Ir para conteúdo

De Quantos euros preciso para passar 15 dias na Europa/?


Posts Recomendados

  • Colaboradores
18 horas atrás, Léo Hung disse:

Para a @gialia: A estimativa de 80 euros por dia em Paris é razoável. Menos que isso, você abrirá mão de algumas coisas, como museus, passeios, extravagâncias baratas e souvenirs.

Em termos de alimentação, te digo com certeza absoluta: separe no mínimo 15 euros/dia (2 sanduíches e uma bebida, se quiser algo diferente de água). É o mínimo sem apelar pra inanição ou freeganismo ou pacote de bolachas em supermercado.

Comer em Paris pode ser muito barato. Um sanduíche que te forra bem num dos milhares de restaurantes e lanchonetes árabes\turcos\etc... custa 6.50 euros. Vem um sanduíche monstro com fritas. Se for nos indianos, mesma coisa: um crepe monstro sai por 5.50 euros. Um chá gelado da Lipton custa 2 euros ou menos nos mesmo lugares. Água é de graça. Comer em bistrôs e cafés "pega turista" sai mais caro, entre 12 e 20 euros, em média, por refeição. Se for pra restaurante mais chiques, aí o céu é o limite.

No transporte, o Metrô custa 1.80 (se não me falha a memória). Você pode economizar andando de um ponto turístico a outro, pois as coisas são próximas no centro. Paris não é tão grande assim (obviamente você não andará de ponta a ponta à pé). O RER é um pouco mais caro, do aeroporto para outro ponto qualquer onde se encontre sua hospedagem.

Em termos de hospedagem, nunca fiquei em albergues. Fico sempre no Ibis budget, que tem um quartinho bacaninha pra dormir, e um café da manhã honesto (café, suco, croissant, queijos e nutella liberado). Se você for gastar até 45 euros num albergue, acho válido ficar no albergue. Mais que isso, você já pega um Ibis Budget nos arrondissements mais populares.

O que é caro, pra mim, são os passeios e entradas à museu e afins. Como gosto de ir em um monte, acabo gastando muito dinheiro com isso.

Planeje os pontos que você quer visitar, quantos dias ficará e a partir daí, veja os custos. Ficou caro? Reduza o escopo da viagem. É assim que faço sempre.

Para referência, na primeira vez que fui, 2014, gastei 15 Mil reais para 2 pessoas, Lisboa, Paris, Besançon e Alsácia, 14 dias, tudo incluído (aéreo, terrestre, ingressos, comida E presentes). Na última, 2018, gastei 14 mil reais para duas pessoas, 10 dias em Paris, com tudo também.

Quem dá a medida da economia é você. O que é caro pra um colega de fórum, pode ser barato pra outro.

Se quiser mais dicas, só falar!

Na verdade, comprando 10 tikets de uma vez, cada um sai a 1,45 euros. É uma das tarifas mais baratas da Europa! Amsterdam esta saindo por 3 Euros... interior da Bélgica 2.90 Euros...

Existem bons restaurantes, não pega turistica, bistros com um preço médio de 20 euros um prato principal. Existem também muitos restaurantes típicos e honestos com as "formulas" (Formule) ou menu de jour (menu do dia) ... geralmente você escolhe entre Entrada+ prato principal ou prato principal + sobremesa , entre 20-30 euros. Alguns mais famosinhos chegam a 35 euros. 

Cabe fazer uma boa pesquisa! Tem o site thefork.com onde se encontra muitas promoções fazendo reserva antecipada. Exemplo: No dia "x" voce vai visitar o D'Orsay? Busca restaurantes na região e faz uma reserva pelo site... tem restaurante com descontos que chegam a 40%... e funciona! Testei alguns.

Dica básica para comer em restaurante: Se o garçom vem te abordar com um cardápio na mão, fuja. Restaurantes em ruas principais na frente das atrações, fuja. Restaurantes com grandes cardápios na frente em diversas linguás, fuja!! Procures restaurantes nas ruas mais internas e tranquilas, com faixada discreta, cardápio discreto na frente... os melhores são os que possuem um lousa com os pratos do dia escritos em giz.

Paris é um cidade com o habito cultural da especialização, explico: Se voce quer comprar queijo... voce vai a uma loja de queijos; Se quer comprar vinho... vai a uma loja de vinhos. O mesmo raciocínio serve para escolher onde comer... Restaurantes com cardápios muito abrangentes, que servem de tudo.... na verdade não servem bem nada! Isso claro, de forma generalista! Por exemplo, só por curiosidade olhe o cardápio de um estrelado como o Julio Vernes ou Les Cocottes... sao menus enxutos onde você não encontra mais que uma dezena de pratos! E porque... porque são pratos elaborados, testados.... Não importando o preço, os restaurantes realmente bons seguem essa mesma lógica!

  • Gostei! 2
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Gialia, milhares comentaram aqui e cada um com uma opinião diferente. No final vai muito de você, qual seu perfil de viajante? Prefere atrações pagas ou prefere bater perna? Tem condição de usar transporte público sempre ou na preguiça acaba usando táxi? Cozinha de vez em quando ou come sempre fora? E por aí vai.

Mas uma coisa acho que é consenso: sempre leve a mais! Sempre. Se você faz um planejamento super detalhado e conclui que 75 euros por dia são suficientes, leve 85, 90. Além disso já planeje gastos fáceis de serem previstos e tenha o mínimo possível de imprevisibilidade. Hostel, deslocamento entre cidades, atrações pagas famosas (sempre há algumas que você descobre na hora) são fáceis de prever, então eu diria que você consegue sem erro ter 60, 70% dos seus gastos antecipados. 

Alimentação e bebidas são sempre o mais complicado para mim. Tem vezes que você planeja 10 euros, mas na hora não acha nada, está morrendo de fome e acaba gastando 15 num restaurante melhor que aparece. E eu amo sair à noite, então planejar esse gasto é difícil pra caramba, pois saio e posso gastar de 10 a 30 euros, às vezes 40, é totalmente no escuro. Portanto aqui é onde está a parte mais nebulosa das minhas viagens, não dispenso uma cerveja nunca. Então sempre calculo a mais para não ter imprevistos depois.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
17 horas atrás, gialia disse:

@Léo Hung Muito obrigada pelas dicas 

 

o Léo disse tudo, o mais importante numa viagem é alimentação e roteiro!

Alimentação pessima voce fica fraca, pode adoecer e tal ai vem o efeito dominó!

Voce pode passar o dia andando, nos parques, em lugares gratuitos, existe dias q são aberto ao público (free)

Mas alimentação .. eu fiz uma viagem recentemente .. 12 dias com R$1000,00mil pagando hospedagem, deslocamento e comida em dois países.

Eu gastava 6reais em um pão arabé enorme, 7reais numa hambuguesa enorme, a noite comprava em mercados o jantar.. um tomate, coisa leve dava 5 reais.

Porém perdi peso, uns 4kilos, mas valeu a pena, tome vitamina em capsula como fiz, e alimentação leve q voce economiza pacas.

Eu amo uma cerveja, então 20% do meu valor foi disso, mas evitei balada essas coisas, só uma cerva aproveitando o tempo e pessoas passando.

 

n usei, taxi, uber, buis, nada .. só andando 62km no total. aproveitei mesmo, de ponto a ponto parando em alguns pontos turiticos 

  • Gostei! 2
  • Vou acompanhar! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...