Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Dicas - Segurança

Postado
  • Membros

[info]Participe!

Deixe aqui a sua dica de segurança em viagens.Como se safar de assédio, roubo, cuidados com os pertences.

Regras do tópico!

Neste tópico só serão permitidas dicas, dúvidas deverão ser postadas no tópico de Perguntas e Respostas.[/info]

Featured Replies

Postado
  • Membros

Se você está viajando sozinha e está meio desconfiada de algum transeunte te seguindo e,

- a rua está mais ou menos movimentada: entre em algum estabelecimento comercial (um café, padaria, e dê um tempo). como esses locais costumam ter movimento, vai inibir a ação de um possível assalto.

- a rua está vazia, quase deserta. essa é a hora que costuma a dar mais medo! eu achava que era caso de apenas mudar de calçada ou quem sabe gritar socorro. mas o supervisor da segurança me explicou que o gritar "socorro" afasta as pessoas, já que elas ficam tão assustadas quanto a gente. solução: grite um nome bem comum, como se visse alguém, tipo "Joããããããoooooooo". a lógica é que se o cara quer te assaltar, mas você está "acompanhada", vai quebrar o raciocínio dele.

Dicas bem simples..espero que úteis!

Postado
  • Membros

> Não ostente: evite usar jóias, roupas de grife, todas aquelas coisas que nós já sabemos que os ladrões adoram... Principalmente se estiver circulando pelo centro de grandes cidades, onde é inevitável a ocorrência de furtos, por mais segura que a cidade seja

> Evite deixar transparecer que você não é um habitante local, pois os viajantes são vítimas mais fáceis por não estarem acostumados aos hábitos locais. Não ande com a câmera fotográfica à mostra, tente se vestir de maneira semelhante aos locais, e se estiver fora do país não fale português em voz alta. Tente ser apenas mais uma na multidão!

Postado
  • Membros

[align=justify]Em viagens ao exterior e até no Brasil faço assim no referente a dinheiro :

> no money-belt levo o grosso do dindin e cartões, além de documentos;

> espalho pelos bolsos da calça e as vezes no pochete da máquina fotográfica alguns dolares trocados e dinheiro local, além de um único cartão de crédito/debito, assim não necessito toda hora ficar abrindo o money-belt, só abro esse em caso necessário e para fazer isso procuro um local seguro, por exemplo uma grande loja, na Bolívia, tipo Flay Play ou então o banheiro de algum resturante/lanchonete.

Sobre máquinas fotográficas :

Levar duas

> A maior usar somente em locais seguros e com prudência (pois chama muito atenção, já passei por essa experiência em Asuncion)

> A menor pode ser usada na maioria dos locais com grande concentração de pessoas, sem sobresaltos.

Sobre horário de viagens :

> Se possível se programe para não chegar ao local muito tarde da noite, assim não necessitara tomar um táxis "duvidoso" no meio da noite e se necesitar fazer isso, é bom procurar informações no balção de informações da rodoviária ou do aeroporto e pagar mais caro por um táxi cadastrado em alguma agência. (eu pessoalmente prefiro ficar na rodoviária/aeroporto da cidade de origem até o mais tarde possível e somente aí seguir viagem para chegar com o amanhecer na cidade de destino - isso para percursos rápidos ou intermediários)

Maria Emilia[/align]

• 5 semanas depois...
Postado
  • Membros

Olá mochileiras!

Uma dica de segurança, mas relacionada aos documentos de viagem.

Mantenha sempre (além dos originais) uma cópia autenticada de todos os seus documentos, mantenha-os em um local seguro e separado dos originais. Para um eventual imprevisto de perda ou extravio dos documentos, a cópia pode te ajudar a regularizar o problema.

Eu digo ajudar, porque sabemos que nossa cópia autenticada não quer dizer muita coisa em outro país, mas se você precisar ir em consulado ou embaixada, isso te ajudará bastante.

Além disso, eu mantenho uma cópia destes documentos online, por exemplo, no meu e-mail ou utilizo o Google Docs para armazenar, e posso acessar de qualquer lugar. ::otemo::

• 3 meses depois...
Postado
  • Membros

Olá Mochileiras!

Para resgatar o tópico de segurança.

Nós mochileiras e viajantes independentes gostamos de viajar sem um roteiro fixo e ter a liberdade de trocar alguns destinos e passeios no decorrer da viagens. Mas é sempre bom e muito importante deixar alguém (ou mais de uma pessoa) ciente de onde você vai estar.

A dica é:

:arrow: Faça uma relação com nome, endereço e telefone do hostel ou hotel que você vai ficar e deixe com alguém de sua familia;

:arrow: Deixe uma cópia do seu roteiro com alguém conhecido ou com alguém da sua familia, mesmo que você possa alterá-lo durante a viagem;

:arrow: Se você resolver fazer uma mudança brusca de roteiro, envie um e-mail ou ligue para alguém conhecido para informar a mudança;

:arrow: Se você tem alguém conhecido nos locais por onde vai passar, deixe os contatos dessas pessoas também com a sua familia.

Tudo isso é para que em alguma emergência a sua familia possa encontrá-la com mais facilidade! São medidas simples de segurança, e que muitas vezes não damos a devida importância.

A primeira vista, parece um pouco exagerado, mas tudo isso não custa nada não é? ::otemo::

• 4 meses depois...
Postado
  • Membros

Ola!!!

Aminha principal dica de segurança e nunca demostrar que vc e turista ,quanto mais despercebido vc passar melhor ,sempre muito gentil e educada pois em muitos casos a educaçäo e gentileza pode ajudar a contrangir a pessoa que tem alguma ma intençäo ...pois esse tipo de gente parece que fica com raiva por serem ignorados ... nada de ostentar ,roupas cara ,joias procure sempre ter um dinheiro separado em pocas quantias para que alguem que estiver proximo pense que vc so tem aquela minima quantia,sempre separe cartöes de credito em varios bolsos caso de perda ou roubo vc ñ fica desprevenido e sem dinheiro...uma coisa que aprendi se vc desconfiar de alguem nunca demonstre medo ,vc tem que passar a impreençäo que ele ñ te intimida,procure levar so a mochila e nada mais pois assim vc ñ tem que prestar atençäo em outras bagagens e ao mesmo tempo tornando-se um alvo mais facil ,para um possivel assalto,sempre tente parar em lugares de bastante movimento.Tente sempre fazer bastante amizade...para que vc possa ter ate uma possivel guia gratuito .Mas preste bem atençäo de quem se aproxima...Cuidado e uma boa viagem. ::otemo::

Postado
  • Membros

Viajando de trem pela Rússia

Já recebi várias perguntas deste tipo em MP, vale informar aqui.

Como já expliquei no tópico russia-informacoes-uteis-t40081.html#p547395

há duas classes mais comuns: 2-a e 3-a

Na 2-a classe passageiros ficam em cabines de 4.

Para quem viaja sozinha, melhor preferir vagão com venda exclusiva de lugares em cabines (camarotes):

femininas ou masculinas, condorme 1-o lugar que for vendido na mesma.

Estes são um pouco mais caros, do que a 2-a classe básica, por incluir mais serviços a bordo.

No site Russian Trains https://www.russiantrains.com/en há indicação clara destas opções.

Já no site oficial http://pass.rzd.ru , só consegue ver isso em russo, tais classes tem indicação МЖ.

Para viagens longas (como Transsiberiana) é mais recomendável.

Já para viagens mais curtas 3-a classe também serve, com muito mais economia.

Neste caso prefira lugar superior comum (não lateral), na primeira parte do vagão (mais longe do sanitário traseiro), assim é mais seguro.

• 11 meses depois...
Postado
  • Membros

Tudo isso é para que em alguma emergência a sua familia possa encontrá-la com mais facilidade! São medidas simples de segurança, e que muitas vezes não damos a devida importância.

computer.gif

Postado
  • Membros

Eu sempre pensei em guardar minhas taticas para mim e jamais dividir para não chegar ao conhecimento de possiveis ladrões mas acho que vou acabar contando para colaborar com o forum e principalmente com nós mulheres.

Bem eu levo 2 bolsinhas de cintura uma de cada lado. (Todo mundo sabe que turista anda com aquelas bolsinhas). Então pra disfarçar coloco o dinheiro de um possivel roubo ali bem como xerox do passaporte para dar a entender que sai com a xerox e deixei no hotel o passaporte (acho que turista ta escrito na testa não tem como enganar principalmente se abrir a boca. Os sotaques nos delatam).

Na segunda bolsinha eu coloco mais dinheiro aquele que possivelmente eu possa gastar a mais do previsto naquele dia.

Passaporte, cartão que nao vou usar e moeda viva eu coloco num cofre. Duas calças iguais, uma dentro da outra e costuradas: canguru.

• 9 meses depois...
Postado
  • Membros

Para quem vai para itália fiz um bom resumo.

Criei um tópico mas fizeram o favor de apagar então vou colar aqui.

Vamos curtindo mario biondi mas com segurança sempre.

::otemo::

Tenho procurado muitas informações a respeito de furtos e golpes que ocorrem na itália contra os turistas, e só encontrei em sites americanos.

Se alguém tiver dificuldade com inglês basta usar o goolge chrome que ele traduz a página.

Vi que na itália nos pontos turísticos, tais como:fontana di trevi,coliseo,piazza di spagna etc, haje uma quadrilha de ciganos e outros imigrantes do leste europeu e qualquer vacilo é fatal acho ruim isso viajamos para espairecer um pouco e não podemos desgrudar, o olho pelos vídeos deu para perceber, ficam sempre tentando pinçar bolsos,bolsas,malas etc bem complicado tudo isso.

A polícia ou os caribinieri de lá nada fazem tem um caso que o policial até ri do turista que caiu no golpe ao invés de abrir uma ocorrência e apurar os fatos.

Segue a relação dos links que pesquisei:

LiveLeak.com - Gypsies In Italy Stealing From Tourists

Vídeo de 10 minutos mostrando os golpes principais

Mais links de segurança:

http://www.bella-toscana.com/pickpocketsinitaly.htm#.UZFkQ7U3srU

- Golpes e furtos separados por cidades -

Milão:

http://www.corporatetravelsafety.com/safety-tips/category/pickpockets-italy/tip/pickpocket-scams-in-milan-italy

Nápoles:

http://www.corporatetravelsafety.com/safety-tips/category/pickpockets-italy/tip/pickpocket-scams-reported-in-naples-italy

Roma:

http://www.corporatetravelsafety.com/safety-tips/category/pickpockets-italy/tip/pickpocket-scams-reported-in-rome-italy

http://www.romefile.com/information/tourist-scams.php

Roma perto da fontana di trevi vacilou dançou pior do que o Brasil, aqui onde vivo ciganos ficam acuados, pois se tentarem algo são linchados literalmente.

Na itália agem impunemente.

Milão malpensa perto do aeroporto.

Veneza Piazza San Marco preparando a arapuca.

Milão malpensa perto do aeroporto.

Enfim bem difícil viajar para um lugar assim eu sou graduado em hapkido ou seja me garanto, mas mesmo assim gosto de curtir a viagem se for para entrar em ação irei com uma mochila só, pois preciso de ficar com as mãos livres. E pelo que notei a Itália é uma praça de guerra.

Bem o que absorvi de tudo isso não se deve pegar, o ônibus número 64 no termini que é forrado de batedores de carteira e gangues. Evitar andar a noite por roma.

Não dar informação a ninguém e se vierem com um papelão na mão ou mapa desviar imediatamente, e nunca deixar amarrar aquela bendita pulseirinha no pulso de vcs ficam sempre no duomo de milão e outros pontos bem conhecidos este golpe começou em Paris.

Se atirarem em cima de vocês, um bebê que na verdade é uma boneca deixem cair no chão ou desviem tudo é para tirar sua atenção e darem o bote.

Se começarem alguma briga perto de vocês saiam imediatamente que é tudo armação para tirar a atenção.

Se estes ciganos, albaneses, ou a escória que for se aproximarem de vocês para pedir esmola ou sei lá o que falar: VATTENE com voz firme, som alto, e sem medo é equivalente a go away ou go to hell ou caia fora.

Distribuir o dinheiro e nunca concentrar em um só lugar, usar money belt e evitar de ficar futucando os bolsos na rua, a lixaiada fica de olho em tudo. Lendo os sinais.

Andar com VTM - visa travel money e deixar no cofre do hotel uma cópia com número da central de atendimento e o número do cartão para bloquear em caso de emergência.

Não pedir para estranhos tirar foto com a sua máquina fotográfica. Tem um tripé chama-se QuickPod ComPod Slim Tripod achei uma boa idéia:

Tem para vender neste link acho que no ebay tem também gostei da idéia que peguei no site de segurança:

http://www.corporatetravelsafety.com/ca ... p-366.html

Andar com a cópia do passaporte, e a polícia nunca pede para mostrar nada, tem o golpe da falsa polícia que é velho não fazem blitz nada. Aliás a polícia italiana nem existe acho que ficam dormindo dentro dos carros e delegacias. rs

Andar com roupas simples e não ostentar que tem posses.

No trem colocar a(s) mala(s) perto dos pés e evitar de viajar a noite, pelo que levantei fazem saques nos trens noturnos.

Mulheres evitar de andar sozinhas com bolsas de marcas, tem a modinha da gangue que furta com scooter puxa a bolsa e saem correndo, tem nestes sites que postei uma bolsa que vem com um cabo de aço na alça, aí sim dá para derrubar o lixo do scooter com um puxão. rs

Acho que isso é o basicão para sobreviver na Itália leiam todas as informações destes links que postei lá tem informações valiosíssimas, inclusive de pontos perigosos.

Confesso que fiquei assustado com a Itália tinha um planejamento e agora irei usar até o meu primo que mora em portugal como guia tive que mudar tudo. Pois tenho que viajar em segurança lá não dá para relaxar.

Se alguém tiver mais dicas de segurança acrescente, pois este é o melhor fórum que achei de viagens e falta um tópico sobre isso.

Abcs,

Sigamos Confiantes.

• Silnei unpinned this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.