Ir para conteúdo

Cobija / La Paz / Copacabana / Cuzco / Trilha Salkantay / Machu Picchu / Puerto Maldonado - Out/2010


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Esta viagem foi planejada juntamente com outros amigos aqui no mochileiros.com, onde daqui formamos um excelente grupo de brasileiros com o mesmo objetivo: conhecer os povos andinos da Bolívia e do Peru.

 

cia-machu-picchu-outubro-de-2010-turma-confirmada-t40057-555.html

 

Tenho mto a agradecer os relatos lidos aqui, uns tão precisos e detalhados que solucionaram mtas dúvidas e outros mais enxutos, mas que certamente alimentaram minha vontade de conhecer estes países que possuem um legado histórico de se admirar e de riquezas naturais de tirar o fôlego.

 

Não foi possível tomar nota de todos os gastos, mas quanto ao planejamento financeiro, eu levei U$ 1.000,00 no VTM + U$ 300,00 em espécie... Deixei para comprar muitas coisas em La Paz, como a mochila cargueira, de ataque, tênis, e alguns agasalhos e os acessórios, meias grossas, meias para caminhada, luvas, cachecol, gorros e etc...

 

COBIJA – LA PAZ – 12-13/10

 

Saindo de Rio Branco de carro, Cobija fica a pouco mais de 3 horas. Então fui de carro com minha família até Cobija no dia 12/10, aproveitando o feriado no Brasil, para fazer comprinhas na fronteira e claro me deixarem na casa da Fabiana, minha amiga que mora em Brasiléia, na cidade fronteira com a Bolívia... Na noite deste dia aproveitamos para dar umas voltinhas por Cobija e já comi o famoso ‘pollho frito’ frango frito e depois fomos para o Karokê, tinha acabado de abrir, umas 9hs e ficamos lá, cantando, dançando e dando mtas risadas... A viagem já tinha começado mto bem, pq fiz novos amigos e me diverti!!

 

Dia 13/10 as 09hs fui à Polícia Federal em Epitaciolândia (cidade colada em Brasiléia) para efetuar o registro de saída do Brasil, em seguida fui a Fronteira da Bolivia para registrar a entrada, em depois fiz câmbio para dólares e bolivianos, o câmbio estava U$ 1=R$1,85 e R$ 1 = 3,85 BO.

 

Em seguida minha amiga me levou ao aeroporto de Cobija, onde o vôo estava previsto para sair as 11:00 e acabou saindo as 12:00. Vôo tranqüilo, não estava lotado e durou 1 hora...

 

Comprei a passagem pela empresa AEROSUR em Cobija mesmo no ferido de 7 de set qndo estive lá, só não comprei pela internet pq meu cartão não estava autorizado para compras no exterior ainda, o valor da passagem foi de R$ 187,00....

 

Chegando ao aeroporto já me ‘encapei’ toda, pq em Cobija estava uns 30ºC e em La Paz, havia nevado na noite anterior, então acho que estava uns 15ºC. No aeroporto de Cobija, conheci uma acreana que estuda medicina em La Paz, então pegamos o táxi juntas e uma amiga dela já estava lá esperando por ela... Então elas me deixaram no Loki e seguiram para casa, trocamos telefone, mas não foi possível ligar para combinar algo, afinal elas tinham que estudar e eu estava começando minhas férias....hauahuahuahu Embora a Belinha quisesse nos acompanhar para Copacabana, pois estava morando lá mais de um ano e não conseguia viajar pela Bolívia, devido os estudos...

 

Quando cheguei no Loki percebi que meu grupo não tinha se hospedado lá, mas que o João e o Fernando já estavam devidamente hospedados, então tratei de ir procurá-los. Por sorte o João estava no quarto e pela tarde fomos passear por La Paz (Mercado das Bruxas e Museu da Coca), em seguida fomos ao Hotel onde o restante da galera estava hospedado, eles tinham acabado de chegar do passeio do Chacaltaya e iam para um jogo no estádio (The Strongest x Bolívia). Fomos todos até o jogo e nos divertimos! Nos integramos a torcida organizado do The Strongest aí foi só festa! Gostei mto da torcida! Sempre cantando, mesmo com chuva de granizo, tinha gente sem blusa e de bermudaaaaaaa!! Hehehe É eles estão acostumados, e eu não!! Estava morrendo de frio, mas gostando da muvuca!!

 

Depois do Jogo e vitoriosos (The Strongest 3 x 2 Bolívia), fomos ao PUB do Loki, lugar animado e de gente bonita!! Depois de lá alguns foram para a Boate Blue, mas eu fui dormir, porque no dia seguinte tínhamos um passeio: Tiwanaku/Vale de La Luna e City Tour.

 

Sobre o Loki – quarto para 5 pessoas com banheiro privado e café incluso: 55 BO a diária. Senti-me segura no quarto e quanto aos meus companheiros, quase não nos víamos, todos eram estrangeiros, então arranhava meu inglês para cumprimentá-los e graças a Deus, nada sumiu das coisas que eu deixava na minha mochila ou em cima da cama...

 

LA PAZ – 14/10

 

Acordei cedo, tomei café, fui à internet, pq prometi enviar notícias diariamente para minha família, afinal fui sozinha, mas nunca fiquei só nesta trip!!

 

O combinado era 8hs, o povo veio chegar às 9hs. Na Bolívia é igual no Brasil, nada começa na hora, mas o povo demorou pq meus queridos amigos que foram festar na noite anterior não conseguiram acordar cedo, aí vcs já viram... O bom de eles terem atrasado é que deu tempo de um casal brasileiro de Sampa (Rodrigo e Priscila) entrarem em nosso grupo, eles estavam na recepção do Hostel quando nos conhecemos e os chamei para o passeio....

 

Blz, seguimos então para o Parque Arqueológico de Tiwanaku, mas antes paramos para o almoço, assim que saímos do restaurante, ouvi um cantor num barzinho ao lado, ele estava tocando “Morando do Nordeste” em espanhol....huhuhu não resisti e fui lá dá uma palhinha... eram 3 caras, todos visivelmente acoolizados, era aniversário de um deles, então a festa parecia que ia até tarde... nos identificamos como bons e simpáticos brasileiros aí a festa foi geral!!

 

Nos despedimos e seguimos para o Museu, ouvimos as explicações do guia e depois fomos para o lado externo para mais explicações e aprender um pouco mais da “Pacha mama” – Mãe terra. Esta e mtas outras palavras em quéchua escutaríamos mtas vezes daqui para frente... Eu sempre presto mta atenção às explicações, mas sinceramente pouca coisa se retém aqui na minha cachola....sr

 

Depois de andarmos pelo parque paramos em uma mini-feirinha para comprar o artesanato local, dei uma rápida olhada, pq minhas compras ficariam reservadas para o Mercado das Bruxas....

 

Depois de lá seguimos para o Vale da La Luna, mto distante por sinal, ficamos até em dúvida para onde estávamos indo, mas por fim chegamos!! Sinceramente, eu esperava mais do Vale, mas valeu a visita, depois fomos para o El Mirador, só que o retorno para La Paz foi por um caminho diferente, por um centro mais ‘organizado’ sem aquelas buzinas no pé do ouvido, bacana de ver como é o contraste da cidade que me encantou! Em geral gostei mto de La Paz...

 

No El Mirador tiramos mtas fotinhas e depois fomos para uma rápida volta pela Plaza Murilo, onde estava tendo um manifesto dos indígenas! Mas nem chegamos a sair do bus, foi só uma passadela mesmo....

 

No começo da noite retornamos e fechei o passeio para o Chacaltaya... Depois fomos jantar numa pizzaria próximo ao Hotel Condeza onde a galera estava hospedada, lá a pizza era boa e grandona mesmo!! Só que aconteceu algo chato, a Priscila deixou encostada na parte de trás da cadeira a mochila de ataque, na hora de pagar a conta ela notou que a bolsinha com os cartões, o celular e alguns bolivianos não estava mais lá, procuramos para ver se não tinha caído perto da mesa, mas nada, daí notamos que o casal que estava atrás de nós, mal tomaram a garrafa de coca-cola que haviam pedido, concluímos então que eles poderiam ter ido lá e acabaram achando a oportunidade de mais um furto.... Infelizmente no primeiro dia deles em La Paz já foram furtados, mas a ‘sorte’ que o Rodrigo tinha os cartões e o restante do dinheiro com ele, e os cartões da Priscila logo foram cancelados e ela tinhas seguro contra roubos... Então fica a dica para nunca desgrudarem os olhos das coisas de vcs que representem valor...

 

De volta ao Hostel nos arrumamos para conhecer o Had Rock Café de La Paz, juntamente com o restante da galera! Lugar bacana, quentinhooo...huhuhu e com boa bebida e ótimo sommm!!

 

LA PAZ – 15/10

 

Saímos as 08:30hs para o Chacaltaya, mas antes passamos para buscar outros turistas, onde conhecemos mais 3 brasileiros que tinham chegada a poucos dias em La Paz também... Pelo que vocês perceberam, brasileiro tem aos montes em La Paz...sr

 

Durante o percurso, comecei a mascar minhas folhinhas de coca, para amenizar o mal da altitude, já que chegaríamos a mais de 5000 m.a.n.m, o percurso para chegar até a montanha é bem estreito e dá um certo medo, porque as rodas do carro ficam a poucos centímetros do precipício... Chegando lá em cima, na estação de esqui desativada, porque não há mais neve suficiente para esquiar, eu estava mal, tonta e com mtooo friooooo! Resultado: tirei algumas fotinhas, conheci a neve e partir para dentro da casinha, não agüentei acompanhar o grupo rumo ao topo da montanha Chacaltaya... Tomei o chá da coca e esperei eles voltarem e não via a hora de chegar lá em baixo... Retornamos umas 13hs, então fui almoçar e em seguida coloquei algumas roupas para lavar e fui em busca de um salão de beleza, estava na hora de fazer minha escovinha... hehehe cabelo ruim, sabe como é né?!

Srsr

 

Retornando do salão fui fazer umas comprinhas de casacos e calças pq levei poucas peças, uma vez que moro em lugar mtoooo quente e não há roupas de frio baratas, então fui às compras, coisa pouca claro, afinal quem vai carregar a mochila depois sou eu mesma....sr

 

Pela noite fui até o Hotel da galera para jantarmos e decidirmos o que faríamos no dia seguinte... A galera já queria ir para Copacabana no dia seguinte 16/10 no começo da manhã, mas eu só queria ir dia 17/10 cedinho e fazer a Ilha do Sol e já seguir para Puno e Cuzco... Depois de combinarmos diretinho deu certo e partimos para Copacabana cedinho do dia 17/10.

 

Mais uma noite fomos para o PUB do Loki, esta npite foi especial e bacana, pq conseguimos colocar umas músicas brasileiras para tocar! O Gustavo entregou o iPod dele para DJ, e acreditem, a primeira música foi BOATE AZUL! A comoção dos brasileiros foi geral!! Mas logo cortaram, a Karlinha foi lá e pediu outras...srsr curtinho à beça e dançamos uns sambinhas com os gringos lá!! Ao final da noite, íamos para outro lugar, escolhemos depois de mta discussão o TRAFFIC, a galera na saída ficou decidindo para onde iríamos, só que não se pode haver aglomeração tarde da noite em frente ao Loki, pq na rua do Loki fica um Distrito da Polícia, e eles fecham a rua justamente para evitar essas manifestações... Só que depois de mta ceva na kbça a galera demora a entender isso, o vigia implorava para sairmos lá da frente para não entramos em atrito com a polícia, mas ele era ignorado, então o resultado foi que no dia seguinte, os brasileiros não puderam mais entrar no Loki, só quem era hóspede....Além, ouvi falar que lá dentro um dos nossos amigos quase brigou com um argentino...

 

LA PAZ – 16/10

 

Passei o dia inteiro caminhando e fazendo as compras de lembrancinhas, minhas mochilas, tênis e outras ‘cositas más’!!

 

Após o almoço acompanhei um grupo de turísticas num tour à pé por La Paz, fomos nos mercados, alguns museus, Igrejas e mtas ruas de lá! No final do dia voltei, peguei minha roupa que estava na lavanderia, arrumei minha mochila, e vi que já tinha mtas coisas, me livrei de algumas peças e da mochila antiga, deixando no caixote de doações que tem no Hostel...

 

Fiquei no pátio conversando com a Aline, amiga de Brasília que conheci no Loki, ela estava viajando a pouco mais de um mês pelo Peru e agora estava na Bolívia, para mais uma boa temporada de férias...sr Abrindo um parêntese... Como há gringos em viagens longas, hein?! Caramba, eles passam meses viajando o mundo, td bem que quem tem dólares é rei na Bolívia, mas me ajude, há mtos turistas assim, sem prazo para terminar as férias...

 

Logo mais a noite me animei e acompanhei a galera para nossa última noite em La Paz. Meus amigos, tiveram que me esperar do lado de fora pq o vigia não deixava eles entrarem, nem ficarem na recepção... Fomos para o Had Rock e depois para uma rave que teria no estádio do The Strongest, não sou chegada a rave, mas como nunca havia ido a uma, fui experimentar.... Se fiquei uma hora por lá, foi mto.... Estava mto frio e o som eletrônico cansa minha mente....srsrsr Alguns ficaram lá e outros como eu resolvemos ir ao Mongos, bem melhor, lugar fechado e com o som mais agradável, mas tbm não demoramos mto, afinal tínhamos que acordar cedo para partimos à Copacabana no dia seguinte....

 

LA PAZ – COPACABANA – ILHA DO SOL – PUNO 17/10

 

Saímos umas 8hs para Copacabana, chegamos lá 12:30hs e o barco saía as 13:30hs, mas ainda tínhamos que almoçar, só que o restaurante que a agência havia reservado, demorou para entregar o pedido da nossa amiga Karlinha, ela foi a única que pediu lasanha, e nós pedimos a famosa ‘trucha do lago Titicaca’ eu adorei! Mas a Karlinha acabou tendo que levar a vasilha do restaurante para comer no barco, ela ficou uma arara com a situação, mas fazer o quê?! Ficaria com fome?? Não mesmo!!

 

A travessia até a Ilha é mto bela, pq o Lago é realmente mto lindo, escolhemos ir na parte de cima e passamos um pouco de frio, mas nada que tirasse o privilégio da vista, na volta iríamos lá dentro... sr

 

Chegamos na Ilha e começamos uma bela subida de mto degraus até lá em cima, mas isso já tava ficando normal, subir, descer, andar à beça...sr O lance é não ter pressa pq com paciência a gente chega lá!! Hehe

 

Andamos a Ilha e seguimos até o Templo do Sol, onde nosso guia, nada animado nos explicava a história... Tiramos mtas fotos e ficamos admirando o quanto o lago é belo. A vista lá de cima e de encantar, juntar as duas mãos em forma de agradecimento e dizer: Deus gracias por estar ali!!!

 

Voltamos umas 5hs da tarde, um pouco cansados e pegamos o bus para Puno no Peru, em Puno não iríamos ficar para conhecer a Ilha de Uros, tínhamos que seguir para Cuzco, já que íamos fazer a trilha Salkantay a partir do dia 20/10...

 

Chegamos em Puno as 08:30 horário do Peru (1hs a menos q na Bolívia) e pegamos o outro bus para Cuzco as 09hs, chegando em Cuzco as 05:00hs da manhã....

 

20101112100908.jpg

 

20101112101353.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 41
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

PERU – CUZCO (18/10/2010)

 

Chegamos em Cuzco cedinho, umas 05:00hs e nos dirigimos ao táxi. Os táxis que saem de dentro da rodoviária são mais caros que os que estão do lado de fora, isso é uma dica que sempre escutamos da galera. Só que estávamos cansados e não queríamos ficar carregando as mochilas até lá fora, daí pegamos o táxi lá dentro mesmo. Quando estávamos fora do táxi o taxista falou que era 10 soles, mas quando entramos no táxi o carinha cobrou 15 soles, fiquei indignada, não pelo valor em si, mas porque vi que ele queria tirar vantagem mesmo, uma corrida da rodoviária até o Loki (End. Cuesta Sant'Ana) não sairia mais que 10, mas beleza, das próximas vezes eu repetia umas 'trocentas' vezes para confirmar os valores das corridas...

 

Chegamos no Loki, fizemos check-in para um quarto com 10 camas, onde ocupamos 7 e a diária ficou em 28 soles por pessoa, incluso café da manhã (pão, manteiga ou geléia, café com leite e chás). Pela manhã fomos conhecer Cusco... Praças, Igrejas, Museus e já marcar os passeios de City tour, Vale Sagrado e Trilha Salkantay...

 

Optei por comprar o Boleto Turístico (130 Soles o valor normal e 70 soles para estudantes, como tenho a carteira ISIC internacional de estudante consegui comprar facinho, mas dependendo do vendedor com as carteiras normais emitidas nas escolas/faculdades do Brasil, você consegue comprar também). O Boleto dá acesso a 16 lugares, dos quais consegui visitar uns 10 srs

 

Para o City tour pagamos 20 soles, pelo serviço do bus e guia e com o Boleto em mãos, conseguíamos acesso aos lugares.

 

Câmbio estava U$1 = 2,76 S./ - R$ 1 = 1,40 S./

 

18/10 - City Tour

 

Passeando pela Plaza das Armas durante a manhã, encontramos a empresa para fechar o City tour pela tarde que sairia as 14hs e retorno as 17:30. Este City tour compreende os serviços de um guia e o pagamento de 20 soles por pessoa:

 

1) Igreja São Domingo (não incluso no Boleto Turístico, então 5 soles estudantes e 10 soles entrada inteira);

2) Saqsaywaman

3) Q'enqo

4) Pukapukara

5) Tambomachay

No retorno voltamos para o LOKI, jantamos e ficamos no PUB, curtindo uma cusqueña e papeando sobre mais uma dia de viagem!! sr

 

19/10 - Vale Sagrado

 

Este passeio leva um dia inteiro. Com saída as 09hs e retorno as 18hs. Pagamos mais 20 soles pelos serviços do guia, sendo que o almoço não é incluso, mas para grupos turísticos ficou a 20 soles (buffet). No passeio gastamos muito tempo entre os deslocamentos, mas com certeza vale à pena a visita.

 

Dia 18/10 fechamos também a compra da Trilha Salkantay e no retorno do Vale Sagrado, fomos para a agência para conhecermos o guia e ouvir mais explicações sobre a trilha...

 

Lugares visitados:

 

1) Tipón

2) Ollantaytambo

3) Chinchero - Exposição de artesanato têxtil, com muitas cores.

Dia 19 pela noite aluguei alguns equipos que não tenho como: bastão, saco de dormir e isolante térmico, bem como compra de meias, gorros, luvas, repelente, águas e isotônicos... É importante levar um pouco de dinheiro para a trilha, para conforme você necessitar comprar mais água e demais itens que tem nas vendinhas que passamos e também para pagar uma ‘gorjeta’ ao senhor responsável pelos burros que levam nossas bagangens, aos cozinheiros e ao guia...

 

20101112101753.jpg

 

TRILHA SALKANTAY

 

1º DIA - 20/10

 

Fechamos a trilha com mesma empresa que fechamos os tour do Vale da Sagrado e City tour, que é a empresa CHASKI PERU TREK (Portal das Coniturias nº 265 - Interior – Plaza de Armas – e-mail: chaskiperutrek@hotmail.com). O valor saiu para estudante por U$ 140 e não estudante U$ 160, mas isso, porque éramos em 9 pessoas, deu para conseguir este preço...

 

Saímos de Cuzco as 04:30 de bus em direção a Mollepata (2900 m.a.n.m.), chegando umas 8hs, onde tomamos um café da manhã (não incluso no pacote, custou 7 soles o café continental: pão com manteiga ou geléia, café com leite e chá).

 

As mochilas são pesadas, quem ultraprassar os 5kg na mochila cargueira tem que pagar o excesso... a minha estava pesando 10kg, assim como de outros amigos, então somados os excessos tivemos que pagar o aluguel equivalente a outro burro que saiu 22,50 S./ por pessoa...

 

Assim, as mochilas maiores seguem de burro juntamente com as demais coisas para o preparo das refeições e acampamento ao longo da trilha. Ao longo do percurso o terreno é plano, com algumas subidas por dentro da mata e pequenos montes, e belas paisagens... Em outubro sempre chove, então durante o percurso todos os dias choveu um pouco... neste 1º dia seguimos até Soraypampa onde montamos acampamento. Esta é a noite mais fria da trilha, porque ficamos no pé de uma montanha nevada....

 

Neste dia são em média 15km de caminhada. Salkantay foi a primeira trilha da minha vida, nunca tinha praticado um esporte semelhante, mas sempre que possível me exercito, não regularmente, mas caminhadas de fds no parque da minha cidade, alternando com corrida e mto forró nas festas daki foram meu preparativo para encarar a trilha... Então no primeiro dia fiquei bem cansada, mas psicologicamente tranquila.... Neste dia, devido ao frio não há oportunidade para banho, não há estrutura para banhos.... Aqui entra a importância dos lenços umedecidos, pq eu transpiro mto, mas com o frio logo 'secamos' mas é super importante manter a higiene....sr

 

Refeições todas excelentes: café da manhã, almoço (sempre de entrada uma deliciosa e quentinha sopa), lanche assim que chegamos no acampamento, janta (sopa de entrada também).

 

Logo após o jantar fui dormir, porque o 2º dia é o pior devido as subidas que encaramos...

 

2º DIA - 21/10

 

Levantamos as 5hs já com um chá da coca servido para um verdadeiro despertar, arrumamos as coisas, tomamos café e seguimos em frente. Este é de fato o dia mais puxado, tem mtas subidas, o ar vai ficando difícil, o coração acelerando, mas passo a passo a gente chega lá....

 

Neste dia na subida da montanha Salkantay quando atingimos 4.600 m.a.n.m. quase chegando no topo, começou a chover granizo e o frio ficou mto extremo, foi então q me encostei numa pedra e comecei a chorar de desespero, achando que não consegueria, achando que faltava mto e que meu coração iria explodir... Lembrei do conforto do meu lar e me perguntava o quê que eu estava fazendo alí... Daí um anjo-amigo chamado Anderson, experiente em trilha a mais de 13 anos, me deu um forte abraço juntamente com a Kaká, e ele disse que não iria me deixar para trás, e ela concordou... Então peguei na mão dele e consegui chegar lá em cima, enquanto a galera tirava fotos da plaquinha eu só queria saber de chegar logo e pedindo à Deus que paresse com a chuva... Sr

 

Depois que atingimos o topo, começa a descida, aí a vida é outra, o ar volta a preencher os pulmões sem dificuldade nenhuma e o coração já não acelera tanto...

 

Chegamos para o almoço e logo seguimos viagem... onde descemos até 2.900 m.a.n.m. para o acampamento... Pela noite ficamos papeando sobre a dureza deste dia e tomando umas paceñas para relaxar... Os gringos ficavam impressionados como os brasileiros bebiam e faziam qlqr negócio por um banho... srs no segundo dia já havia condições de banho, mas gelado e só quem tomou banho foram nós mesmo... srsr

 

3º DIA - 22/10

 

Superado frio e o cansaço do 2º dia, este 3º dia é bacana, com muito tempo de descida, o que comecei a sentir o joelho doer, mas bem melhor do que somente subir...

Este dia que conhecemos mais da floresta peruana, da flora, mtos córregos, algumas cachoeiras, bonito de ser ver e viver... "O caminho é caracterizado por grande quantidade de orquídeas, pequenos riachos e cachoeiras"... Próximo de chegar no local do almoço, podemos seguir de van por uns 20 min ou continuar a caminhada, então eu fui de van... hehehe e outros foram a pé... Depois do almoço fomos para o acampamento em Santa Tereza novamente de van, para a decepção de alguns e maravilha de outros...kkk Neste acampamento, uma éspecie de pousadinha, já havia até quarto (10 soles) caso não quiséssemos ficar em barracas, e pela noite teve lual, ao som de mtas lambadas, bailamos todos brasileiros, americanos, uruguaios e peruanos!!

Pela madrugada no final do lual, aconteceu umas brigas do povo lá (alguns nativos vão para lá para beber e se divertir tnm). Ao invés de paus e etc, a galera briga com pedradas... foi uma confusão, a galera das barracas ficou com medo de machucar alguém pq a briga aconteceu próximo de onde eles dormiam... Durante a noite choveu, algumas barracas ficaram inundadas, mas como escolhi ficar em quarto, e estava mto cansada não ouvi nada, e minhas roupas que estavam no varal molharam todas... :( Mas no final td se resolveu...

 

4º DIA - 23/10

 

Era para saírmos cedo, só que com a confusão da noite anterior, o grau de ressaca de alguns e mtas coisas molhadas, decidimos sair um pouco mais tarde e novamente pegar a van até a hidrelétrica... o tempo q ficamos parados antes do almoço serviu para secar as peças que estavam molhadas e assim não pesarem mto nas costas, porque neste dia não há burros ou carros para carregar a mochila maior, daí temos que levar todas nossas coisas... Minha mochila estava tranquila, o que pesou nela foi o saco de dormir e o isolante que somando dava uns 4kg e com o restante das coisas, acho q carreguei uns 15kg durante a tarde deste dia...

 

Da hidrelétrica seguimos pelo trilho do trem até Águas Calientes, umas 4 horas de caminhada até lá... No percurso encontramos mtos nativos que fazem desse percurso um caminho alternativo, qnd n querem pagar o trem... Chegamos no Hostel para tomar aquele banho e descansar...

 

Pela noite jantamos, nos despedimos da equipe de cozinheiros e mais algumas voltinhas na cidade voltamos para o hostel, pq as 04:30 já estaríamos de pé para entrar em Machu Picchu (primeiro portão) as 5hs da manhã e começar uma corrida alucinante para entrar no Parque (segundo portão) as 6hs e pegar a entrada para a subida do WaynaPicchu!!

 

5º DIA - 24/10 - Parque Arqueológico de Machu Picchu

 

Às 4:30 já iniciamos a caminhada para o primeiro portão de entrada do Parque, as 5hs o portão abriu e iniciou a corrida alucinante para entrar no Parque (segundo portão) as 6hs e garantir a a subida no WaynaPicchu!! Quem está em boas condições físicas sobe em 30 min. É uma boa subida, pq geralmente se 'corta' o caminho e não faz o caminho zigue-zague do bus normal que custa U$ 7 (não há descontos de estudante) que sai de Águas Caliente as 5hs da manhã...

 

Eu levei uns 50 min para chegar lá em cima... Cheguei, fiquei na fila e carimbei minha entrada para subida as 7hs no Wayna o primeiro horário, sendo q há 2 horários para a subida: 1) 7-8hs 200 pessoas e 2) 10-11hs + 200 pessoas...

 

Qnd cheguei lá em cima e vi meu grupo descobri que todos tinha carimbado a subida para as 10hs, daí o Adrian nosso guia conseguiu novo carimbo para eu subir as 10hs junto com o grupo...

 

Quando entramos no Parque o Adrian iniciou as e xplicações e as andanças lá por dentro... uma hora em média de explicações e etc... nos despedimos dele e ficamos andando... No boleto de entrada diz que não pode entrar com alimentos, bastão e etc, mas entramos com bastão e com mtos lanchinhos na mochila... umas 9hs nos afastamos para um lugar com menos visitantes e começamos a comer....srsr guardamos nosso lixo, pq lá dentro não há lixeiras, nem banheiros, justamente para impedir o consumo lá dentro... Marcamos de nos encontrar as 10hs na fila para subir o Wayna...

 

Passei o dia por lá, passeando, tirando fotos, admirando e umas 15hs peguei o busão de volta para o Hostel, arrumar as coisas e passear um pouco mais até pegar o trem as 7hs de volta para Cuzco, onde o trem vai até Ollantaytambo e depois pegamos uma van para Cuzco... Quando chegamos em Ollantaytambo a van não tinha lugares para todos, então depois de mto negociar, alguns foram de táxi e nós seguimos de van, mas o táxi foi pago pela agência, já que nosso pacote incluia o retorno até Cuzco, chegamos por volta da meia noite e segui direto para o Loki, descansar e me preparar para os últimos dias da viagem...

 

Fazer esta Trilha foi de fato uma experiência inesquecível... Conseguir superar meus limites físicos e me lançar nesta aventura, foi algo positivo para meu corpo, alma e espírito.... Nem a dor que senti depois (joelhos), me trouxeram arrependimento...

Então, para fazer a trilha você precisa se conhecer um pouco e lá, depois de completa a missão, vc saberá o quanto é capaz e conhecerá pessoas maravilhosas que sempre ficarão em sua memória!

 

20101112104021.jpg

 

PERU – CUZCO (25/10/2010)

 

Acordei cedo, levando em conta que estava vindo de 5 dias de trilha... Umas 09hs fui tomar café e vi que a Kaká e Aline tbm se hospedaram no Loki, pq a reserva q elas tinham feito, não estava disponível, então nos encontramos no café depois seguimos para a Plaza das Armas, devolver nossos equipamentos alugados para a trilha e também para os últimos passeios, e elas estavam procurando um estúdio de tatoos, procurando um desejo que simbolizasse a magia da viagem e tatuá-lo... Umas 11hs encontramos o restante da galera para os últimos passeios nos museus e fechar o passeio para o Moray e as Salinas de Mara... Mas antes, fui ao encontro da pedra de 12 ângulos e ficamos assim andando o dia inteiro... Conheci um cassino em Cusco e tentei a sorte, mas ela não me acompanhou...srsr gastei 7 soles em moedas de 10 centavos....sr Joguei até enjoar!! Sr

 

Almoçamos e depois continuamos a caminhada, fomos até a Rodoviária para comprar nossas passagens, eu de retorno para casa, e os demais seguiriam para Bolívia no dia 26/10...

 

Pela noite combinamos de enfim conhecer a night de Cusco, quando estava me arrumando para ir, começou a chover, então fiquei no PUB do Loki mesmo, onde encontrei o Marcelo, um gaúcho que conheci no Loki de La Paz, ele estava com o Bruno, outro brasileiro do Paraná, então ficamos papeando sobre as aventuras já vividas e as que ainda viriam pela frente. Ficamos lá até fechar o PUB, 1h da manhã... daí fomos dormir.

 

PERU – CUZCO (26/10/2010)

 

Saímos umas 9hs para o passeio do Maras/Moray, com passada primeira em Moray, mas quando estávamos indo ‘la policia’ resolveu parar o bus, daí foi uma longa negociação de uns 30 min do motorista e da guia junto com os policiais... No bus encontramos quem, quem?? Mais brasileiros é claro!! 02 casais, 01 de São Paulo, que atualmente viviam na Argentina e outro do Maranhão!! Gente finíssima, então matamos o tempo atualizando as notícias de nossas viagens... Só que lá na frente havia um grupo de uns 4 argentinos, ele pegaram o microfone do ônibus e começaram a contar umas piadas e a perguntar de onde eram todos do bus... no fundão estávamos nós, os brasileños aí a zuação foi geral!! Hehehehe Mas de boa, argentinos bacanas e galera super sussa, nessa hora as coisas se resolveram com a polícia e seguimos a viagem...

 

Os ‘poços’ feitos pelos Incas são belos, grandes e intrigantes, este povo tão inteligente tem mtas coisas a ensinar a nossa geração... Descemos até o centro de um dos poços, o que estava disponível para visitação até o centro. Segundo a guia, os poços tem este formato redondo, pq representam o útero da ‘pacha mamam’ a mãe terra...

 

Depois do Moray seguimos para as salinas do Maras, lá também é um vale grande de mts poços de sal, onde a comunidade local faz artesanatos e outros produtos advindo da matéria prima sal! Há um óleo aromático, com pequeninas pedras de sal que são os esfoliantes, nossa uma delícia, mas a máquina do VISA não estava funcionando  e não tinha o dindin suficiente para comprar, uma pena pq adoro óleos e cremes!! Hehe

 

Regressamos umas 14hs e fomos almoçar, depois do almoço fui procurar um salão, hehe e fazer minha escovinha novamente, para voltar belíssima para casa!! Hauahuau Depois fui para o Hostel pegar minhas coisas e esperar a hora de ir para a rodoviária... Encontrei com o Anderson na saída do Hostel, e pegamos um táxi, ele ficou na Plaza e eu segui para a rodoviária, nos despedimos e deixei um forte abraço para os demais amigos, o bus deles só sairia as 22hs e o meu sairia as 19:30hs.

 

O bus saiu as 20hs, peguei o bus da empresa MOVIL TOUR a única que atualmente faz o trecho de ida e volta para Rio Branco/Acre/Brasil.

 

PUERTO MALDONADO – IÑAPARI - RIO BRANCO/ACRE (27/10/2010)

 

De Cuzco para Puerto Maldonado são 11hs de viagem, então cheguei as 7hs da manhã e o outro ônibus só sai as 12hs e do outro lado do rio. Então temos que pegar um táxi ou mototáxi até a margem do Rio Madre de Dios (uma ponte já está quase pronta, ela faz parte das obras da Estrada do Pacífico a Interoceânica, que liga o Brasil ao Peru) e depois do outro lado você espera o ônibus numa vendinha que tem a placa da MOVIL TOUR.

 

Antes de atravessar eu fui tomar café no mercado central de Puerto, deixei minha mochila cargueira numa agência de viagens ao lado do escritório da MOVIL TOUR, pq só abriria as 8hs, então fui de mototáxi e voltei a pé, para conhecer um pouco mais da cidadela... O turismo em Puerto é focado para a selva peruana, então há mtos ‘resorts’ para gringos, com preços não mto atrativos, mas certamente mais baratos que conhecer nossa selva brasileira que tbm não é nada baratinha...

 

Depois do café fui na agência da MOVIL TOUR confirmar minha passagem e esperar um pouco mais, lá conheci dois nigerianos, e tentava me comunicar com meu inglês ralo, mas fluiu, eles iriam para São Paulo...

 

Umas 10hs fomos para o outro lado do rio espera o bus... Assim ao meio dia o ônibus saiu e conheci uma família de acreanos que estavam vindo de Lima, ficamos papeando ao longo da viagem sobre nossa viagem e vendo fotos!!

 

Chegando em Iñapari registramos a saída do Peru e em Assis Brasil a entrada no Brasil, aqui a PF nos fez retirar todas as mochilas/malas para passar no detector de metais e entorpecentes, procedimento normal e sem grilos... Regressamos ao ônibus e paramos em Brasiléia para jantar! Depois seguimos para Rio Branco e chegamos umas 10hs. Meu pai já estava me esperando. No bus conheci um peruano que ainda iria para o aeroporto já que o destino no Brasil seria a cidade de Cruzeiro do Sul, como moro próximo do aeroporto ofereci carona e o deixamos lá!!

 

Ahh como é bom e ao mesmo tempo triste voltar para casa! Eu estava com saudades de todos, mas acho que agüentaria mais uns dias de aventura pelo Peru!! Sr

 

Galera é isso! Não tenho mtas informações de preços e o nome das agências contratadas, mas vou postar em breve...

 

ESTRADA INTEROCEÂNICA - ESTRADA DO PACÍFICO

 

Para melhor esclarecer estre trecho da viagem - Cuzco via Acre - vou falar minhas impressões sobre a estrada... A Estrada do Pacífico é a via que ligará o Brasil ao Peru, assim melhorando as relações comerciais para o Peru e Brasil.

 

Como peguei o bus as 20hs e só cheguei em Puerto as 7hs, não deu para ter uma visualização bacana da estrada, mas deu para sentir as mtas curvas e q em alguns trechos, nas Serras, é necessário mta atenção. Nestes trechos passam dois veículos com mta cautela e precisão no volante, pq um fica enconstado à rocha e o outro a poucos centímetros do abismo, mas se os ônibus fazem isso diariamente é pq está totalmente tranquilo, até pq não são mtos quilômetros assim... Depois de Puerto Maldonado até Assis e depois Brasiléia, Capixaba e Senandor Guiomard - municípios que passamos até chegar em Rio Branco - a estrada está filé e bem sinalizada na parte do Brasil, na Parte do Peru, é possível ver que os homens e máquinas estão sempre trabalhando para a conclusão da pavimentação... Em Puerto a ponte daqui uns meses estará prontíssima, conforme foto abaixo...

 

20101114180844.jpg

 

 

Um forte abraço!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Parabens pelo excelente relato,

vai ajudar a galera com suas dicas.

Eu fiz recente trip parecida, acho q ate nos falamos antes da viagem aqui no Mochileiros!!

Tambem fiz um relato da minha.

 

QQ coisa ta no link abaixo.

 

26-dias-sozinho-chile-bolivia-peru-t47152.html

 

Bjs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Parabens pelo excelente relato,

vai ajudar a galera com suas dicas.

Eu fiz recente trip parecida, acho q ate nos falamos antes da viagem aqui no Mochileiros!!

Tambem fiz um relato da minha.

 

QQ coisa ta no link abaixo.

 

26-dias-sozinho-chile-bolivia-peru-t47152.html

 

Bjs

 

Sim Wesley! Eu li seu relato e fiquei contente por vc ter recuperado seu cartão de memória, pq posso imaginar a dor de perder tds esses registros da viagem, mesmo sabendo q d nossa mente esses dias nunca serão esquecidos!!

 

Parabéns pelo seu relato!!

 

Bjão e obrigada!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Thalitaaaaaa !!

 

Nossa, parabéns pela trip e pelo relato, muito legal mesmo.

 

Engraçado o lance do banho, né ? Lembro-me de um trekking no Nepal que na hora do banho não sei quem ficava mais surpreso : a gringaiada pelo fato de eu ser o único a encarar um banho depois de um dia de caminhada ou eu por não entender como a gringaiada nem fazia questão de um “banho nosso de cada dia”. Na trilha Inca tbém rolou algo parecido, só que foi mais sussu.

 

Ah, se vc curte trekkings em lugares bonitos coloque a Patagonia tanto argentina como a chilena na sua agenda, Torres del Paine é de tirar o fôlego, literalmente !

 

bjs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
ADOREI CONHECE-LA!!!

pARABÉNS PELO RELATO!!

 

Karlinhaaaa a recíproca é totalmente verdadeira! Aliás para tds que conheci e convivi nesta trip! Fica somente a saudade e o gostinho de quero mais!! ::kiss::

 

Thalita,

 

Parabéns pela trip e pelo excelente relato, as fotos também estão D + + +

 

Maria Emilia

 

Maria Emília!! Seus relatos tbm foram preciosos nesta viagem! Gosto de como vc expõe as informações e nos relata uma trip com crianças, qm sabe um dia minha família inteira não vai para o Peru tbm?! sr Bjs e obrigada! ::cool:::'>

 

Vou fazer uma trip parecida com a sua, agora em dezembro, vou pelo Acre, o que vc me diz da interoceânica?

 

Ro.see!! Pra melhor esclarecer suas dúvidas acrescentei um parágrafo e mais algumas imagens sobre minhas impressões da Interoceânica!! Abs e sucesso na trip!! ::cool:::'>

 

Oi Thalitaaaaaa !!

 

Nossa, parabéns pela trip e pelo relato, muito legal mesmo.

 

Engraçado o lance do banho, né ? Lembro-me de um trekking no Nepal que na hora do banho não sei quem ficava mais surpreso : a gringaiada pelo fato de eu ser o único a encarar um banho depois de um dia de caminhada ou eu por não entender como a gringaiada nem fazia questão de um “banho nosso de cada dia”. Na trilha Inca tbém rolou algo parecido, só que foi mais sussu.

 

Ah, se vc curte trekkings em lugares bonitos coloque a Patagonia tanto argentina como a chilena na sua agenda, Torres del Paine é de tirar o fôlego, literalmente !

 

bjs

 

Meu nobre e inspirador Virungaaaa!! Como amo ler seu relato!! Ainda estou no aguarda de mais um...srs

Qnt ao trekking, digamos que estou entusiasmada pela ideia e a experiência da Salkantay foi mto positiva, qm sabe realmente eu pegue o gosto pelas caminhadas e com certeza incluirei a Patagônia argentina e chilena para me tirarem o fôlego novamente!! Obrigada pela visitinha!! ::kiss::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Thalita, ótimo relato, me ajudou bastante, parabéns! ;)

 

Aqui, como era a janta no loki? preço e etc..

foi tranquilo achar passagem pra cuzco chegando quase na hora do ônibus ou você já havia comprado(de puno)?

se pudesse tu teria dormido na isla del sol, ido na ilha de uros no dia seguinte e pegado o onibus a noite? eu farei isso no meu roteiro, mas tinha colocado uma noite pra copacabana e uma pra ilha do sol, acho que uma noite na ilha do sol já compensa né? deve dar pra conhecer a horca del inca, intikala e catedral de copabacana em umas 3hrs né?

 

abraço e obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...