Pra viagem não faria muita diferença uma ou duas lentes, pois não farei trilha, ficarei sempre na cidade e toda vez que viajo costumo andar com uma mochila para as necessidades básicas.

 

Bom, vocês ajudaram muito, fiquei num esquema básico na cabeça:

 

Nikon D3100 ou Canon 1100D T3 ou Canon 550D T2i

 

Se conseguir pegar apenas o corpo, sem a 18-55 f/3.5, uma lente 18-105 f/3.5-5.6 e uma lente 50 f/1.8 (Provavelmente uma Nikon/Canon e outra Sigma)

 

Agora só falta dar uma pesquisada melhor nas lentes na dpreview e depois ver o preço de tudo.

 

Valeu a ajuda de todos.

 

Surgindo novas dúvidas postarei aqui e quando decidir posto o que comprei.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...